CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

POLÍTICA


Saúde, habitação, Urquiza e corrupção são temas do debate da RCTV

O debate foi mediado pelo jornalista Hermes de Luna, editor do Portal Correio. Este foi o segundo debate realizado pelo Sistema Correio de Comunicação.
Debate da RCTV
Debate da RCTV
O debate da Rede Correio de Televisão (RCTV), canal 27 da NET Digital, foi marcado por ataques entre os candidatos a prefeitura de João Pessoa. Nepotismo, exoneração do secretário de Transparência Pública da Capital, Alexandre Urquiza, Jampa Digital, corrupção, saúde e habitação foram os principais assuntos.

De acordo com sorteio realizado previamente, a candidata do PCO, Lourdes Sarmento, iniciou o debate realizando a pergunta para a candidata do PSB, Estela Bezerra. Em tom de crítica, Lourdes questionou a amizade que Alexandre Urquiza, que pediu exoneração do cargo de secretário de Transparência Pública nesta quinta-feira (27), mantinha com o governador Ricardo Coutinho, na época em que era prefeito da Capital. Estela respondeu que quem deveria responder sobre este assunto era o atual prefeito da Capital, Luciano Agra, e o "comparsa de sua equipe".

Logo após, o candidato Antônio Radical (PSTU) disse que, quando candidato, o governador prometeu criar o 13º do Bolsa Família e, segundo ele, nunca havia cumprido. O que ela iria fazer para cumprir a promessa de campanha que doará casas equipadas com geladeira e fogão. Estela respondeu que contará com a ajuda do Governo Federal e afirmou que "quando diz algo é porque pode cumprir".

Depois, foi a vez do candidato do PSDB, Cícero Lucena, fazer sua pergunta para o candidato do PT, Luciano Cartaxo. Cícero questionou a aliança entre o petista e o atual prefeito e, mais uma vez, a polêmica exoneração de Urquiza foi destaque no debate, além do projeto Jampa Digital. Cartaxo responde que quem deve responder sobre essas denúncias era o prefeito Agra, e não ele, e prometeu transparência caso seja eleito.

O candidato do PMDB, José Maranhão, pergunta ao candidato do PSOL, Renan Palmeira, quais suas propostas em relação a juventude na gestão pública. Renan disse que a cidade precisa diminuir os índices de violência envolvendo a juventude. Na tréplica, Maranhão fala sobre o crescimento do uso de drogas na Capital.

Um dos confrontos marcantes do 1º bloco ocorreu entre os prefeitáveis Estela Bezerra e Cícero Lucena. A socialista questionou o tucano sobre uma notificação da Justiça Federal ocorrida em agosto deste ano relacionada a obras inacabadas em João Pessoa à época administrada por Cícero. O tucano negou a notificação afirmando que foi absolvido de todas as acusações de improbidade administrativa. “Já provei minha inocência”, desabafou o candidato.

2º BLOCO

No segundo bloco do debate da RCTV, a troca de provocações foi deixada de lado e os candidatos apresentaram projetos para o desenvolvimento de João Pessoa. Propostas de cunho social, para saúde e mobilidade urbana foram os temas principais do bloco.

Cícero Lucena começou o segundo bloco questionando Estela Bezerra sobre o fechamento da Maternidade Santa Maria, no bairro de Mangabeira, feito, segundo o candidato, pelos aliados da socialista. Estela comentou sobre investimentos na área da saúde e afirmou que, caso eleita, reabrirá o complexo direcionado a saúde feminina.

Logo após, o candidato Renan Palmeira alfinetou o petista Luciano Cartaxo sobre seus aliados e a ligação com o mensalão. Palmeira defendeu uma auditoria nas contas da Prefeitura de João Pessoa. Em seu comentário, Cartaxo afirmou que é ficha limpa, confirmou aliança com estrelas do partido em âmbito nacional e disse: “Quem tiver ligação com a corrupção vai pagar. Eu sou ficha limpa”, desabafou o candidato.

Respondendo a pergunta do peemedista José Maranhão, o tucano Cícero Lucena comentou sobre propostas envolvendo a mobilidade urbana e os investimentos feitos à época da sua administração. Visando uma satisfação do funcionalismo público da Capital, a candidata do PCO, Lourdes Sarmento, questionou José Maranhão sobre os salários dos servidores públicos. Maranhão garantiu o pagamento do Piso Nacaional Salarial aos professores da rede municipal.

3º BLOCO

No terceiro bloco, o ataque entre os candidatos também foi marcante. Nas considerações finais, a candidata Estela Bezerra agradeceu ao Sistema Correio de Comunicação por ter adiado o debate por causa da morte do seu pai e pediu a população que fique atento as propostas dos candidatos. Estela também destacou que considera a política um "lugar de ética, transparência e verdade" e pediu o voto para uma filha da Capital.
O candidato Luciano Cartaxo também agradeceu a oportunidade da RCTV e ao mediador do debate, jornalista Hermes de Luna. Disse que estava muito feliz porque a campanha não parava de crescer por uma razão muito simples: "ao contrário de outros candidatos, estamos apresentando propostas". Cartaxo também destacou a parceria com a presidente Dilma Rousseff em busca de recursos para João Pessoa.

O candidato Antônio Radical agradeceu ao Sistema Correio e a RCTV e disse que os pessoenses precisam viver em uma cidade melhor, que trabalhadores precisam viver em paz. "Elegendo um trabalhador para a prefeitura, a prefeitura dará mais valor ao trabalhador".

A candidata Lourdes Sarmento também aproveitou a oportunidade para agradecer a população e a RCTV e pediu a ajuda das mulheres, dos jovens e dos negros para promover um governo que beneficia a cidade e o campo. "A prefeitura tem que ficar a serviço da população e não dá mais para acreditar nos que já passaram".

O candidato José Maranhão agradeceu a Deus, que o permitiu chegar onde está com mãos limpas, e aos organizadores porque serviu para mostrar quem é quem. "Aprendi muito na vida pública e devo grande parte a João Pessoa pela oportunidade".

O candidato Renan Palmeira se apresentou como 'o novo' e disse que "a população não aguenta mais opções antigas e administrações recentes que fazem o mesmo". Destacou também que precisa fazer um governo sem corrupção, truculência e repressão ao funcionalismo público.

O candidato Cícero Lucena afirmou que não está fazendo promessas e, sim, compromissos. O tucano ainda disse que precisa fazer uma administração que tenha alma, que se preocupe com a qualidade de vida da população.

REGRAS

O debate foi mediado pelo jornalista Hermes de Luna, editor do Portal Correio. Este foi o segundo debate realizado pelo Sistema Correio de Comunicação. O primeiro foi o debate pioneiro do Portal Correio, realizado no dia 14 deste mês, com a presença dos sete candidatos a prefeito da Capital.

No debate da RCTV, o candidato teve 30 segundos para formular sua pergunta com tema livre. Já o candidato sabatinado disponibilizou de um minuto para resposta. Depois, os postulantes tiveram direito à réplica (30 segundos) e tréplica (45 segundos).

