CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA


Prefeitura finaliza limpeza em cemitérios e Polícia garante segurança no Dia de Finados

Os cemitérios de João Pessoa deverão estar prontos até esta quinta-feira (1º) para receber os visitantes. O esquema especial de segurança será revelado durante coletiva
Agente de limpeza urbana limpando o cemitério
PMJP
Agente de limpeza urbana limpando o cemitério

A Prefeitura Municipal de João Pessoa está trabalhando na preparação dos quatro cemitérios públicos da cidade para  a próxima sexta-feira (2), Dia de Finados. Um esquema especial de segurança, também está sendo montado para a data, através da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social.
Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) estão realizando serviços de poda, limpeza e pintura de muros e capelas, para oferecer mais comodidade à população que visitará os locais.
De acordo com o diretor da Divisão de Cemitérios da Sedurb, William Viana, os cemitérios deverão estar prontos até esta quinta-feira (1º) para receber os visitantes. “A preparação está sendo intensa, porque a nossa meta é fazer ainda melhor do que o ano passado”, disse. O trabalho de varrição está sendo realizado com o apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro e a delegada Geral de Polícia Civil, Ivanisa Olímpio, participam nesta quinta-feira (1º), do lançamento da Operação Eternidade, que vai reforçar o policiamento ostensivo durante o feriadão de Finados em toda a Paraíba.
Na ocasião, será divulgado o esquema integrado montado pela Polícia Militar garantir a tranquilidade durante o fim de semana, sobretudo nas rodovias estaduais, áreas de praias e cemitérios, além de ações da polícia judiciária e dos bombeiros militares para melhor atender a população durante o feriado.

POLÍTICA

Deputado de CG lança Cássio para 2014; ‘Qual cidade não gostaria de ter um filho seu como governador?’

 
Satisfeito com a vitória de Romero Rodrigues (PSDB) em Campina Grande, o deputado estadual Guilherme Almeida (PSC) teceu alguns comentários sobre a expectativa para o próximo ano e para 2014. “Estou disposto a colaborar com esta nova fase administrativa que CG vai ter a partir de 2013”.

Guilherme Almeida explica que aderiu a campanha de Romero por entender que era a melhor opção entre as duas que foram para o segundo turno. “Queria que nossa proposta de governo fosse ao segundo turno, com a Campina Grande ideal que nós sonhávamos, desatrelada absolutamente de qualquer grupo político. Mas em política a gente tem que se curvar diante das urnas”, lamentou o deputado, que achou e continua achando que a melhor opção entre os dois do segundo turno é Romero.

O deputado do PSC faz questão de enfatizar que este decisão foi pontualmente para a cidade de Campina Grande. Se tratando do governo do estado, o cenário não modificará para Guilherme Almeida. “Continuarei sendo oposição ao Governo”, garantiu Guilherme. Já para 2014, o deputado arrisca nova aposta.

“Eu vejo, como campinense, que Cássio Cunha Lima (PSDB) tem todos os atributos. Já foi duas vezes prefeito de Campina e governador da Paraíba. Qual cidade não queria ter um filho seu governando o destino do estado da Paraíba?”, perguntou o deputado.

“Cássio Cunha Lima é um senador da república que é, junto com Vitalzinho, filho de Campina Grande. Eles devem agora dar as mãos para o bem de nossa cidade. A rainha da borborema clama pela união da classe política voltada para o desenvolvimento da cidade”, finalizou Guilherme Almeida.

POLÍTICA


Os nomes que o Luciano que sai gostaria de ver na gestão do Luciano que entra

O prefeito eleito Luciano Cartaxo (PT) disse que o seu homônimo no nome e no cargo, prefeito Luciano Agra, já garantiu que não fará pressão alguma por indicações e sequer pensa em reivindicar espaços na nova gestão.
A contribuição de Agra na eleição de Cartaxo por si só, no entanto, supõe a participação do ex-prefeito na composição do secretariado.
Mesmo se não quiser sugerir nomes diretamente, Agra possui um time do “coração e da cabeça” que fica evidente ao mais míope dos petistas que eles podem ser reaproveitados.
Não chegam a dez. Todos leais ao prefeito no momento do racha com o governador Ricardo Coutinho. Entre eles, os mais conhecidos e evidentes, está Roseana Meira, a secretaria de Saúde de João Pessoa. Ex-esposa de Agra, Roseana foi uma das primeiras a se armar com a substituição do nome do prefeito no PSB. Na sequência, Yuri Aragão, da Procuradoria do Município, outro muito próximo ao atual prefeito.
No Executivo, Agra possui ainda como aliados mais próximos Marly Lúcio, da Comunicação, Glauco e Aldo Prestes, do Planejamento, Adauto Fernandes, assessor que deixou o gabinete de Damião Feliciano do PDT para seguí-lo, e Ronaldo Guerra, Articulação Política.E ainda havia Alexandre Urquiza, da Transparência, mas que terá dificuldades de ser reaproveitado em relação a toda polêmica da campanha. 
Outros nomes na atual gestão também tiveram participação efetiva na campanha de Cartaxo e já podem fazer “ligação direta” com o futuro prefeito, a exemplo de Leo Jonhson, Adjunto da Transparência, que trabalhou pelo apoio do PTB, cujo presidente, Armando Abílio, é seu sogro.
Assim como Cássio em 2010 na composição do governo Ricardo Coutinho, Agra vai medir o tamanho do seu prestígio junto ao novo prefeito pela tamanho do espaço dado aos seus.

