CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

domingo, 30 de dezembro de 2012

O BLOG CAAPORÃ PB NOTÍCIAS DESEJA A TODOS UM FELIZ ANO NOVO! FELIZ 2013!!!


POLÍTICA

Cássio nega intenção de concorrer a eleição e diz que apoio a RC dependerá de ‘gestos’ do governador


O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), afirmou que tem se empenhado no trabalho do senado e que não tem o desejo de concorrer ao governo da Paraíba nas próximas eleições. “Não está nos meus planos disputar eleição para o governo. A intenção é votar em Ricardo”, alegou o senador.
Cássio, contudo, alerta que o apoio a Coutinho (PSB) depende das atitudes do governador. “Nosso apoio a reeleição de Ricardo depende de seus gestos, do ritmo que ele coloque para composição da chapa”, declarou.
Perguntado sobre a sua elegibilidade, afirmou: “Eu sou re-elegivél, porém minha opinião pouco importa, o que vale é o Poder Judiciário. Mas haverá tempo e mecanismos para esclarecer estas dúvidas”.

sábado, 29 de dezembro de 2012

POLÍTICA


Cássio prevê muito trabalho para Romero e acredita em governo tranqüilo para Cartaxo








O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), revelou suas expectativas para as novas gestões de Campina Grande e de João Pessoa, deixando claro seu apoio e disposição para contribuir com o êxito dos mandatos.
O senador disse que vê como favorável a posição do prefeito eleito de JP Luciano Cartaxo (PT) como único prefeito eleito pelo partido da Presidente no Nordeste, e demonstra preocupação com o início de governo de Romero Almeida (PSDB) em Campina Grande.
“Acredito que Cartaxo fará um grande trabalho pela Capital e que terá um caminho menos ‘obstaculado’ pelo Governo Federal”, afirmou. Tratando de seu partidário, o prefeito eleito de CG, Cássio prevê dificuldades ao dizer: “Lamentavelmente a cidade vive nesse momento uma situação extremamente grave. Veneziano acaba o mandato deixando grandes problemas na estrutura de Campina. Romero terá muito trabalho, mas vejo nele uma vontade enorme de acertar”, finaliza. 

POLÍTICA


Eliza chama de ´preconceito barato´ crítica à atração gospel; apoio a Cartaxo: `Tucano é livre pra voar´








A vereadora reeleita, Elízia Virgínia, nunca teve medo de esconder suas opiniões. Nem posições. Não seria diferente agora quando sinalizou desejo de apoiar a gestão de Luciano Cartaxo (PT), a qual, na visão dela, “já começou acertando”.
Provocada se teria medo de enfrentar o debate dentro do PSDB, que supõe oposição a Cartaxo, a vereadora foi incisiva. “Medo algum. O PSDB é um partido que prima pela liberdade, não fosse assim não teriam permitido que Luiz Flávio fosse governo durante todos os anos em que eu e Marcus Vinícius fomos oposição, nem que Cícero Lucena fosse subir no palanque de Maranhão enquanto Rômulo Gouveia foi candidato a vice-governador na outra chapa”, declarou, revelando que está afiada para o debate interno dentro do PSDB.
Em contato com o blog, ela reafirmou sua posição. “Vou ajudar Luciano Cartaxo sim. Acho que temos que olhar pra frente”, declarou.
Ela disse que a gestão de Cartaxo acertou quando afastou Roseana Meira da Saúde. “Ele (Luciano Cartaxo) já teve coragem”, disse. E festejou a decisão da futura gestão de incluir programação gospel no projeto Extremo Cultural, que trará shows para João Pessoa durante todo o mês de janeiro. “Sempre defendi isso, mas nunca me deram ouvidos. Agora, fui ouvida”, disse.
Eliza reagiu ainda às críticas desferidas pelo atual secretário executivo de Turismo do Estado, Walter Aguiar, para quem a prefeitura estaria desrespeitando a Constituição Federal e a democracia ao usar verba pública para pagar por shows de atrações católicas ou evangélicas em razão da condição de Estado laico. A vereadora ridicularizou a fala, chamando-a de “tese barata e preconceituosa”. Ela lembrou que a produção artística gospel já não se trata de eventos religiosos por já estar inserida na cultura musical brasileira. “Hoje em dia a cultura cristã tem feito a indústria cultural e midiática brasileiro se curvarem, se renderem aos seus produtos”, destacou.

POLÍTICA


Deputados renunciam segunda-feira para assumirem prefeituras

A primeira delas será ocasionada com a licença por tempo indeterminado de Guilherme Almeida (PSC), que vai assumir a Secretaria de Agricultura de Campina Grande, abrindo vaga para a suplente Iraê Lucena (PMDB), também da coligação PMDB/PSC
Deputados vão renunciar aos mandatos
Os três deputados estaduais que venceram as eleições para prefeito têm até hoje para renunciarem aos seus mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba. O ato é necessário para garantir a posse dos parlamentares no Poder Executivo a partir de primeiro de janeiro. Vão deixar a Casa para assumir prefeituras os deputados Luciano Cartaxo (PT), eleito em João Pessoa, Francisca Motta (PMDB), que será prefeita de Patos, e André Gadelha (PMDB), vencedor em Sousa. 
 