POLÍTICA

Ricardo Marcelo convida Prefeito Luciano Agra pra se filiar ao PEN

 

Além do PT e do PSDB, o prefeito Luciano Agra foi assediado por mais uma legenda. Trata-se do PEN (Partido Ecológico Nacional), comandado na Paraíba pelo presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo.
Em contato com o blog, Ricardo Marcelo confirmou que convidou Agra pra se filiar ao PEN. Recebeu a mesma resposta do PT. Nem sim, nem não.
Ricardo Marcelo trabalha no sentido de compor chapa majoritária em 2014. Agra iria no pacote.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

GOVERNO DA PARAÍBA

Cooperar entrega sistema de irrigação para comunidade rural de Pitimbu


Mais uma comunidade rural do litoral sul da Paraíba recebeu materiais e equipamentos necessários à instalação de projetos de irrigação. Desta vez, a entrega foi na comunidade Sede Velha do Abiaí, em Pitimbu. Dezessete famílias foram beneficiadas. Dentro de 15 dias, a comunidade Capim de Cheiro, no mesmo município, também deve receber os materiais. Ao todo, cerca de 80 famílias serão atendidas somente este ano, em seis comunidades.
“Essa é uma solicitação antiga das comunidades, que tentavam de várias maneiras conseguir o material”, revelou o presidente da associação dos agricultores de Sede Velha do Abiaí, José Nascimento. “Com o projeto de irrigação, acreditamos que a produção vai melhorar”.  Na comunidade, o sistema de irrigação vai apoiar as plantações de banana, mamão, inhame, hortaliças e outras culturas.
Iolanda de Oliveira Monteiro também espera a entrega dos materiais com expectativa. Ela mora na comunidade Capim de Cheiro, que deve receber o sistema de irrigação até 15 de outubro. “A gente espera algo desse tipo há anos e só agora nós conseguimos”, disse a agricultora. Ela tem quatro filhos e estima que a produção com o sistema de irrigação vai aumentar em 50%. “Eu planto feijão, milho e hortaliça e não vejo a hora de cair em campo com essa nova realidade”.
Segundo o gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital, a entrega dos materiais de irrigação começou em junho deste ano. “A primeira comunidade beneficiada foi o assentamento Nova Vida, em Pitimbu. Agora, entregamos os produtos à Sede Velha do Abiaí. Partimos para entregar o sistema em Campim de Cheiro, Primeiro de Março, Taquara e Silva de Belém. Esta última comunidade no município de Rio Tinto”, declarou.

POLÍTICA

Agra participa de inauguração de ginásio poliesportivo na Escola Dom Marcelo nesta sexta

 

Os alunos da Escola Municipal Dom Marcelo, localizada na Comunidade Paratibe, no bairro Valentina Figueiredo (próximo ao Condomínio Manacá), vão ganhar um novo ginásio poliesportivo para auxiliar nas atividades e eventos multidisciplinares da unidade de ensino. A inauguração será nesta sexta-feira (28), às 9h, e vai contar com a presença do prefeito Luciano Agra e do secretário de Educação e Cultura, Luiz Júnior.

Na obra, foram investidos aproximadamente R$ 1,75 milhão em recursos próprios. O ginásio possui cobertura metálica, arquibancada, vestuário masculino e feminino, banheiro, sala, piso de concreto polido, dois portões de alumínio, iluminação e uma passarela ligando a escola à quadra.

Além da construção do ginásio, a unidade escolar ganhou três salas de aula, sala dos professores, laboratórios de ciências e de informática, biblioteca, auditório, com capacidade para 100 pessoas, refeitório e cozinha. A instituição também passou por um trabalho de manutenção, com retelhamento, revisão em toda parte elétrica e hidráulica, pintura, laje e polimento do piso.

A diretora da escola, Maria de Lurdes Lima, disse que toda a comunidade está animada com a ampliação da escola. “Com o novo equipamento, vamos ter uma integração maior com o bairro. Alem disso, vai ajudar tanto nas praticas esportivas quanto na recreação do alunado”, comemorou.

Estrutura – Com cerca de 900 alunos, a Escola Municipal Dom Marcelo fica na Rua Projetada (vizinha do Condomínio Liberdade). Possui 15 salas de aulas, salas de música e dança, sala para professores, técnicos e diretor. Nos turnos manhã e tarde, oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. No turno da noite, tem Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Brasil Alfabetizado.


Secom - JP

POLÍTICA


Governo do Estado inicia construção de escola em Mangabeira e anuncia a de Bayeux

Serão investidos R$ 7, 2 milhões na obra, dentro do projeto de implantação de 15 escolas profissionalizantes no Estado. O terreno tem 12 mil metros quadrados, na avenida Hilton Souto Maior, próximo ao local do Mangabeira Shopping

Riardo Coutinho
Secom-PB
Riardo Coutinho

O governador Ricardo Coutinho autorizou, na quarta-feira (26), o início das obras da Escola Técnica de Mangabeira, que se consolidará como um pólo de ensino profissionalizante na zona sul da capital. O Governo do Estado está investindo R$ 7, 2 milhões na obra, dentro do projeto de implantação de 15 escolas profissionalizantes no Estado.

As obras começam nesta quinta-feira (27) em um terreno de 12 mil metros quadrados, na avenida Hilton Souto Maior, próximo ao local do Mangabeira Shopping.  A Escola Técnica Estadual levará o nome de Pastor João Filho, em homenagem ao ex-coordenador do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas, que faleceu no último mês de agosto.  

O governador Ricardo Coutinho destacou que o Estado já iniciou a construção das escolas técnicas em João Pessoa, Mamanguape e na próxima semana inicia a de Bayeux. Ele acrescentou que outras unidades foram autorizadas pelo MEC num investimento superior a R$100 milhões.

“Este é um esforço muito grande para aliar o ensino regular com o ensino profissionalizante. O Brasil precisa de profissionais com formação técnica, pois tem mais pessoas com ensino superior tentando entrar no mercado. E esse processo de industrialização que passa o Brasil e o que estamos construindo para a Paraíba requer pessoas com formação técnica. Estamos apostando nisso com um projeto de construção de 15 escolas em todas as regiões do Estado das quais nove queremos iniciar ainda este ano”.

Localização

O governador explicou que a decisão pelo bairro de Mangabeira foi estratégica pela proximidade do novo shopping e pelo perfil comercial e industrial do bairro. “O governo também está investindo na infraestrutura com a construção de uma via expressa na entrada de Mangabeira para escoamento do trânsito, pois somente no shopping serão gerados 4 mil empregos e um grande fluxo de pessoas”.

Segundo o superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, as empresas já instalaram seus canteiros de obra nos terrenos de Mangabeira e Mamanguape e, ainda este ano, o governo espera iniciar as escolas técnicas de Cajazeiras, Cuité, São Bento, Sousa, Patos e Campina Grande. “A determinação do governador é que estas escolas estejam prontas no ano que vem para iniciar a formação dos alunos do ensino médio”, destacou.

Segundo o projeto arquitetônico da Suplan, a escola terá capacidade para 1200 alunos com quadra poliesportiva coberta, oito laboratórios, sala multimídia para professores e alunos, biblioteca e auditório para mais de 200 pessoas.

A secretária interina de Educação do Estado, Márcia Lucena, destacou que o local da escola privilegia uma área bastante populosa e com grande concentração de jovens que precisam de formação profissional. Ela esclareceu que as escolhas dos cursos serão feitas após uma consulta popular e com os dados do Ministério do Trabalho que apontam as áreas que disponibilizam mais vagas no mercado. “Estamos atentos para associar os cursos oferecidos pelo MEC e as demandas do mercado local”, completou Márcia.