POLÍTICA


‘Agra não foi um apoio frio, foi decisivo’, reconhece Luciano Cartaxo

O novo prefeito de João Pessoa, eleito no último domingo (28), Luciano Cartaxo (PT) foi o convidado do programa Rede Verdade desta quarta-feira (31), na TV Arapuan. O deputado estadual concede entrevista antes de seguir viagem para um pequeno descanso após 3 meses de campanha.


“Eu quero governar para o povo de João Pessoa. Não existe mais quem votou ou não em Luciano Cartaxo. É um momento de fazer pela cidade, vamos trabalhar pela população que mais precisa do poder público”, iniciou.




“Primeira vez que o PT vai governar João Pessoa, vamos trabalhar em harmonia com o governo federal para trazer investimentos. Uma cidade do porte de João Pessoa, com 730 mil habitantes, não pode ficar isolada do Governo Federal, muito pelo contrário, vamos estreitar essa parceria cada vez mais”, colocou.


Luciano admitiu que o apoio de Agra foi  importante na campanha eleitoral. “Reconheço muito o apoio do prefeito Luciano Agra. Muitos criticaram, principalmente a oposição, mas nós sabíamos que a gestão do prefeito era muito bem avaliada, é uma pessoa de bem, nos ajudou muito nessa campanha, ajudou a trilhar um caminho. Não foi um apoio frio. A participação ativa, nas caminhadas, foi muito importante”, declarou.


Cartaxo ressaltou que não foi apenas o apoio de Agra que o ajudou nas eleições. “A participação do companheiro Lula foi essencial, da presidente Dilma no guia eleitoral, foi decisivo. E a minha história, toda a minha trajetória nesta cidade, eu visto a camisa de João Pessoa a 16 anos”, afirmou

PARAÍBA


PAC 2 vai investir R$10,86 bilhões na Paraíba até 2014

Nos próximos dois anos, vão ser investidos mais de um bilhão de reais no estado
Imagem ilustrativa
O Programa de Aceleração do Crescimento, PAC 2, vai investir, até 2014, dez bilhões oitocentos e sessenta milhões de reais na Paraíba, em obras de urbanização, energia, infraestrutura e transportes.
O eixo Água e Luz para todos é um dos que mais recebeu investimentos do Governo Federal. Nos próximos dois anos, vão ser investidos mais de um bilhão de reais no estado. A obra de abastecimento de água na capital João Pessoa, que teve um investimento de 300 milhões, já foi concluída.
Pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, serão investidos mais de um bilhão e quatrocentos milhões de reais. O morador do bairro de São José, em João Pessoa, Emanuel de Lima, é um dos beneficiados com o programa. O conselheiro municipal de 39 anos destaca que as novas moradias vão acabar com o medo de enchentes de mais de 400 famílias.
"Para mim, é uma das maiores riquezas é ter lar esse apartamento, sair de um cômodo de dez metros para um cômodo de 44 metros, onde vai trazer felicidade, benção e abundância. E fugir da enchente, que é uma dor de cabeça que nós temos há mais de 20 anos”, comentou Emanuel de Lima.
O secretário do PAC, Maurício Muniz, destaca a importância do programa para o crescimento do País. "O PAC permitiu que o Brasil retomasse o planejamento em infraestrutura, permitiu que o Brasil executasse grandes obras na área de energia, transporte e na área social e urbana. O programa está na sua segunda etapa que vai de 2011 até 2014. E a cada mês que passa a gente bate um novo recorde. É um programa que para esses quatro anos têm 955 bilhões. Nós já executamos até junho deste ano 324 bilhões, que já é 34% do que está previsto."
Mais informações sobre as obras do PAC na Paraíba e em outros estados podem ser acessadas na cartilha regional do PAC, no endereço eletrônico www.pac.gov.br, no item publicações regionais.