A renúncia não precisa ser efetivada no último instante, mas nenhum dos parlamentares parece preocupado em oficializá-la antecipadamente. Até o final da tarde de ontem, ninguém havia dado entrada no procedimento, como informou a Secretaria Legislativa da Casa, que faz o acompanhamento de cada etapa da tramitação. 
 
Prestes a assumir a Prefeitura da Capital, Luciano Cartaxo confirmou que dará entrada ao processo de renúncia apenas na segunda-feira. “Estamos preparando a documentação necessária e ela será entregue no próximo dia 31, dentro do prazo estabelecido”, garantiu. A saída do deputado vai diminuir a bancada petista na Assembleia, que ficará com dois deputados. 
 
A cadeira deixada por Cartaxo será assumida em definitivo pelo primeiro suplente da coligação PSDC/PCdoB/PT/PRB, formada para as eleições de 2010. O novo deputado será o Pastor Jutahy Menezes (PRB), que já fez parte do quadro de deputados durante a licença de três meses tirada por Anísio Maia (PT) para exercer a coordenadoria geral da campanha de Cartaxo. 
 
Francisca Motta e André Gadelha deverão seguir os mesmos passos do colega. Por meio de sua assessoria, a deputada garantiu que já tem tudo pronto para a renúncia, aguardando apenas o momento final para a sua execução. Os dois deputados serão substituídos pelos primeiros suplentes da coligação PMDB/PSC, que são Ivaldo Morais (PMDB) e Carlos Batinga (PSC), respectivamente. 
 
Para efetivar a renúncia, os deputados precisam encaminhar um ofício à Presidência da Assembleia Legislativa, onde informam o seu desligamento da Casa. De acordo com a Secretaria Legislativa, o ato será publicado no Diário do Poder Legislativo (DPL), o que possibilita a convocação dos suplentes. Os três novo integrantes da Casa serão chamados a partir do dia dois de janeiro. 
 
Licenças
 
Além dos três suplentes que se tornarão deputados, outras mudanças irão ocorrer na Assembleia. A primeira delas será ocasionada com a licença por tempo indeterminado de Guilherme Almeida (PSC), que vai assumir a Secretaria de Agricultura de Campina Grande. O lugar dele será ocupado pela suplente Iraê Lucena (PMDB), também da coligação PMDB/PSC.
 
Ainda é especulada uma possível licença da deputada estadual Eva Gouveia (PSD), cotada para integrar o Governo de Romero Rodrigues em Campina Grande. Caso a indicação seja confirmada, ela cederia lugar ao suplente Jóia Germano, eleito pelo PRP em 2010. Joia Germano é vereador e foi reeleito para um mandato de quatro anos nas eleições deste ano. Caso ele decida não ocupar a vaga e permanecer na Câmara Municipal de Campina Grande, a cadeira ficaria para o segundo suplente, Monacy Marques, eleito pelo PPS, filho da ex-deputada estadual Socorro Marques.
 
Câmara Federal

 
A bancada paraibana na Câmara Federal também terá mudanças acarretadas pelo resultado das eleições municipais. Para assumir a Prefeitura de Campina Grande, Romero Rodrigues também precisará renunciar à sua cadeira. O documento será enviado no próximo dia 31 e publicado em primeiro de janeiro. Sua vaga passará a pertencer ao primeiro suplente, Major Fábio (Democratas), que espera ser convocado já no dia dois de janeiro.

FERIADÃO DE ANO NOVO!



Parceria entre empresas de transportes coletivos e Semob garante o reforço de linhas de ônibus para o réveillon da orla de João Pessoa

As empresas de ônibus disponibilizarão mais veículos durante a madrugada do dia 1º de janeiro para que os usuários não tenham problemas ao se deslocarem na volta para suas casas
Imagem ilustrativa
A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) montou um plano especial de transporte e trânsito que começa a ser executado na segunda-feira (31), quando o órgão, em parceria com a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), ampliará o número de coletivos que operam nas praias de Tambaú e Cabo Branco, e interditará alguns trechos do trânsito próximo ao local. As linhas estarão reforçadas a partir das 16h do dia 31 até às 5h da terça-feira (1).

O diretor institucional da AETC-JP, Mário Tourinho, informa que o Terminal de Integração do Varadouro, as linhas que integram o projeto Tetéu, que circulam durante toda a madrugada, também estarão reforçadas.  “As empresas de ônibus disponibilizarão mais veículos durante a madrugada do dia 1º de janeiro para que os usuários não tenham problemas ao se deslocarem na volta para suas casas”, garantiu Tourinho. Além disso, a Semob colocará nas ruas agentes, supervisores e fiscais de transportes para orientar e dar informações aos motoristas e pedestres sobre as melhores alternativas de trânsito. A previsão dos organizadores é que 200 mil pessoas participem do evento.