A aluna Fabiana da Silva Fidelis, do 3º ano do Liceu Paraibano, disse que este é um investimento importante do Governo do Estado e que, caso não consiga ingressar em um curso superior no próximo ano, terá próximo a sua casa uma alternativa para garantir uma profissão e sair com emprego garantido. “Muitos jovens desistem de estudar por não conseguirem entrar em uma universidade pública ou por não terem condições financeiras de bancar os estudos. Uma escola técnica será um caminho para que estas pessoas consigam uma profissão”, destacou.

O estudante Henrique Ramos, da escola José Batista de Melo, afirmou que uma escola profissionalizante em Mangabeira significa mais desenvolvimento para a região. “O bairro desponta como o que mais se desenvolve, em João Pessoa, com investimentos como o shopping Mangabeira e o crescimento imobiliário. A escola técnica vem reafirmar isso e será muito útil para os alunos do ensino médio conseguirem seus empregos nos setores imobiliários, construção civil e turismo”.

Homenagem

A viúva do pastor João Filho, Georgina Pereira, contou que é uma honra ver a primeira escola técnica estadual de João Pessoa com o nome do seu marido, que tanto lutou pela vida, pela educação e pelo combate às drogas. “Nós da família e os fiéis da Igreja Batista estamos honrados, mesmo neste período de luta e saudades. A obra escolhida pelo Governo para homenagear João Filho não poderia ser melhor, já que ele pregava a educação como principal instrumento para vencer as drogas”, ressaltou.

A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para escola técnica de Mangabeira contou com as presenças do governador, de secretários estaduais, do deputado Domiciano Cabral e do pastor Estevam Fernandes.

INVESTIMENTO


Empresas vão investir mais de R$ 570 milhões na Paraíba

Os empreendimentos vão gerar em torno de 570 empregos diretos.

Fábrica de poste
12
Fábrica de poste
Dez empresas deverão investir mais de R$ 570 milhões na instalação de suas unidades e prorrogação de incentivos fiscais em seis municípios paraibanos nos ramos de fabricação de cimento, higiene pessoal, artefatos de concreto, fabricação de vidros, entre outros.
Os projetos foram aprovados terça-feira (25) pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Estadual da Paraíba (Fain), durante reunião na sede da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). Os empreendimentos vão gerar em torno de 570 empregos diretos.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico da Cinep, Juliano Gorski Antônio, os incentivos fiscais são estímulos concedidos pelo Estado para impulsionar e fomentar, por meio de parcerias com a iniciativa privada, determinados setores e atividades industriais de relevância para a política econômica do Estado. Para concessão dos incentivos fiscais são analisados, dentre outros requisitos, a localização, o número de empregos gerados, assim como o volume de investimentos aportados na consolidação dos empreendimentos.

O grupo cimenteiro internacional Cimpor, de origem portuguesa, por exemplo, teve o seu projeto aprovado e vai ampliar os seus investimentos na Paraíba, com a construção de uma fábrica na cidade do Conde, cujos investimentos serão na ordem de mais de R$ 520 milhões. Serão gerados 150 postos de trabalho de forma direta com a produção de 1,6 milhão de toneladas de cimento/ano de capacidade instalada.

Segundo o gerente do projeto da Cimpor no Conde, Eduardo Baumhardt, no processo de instalação da fábrica, que compreende desde os serviços de terraplenagem até a construção da unidade, serão gerados cerca de 1.500 empregos. A obra deverá ser concluída em fevereiro de 2014. “Em parceria com o Senai e Prefeitura Municipal, conseguimos capacitar mais de 150 pessoas e até o final da construção da fábrica serão treinadas mais de 800 pessoas”, lembrou.

Ele destacou que a aprovação do projeto da Cimpor pelo Conselho Deliberativa do Fain é o coroamento de um trabalho intensivo e reconhecimento importante tanto para o grupo, quanto para o próprio Estado. “Não estamos mais falando em expectativa, mas de concretização de um projeto que vamos realizar até fevereiro de 2014”, disse.

E comentou: “Instalar uma nova cimenteira na Paraíba é um projeto que nós ambicionávamos há muito tempo. Até por termos uma fábrica aqui, em João Pessoa, relativamente perto. Agora, finalmente vamos avançar nossas metas. A nova indústria em Caxitu, no município do Conde, é projeto muito importante para nós e tenho certeza que é também para o Estado, por conta dos investimentos e geração de empregos”.

Na fábrica em João Pessoa, o Grupo Cimpor tem uma produção de 800 mil toneladas de cimento por ano e emprega 120 pessoas diretamente e 250 de forma indireta.

Ampliação - A empresa paraibana Precon Artefatos de Concreto Ltda foi outra beneficiada pelo Fain e vai poder ampliar o seu portfólio de produtos com a fabricação de tubos de concreto pluviais, blocos estruturantes e blocos para pavimentação. De acordo com o sócio administrador da Precon, Paulo Antônio de Souza Borges, a unidade foi instalada no Distrito Industrial de João Pessoa em maio do ano passado e atua na fabricação e comercialização de estruturas pré-moldadas de concreto armado (postes para distribuição de energia elétrica).

Numa área de 10 mil m², tem uma produção mensal de 700 unidades, e agora, com os incentivos fiscais pelo Fain, vai conseguir dobrar a sua produção, além de fabricar, no segundo ano do empreendimento, 1.500 tubos de concreto pluviais, e no terceiro ano, 18.500 m² de blocos estruturantes (substitui tijolo de cerâmica nas construções civis) e a mesma quantidade de blocos para pavimentação (calçadas, ruas, entre outros).

Ele disse ainda que vai ampliar o número de empregos de oito para 48. “Vejo com bons olhos a iniciativa do Governo do Estado, pois precisamos muito desse incentivo para ficar na Paraíba e gerar desenvolvimento para o Estado, que é desejo nosso. Temos boas perspectivas de negócios por conta da demanda no mercado que tem recorrido a outros Estados, como o vizinho Pernambuco”, observou.

Fain - Esse foi o quarto encontro de trabalho do Conselho Deliberativo do Fain para aprovar projetos de viabilidade econômica com o objetivo de impulsionar e fomentar o desenvolvimento da Paraíba. Somente este ano, cerca de 20 empresas tiveram as suas propostas aprovadas.

O conselho é composto por representantes das Secretarias de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico; do Planejamento e Gestão; da Receita Estadual; da Infraestrutura; Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Paraíba (Femipe), Banco do Nordeste (BNB), Centro das Indústrias do Estado da Paraíba (Ciep), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e Departamento de Administração de Incentivos (Deai) da Cinep.
Fábrica de poste

DE VOLTA AO TRABALHO!


Bancários encerram a greve e voltam ao trabalho nesta quinta-feira

Os sindicatos da categoria seguiram a orientação da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) de aprovar proposta dos sindicatos patronais.