EDUCAÇÃO


UFPB abre inscrições para curso supletivo gratuito

As matrículas podem ser feitas de 5 a 26 de novembro, no horário das 8h às 20h, no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos; terá duração e 1 ano e 2 meses
supletivo
Estarão abertas entre os dias 5 e 26 de novembro as matrículas para o curso grautuito de Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos, no Núcleo de EJA em funcionamento no Centro de Educação do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB). As aulas começam no dia 26 de novembro.
O curso para Ensino Médio de Jovens e Adultos na UFPB (Supletivo) está disponibilizando 100 vagas para o período da tarde, e 80 vagas para o período da noite, sendo exigida idade mínima de 18 anos.
De acordo com a Coordenadora do curso, as aulas começarão dia 26 de novembro e, no período da noite, serão ministradas no Bloco B do Centro de Tecnologia. Já as aulas do período da tarde serão ministradas no Bloco G da Central de Aulas.

O Curso de Ensino Médio para Jovens e Adultos da UFPB é ministrado por 18 professores da Universidade e também do Estado, e tem duração de 1 ano e 2 meses, com direito a diploma.   
MATRÍCULAS

As matrículas serão feitas no horário das 8h às 20h, tendo o interessado que apresentar a seguinte documentação:

- histórico escolar original,
- 02 fotos ¾ recentes,
- cópia do RG, CPF, comprovante de residência e, se funcionário da UFPB ou dependente, contra cheque (parte do endereço).

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7475.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

POLÍTICA -O ALVO É 2014!!!


Rodrigo Soares diz que PT deve disputar governo em 2014 e que Agra seria um dos nomes



“O PT tem sim vocação para disputar o governo do Estado", garante Rodrigo

O presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Rodrigo Soares, confirmou durante entrevista concedida ao programa Rede Verdade, da TV  Arapuan, que o PT tem condições de disputar a eleição para governador do Estado em 2014. Soares disse ainda que se o prefeito Luciano Agra se filiar ao PT, ele é um dos nomes que serão colocados na mesa.
Sobre o possível ingresso de Agra do PT, Rodrigo disse que a ficha de filiação do ex-socialista está pronto faltando apenas ele assinar. Agra já foi filiado ao PT e saiu do partido junto com Ricardo Coutinho.
“O PT tem sim vocação para disputar o governo do Estado e já vamos começar os preparativos neste sentido”, disse ele completando que “se o prefeito Luciano Agra decidir pela filiação ao partido, será um nome a ser colocado na mesa de discussão”.

POLÍTICA


‘O PT não pode errar’, afirma Rodrigo Soares sobre a gestão de Cartaxo para 2013

Em entrevista ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan, na tarde desta terça-feira (30), o Presidente do PT na Paraíba, Rodrigo Soares, falou um pouco sobre as expectativas para a gestão de Cartaxo (PT) na prefeitura de João Pessoa. “Acreditamos que Luciano vai andar por esta cidade, ao lado do povo, como sempre fez, tendo um governo cada vez mais participativo”, afirmou o petista.

Sobre a vitória alcançada, Rodrigo Soares acredita que Luciano Cartaxo (PT) conseguiu, com bom desempenho nos debates, no guia eleitoral e na campanha de rua, apresentar para a cidade de João Pessoa as propostas que o levaram a ser eleito prefeito da cidade de João Pessoa. Entre o conjunto de elementos que contribuiu para a vitória, para Soares, o principal foram as ideias, as propostas. “As pessoas votam nas propostas que elas percebem que são mais reais para a cidade, que podem melhorar a vida das pessoas. Ao longo da pré-campanha e durante toda a campanha, Cartaxo fez um longo trajeto da construção de um programa de governo. Lembrando que o apoio do próprio prefeito Luciano Agra foi muito importante”.

Sobre a chegada da gestão, Rodrigo Soares se diz preparada para a fiscalização intensa da população pessoense sobre os políticos do partido. “Quando o PT chega ao poder, costuma ser mais fiscalizado do que qualquer outra legenda, pela história, porque sempre pregamos um governo participativo, transparente, que as pessoas participem efetivamente. Então o PT não pode errar”. 

Garantindo um trabalho intenso para conseguir obter um mínimo de erros na gestão, Soares destaca o fator da continuidade como algo muito favorável para a próxima equipe. “Nós vamos ter uma gestão que vai dar uma continuidade a alguns desafios já postos para João Pessoa, como aprofundar o Orçamento Democrático, o transformando em orçamento participativo. Então, vamos fazer um governo que enfrente os desafios posto pela cidade”, ponderou.

POLÍTICA


Cartaxo tira folga, viaja para lugar desconhecido e, na volta, definirá equipe de transição.


Em 1997 Luciano Cartaxo (PT) foi eleito vereador em João Pessoa, desde então sempre esteve ocupando um mandato. Em 2009 assumiu o governo do Estado como vice de José Maranhão (PMDB), em 2011 assumiu o cargo de deputado estadual após ser eleito com 16 mil votos. No domingo passado (28), foi eleito prefeito de João Pessoa com mais de 200 mil votos.


“Muita alegria e um sentimento de grande responsabilidade”, esse foi o sentimento de Luciano ao acordar pela 1ª como prefeito eleito da Capital. O petista saiu cedo de casa e foi caminhar pelo Parque Sólon de Lucena e cumprimentar o eleitor que o escolheu com quase 70% dos votos.