Esquema de trânsito

De acordo com esquema de trânsito divulgado pela Semob como no trecho final da Avenida Epitácio Pessoa, no encontro com a Rua Antônio Lira, próximo ao Busto de Tamandaré será interditado a partir das 16h da segunda-feira (31), a linha 507, a partir desse horário, vai circular pela Rua Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco. Após as 22h, ela passará a trafegar pelas ruas Amaro Bezerra, Cairu, acesso ao Altiplano, João Cirilo – retornando pela Rua da Barreira e Marcionila da Conceição. Já as linhas que atendem Manaíra vão circular pela Avenida Epitácio Pessoa, entrando na Nossa Senhora dos Navegantes e Ruy Carneiro, seguindo itinerário normal.

Linhas reforçadas     


As linhas do projeto Tetéu que circularão reforçadas até às 5h do dia 1º de janeiro de 2013 serão a 203 (Mangabeira/Rangel), 510 (Tambaú/Epitácio), a 504 (Mandacaru), a 104 (Bairro das Indstrias), 108 (Alto do Mateus), 118 (Valentina/Paratibe/Mussumago), e a 507(Cabo Branco). As linhas circulares 1500 e 1510 também farão fazer o itinerário pelo Terminal de Integração do Varadouro (TIV), a partir das 20h do dia 31 até às 5h do dia 1º de janeiro. As circulares 5100 e 5110 estarão passando pelo Terminal de Integração do  Varadouro (TIV), a partir da meia noite de 1º de janeiro. Além dessas, também serão reforçadas as linhas 204 (Cristo), 511 (Tamba), 109 (Rua do Rio), 513 (Tamba/Bessa), 5600 (Mangabeira/Shopping), 5603 (Mangabeira/Shopping), 5605 (Mangabeira/Shopping), 701 (Alto do Mateus), 116 (Colina do Sul) e a 2501 (Colinas do Sul/Rangel).

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA


Ricardo inaugura 777 km de estradas em dois anos de gestão

O governador Ricardo Coutinho informou que nos dois anos o governo promoveu a integração de sete municípios do Curimataú com a recuperação de 100 km de estradas da PB-177 nos trechos entre Picuí e Frei Martinho, Soledade, Seridó, Nova Palmeira, Picuí e os acessos a São Vicente do Seridó e Cubati. “Investimos R$ 50 milhões em obras de estradas somente no Curimataú, promovendo a integração e potencializando as atividades econômicas da região, a exemplo da mineração, com a redução dos custos do frete e a maior agilidade no escoamento da produção”, destacou Ricardo.  O Governo do Estado está fechando o segundo ano de gestão com 777 quilômetros de novas estradas entregues aos paraibanos de todas as regiões. A marca histórica foi comemorada pelo governador Ricardo Coutinho, que nesta quinta-feira (27) inaugurou as obras de restauração da rodovia PB- 177, no trecho Soledade a Nova Palmeira, e da PB-167, que dá acesso ao município de Cubati. Somente nestas duas obras foram investidos mais de R$ 18 milhões, beneficiando 70 mil habitantes.
Nesta quinta-feira, o prefeito de Cubati, Dimas Pereira, e a população recepcionaram o governador Ricardo Coutinho durante a entrega dos 6 km que ligam a PB-177 ao município. Também participaram da solenidade o deputado federal Efraim Filho, a deputada estadual Gilma Germano, o prefeito eleito, Eduardo Dantas, os prefeitos Tota Agra (Pedra Lavrada), Chico Berto (São Vicente), Buba Germano (Picuí) e o superintendente do DER, Carlos Pereira. 
De acordo com o prefeito eleito de Cubati, Eduardo Dantas, a rodovia será importante para o desenvolvimento do comércio e da atividade mineral do município, além da preservação da própria frota da Prefeitura e dos moradores. “A partir do acesso novo e de qualidade, temos mais condições de atrair visitantes para o município durante os eventos”, ressaltou.
Pedra Lavrada – Em seguida, o governador Ricardo Coutinho inaugurou a estrada interligando Soledade e Nova Palmeira, em solenidade no município de Pedra Lavrada.   O trecho de 52 km ganhou um novo revestimento em CBUQ (utilizado nas rodovias federais), num investimento de R$ 17,5 milhões.
O superintendente do DER, Carlos Pereira, ressaltou que com as inaugurações o Governo chega a 777 km de estradas inauguradas, o que representa uma média de 1,3 km por dia, com exceção dos domingos. Ele informou que o programa prevê mais de 2100 km até 2014. “Esse é sem dúvida o maior programa rodoviário do Nordeste e abrange todas as regiões”, comentou.
Carlos Pereira frisou que há pouco mais de um ano o cenário  entre Soledade e Picuí era de estradas esburacadas, pois foram construídas na década de 80 e não tiveram manutenção adequada ao longo do tempo. “Fizemos duas estradas novas, que somadas aos custos de Picuí/Frei Martinho, Picuí–BR-104 chegamos a R$ 50 milhões, que mostra a prioridade deste governo com a área rodoviária e o desenvolvimento dos municípios”, completou.
Desenvolvimento da mineração- Para o prefeito diplomado de Pedra Lavrada, Roberto Cordeiro, a revitalização da PB-177 é a obra mais importante dos últimos 30 anos para as regiões do Curimataú e Seridó. Ele lembrou que a estrada estava intransitável e hoje tem o asfalto novo de alta qualidade, que já traz reflexos no crescimento do comércio e mineradoras. “Somente nos últimos cinco meses, com a nova estrada ligando a Picuí, o ICMS do município cresceu 20%. É uma prova de que a estrada traz desenvolvimento”, comemorou.
O funcionário público Damião Quirino, morador de Cubati, disse que o novo acesso melhorou o deslocamento das pessoas da cidade e o comércio. com uma estrada boa com mais agilidade e segurança. “Vi muitos acidentes nesta estrada e os prejuízos tanto da Prefeitura quanto para os moradores com a quebra constante dos carros. Ficamos agradecidos ao governador com a rapidez em que uma obra tão esperada foi feita”, destacou.
O aposentado José Batista de Sousa, de Pedra Lavrada, salientou que a PB-177 foi a maior obra realizada pelo governador na região, principalmente pela péssima condição que se encontrava a estrada entre Soledade e Picuí construída na década de 80.  “Hoje podemos dizer que temos as melhores estradas de toda a Paraíba e a população saberá agradecer ao trabalho deste governo”, afirmou