Greve dos Bancários
 
Greve dos Bancários

Após nove dias, os bancários da rede privada e os bancos públicos do Brasil e Caixa Econômica aprovaram por unanimidade o fim da greve na noite desta quarta-feira (26) e voltam ao trabalho nesta quinta-feira (27) na Paraíba.
Apenas o Banco do Nordeste, BNB, decidiu permanecer em greve. O  presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques disse que os funcionários do BNB decidiram permanecer em greve, porque há umas pendências no plano de cargos e carreiras que eles não aceitaram.
Os sindicatos da categoria seguiram a orientação da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) de aprovar proposta dos sindicatos patronais.
 Na Assembleia Geral Extraordinária específica, os bancários aceitaram o reajuste salarial de 7,5%, o aumento de 8,5% no piso salarial e nos auxílios-refeição e alimentação; e o aumento de 10% para a parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), assim como dos tetos da regra básica e do adicional.
Para Marcos Henriques as conquistas dos bancários ainda estão longe da realidade do mercado, se levarmos em consideração os lucros dos bancos. Entretanto, as circunnstâncias não permitiam o prolongamento do enfrentamento com os banqueiros. E aproveitou a ocasião para criticar seriamente os advogados do Bradesco:
"Queremos repudiar com veemência a atitude mesquinha e antiética dos profissionais da Banca de Advogados Rocha Marinho que, inconformados com a negativa de Interdito Proibitório favorável ao banco, passaram a coagir os funcionários da instituição financeira".

Edson Borges, diretor do Sindicato e funcionário do Itaú, parabenizou os trabalhadores dos bancos privados pela postura durante os nove dias de greve. "Estão de parabéns os nossos colegas dos bancos privados, que souberam se impor ante as ameaças dos gerentes para a volta ao trabalho. Infelizmente, ainda não chegamos ao patamar de conquistas que merecíamos, mas estamos no caminho certo, que é a luta. Afinal, tudo o que conquistamos foi com muita determinação, mobilização e luta", concluiu.

Eis os principais pontos da proposta da Fenaban, aprovado pelos bancários da rede privada na base do SEEB - PB, que irão compor  as cláusulas econômicas da Convenção Coletiva dos Bancários:

Reajuste - 7,5% (aumento real de 2,02% pelo INPC).

Piso - R$ 1.519 (reajuste de 8,5%, o que significa 2,95% de ganho real).

Caixa - R$ 2.056,89 (8,5% de reajuste).

Auxílio-refeição - R$ 472,15 (R$ 21,46 por dia), o que representa reajuste de 8,5%.

Cesta-alimentação e 13ª cesta-alimentação - R$ 367,90 (reajuste de 8,5%).

PLR - Regra básica: 90% do salário mais R$ 1.540 fixos (reajuste de 10%), com teto de R$ 8.414,34 (reajuste de 10%). Caso a distribuição do lucro líquido não atinja 5% com o pagamento da regra básica, os valores serão aumentados para 2,2 salários, com teto de R$ 18.511,54 (10% de reajuste).

PLR adicional - 2% do lucro líquido distribuídos linearmente, com teto de R$ 3.080 (reajuste de 10%).

Antecipação da PLR - 54% do salário mais valor fixo de R$ 924,00, com teto de R$ 5.166,01 e parcela adicional de 2% do lucro líquido do primeiro semestre distribuído linearmente, com teto de R$ 1.540,00.

A primeira parcela da PLR será paga até dez dias após a assinatura da Convenção Coletiva e a segunda até 1º de março de 2013.



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

POLÍTICA

PMJP entrega novo prédio do Centro Administrativo nesta quinta

PMJP entrega novo prédio do Centro Administrativo nesta quinta
PMJP entrega novo prédio do Centro Administrativo nesta quinta

Mais comodidade e conforto para o cidadão que procura as secretarias de Planejamento (Seplan) e da Receita (Serem) para resolver suas demandas e espaços maiores e mais confortáveis para o servidor trabalhar. Essa é a realidade que será encontrada no Edifício Paulo Conde, que será inaugurado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa nesta quinta-feira (27), às 17h. Serão quatro pavimentos, dois deles para os serviços da Serem e os outros dois para a Seplan. A obra faz parte do projeto de ampliação do Centro Administrativo Municipal (CAM) e teve a participação do arquiteto e prefeito Luciano Agra no seu planejamento.

O prédio foi construído sobre pilotis, para conservar a área de estacionamento existente no local. Nos quatro pavimentos, os arquitetos optaram por usar planta livre, para que cada secretaria pudesse adequar o andar às necessidades próprias, por meio de divisórias. No total, o prédio tem 2.563,27m² de área construída. De acordo com Susana Acioli, a diretora de Planejamento Urbano, responsável pelo projeto do prédio, em parceria com o arquiteto Tonis Marques e com o prefeito da cidade, Luciano Agra, que também é arquiteto, há baterias de banheiros masculinos e femininos para funcionários e para o público em geral, copa, escadas e dois elevadores.

Foram investidos R$ 4,190 milhões, com recursos do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal (PNAFM), para a construção do Edifício Paulo Conde. O nome do prédio é uma homenagem ao auditor fiscal da Prefeitura de João Pessoa que foi Secretário da Receita entre junho de 2010 e dezembro de 2011, quando faleceu, vítima de câncer.

Serviços oferecidos no novo Edifício Paulo Conde

Secretaria de Planejamento (3º e 4º andares)

-Diretoria de Geo-processamento

-Diretoria de Planejamento Urbano (Diplur)

-Diretoria de Programação Orçamentária

-Comissão Permanente de Avaliação e Desapropriação

-Coordenação de Projetos Especiais (CPE)

-Unidade Executora Municipal (UEM)

-Diretoria Administrativo Financeira

-Coordenadoria de convênios

- Conselho Diretor do Fundo Urbano

-Assessorias de Comunicação e Jurídica

-Gabinetes do secretário, secretário adjunto e chefe de gabinete


Os serviços da Diretoria de controle Urbano (DCU) continuam sendo oferecidos no anexo, prédio que fica ao lado da Secretaria de Administração (vizinho ao estacionamento).

Secretaria da Receita (1º e 2º andares)

-Diretoria de Tributação

-Diretoria de Arrecadação

-Diretoria de Fiscalização

-Diretoria Administrativa Financeira

-Coordenadoria de Julgamento de Processos Fiscais em 1ª instância

-Conselho de Recursos Fiscais

-DAF – Divisão Financeira

-DIEF – Divisão de Informações Econômico fiscais

-DALMC – Divisão de Arrecadação de Logradouros Públicos, Mercados e cemitérios

-DCDA – Divisão de Controle da Dívida Ativa

-DTIM – Divisão de Tributos Imobiliários

-DPLF – Divisão de Planejamento e Fiscalização

-DEAF – Divisão de Expedição de Alvará de Funcionamento

-DECAIP – Divisão de Controle e Acompanhamento de Autos de Infração e Aferição da Produtividade

-DRNF – Divisão de Registro de Notas Fiscais

-SCCTIM – Serviço de Cadastro e Controle de Tributos Imobiliários

-SCITBI – Serviço de Controle de Imposto de Transmissão Inter-Vivos

-SCIPTU – Serviço de Controle do Imposto Predial e Territorial

-DTM – Divisão de Tributos Mobiliários

-DAC – Divisão de Arrecadação e Cobrança


O atendimento ao público hoje realizado em frente à Agência do Banco do Brasil continuará no mesmo local.




Secom

POLÍTICA


Dilma Rousseff tem confiança de 77% dos brasileiros

50% dos entrevistados disseram aprovar e 45% desaprovar a maneira que Dilma tem tentado manter os preços dos produtos.

Dilma Rousseff teve aprovação de 77% dos brasileiros
Dilma Rousseff teve aprovação de 77% dos brasileiros

A avaliação positiva dos brasileiros sobre a presidente Dilma Rousseff (PT) aumentou novamente e atingiu a marca de 77% da população. O índice é igual ao de março deste ano. Os brasileiros viram melhora em praticamente todas as áreas, menos em meio ambiente e no que diz respeito a taxa de juros, que se mantiveram praticamente constantes.