Após 3 meses de campanha, Luciano vai tirar um merecido descanso em uma viajem sem destino definido. “Vou ficar aqui por perto, não vou muito longe não”, garantiu o novo prefeito.


Cartaxo adiantou que na próxima semana volta ao trabalho e vai definir a equipe de transição da Prefeitura. O prefeito ainda deve se licenciar do cargo de deputado estadual e deixar a vaga para o suplente Juntahy Menezes.

POLÍTICA


Prefeito vistoria obras de habitação em dois bairros da Capital

O prefeito Luciano Agra retomou, nesta terça-feira (30), o trabalho de visitas aos bairros que estão recebendo melhorias e obras por parte da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Agra e o secretário de Habitação Social do Município, José Guilherme, estiveram nos bairros Treze de Maio e Costa e Silva, onde estão em construção mais de 300 unidades habitacionais.


“Quando conferimos como estão as obras na cidade, temos condições de acompanhar melhor o andamento dos trabalhos, propor algumas intervenções de última hora e garantir que a previsão de finalização dos serviços se mantenha e a obra seja entregue à população no menor tempo possível”, ressaltou o prefeito.


No Treze de Maio, a visita foi ao local onde estão em construção 28 unidades, de um total de 130, destinadas aos moradores da comunidade do Riachinho que residiam em área de risco e hoje estão locados em regime de aluguel social. Todas as unidades possuem 37m², com sala, dois quartos, cozinha e banheiro. A primeira etapa da obra será entregue aos moradores ainda este ano.


Na mesma região, a PMJP também está finalizando a construção de outras 45 unidades, destinadas às famílias da comunidade do Gadanho. Os trabalhos de infraestrutura já foram finalizados, restando a pintura final das unidades. No total, 60 casas deverão ser ocupadas até o final deste ano pelas famílias beneficiadas.


Segundo José Guilherme, além da construção das unidades habitacionais, as obras destinadas a receber as famílias das duas comunidades contarão com toda a infraestrutura de drenagem, rede de esgotos e pavimentação.


Agra ainda voltou ao campo de obras da construção dos 114 imóveis que deverão ser ocupados por famílias da comunidade Taipa Nova Vida. O projeto, que está em fase final de acabamento, é desenvolvido pela PMJP e contempla a urbanização de toda a área do residencial com rede de esgotos, iluminação, drenagem e pavimentação. O investimento dos governos municipal e federal chegam a R$ 7,6 milhões.

Secom-JP 

POLÍTICA


Confira a votação por bairros para prefeito de João Pessoa

Prefeito eleito de João Pessoa com 68,13% dos votos só não conseguiu superar o adversário no Roger
Luciano e Cícero
Os números da apuração por bairro na disputa pela prefeitura de João Pessoa demonstram que a vitória do petista Luciano Cartaxo ocorreu com a aglomeração de forças no segundo turno. Ele conseguiu superar o seu opositor em quase todos os núcleos habitacionais da cidade. Cícero Lucena (PSDB) conseguiu superar o candidato do PT em apenas um dos 56 bairros demarcados pela Justiça Eleitoral – o Roger. O mesmo ocorreu no primeiro turno, porém, com a diferença entre eles caindo de 442 votos para 259 (5,9% dos votos válidos), nesta etapa final.

A situação de Cartaxo, que conseguiu o maior número de lideranças políticas como apoiadores no segundo turno, foi de liderança folgada na ampliação de sua votação em relação ao primeiro turno. 

Em nenhum dos bairros, nem mesmo no Roger, o tucano conseguiu superar o contingente de eleitores que o petista aglutinou nesta etapa final. Para se ter um ideia, em Tambaú, o candidato vencedor conquistou 2,1 vezes mais votos que o tucano, comparando o primeiro e o segundo turnos. 
Votação por bairro
Foto: Votação por bairro
Créditos: Jornal Correio da Paraíba

Em bairros como o Cristo e o Bessa, o índice de superioridade em conquistar mais votos do petista foi de 1,8 vezes superior ao de Cícero Lucena. Sobre os números no Altiplano, Luciano Cartaxo conseguiu ampliar sua votação em 1,85 vezes acima do tucano. O bairro é onde reside o ex-governador e candidato a prefeito no primeiro turno José Maranhão, que assumiu neutralidade neste segundo turno. 

O partido do ex-gestor, no entanto, teve várias lideranças aderindo à candidatura petista. No bairro de Mangabeira, onde o TRE considera seis núcleos habitacionais diferentes, a média de votos conquistados pelo petista, quando comparados o primeiro e o segundo turno, é 1,5 vezes maior que o de Cícero.

Votação ampliada em 74,87%

Para ser eleito prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo conseguiu ampliar sua votação em todos os bairros, com uma média de 74,87%, do primeiro para o segundo turno. O maior índice alcançado por ele foi no João Agripino com 120% e no Jardim Veneza 94,35%.