POLÍTICA


Cássio avalia possibilidade de assumir a liderança do PSDB no Congresso em 2013







Com manifestação unânime da bancada do PSDB, o senador Cássio Cunha Lima está avaliando se vai assumir ou não a liderança do partido em 2013. “Sinto-me preparado e capacitado para fazer uma liderança propositiva, mas estou fazendo agora reflexões de caráter mais pessoal sobre a possibilidade de assumir essa liderança com todos os encargos e responsabilidades que a envolve”, declarou o senador.

Para Cássio, caso ele assuma a liderança, esta será voltada a fiscalização dos atos do poder executivo, apontando as críticas que o governo possa merecer, mas construindo caminhos para um Brasil melhor. “A oposição também é responsável pelo avanço do país”, declarou o senador, que deverá tomar a decisão após passar o mês de janeiro refletindo melhor.

EXEMPLO DE GESTÃO!


Ao deixar gestão de oito anos, prefeita usa outdoor para prestar contas à população dos gastos públicos

No levantamento é destacado o Fundo de Previdência do Município que, segundo o relatório, era de 300 reais quando a prefeita foi eleita e hoje ultrapassa a marca de cinco milhões
A prefeita de Bananeiras (município localizado na região do Agreste paraibano, à 141 km da capital João Pessoa), Marta Ramalho, decidiu por instalar outdoors, para prestar contas aos moradores acerca dos gastos em obras públicas realizados em sua gestão. As placas resume receitas e despesas efetuadas pela Prefeitura Municipal. Marta encerra, na próxima segunda-feira (31), o seu segundo mandato consecutivo de prefeita.
As vésperas de transmitir o cargo ao prefeito eleito no pleito 2012, Douglas Lucena, Marta Ramalho expôs o balanço dos investimentos realizados e dos que estão em andamento. No levantamento é destacado o Fundo de Previdência do Município que, segundo o relatório, era de 300 reais quando a prefeita foi eleita e hoje ultrapassa a marca de cinco milhões. 
Marta Ramalho disponibilizou à população de Bananeiras os gastos realizados com dinheiro público em sua gestão
Foto: Outdoor resume despesas e receitas em Banaeiras
Créditos: Divulgação
Marta Ramalho foi eleita prefeita de Bananeiras em 2004 e reeleita em 2008 – tendo como vice o atual prefeito diplomado Douglas Lucena.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

POLÍTICA


Deputado diz “É mais fácil o gato parir um elefante”, sobre a união PT e PSB



Apesar da decisão do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, garantir apoio à reeleição da presidente Dilma Roussef (PT), conforme entrevista do socialista a Revista Época, o deputado estadual Anísio Maia não acredita na união entre petistas e socialistas para disputar o Governo da Paraíba em 2014.

“É mais fácil um gato parir um elefante do que isto acontecer”, declarou o petista em contato com a redação do MaisPB. De acordo com Anísio Maia, pela política que a atual gestão estadual está adotando, não teria como dar aos socialistas.

Anísio afirmou que o PT terá candidatura própria ao Governo e, no momento certo, aparecerá o candidato do partido para o pleito eleitoral.