O índice de pessoas que aprovam o combate à fome e à pobreza subiu de 57% para 60%, o combate ao desemprego de 53% para 57%, educação de 44% para 47%, saúde de 31% para 33%, segurança pública de 35% para 40%, impostos de 31% para 38%, combate a inflação de 46% para 50%.

Apesar da melhora, a desaprovação às políticas da presidente ainda é maior que a aprovação para educação (51%), saúde (65%), segurança pública (57%) e impostos (57%).

No caso do combate à inflação a situação se inverteu. Na última pesquisa 47% desaprovavam e 46% aprovavam. Desta vez, 50% dos entrevistados disseram aprovar e 45% desaprovar a maneira que Dilma tem tentado manter os preços dos produtos.

Expectativa e confiança


A pesquisa CNI também aponta a expectativa da população brasileira em relação ao resto do gestão Dilma, que terminará em dezembro de 2014.

O percentual de entrevistados que acreditam que o restante do governo será ótimo ou bom chegou a 62%. Apenas 24% acreditam que o governo será ruim ou péssimo nos próximos anos.

Mais da metade da população (57%) considera o governo Dilma igual ao de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. É um percentual que tem variado pouco desde julho de 2011. Outros 18% acham que a gestão da presidente é melhor, 22% a consideram pior e 2% não responderam.

Notícias

A percepção sobre o noticiário em relação ao governo teve uma pequena variação, mostrando que mesmo que o julgamento do mensalão petista não interferiu em sua popularidade. O percentual da população que vê as notícias recentes como favoráveis é de 29%. Em junho eram 28%.

Os que acham que as notícias têm sido desfavoráveis caiu de 15% para 14%. Do total, 36% dos entrevistados veem o noticiário com neutralidade, nem favorável, nem desfavorável ao governo.

As notícias mais lembradas nos três últimos meses são relacionadas ao julgamento do mensalão (16%), ao anúncio da redução nas tarifas de energia para 2013 (11%), às viagens da presidente (5%) e à greve de funcionários públicos (5%).

CONCURSO


Governo convoca 488 agentes penitenciários aprovados em concurso; veja lista

De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), os convocados devem aguardar a nomeação para tomar posse, o que deve acontecer até o final desta semana

Foto ilustrativa

O Governo do Estado convocou, nesta quarta-feira (26), os últimos 488 aprovados no concurso público, realizado em 2008, para o cargo de Agente de Segurança Penitenciária. A lista foi publicada na edição do Diário Oficial de hoje.
O concurso ofereceu 2000 vagas. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), os convocados devem aguardar a nomeação para tomar posse, o que deve acontecer até o final desta semana.
Após a nomeação no Diário Oficial, os aprovados terão 30 dias para tomar posse. Para a nomeação, os novos agentes devem apresentar a portaria de nomeação, laudo da Junta Médica do Estado, além dos documentos previstos no edital do concurso. A lista completa pode ser acessada através do site www.paraiba.pb.gov.br/administracao.
Com a convocação dos Agentes de Segurança Penitenciária sobe para 4.357 o número de concursados convocados pelo governador Ricardo Coutinho, desde que assumiu a gestão. De acordo com dados da Sead, foram 3.869 novos servidores na administração direta e indireta somados aos 488 agentes convocados nesta quarta-feira.
Para a secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, o governo sempre esteve atento à situação dos concursados. “Nós temos o compromisso de realizar concursos dentro da demanda e sempre regulamentados pela situação financeira do Estado e da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse a secretária.

POLÍTICA


Na campanha deste ano, polícia registra oito ‘atentados’ a políticos na Paraíba

Na maioria, as vítimas procuraram as autoridades policiais para denunciar que sofreram "atentados"

Carro de candidato a prefeito de Marizópolis atingido por tiros nesta terça
Carro de candidato a prefeito de Marizópolis atingido por tiros nesta terça

Desde maio deste ano, quando começaram as definições de quem disputaria as eleições municipais, a Polícia da Paraíba registrou oito tentativas de crimes contra pessoas envolvidas diretamente na campanha. Na maioria, as vítimas procuraram as autoridades policiais para denunciar que sofreram "atentados". Em todos os casos, porém, os denunciantes saíram ilesos. Oficialmente, as autoridades policiais não confirmaram os "atentados" contra esses candidatos.
O último desses "atentados" ocorreu no final da noite desta terça-feira (25) contra o candidato a prefeito de Marizópolis, Abdon Lopes (PSB). O município fica no Sertão paraibano, tem 6.173 habitantes e fica a 450 quilômetros de João Pessoa.
Abdon contou que voltava de Sousa, cidade a 20 quilômetros de Marizópolis, onde teria participado de uma reunião com seu advogado, quando percebeu um homem deitado na BR-230 e uma moto parada no acostamento da rodovia federal. Ele disse que ao reduzir a velocidade, viu o homem se levantar, apontar-lhe uma arma (possivelmente um revólver) e efetuar disparos.
O vidro do carro do candidato a prefeito foi atingido pelo disparo. A Polícia vai realizar exame pericial no veículo. Abdon estava acompanhado do candidato a vereador Antônio Carlos (PSB). Eles prestaram queixa na delegacia de Marizópolis.
Na terça-feira (25), o prefeito de Serra Branca, cidade do Cariri paraibano (a 238 quilometros da Capital), Guilherme Gaudêncio, renunciou ao mandato, depois de revelar que estava sofrendo ameaças de morte por telefone. Ele também desistiu da disputa pela reeleição. Gaudêncio assumiu o cargo na sexta-feira passada (21), depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a cassação do mandato do ex-prefeito Eduardo Torreão, enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Torreão tornou-se inelegível e também saiu do páreo.