Já o candidato Cícero Lucena conseguiu uma média de crescimento em 53,27%. O maior índice alcançado pela candidatura do tucano foi no bairro de Miramar, com 83,61%, seguido pelo Treze de Maio com 72,52%. 
No Roger, local onde Cícero conseguiu bater o petista na votação, o seu crescimento foi de 46,68%, porém, o adversário do senador  conseguiu ampliar seu resultado nas urnas em 80%.
Divergência nos mapas
O mapa utilizado para ilustrar esta matéria segue os limites informados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, que consiste no zoneamento administrativo realizado pelo Departamento de Geoprocessamento, da Secretaria de Planejamento. De acordo com a carta o município é dividido em 65 bairros, porém, o número diverge do mapeamento utilizado pela Justiça Eleitoral, que considera 56 bairros na cidade.

O mapa do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deixa de considerar algumas localidades como bairro e computam os votos de algumas comunidades junto aos de outros bairros. Um exemplo claro dessa situação é o bairro de Mangabeira. Pelo mapa do TRE, são seis bairros diversos. Já pela carta da Prefeitura, Mangabeira é único.ersário do senador  conseguiu ampliar seu resultado nas urnas em 80%. 

domingo, 28 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012


Veja quem são os prefeitos eleitos em outras cidades que tiveram 2º turno

Por causa do horário de verão, quando a votação foi concluída há mais de uma hora, várias cidades brasileiras que levaram a disputa para o segundo turno já conhecem seus prefeitos eleitos
Eleições não serão afetadas pelo horário de verão
Às 19h, horário de Brasília, Manaus, Porto Velho e Rio Branco, finalizaram a votação. As três cidades estão em um fuso horário diferente do de Brasília e não têm horário de verão, por isso foram as últimas a fechar as seções eleitorais, às 17h no horário local. A urna eletrônica é programada para iniciar e encerrar a votação conforme o horário de cada localidade.
VITÓRIA (ES) - Com 100% das urnas apuradas, o candidato Luciano Rezende (PPS) foi eleito prefeito de Vitória, com 52,73% dos votos válidos. Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB) ficou com 47,27%. Os votos em branco somaram 2,53%; e os nulos, 4,01%. A cidade tem 255.367 eleitores, que representam 9,73% do eleitorado do estado. A abstenção registrada somou 21,38%. No primeiro turno, Luciano Rezende obteve 73.757 votos (39,1% do total apurado). Luiz Paulo, por sua vez, chegou ao segundo turno com 69.143 votos.
FLORIANÓPOLIS - Na capital catarinense, com 100% dos votos apurados, o novo prefeito eleito é Cesar Sousa Júnior, que teve 52,64%. Ean Loureiro (PMDB) fechou a votação cvom 47,36%. 
CURITIBA (PA) - Com 100% das urnas apuradas, Gustavo Fruet (PDT) foi eleito prefeito de Curitiba, capital do Paraná. Até o momento, Fruet está com  60,65% dos votos apurados, enquanto Ratinho Junior (PSC) está com 39,35%. 
CAMPO GRANDE -  Alcides Bernal (PP) venceu a disputa pela Prefeitura de Campo Grande (MS) e encerrou uma hegemonia de 20 anos do PMDB na cidade. Antes que as urnas fossem totalmente apuradas, Bernal já estava matematicamente eleito.Com 62,5% dos votos, Bernal derrotou Edson Giroto (PMDB), que obteve 37,5%. Bernal já havia vencido o primeiro turno com 40%, contra 28% de Giroto. As duas etapas da disputa foram marcadas pela divulgação de vídeos polêmicos com conteúdo negativo para ambos os candidatos. 
SÃO PAULO - Mesmo sem o encerramento das apurações, o prefeito eleito de São Paulo é Fernando Haddad (PT). Ele tem 56,05% (3.147.558) dos votos válidos enquanto o adversário José Serra (PSDB) tem 43,95% (2.468.107) e não pode mais alcançar o primeiro lugar. Neste momento, foram apuradas 91,87% das urnas, com diferença de 679.451 votos entre os candidatos. No primeiro turno, Serra obteve 30,75% dos votos válidos e Haddad, 29,98%.