Já em relação ao apoio de Campos à Dilma, o petista duvidou que o governador de Pernambuco leve o apoio até a época da eleição.

Maia lembrou que antes das eleições de 2012, o socialista havia prometido dar apoio as candidaturas petistas em Fortaleza e Recife, mas, de última hora, lançou candidaturas socialistas para derrotar os candidatos do PT. Para o parlamentar, Eduardo Campos vai adotar a mesma estratégia em 2014.

“Na hora H ele vai ser candidato. Quem for besta que acredite”, disparou Anísio Maia.

A entrevista com o presidente nacional do PSB foi publicada no site da revista Época.

POLÍTICA


Efraim Filho é o melhor deputado federal da Paraíba segundo a Revista Veja





A revista Veja com matéria intitulada “O Congresso que empurra o Brasil para o futuro” publicou hoje um ranking com a avaliação dos deputados federais e senadores brasileiros de acordo com a contribuição que cada um deu para oito eixos (Carga tributária menor e sistema tributário mais simples, Infraestrutura, Qualidade da gestão pública, Qualidade da educação, Combate à corrupção, Marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes, Diminuição da burocracia e equilíbrio entre os poderes) apontados pela publicação em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj).
O deputado federal Efraim Filho, foi o parlamentar paraibano mais bem avaliado com nota 7,5, ocupando a 16ª Posição no País.
Para Efraim Filho (DEM-PB) a avaliação é importante, e é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desempenhado no Congresso Nacional. “Esta é a melhor forma de prestar contas a população paraibana, ano passado fomos o 35º esse ano conforme esse mesmo ranking somos o 16º, estamos melhorando, e agora estamos entre os 20 melhores deputados federais do Brasil dentre 513 deputados avaliados, nos dar a certeza que estamos no caminho certo, trabalhando com transparência, correspondendo a expectativa do eleitor paraibano” disse Efraim Filho.

É O BRASIL!!!


Para 76% da população, há corrupção em obras da Copa, diz Datafolha





A pouco mais de um ano e meio da partida de abertura da Copa, pesquisa Datafolha mostra que 76% dos entrevistados acreditam que há corrupção nas obras do torneio.
Apesar do número elevado de pessoas que afirmam que há desvio de recursos públicos, 90% dizem que consideram o Mundial importante para o país (70% pensam que será muito importante, e 20%, um pouco importante).
A pesquisa Datafolha ouviu 2.588 pessoas em 160 municípios no dia 13 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A percepção de que existe corrupção nas obras da Copa aumenta conforme o grau de escolaridade do pesquisado.
Entre os que possuem o ensino fundamental, 68% acham que está havendo mau uso de dinheiro público.
O percentual sobe para 81% entre os quem têm o ensino médio e para 89% para quem cursou ensino superior.
A ideia de corrupção é menor entre os que têm com renda familiar mais baixa. Na faixa de até dois salários mínimos, o percentual chega a 70%. Sobe para 82% entre os que ganham entre dois e cinco salários e mais oito pontos percentuais no intervalo entre cinco e dez salários.
Na faixa acima de dez salários mínimos, o percentual é pouco menor: 87%.
O número dos que dizem não acreditar em corrupção (9%) é menor dos que responderam não saber (15%).
Para a maioria dos entrevistados (59%), o nível de corrupção nas obras da Copa é igual ao de outras públicas.
Além de ser o maior financiador da Copa, por meio de obras de infraestrutura e empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o governo federal injetará verba diretamente no Mundial.
Já foram compradas cotas de patrocínio nacional, medida que vai na contramão do que o governo sinalizava, de que não haveria injeção de dinheiro público diretamente.
Apesar de a maioria afirmar que acha a Copa importante para o Brasil, apenas 50% se declarou muito interessada pela competição.
Ainda assim, o índice é maior dos que declaram ter muito interesse por futebol (35%). Outros 34% tem um pouco de interesse.
Para 11%, o torneio não será nada importante. O índice é maior entre os mais velhos (acima de 60 anos), com 18%.
Em um outro aspecto de percepção de importância, 43% acreditam que a Copa será pessoalmente muito importante. Esse valor cai gradativamente conforme avança a idade.
Partindo de 46% para o grupo de 16 a 24 anos e chegando a 38% para aqueles com 60 anos ou mais.
Os que consideram a Copa nada importante somam 28%, mesmo percentual dos que acreditam em pouca importância pessoal.
 Pôster Belo Horizonte
 Pôster Brasília
 Pôster Cuiabá
 Pôster Curitiba
 Pôster Fortaleza
 Pôster Manaus
 Pôster Natal
 Pôster Porto Alegre 
Pôster Recife
Pôster Rio de Janeiro
Pôster São Paulo
Pôster Salvador 

Editoria de Arte/Folhapress

    GOVERNO FEDERAL


    Governo anuncia nesta segunda salário mínimo de R$ 678 em 2013

    O decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff será publicado na edição de quarta-feira do DO
    Imagem ilustrativa
    O governo anunciou nesta segunda-feira (24) um reajuste de 9% no salário mínimo de 2013, que passará a valer R$ 678, informou a Presidência da República.