Outro que denunciou ter sido vítima de "atentado" foi o deputado estadual Genival Matias. Ele é presidente estadual do PT do B. Na sexta-feira (12), Genival voltava à Capital em sua camionete pela BR 230, depois de participar de um comício na cidade de Juazeirinho (região da Borborema, a 190 quilômetros da Capital). O deputado assegura que teve o seu  veículo atingido por um tiro na janela que fica atrás do assento do motorista.
De acordo com boletim de ocorrência, registrado na cidade de Campina Grande, o incidente aconteceu quando Genival Matias passava pela cidade de Soledade (a 12 quilômetros de Juazeirinho).
No último dia 7, o candidato Francisco Jucélio de Sá Mendes (o ‘Celinho Mendes’), que disputa a Prefeitura de São José da Lagoa Tapada (região do Vale do Piancó, a  462 quilômetros de João Pessoa), denunciou que dois homens encapuzados tentaram interceptar o veículo que ele dirigia. Eles teriam saído de um matagal já atirando.
O peemedebista estava acompanhado do seu candidato a vice, Jucélio Formiga. Ambos afirmaram à Polícia que um tiro atingiu a lataria do carro. Os candidatos aproveitaram para pedir tropas federais na cidade para garantir a segurança do pleito.
No domingo (02), foi a vez candidato a prefeito de Alcantil (na região do Cariri, a 149 quilômetros da Capital),José Ademar de Farias, alardear que teria sofrido um atentado na madrugada, quando dirigia seu carro numa rodovia federal. Ele garante que teve o veículo atingido por disparos de espingarda calibre 12. A Polícia investiga o caso e não confirma a autenticidade dos disparos.
No dia 29 de agosto, o vice-presidente do Diretório Estadual do PT na Paraíba, Nabal Barreto, e o dirigente partidário da legenda, Paulo Nascimento, tiveram o carro atingido por disparos. Eles saíram de João Pessoa e se dirigiam à cidade de Pitimbú (Litoral Sul da Paraíba, a 68 quilômetros de João Pessoa), na madrugada, quando tiveram o carro atingido por disparos. Um dos pneus do Fiat Uno que dirigiam estourou. Eles abandonaram o carro em uma estrada vicinal e se esconderam num matagal, de onde saíram após as 6h, e foram direto para a Delegacia de Polícia.
No dia 20 daquele mês, o candidato a prefeito de São Bento (no Alto Sertão da Paraíba, 375 quilômetros da Capital), Jullys Rammon Rezende Ramalho da Silva (PMDB), disse ter sofrido um atentado. Ele prestou queixa na Delegacia na tarde da segunda-feira. De acordo com o Boletim de Ocorrência, quando passava por uma das ruas do centro da cidade de São Bento, sua camionete, uma Hilux SRW, placa NPX 9393, foi apedrejada por dois homens que estavam em uma motocicleta. O prefeito não reconheceu os acusados, disse apenas que eles fugiram em direção ao município de Paulista.
O primeiro a denunciar esse tipo de ação foi o prefeito de Várzea, José Ivaldo de Morais, candidato à reeleição. Na época, ele disse que ficou "muito assustado e em estado de choque". O "atentado" teria ocorrido na noite da quinta-feira, 17 de agosto, próximo à cidade de Santa Luzia (no Sertão do Estado, a 260 quilômetros de João Pessoa).

terça-feira, 25 de setembro de 2012

RETA FINAL DA CAMPANHA ELEITORAL!

Faltam quatro guias: Cartaxo e Cícero prometem paz, já Maranhão e Estela...

 
De amanhã até a próxima quarta, os candidatos à prefeitura de João Pessoa tem apenas quatro guias para exibição. São as últimas chances dos candidatos incutirem no eleitor via televisão e rádio o desejo de votar neles. Como a briga está pra lá de acirrada, pode-se esperar surpresas, apesar do blog ter a informação de que Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB) não vão ´bater em ninguém`. Postura diferente dos guias de Zé Maranhão (PMDB) e Estela Bezerra (PSB), que prometem tom mais contundente contra adversários.
Acompanhemos os quatro últimos rounds eletrônicos.

 

POLÍTICA


PF detém Dinaldo Wanderley com dinheiro e material de campanha em Patos

O advogado do ex-prefeito, Felipe Palmeira, disse que Dinaldo estava voltando de Campina Grande com o material para fazer bandeiras e o dinheiro apreendido seria utilizado ao pagamento de funcionários.
Dinaldo Wanderley 

Dinaldo Wanderley

A Polícia Federal no município de Patos (no Sertão paraibano, a 295 quilômetros de João Pessoa) deteve na noite desta terça-feira (25), o ex-deputado estadual Dinaldo Wanderley.  Ele foi conduzido a sede do órgão na entrada da cidade. O parlamentar estava com uma quantia especulada em R$ 30 mil, além de material que seria utilizado durante a campanha.
De acordo com o advogado do ex-prefeito, Felipe Palmeira, Dinaldo Wanderely ficou detido por duas horas na PF para prestar esclarecimento sobre o material e o dinheiro. Ele conseguiu comprovar regularidade do material, através da apresentação de nota fiscal. O dinheiro também estaria dentro da lei. "A denúncia foi comprovada que era vazia, por isso Dinaldo foi liberado pela PF", disse o advogado.
A versão ainda do advogado relata que o material foi comprado em João Pessoa para fazer bandeiras e o dinheiro apreendido seria utilizado ao pagamento de funcionários.
O delegado Felipe Alcântara ainda está contabilizando o dinheiro, mas especula-se que a quantia apreendida esteja em torno de R$ 30 mil. Ele comunicou que em breve divulgará uma nota sobre o caso.
O ex-deputado é pai do candidato a prefeito Dinaldo Wanderley Filho, o Dinaldinho, da coligação  'Por uma Patos Melhor', formada pelo PP/PDT/ PSL/PTN/PPS/DEM/PSDC/PRTB/PTC/PSB/PV/PRP/PSDB/PSD. Filiado ao Democratas, Dinaldinho, 35 anos, tem como adversária a deputada estadual peemedebista Francisca Motta, 71 anos. Ela concorre  pela coligação 'O Melhor Pra Patos', que em os partidos PRB/PT/PTB/PMDB/PSC/PR/PHS/PMN/PPL/PC do B/ PT do B.

CAAPORÃ

Professores de Caaporã vestem-se de preto e vão ao Ministério Público protocolar reclamação por atraso de salários

Professores do Município chegando ao Forum
Na manhã de ontem professores da rede municipal de ensino de Caaporã tomaram a inicitaiva de irem ao Forum local para protocolar, junto ao Ministério Público, reclamação pelo atraso de seus salários do mês de agosto, bem como reinterar reclamações anteriores em relação a pendências como 1/3 de férias, retroativos de aumento de salários relativos aos anos de 2010, 2011 e 2012 entre outros. 

Na audiência os profesores disseram ainda que já houve pagamento de comissionados e contratados da Educação em detrimento dos concursados. Foi mencionado também que houve a contratação de diversos servidores, "por excepcional interesse público" em período vedado pela lei eleitoral.
A maioria dos professores que foram ao forum usavam blusas ou camisas pretas em sinal de protesto pela vexatória situação que estão passando com o atraso de seus proventos.

"A maior parte de nós vive exclusivamente do salário de professor e qualquer atraso nos deixa numa situação muito difícil", disse uma professora.
 
A Promotora de Justiça, Doutora Cassiana Mendes de Sá recebeu os representantes dos professoers e após ouvi-los determinou:

- Registre-se no MP VIRTUAL - atraso no pagamento dos salários referente ao mês de agosto/2012;

- Expeça-se ofício ao Prefeito Constitucional de Caaporã, solicitando, no prazo de 48 horas, comprovação de pagamento dos salários de todos os servidores públicos do Município de Caaporã, referente ao mês de agosto/2012;

Junte-se cópia desta ata a Ação Civil Pública n.00220120000167.

Já na manhã de hoje, uma comitiva formada pelos professores Jorge, Fio, Felix e Ana Alta foram a João Pessoa onde prestaram entrevista no Programa Miramar Notícias da Rádio Miramar. Na ocasião reinteram as reclamações protocoladas junto ao Ministério Público e abordaram também outro grande problema dos sevidores do município que é o não repasse das contribuições previdenciárias ao IPSEC por parte da Prefeitura.