SALVADOR - O candidato do DEM, ACM Neto é o novo prefeito de Salvador. Com 95,61% das urnas apuradas, ele tem 689.379 votos (53,81%) e não pode ser mais alcançado por Nelson Pelegrino, do PT, que tem 591.756 votos (46,19%). Aos 33 anos, ACM Neto vai ocupar pela primeira o cargo de prefeito de Salvador. Na Câmara dos Deputados exerce o terceiro mandato e atualmente é líder do DEM na Casa. Advogado por formação, o democrata já foi vice-presidente da Câmara e Corregedor.
SÃO LUIS - Em São Luis, capital do Maranhão, o paraibano de Cajazeiras Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi eleito prefeito com 56,03% dos votos. Sem o apoio de grandes nomes da política nacional e ligado a opositores do governo estadual, ele venceu o prefeito João Castelo (PSDB), que tentava a reeleição e ficou com 43,95%. 
TERESINA - Na capital do Piauí candidato Firmino Filho (PSDB) aparece com 51,54% dos votos, derrotando Elmano Férrer (PTB), que ficou com 48,46% dos votos.
NATAL - Na capital potiguar, Carlos Eduardo (PDT) é o novo prefeito eleito. Ele ficou com 58,31%  dos votos válidos e seu opositor, Hermano Moraes (PMDB) 41,69%. O novo prefeito de Natal repetiu a dobradinha com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), ocorrida no ano 2000, mas trocando de cadeira e colocando-a como vice-prefeita. Naquele ano, Carlos Eduardo foi eleito vice-prefeito de Natal na chapa encabeçada por Wilma, mas dois anos depois assumiu a prefeitura depois que a titular renunciou ao governo municipal para concorrer e vencer para governo do Estado.
CUIABÁ - Mauro Mendes venceu o 2º turno e é o novo prefeito da capital matogrossense. O candidato do PSB disputou com Lúdio Cabral (PT), que teve poucos votos a menos que Mendes na primeira etapa. Pesquisas de opinião deste turno já mostravam Mendes à frente.Mendes ficou com 54,65% dos votos, contra 45,35% obtidos por Lúdio. 
MACAPÁ - Em uma disputa apertada, o candidato Clécio Vieira (PSOL) foi eleito prefeito de Macapá, vencendo o adversário Roberto Góis (PDT). Com 99,13% das urnas, Clécio conquistou 50,58% dos votos válidos. Roberto tem 49,42% dos votos válidos. Os votos brancos somam 1,03% e os nulos, 2,3%. A abstenção está em 18,29%.
BELÉM - O deputado federal licenciado Zenaldo Coutinho (PSDB) conseguiu reverter o placar de votação do primeiro turno e venceu Edmilson Rodrigues (PSOL) na disputa pela Prefeitura de Belém, no Pará. Zenaldo Coutinho ficou com 56,61% dos votos e Edmilson Rodrigues teve 43,39%. 
UBERABA (MG) - Com 100% das urnas apuradas, o deputado federal Paulo Piau Nogueira (PMDB) conquistou a disputa pela prefeitura de Uberaba (MG). Ele foi eleito com 51,36% dos votos válidos. Ele derrotou o deputado estadual Antonio Lerin (PSB), que obteve 48,64%. Os votos em branco somaram 2,96%; e os nulos, 5,77%. A cidade tem 213.388 eleitores, que representam 1,42% do eleitorado nacional. A abstenção registrada correspondeu a 20,27%.
RIBEIRÃO PRETO - A prefeita Dárcy Vera (PSD) foi reeleita para mais quatro anos de mandato em Ribeirão Preto (SP), derrotando o tucano Duarte Nogueira. Com 100% das urnas apuradas, Dárcy Vera (PSD) teve 51,97% dos votos e Nogueira (PSDB) ficou com 48,03%. Dárcy começou a campanha atrás de Nogueira nas pesquisas. Com uma aliança com 15 partidos, conseguiu a maior parte do tempo na TV e assumiu a liderança em todas as sondagens. No primeiro turno, ela obteve 46,34% dos votos, contra 30,38% de Nogueira.
CAMPINAS - O deputado federal Jonas Donizette (PSB) venceu uma disputa acirrada com o ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Marcio Pochmann (PT) e é o novo prefeito de Campinas (93 km de São Paulo). O novo prefeito eleito de Campinas é Jonas Donizette (PSB), que teve 57,69% dos votos. Marcio Pochmann (PT) ficou com 42,31% dos votos.