    Além disso, será isenta de Imposto de Renda a participação em Lucros e resultados (PLR) até R$ 6.000. O impacto dessa isenção nos cofres públicos será de R$ 1,7 bilhão no ano que vem.
    O decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff será publicado na edição de quarta-feira do Diário Oficial da União.

    segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

    POLÍTICA


    Cartaxo passa Natal nos EUA e completará equipe na quarta-feira

    Prefeito diplomado passa Natal nos Estados Unidos e no retorno anunciará demais integrantes do governo
    Luciano Cartaxo

    Desde a última sexta feira nos Estados Unidos, o prefeito diplomado de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) viajou com a esposa Maisa e os dois filhos após intensa rotina de trabalho com assessores em que discutiu a montagem da equipe de seus auxiliares. O anúncio dos titulares dos cargos que ainda faltam será feito na próxima quarta, ocasião em que Cartaxo já estará na cidade. 

    Na viagem o prefeito foi acompanhado de Beto Brunet, atual secretário de turismo da prefeitura municipal de João Pessoa, e antes de embarcar para Miami e Orlando, passou um tempo em Brasília.  

    Até o momento foram anunciados: Geraldo Amorim (Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania); Lindemberg Medeiros de Araújo (Secretaria da Saúde); Roberto Wagner Mariz Queiroga (Secretaria de Administração); Roberto Lucena Ramalho Brunet (Secretaria de Turismo); Maria do Socorro Gadelha Campos (Secretaria de Habitação Social); Hildevânio de Souza Macedo (Secretaria Executiva do Orçamento Participativo); Maria do Socorro Borges Barbosa (Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres); Edilton Rodrigues Nóbrega (Secretaria do Meio Ambiente); Marly Lúcio ( Secretaria de Ciência e Tecnologia); Rodrigues Soares (Secretaria de Gestão Governamental de Articulação Política); Sérgio de Morais Meira (Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação); Oscar Moura Diniz Jr. (Secretaria Adjunta de Juventude, Esportes e Recreação); Rafael Samways (Secretaria Adjunta de Comunicação); Nadja Palitot (Procon Municipal); Joubert Fonseca (Secretaria Adjunta do Desenvolvimento Social).

    Os que foram anunciados num primeiro momento foram: Rômulo Polari (Secretaria de Planejamento); Nilton Pereira (Secretaria de Mobilidade Urbana); Marcus Alves (Secretaria de Comunicação Social); Rodrigo Farias (Procuradoria Geral do Município); Raimundo Nunes Pereira (Secretaria do Trabalho, Produção e Renda); Zenedy Bezerra (chefia de gabinete);  Luiz de Sousa Júnior (Secretaria de Educação e Cultura); Fábio Guerra (Secretaria da Receita); Maurício Burity  (Secretário Executivo da Fundação Cultural de João Pessoa); André Luis Coelho Fernandes (Secretário Executivo Adjunto da Funjope); Sérgio Barbosa (Controladoria do Município);   Bira Pereira (Líder do Governo na Câmara); Ronaldo Guerra (Secretaria de Infraestrutura). 

    domingo, 23 de dezembro de 2012

    VIAGENS DE FIM DE ANO!!!


    Para todos os bolsos: viagem de fim ano pode ir de R$ 3,5 mil a R$ 73,2 mil dentro do Brasil

    Existem também várias opções que incluem atrações internacionais e destinos dos sonhos, como Ibiza, Cancun e paraíso de compras; alta do dólar encarece pacotes
    Cancún, méxico
    Com o dólar em alta (e média, o preço para compra em casa de câmbio é de R$ 2,15) e o reajuste nas passagens aéreas, para quem deixou para programar uma viagem de férias de última hora não tem muita saída. Os destinos nacionais voltaram a ser uma opção mais em conta do que os pacotes internacionais. 

    Em baixa temporada, passagens aéreas que eram encontradas por até R$ 600 chegam a custar agora R$ 3.500. Reajustes de até 500%, em média.

    Um dos destinos nacionais mais procurados continua sendo a cidade de Gramado (RS), nas serras gaúchas. A passagem, com saída de João Pessoa de ida e volta, está custando R$ 3.805. Para isso, o passageiro fica obrigado à uma estadia mínima de dez dias. 