POLÍTICA


Programa 'Pão e Leite' será retomado dia 15 de outubro

O programa está suspenso em 40 municípios da Paraíba, incluindo João Pessoa, que tem 16,8 mil crianças e idosos cadastrados.
Governo | Em 25/09/12 às 17h17, atualizado em 25/09/12 às 18h42 | Por Redação, com Assessoria de Comunicação

Reunião aconteceu na ALPBReunião aconteceu na ALPB

12
Reunião aconteceu na ALPB

O convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa para o programa 'Pão e Leite' será retomado no dia 15 de outubro. Foi o que ficou acertado na reunião realizada nesta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa da Paraíba, presidida pelo deputado estadual Trocolli Junior (PMDB).
O programa está suspenso em 40 municípios da Paraíba, incluindo João Pessoa, que tem 16,8 mil crianças e idosos cadastrados. Em todo o Estado são 120.168 pessoas atendidas.
A reunião coordenada pelo deputado Trócolli Júnior teve como objetivo encontrar soluções para a manutenção do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação de Ação Comunitária (FAC). “As duas partes entraram em acordo, o que significa que a reunião foi produtiva. Mais uma vez a ALPB soube interferir positivamente em ações que beneficiam o povo paraibano”, ressaltou.

Durante a discussão, o presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Ramalho Leite, alegou que Governo do Estado não tem pretensões de cancelar a parceria, mas que ela só poderá ser renovada após o período eleitoral. “Nós vamos fazer a renovação após as eleições, pois temos consciência de que não temos problemas em locais de distribuição coordenados pela prefeitura, frisou.

Ramalho Leite disse ainda que a distribuição do leite em João Pessoa já está acontecendo, porém apenas nos locais fiscalizados pela FAC. Estamos distribuindo o leite em 32 postos da cidade e a medida que for aumentando a captação, aumentaremos a distribuição”.

Segundo o Secretário Executivo do Desenvolvimento Humano, Lau Siqueira, a não renovação do convênio também ocorreu com outros municípios do Estado. “Suspendemos outras cidades, como Caaporã, por exemplo, devido ao mau uso. Nesta época de eleição temos que tomar algumas atitudes para que o serviço não seja utilizado em troca de votos. É apenas uma prevenção”, destacou.

O Secretário de Desenvolvimento Social do Município, Antônio Jácome, questionou a retirada dos freezers dos pontos de distribuição cedidos pela prefeitura. Mas o presidente da FAC garantiu que todos os aparelhos retirados seriam recolocados.

Após o entendimento, os representantes da Comissão entraram em acordo e garantiram que a população não deverá ser prejudicada. “Considero a proposta de retomarmos a parceria a partir do dia 15 de outubro. Porém, vamos continuar com a equipe da prefeitura nos pontos para monitorar o que está sendo realizado”, afirmou o Secretário Antônio Jácome.

Estavam presentes na reunião os deputados Trócolli Júnior (PMDB) e Jutay Meneses (PRB), o Secretário de Desenvolvimento Social do Município, Antônio Jácome; o Secretário Executivo do Desenvolvimento Humano, Lau Siqueira; o presidente da Fundação de Ação Comunitária, Ramalho Leite; o coordenador do programa Pão e Leite em João Pessoa, Ricardo Almeida e a Diretora de Segurança Alimentar do Município, Aline Martins.

BRASIL


Propagandas de bebibas alcoólicas podem ser proibidas na TV e rádio

O projeto foi apresentado na tarde desta terça feira na Câmara dos Deputados, em preocupação do grande aumento dos casos de acidentes e jovens viciados em bebidas alcoólica
Imprensa | Em 25/09/12 às 15h39, atualizado em 25/09/12 às 16h00 | Por Gabriella Ferreira
Bebidas não terão mais propagandas em rádio e tv
Bebidas não terão mais propagandas em rádio e tv

Para tentar combater a propagação das drogas lícitas do país, o deputado Wilson Filho (PMDB/PB) apresentou um projeto de Lei 2418/2011 que proíbe a exibição da propaganda de bebidas alcoólicas em emissoras de televisão e rádio.

O projeto foi apresentado na tarde desta terça feira na Câmara dos Deputados, em preocupação do grande aumento dos casos de acidentes e jovens viciados em bebidas alcoólicas. Segundo Wilson Filho,“a proposta é importante para proteger principalmente os jovens da influência da mídia no consumo de drogas lícitas. A publicidade desses produtos faz as pessoas associarem a bebida com diversão, charme, aventura, sucesso profissional e aceitação social”.

Se aprovada, a emissora, tanto de rádio quanto de televisão, que descumprir a Lei será penalizada com multa de 100 mil reais por dia. Em caso de reincidência, o valor é dobrado. Os recursos da multa serão revertidos para o Fundo de Prevenção, Recuperação e de Combate ao Abuso de Drogas.

“A legislação precisa ser rígida na veiculação de conteúdo que faça alusão ao álcool e ao cigarro, pois essa medida é necessária para a proteção dos jovens brasileiros”, finaliza o parlamentar.

As propagandas de cigarro já foram proibidas em determinados horários, mas continuam influenciando e estimulando o consumo nos demais horários.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

POLÍTICA


Anísio Maia desdenha de ataques nos guias e compara Cartaxo a Lula: ‘quanto mais batem, mais ele cresce’

24/09/2012 | 14h33min

O coordenador de campanha do deputado Luciano Cartaxo (PT) a prefeito de João Pessoa, Anísio Maia desdenhou dos ‘ataques’ dos adversários políticos nos guias eleitorais desta segunda (24) e comparou o petista a Lula: ‘Quanto mais batem, mais ele cresce’.
Em entrevista ao programa Rede Verdade da TV Arapuan desta segunda, Maia comentou que acha engraçado os ‘ataques’ e apontou que Cartaxo é um candidato ‘difícil de procurar irregularidades na sua trajetória’.
“No desespero das outras candidaturas, se procura factóides’, conta. Maia destacou a reunião do candidato com agentes comunitários de saúde que foi feito ‘como se fosse coisa de outro mundo’. “Quando fomos olhar o prefeito, Luciano Agra (sem partido) estava participando de uma reunião política. Não foi crime”, diz.
Maia aproveitou para ratificar a intenção de Cartaxo em participar da reunião afirmando que ele falou que resolveria a situação se fosse eleito. “Desse jeito vai ter muito crime viu?”, ironiza.
O coordenador aproveitou ainda para comparar Cartaxo ao ex-presidente Lula (PT): Todos batiam em Lula e a popularidade crescia, do mesmo jeito eles batem em Cartaxo e ele cresce”, conclui.

POLÍTICA


Agra abre Semana do Idoso com grande evento na Lagoa, Orquestra Sinfônica e concurso de talentos