MANAUS - Com 90% das urnas apuradas, Arthur Virgílio (PSDB) foi eleito prefeito de Manaus, capital do Amazonas com 66,36% dos votos válidos. Ele venceu a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) que tem, até o momento, 33,64% dos votos. Com duas horas de diferença em relação a Brasília, a disputa na capital amazonense tem até o momento 17,97% abstenções, 2,85% de votos brancos e 2,32% nulos.
FORTALEZA - O candidato do PSB, Roberto Claudio, está eleito para a prefeitura de Fortaleza (CE). Com 97,33% das urnas apuradas, ele tem 634.879 votos (53,19%) e não pode ser mais alcançado por Elmano de Freitas, do PT, que está com 558.650 votos (46,81%).
SANTO ANDRÉ - O deputado estadual  Carlos Grana (PT) venceu o atual prefeito de Santo André (SP),  Aidan Ravin (PTB), e retomou o controle da cidade da Grande São Paulo para o PT. Com 100% das urnas apuradas,  Carlos Grana (PT) fechou com 53,92% e Dr. Aidan Ravin (PTB), ficou com 46,08%. O resultado do segundo turno confirmou o da primeira etapa do pleito, quando Grana ficou à frente. O petista teve 43% dos votos válidos, e Ravin, 37%. 
MARINGÁ - Carlos Roberto Pupin (PP) foi eleito prefeito de Maringá (PR), derrotando Enio Verri (PT). Pupin ficou com 53% dos votos válidos contra 47% Verri.  O petista e o candidato do PP polarizaram a disputa desde o começo. Verri baseou sua campanha no fato de ter o apoio do governo federal. Pupin utilizou como plataforma política a continuidade ao trabalho de Silvio Barros, atual prefeito.
PORTO VELHO -  Após quase ficar de fora do segundo turno, o deputado federal Mauro Nazif (PSB) foi eleito o novo prefeito de Porto Velho (RO), surpreendendo ao derrotar o candidato do PV, Lindomar Garçon. Com 96,31% da apuração concluída, Nazif tinha 63,4% dos votos válidos, contra 36,6% de Garçon. 
 DUQUE DE CAXIAS (SP) - O deputado federal Alexandre Cardoso (PSB) é o novo prefeito de Duque de Caxias (RJ). O socialista derrotou no segundo turno o peemedebista Washington Reis de Oliveira naquele que é o principal colégio eleitoral da Baixada Fluminense e o terceiro maior do Estado. Alexandre teve 51,51% dos votos e Washington ficou com 48,49%. 
FRANCA - Com 100% das urnas apuradas, o candidato Alexandre Ferreira (PSDB) venceu a disputa pela prefeitura de Franca (SP). Ele obteve 95.267 votos (57,98% dos votos válidos), contra 69.054 votos (42,02%) da candidata Graciela Ambrósio (PP). Os votos em branco somaram 4,13%; e os nulos, 4,37%. Franca tem 224.031 eleitores, que representam 0,72% do eleitorado do estado. A abstenção registrada correspondeu a 19,83%. No primeiro turno, Alexandre (PSDB) obteve 38,14% dos votos válidos (64.527 votos) e Graciela (PP) conseguiu 29,44% (49.815 votos).
JUNDIAÍ - Com 80% das urnas apuradas, o candidato Pedro Bigardi (PCdoB) venceu a disputa pela prefeitura de Jundiaí (SP), com 65,43% dos votos válidos. Luiz Fernando Machado (PSDB) ficou com 34,57%. Os votos brancos somam 2,28% e os nulos, 4,68%. A abstenção está em 11,24%.
TAUBATÉ - Com a totalidade das urnas apuradas, o candidato Ortiz Júnior (PSDB) venceu a disputa pela prefeitura de Taubaté (SP), com 62,92%% dos votos válidos. Seu adversário, Isaac do Carmo (PT), ficou com 37,08% dos votos válidos. Os votos brancos ficaram em 2,82% e os nulos, em 4,91%. A abstenção foi 20,45%.
DIADEMA - Com 93% das urnas apuradas, o candidato Lauro Michels (PV) venceu a disputa pela prefeitura de Diadema (SP) com 60,15% dos votos válidos. Mário Reali (PT) ficou com 39,85%. Lauro Michels, 30 anos, é advogado e vereador de Diadema. Além disso, ocupou a função de vice-presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social e a de vice-presidente da Comissão Permanente de Justiça e Redação da Câmara.
GUARAJÁ - A candidata Maria Antonieta de Brito (PMDB) foi reeleita prefeita do Guarujá (SP), com 64,32% dos votos válidos. Farid Said Madi (PDT) ficou com 35,68% dos votos válidos. Até agora foram apurados 94,59% das urnas. Os votos brancos somam 2,87% e os nulos, 3,36%. A abstenção está em 19,32%.

ELEIÇÕES 2012


Romero Rodrigues é eleito prefeito em Campina Grande

Filho do ex-governador e irmão do senador Cássio, o advogado Ronaldo Cunha Lima Filho é o vice-prefeito.
1234
Romero Rodrigues é eleito prefeito de Campina Grande
O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) é o novo prefeito de Campina Grande. Foi eleito, neste domingo (28), após conquistar 59,14% dos votos válidos no segundo turno, o que corresponde a 130.106 mil votos. Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB) é o vice-prefeito.

No primeiro turno, realizado no último 7 de outubro,  o representante da 'Coligação Por Amor a Campina' obteve  97.659 votos – correspondente a 44,94% dos votos válidos – o que o levou para o segundo turno do pleito contra a candidata Tatiana Medeiros (PMDB). 
No segundo turno das eleições, a candidata da 'Coligação Campina Grande Segue em Frente', Tatiana Medeiros, conquistou o voto de 89.887 eleitores, o equivalente a 40,86% dos votos válidos. Brancos e nulos somaram 6,96%.
Resultado em Campina
Créditos: Arte/Portal Correio
Romero Rodrigues Veiga nasceu no Distrito de Galante, em Campina Grande, e atualmente ocupa o mandato de deputado federal. Graduado em Zootecnia e especialista em Irrigação e Drenagem, Romero Rodrigues ingressou na carreira política em 1992. Eleito vereador de Campina Grande em quatro pleitos consecutivos, Romero assumiu o posto também de presidente da Câmara de Vereadores da cidade por três vezes. 
Em 2006, Romero Rodrigues foi eleito deputado estadual de Campina Grande, sendo o mais votado na cidade. Durante esse período, assumiu os cargos de secretário de Interiorização do Estado (2007-2008) e secretário-chefe da Casa Civil do Governo da Paraíba (2008-2009), na gestão do então governador Cássio Cunha Lima. Nas eleições de 2010, Romero foi eleito deputado federal, novamente repetindo o feito de ser o mais votado em Campina Grande.
Romero Rodrigues é eleito prefeito de Campina Grande
Como candidato a prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues contou com o apoio dos senadores Cássio Cunha Lima (PB) e Aécio Neves (MG). Durante a campanha, Romero destacou como principais realizações do seu futuro mandato a implantação de merenda extra antes das aulas, o pagamento do Piso Nacional do Magistério, o transporte escolar na zona rural da cidade, bem como o oferecimento de assistência social a crianças, adolescentes e idosos. 

Além disso, Romero Rodrigues propôs restaurar a iluminação pública de Campina Grande a fim de diminuir a criminalidade, sobretudo, das áreas rurais e isoladas da cidade. No que concerne ao orçamento público, o Zootecnista disse que irá criar ferramentas para participação popular na elaboração da proposta orçamentária e maior transparência na aplicação dos recursos.
 
Campina Grande está localizada no Agreste Paraibano, a 112 km da capital João Pessoa, e tem 385.276 habitantes. O segundo maior colégio da Paraíba tem 280.100 votantes.

ELEIÇÕES 2012


Com diferença de mais de 100 mil votos, Luciano Cartaxo é eleito prefeito de João Pessoa

O jornalista Nonato Bandeira (PPS) é o vice-prefeito. Cartaxo e Nonato tiveram, durante toda a campanha, o apoio do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido).
12345
Luciano Cartaxo é eleito prefeito de João Pessoa
O segundo turno em João Pessoa, do município mais populoso do Estado da Paraíba, com 742.478 habitantes, foi encerrado com a vitória do candidato Luciano Cartaxo (PT). Ele, que venceu as eleições de 2012, somou 246.581 votos (68,13%), contra 115.369 votos (31,87%) de seu adversário, Cícero Lucena (PSDB).
O jornalista Nonato Bandeira (PPS) é o vice-prefeito. Cartaxo e Nonato tiveram, durante toda a campanha, o apoio do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido). Agra deixou o PSB, depois que a legenda optou pela candidatura da jornalista Estela Bezerra, que disputou o primeiro turno e ficou em terceira colocação naquela disputa.
Ele venceu no primeiro e no segundo turnos. Com o resultado deste domingo (28), Cartaxo se elege pela primeira vez como prefeito da cidade pessoense. Já tinha sido o mais votado no primeiro turno com 142.158 votos, representando 38,32% dos votos válidos.
Luciano Cartaxo é eleito prefeito de João Pessoa
Há 16 anos que João Pessoa não registrava segundo turno em suas eleições municipais. 

O ex-deputado estadual e novo prefeito de João Pessoa, ingressou na política, pela primeira vez, quando conquistou o cargo de vereador, em 1996. Foi reeleito em 2000, 2004 e 2008, atuando por doze anos na Capital. 
Com a cassação do mandato do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), Luciano Cartaxo tomou posse como vice-governador do Estado, ocupando o cargo por quase dois anos. Foi eleito em 2010 para deputado estadual com 24.296 votos.
Luciano Cartaxo é eleito prefeito de João Pessoa

Na campanha à prefeitura de 2012, Luciano Cartaxo apresentou como desta de suas propostas a ampliação do número de escolas em tempo integral, a construção de 13 mil casas populares, a reforma na estruturação dos mercados públicos, a criação de quatro terminais de integração e de 80 quilômetros de ciclovias, além da valorização do professor da rede municipal.

A disputa pela Prefeitura de João Pessoa este ano teve no primeiro turno sete candidatos: José Maranhão (PMDB), Estelizabel Bezerra (PSB), Renan Palmeira (PSOL), Antônio Radical (PSTU), Lourdes Sarmento (PCO), Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB).

POLÍTICA


                                                                                                             1ª Urna apurada em João Pessoa: Cartaxo tem mais que o dobro de votos de Cícero



Na 1ª urna apurada em João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) somou 176 votos contra 78 de Cícero Lucena (PSDB).
A abstenção foi de 50 pessoas na sessão, cerca de 15%. 


PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!