A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai realizar a Semana Municipal do Idoso a partir desta terça-feira (25). A abertura oficial do evento será a partir das 8h, no Anel Interno do Parque Solon de Lucena (Lagoa), com a participação da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
O Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) são responsáveis pela programação, que conta, entre outras atividades, com a tradicional Caminhada Vida Ativa, que vai acontecer na próxima quinta-feira (27), com concentração no Busto de Tamandaré, em Tambaú, às 6h. A expectativa dos organizadores é uma participação massiva de mais de mil idosos, a maioria integrante dos 52 grupos acompanhados pelo Programa Municipal da Pessoa Idosa (Papi/Sedes).
A programação, que contará com jornadas, mostra de talentos, mesas-redondas e outras atividades acadêmicas, se encerrará no dia 2 de outubro, às 17h, com o encerramento do Seminário Municipal da Pessoa Idosa, sobre o tema “Prevenção de Quedas”, no Auditório do Unipê. O Seminário terá início às 14h.
Caminhada do idoso – A Caminhada Vida Ativa seguirá pela orla e será encerrada na área verde do Hotel Tambaú, onde será servido um café da manhã para os participantes. Nesta quarta-feira (26), haverá a Balada da Pessoa Idosa, das 14h às 18h, no Clube da Pessoa Idosa, no Altiplano Cabo Branco, local onde na sexta-feira (28), haverá uma solenidade homenageando pensionistas e aposentados da PMJP, no horário das 10h ao meio-dia.
Programação
25/09/2012 8h às 12h – Abertura oficial da Semana do Idoso pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Local: Anel interno do Parque Solon de Lucena – Lagoa
26/09/2012 14h às 18h – Balada da Pessoa Idosa – IPMJP Local: Clube da Pessoa Idosa – Altiplano Cabo Branco 27/09/2012 6h – Caminhada Vida Ativa – Sedes Local: Do Busto de Tamandaré ao Hotel Tambaú
28/09/2012 10h às 12h – Homenagem aos aposentados e pensionistas da Prefeitura Municipal de João Pessoa – IPMJP Local: Clube da Pessoa Idosa – Altiplano Cabo Branco
29/09/2012 8h às 16h – Jornada Juvenil da Longevidade Local: Colégio Luiz Augusto Crispim – Av. Tancredo Neves
01/10/2012 14h às 17h – Mesa Redonda: A Psicologia e outros Saberes no Compromisso com o Envelhecimento Local: Auditório do Senac
02/10/2012 08h30 às 12h00 – V MOSTRA DE TALENTOS DA PESSOA IDOSA Local: Auditório do Espaço Cultural do UNIPÊ
02/10/2012 14h30 às 17h – Seminário Municipal de Atenção a Saúde do Idoso – SMS Tema: Prevenção de Quedas Local: Auditório do Espaço Cultural do Unipê
Secom-JP 

DINHEIRO A MAIS NO BOLSO DOS POLÍTICOS EM 2013

Novos vereadores de JP ganharão R$ 15 mil e salário está entre os seis maiores das capitais do Brasil

Com o ordenado de R$ 15 mil os parlamentares municipais só ganharão menos que os de Recife (PE), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), que receberão mensalmente R$ 15.031,76 e os de Natal (RN) que terão remuneração de R$ 15.018,75. Os vereadores de Arajacú (SE) também ganharão R$ 15 mil
Legislativo | Em 24/09/12 às 18h04, atualizado em 24/09/12 às 18h23 | Por Naira Di Lorenzo
(Foto: Divulgação)
Camara Municipal de JP
Os candidatos a vereadores de João Pessoa ainda estão na fase de disputa por uma das 27 vagas da Câmara Municipal, mas seus salários já foram definidos: R$ 15 mil mensais. O levantamento feito pelo portal Uol aponta que a Câmara Municipal de João Pessoa está entre as seis capitais que pagarão os maiores salários a partir de 2013.
Com o ordenado de R$ 15 mil os parlamentares pessoenses só ganharão menos que os de Recife (PE), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), que receberão mensalmente R$ 15.031,76 e os de Natal (RN) que terão remuneração de R$ 15.018,75. Os vereadores de Arajacú (SE) também ganharão R$ 15 mil.
Atualmente os vereadores da capital paraibana ganham R$ 9.280,00, ou seja, o reajuste que ocorrerá em 2013 será de 62%, o segundo maior quando comparado as demais capitais, empatando com Recife e São Paulo e ficando atrás apenas para Boa Vista (PR), que concederá aumento de 67%.
O reajuste ocorreu também no número de vagas que passou de 21 vagas para 27, contribuindo para o aumento no orçamento anual que chegará em 2013 a  R$ 38 milhões.
O levantamento mostra também que em João Pessoa o custo por habitante será de R$ 52,52.

domingo, 23 de setembro de 2012

POLÍTICA


COMETÁRIOS SOBRE A RECENTE PESQUISA DO IBOPE PARA PREFEITO DA CAPITAL (JOÃO PESSOA)
Os candidatos à prefeitura de João Pessoa comentaram sobre o resultado doIbope. A pesquisa de intenção de voto foi divulgada na sexta-feira (21). 
A pesquisa foi encomendada pela TV Cabo Branco. Luciano Cartaxo (PT) e o senador Cícero Lucena (PSDB) lideram o levantamento. 
Luciano Cartaxo garante que não vai relaxarO candidato Luciano Cartaxo (PT), que assumiu a liderança da pesquisa com 29%, declarou que está muito feliz com o resultado. “Ela reflete o que eu tenho sentido e percebido na rua. Agora temos que manter o equilíbrio e nada de relaxamento ou de oba-oba, é dedicação até o dia 7 de outubro, afinal de contas a eleição é no dia 7 de outubro. Vamos continuar trabalhando muito duro”, disse. Para ele, o crescimento de 15% se deu devido ao seu relacionamento com a população. “A gente tem conseguido ter um diálogo franco e aberto com a cidade, a população está conhecendo mais de perto nossas propostas”, comentou o petista, que também mencionou a aliança com o prefeito Luciano Agra (sem partido) e a participação do ex-presidente Lula (PT) no Guia Eleitoral como fatores que influenciaram no crescimento.
Maranhão diz ter dados internos melhores
Caindo da 1ª para a 3ª posição, o candidato do PMDB disse para Rede Paraíba de Comunicação que tem dados internos que mostram um cenário contrário ao apontado pelo Ibope, e que o sentimento que vê nas ruas é diferente.
Lourdes Sarmento não está surpresa
A candidata do PCO disse que o resultado não lhe surpreendeu. “Nossa aceitação vem crescendo e nossa rejeição é uma das mais baixas”, afirmou Lourdes Sarmento. Ela também aposta que haja uma reversão do cenário nos último dias de campanha.

Renan Palmeira acha que debates vão mudar o resultado
O candidato Renan Palmeira (PSOL), que teve 1% na pesquisa, disse ter pesquisas internas que mostram que sua candidatura tem crescido principalmente junto aos formadores de opinião. Renan Palmeira afirmou ainda que aposta na reta final da campanha para conquistar os votos dos eleitores. “Nulos, brancos e indecisos ainda é número muito grande no cenário atual. Acredito que isso pode ser revertido”, comentou. Para ele os últimos debates entre os candidatos também podem influenciar na mudança do resultado.
Antônio Radical não acredita nos números
O candidato do PSTU teve 1% na pesquisa e comentou que não acredita nas pesquisas feitas na Paraíba. Ele ainda ressaltou que o Ibope mostrou um índice de rejeição que não condiz com o que ele vê nas ruas. “O que aponta é que a nossa candidatura tem tido aceitação razoável da população. Isso a gente comprova no dia-a-dia, nas ruas, com a popução, que está aceitando as nossas propostas, nos apoiando, nos encorajando cada vez mais”, disse.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:


Luciano Cartaxo (PT) - 29% das intenções de voto
Cícero Lucena (PSDB) - 20%
José Maranhão (PMDB) - 18%
Estelizabel Bezerra (PSB) - 14%
Lourdes Sarmento (PCO) - 1%
Renan Palmeira (PSOL) - 1%
Antônio Radical (PSTU) - 1%

Branco/nulo - 10%
Não sabe/não respondeu - 6%

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 a 20 de setembro de 2012. Foram entrevistadas 602 pessoas na cidade em João Pessoa. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), sob o protocolo 00071/2012.  
Até as 10h deste sábado (22) o G1 tentou entrar em contato com os candidatos Cícero Lucena (PSDB) e Estela (PSB), mas as ligações não foram atendidas.

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!