    Para quem não se importa embarcar do aeroporto de Guararapes, em Recife (PE), a passagem para Buenos Aires, capital da Argentina, fica mais em conta do que a oferecida para as serras gaúchas. Custa R$ 3.312. Uma economia de R$ 493 em relação às despesas com passagens para o destino nacional. 
    Réveillon no Copacabana Palace
    O Rio de Janeiro é outra opção muito procurada pelos turistas no fim de ano. A passagem de ida e volta para o Rio, por 10 dias e sem hospedagem, está custando R$ 2.446,00.
    Opções bem mais caras existem para quem procura o luxo das festas mais badaladas de fim de ano no Brasil. Quem pode gastar e deseja passar o Réveillon no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, a passagem de ida e volta, com a estadia de seis dias no hotel que fica numa das praias mais bonitas do país sai pela bagatela de R$ 73.200.
    Quem tem uma folga maior em suas receitas domésticas, um dos paraísos das compras nos Estados Unidos é destino certo. A passagem para Miami está custando R$ 4.922,30, com saída de Recife (PE).
    Em pleno inverno novaiorquino, com direito a neve, a hospedagem no hotel Plaza, próximo ao Central Park, o turista deve desembolsar cerca de R$ 16.834.
    Florianópolis
    Outra cidade que é bastante procurada é Florianópolis, em Santa Catarina. Um pacote de uma semana com passagens aéreas de ida e volta e hospedagem em Costão do Santinho sai em torno de R$ 33 mil. 
    Ibiza
    Já a ilha espanhola Ibiza, conhecida por suas festas e praias, também tem tarifas salgadas. O pacote, com passagens e hospedagem de oito dias, sai em torno de R$ 8 mil.
    Orlando (EUA), Caucun (México) e Roma (Itália) são os três destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros.
    No México, um quarto duplo com a vista para o mar sai por menos de R$ 5 mil. O importante, afirmam os operadores de viagem, é fazer uma boa pesquisa e programar a diversão dentro de seu orçamento.
    México
    Destino Paraíba

    Tem gente saindo e gente chegando. Para quem vem de São Paulo (SP), maior destino emissor de turistas para a Paraíba, pode parcelar sua viagem à capital paraibana em 10 vezes, a partir de R$ 141. 

    Para a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, o destaque que João Pessoa tem tido por parte das principais operadoras de turismo do país é resultado das ações que foram desenvolvidas ao longo do ano pelo Governo do estado, em parceria com o trade turístico.

    Ruth Avelino disse que entre as ações realizadas se destacam as capacitações de agentes de viagens de mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. “Treinamos mais de 1,5 mil profissionais que trabalham na linha de frente no contato com o consumidor final”, enfatiza a executiva.

    A presidente da PBTur comemora o aumento da procura pelo Destino Paraíba, e estima que esta deverá ser a maior temporada de alta estação já experimentada pelo turismo paraibano. “Os indicadores apontam esse crescimento, tanto na ocupação da rede hoteleira, no desembarque de passageiros nos aeroportos, quanto na busca de informação dos turistas nas lojas das operadoras como a CVC”, analisa.

    sábado, 22 de dezembro de 2012

    PARABÉNS PITIMBU! 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO.


    Cidade de Pitimbu completa neste sábado 22 de dezembro 51 anos de emancipação



    Vista de Pitimbu

    Pitimbu 50 anos
    A população de Pitimbu, comemora o 51° aniversário de emancipação política da cidade, neste dia 22 de dezembro. A cidade de Belas Praias, promete um crescimento significativo no Turismo em 2013 já que fará parte do projeto "Costa das Piscinas" com um grande investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento
    Igreja Senhor do Bonfim

    A cidade de Pitimbu fica no Litoral Sul do Estado da Paraíba. Possui praias maravilhoas, como Acaú, Praia dos Mariscos, Praia Azul, Praia Bela, em uma vasta costa, que é a maior do estado. Suas belas praias atraem turistas de todos os lugares do mundo.

    Nós que fazemos o blog 'Caaporã PB Notícias' parabenizamos a cidade que tem muito o que comemorar, como por exemplo a instalação de uma Fábrica de Cimentos, de um dos maiores grupos do Pais que é o Brennand, e também pela instalação de um resort que irá atrair mais turistas e gerar emprego e renda para a população. Parabéns Pitimbu pelos seus 51 anos!
    Acaú

    GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA


    Ricardo anuncia investimentos de R$ 85 milhões em incentivos fiscais

    O governador Ricardo Coutinho prestigiou, na noite dessa quinta-feira (20), a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, que completou 86 anos, e da Federação das Associações Comerciais da Paraíba. Na ocasião, ele garantiu ampliar as parcerias com as entidades e anunciou incentivos fiscais da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) na ordem de R$ 85 milhões para 23 empresas, entre novas e ampliação.
    Ricardo também destacou os  investimentos da ordem de R$ 36 milhões implementados pelo Empreender-PB  para empreendedores e projetos da cidade. Uma das beneficiadas foi a Coopapel (Cooperativa de Produção de Papel da Paraíba),  que recebeu financiamento de R$ 500 mil. Outros beneficiados  pelas linhas de créditos do programa foram os feirantes do Mercado Central, que tiveram os boxes atingidos por um incêndio.
    O governador destacou que os incentivos do Governo contribuíram para o crescimento do comércio no Estado, elevando a arrecadação do ICMS e gerando emprego e renda. “Em setembro, o comércio da Paraíba teve 17% de crescimento. O porto de Cabedelo deve fechar o ano com uma movimentação crescente de 10%”, salientou Ricardo, acrescentando que os índices de emprego na Paraíba deste ano estão entre os melhores do Nordeste.
    Parcerias – O novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Álvaro Barros, agradeceu o apoio do Governo para o crescimento da economia e prometeu ampliar as parcerias com o Estado. “Vamos buscar mais parcerias junto ao Governo do Estado e a Prefeitura Municipal para promover o engrandecimento da economia local”, disse Álvaro. O presidente da Federação das Associações Comerciais da Paraíba, Luiz Alberto Leite, também anunciou que quer intensificar as parcerias.
    A solenidade ainda contou com as presenças do vice-governador Rômulo Gouveia; dos secretários de Estado Renato Feliciano (Turismo e Desenvolvimento Econômico), Marcos Procópio (executivo de Indústria e Comércio) e Adriano Galdino (Governo); da presidente da Cinep, Tatiana  Domiciano;  do superintendente do Sebrae, Júlio Rafael; e do presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha; além de empresários homenageados e parlamentares.

    PRAZO PARA O FIM DA AIDS É 15 ANOS, DIZ MÉDICO!


    'Brasil pode ser 1º país a derrotar a Aids'




    Um brasileiro acaba de ser escolhido pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, para coordenar as políticas públicas da Unaids (braço da organização contra a Aids).
    Luiz Loures vai assumir em janeiro a vice-diretoria executiva dos programas da entidade e também um cargo mais político, o de secretário-geral assistente da ONU.
    O médico foi um dos pioneiros no cuidado a pacientes com Aids no Brasil. Loures está há 16 anos na Unaids, hoje em Genebra.
    Ele diz que espera ver o fim da epidemia da Aids em 15 anos.
    Mas, para isso, é preciso quase dobrar o número de pessoas em tratamento, investir em diagnóstico precoce e no fim do preconceito.
    O Brasil, opina, tem condições de ser o primeiro país a declarar o fim da Aids.
    *
    Folha - Que desafios estão postos nesse novo cargo?
    Luiz Loures - A gente está mudando de fase na resposta à Aids. Começamos a falar do fim da epidemia.
    O progresso científico permite isso. E estou sendo colocado neste posto para mudar e intensificar os programas e levar o maior número de países a essa meta que, agora, a gente pode começar a estimar.
    Eu penso em 15 anos. A Aids vai continuar existindo provavelmente, a não ser que se consiga erradicar o vírus -o que é uma questão para o futuro muito mais distante.
    Mas vamos poder dizer que não há mais epidemia. Talvez não em todos os países ao mesmo tempo.

    Nicolas Lieber/Divulgação
    Luiz Loures, médico brasileiro que foi nomeado vice-diretor executivo da Unaids, agência das Nações Unidas para a doença
    Luiz Loures, médico brasileiro que foi nomeado vice-diretor executivo da Unaids, agência das Nações Unidas para a doença
    Como o sr. vê o Brasil nesse cenário? Têm surgido críticas sobre a atual política...
    Pelo panorama mundial, não tenho dúvidas de dizer que o Brasil é o país com as políticas de Aids mais avançadas e mais inclusivas. Isso do ponto de vista global, eu não estou dentro do Brasil.
    Se eu tomo, por exemplo, as estatísticas de acesso ao tratamento no Brasil, as coberturas são as mais altas entre as mais altas do mundo, exatamente porque o Brasil foi o primeiro país a tratar.
    Seguindo esse parâmetro, não tenho dúvida de dizer que o Brasil tem condições de ser o primeiro país a declarar o fim da Aids.
    O primeiro?
    Se o Brasil continuar suas políticas, intensificar onde é necessário. Claro que é um país continental, complexo.
    E não que seja uma tarefa fácil, mas não foi fácil em nenhum momento. A trajetória do Brasil nessa área foi marcada pela coragem.
    Agora, eu sei que existe um debate. É exatamente aí que está a fortaleza do programa brasileiro, no debate.
    Que mudança de postura os países devem ter nessa fase?
    É exatamente não mudar muito. O risco hoje, pela complacência, pela existência de outras prioridades, é colocar a Aids em plano secundário.
    A humanidade conseguiu avançar tanto em relação à Aids que seria um erro histórico deixar as coisas irem para trás agora, quando a gente tem condição de ir avante.
    E até chegar lá?
    Há 8 milhões de pessoas em tratamento. Temos de tratar ao menos mais 7 milhões até 2015 para podermos falar que estamos no ritmo.
    O teste de Aids tem de virar rotina. Não é bicho de sete cabeças, tem de haver mudança nesse sentido.
    Qualquer pessoa no mundo tem o direito e tem de saber se está ou não infectada. É aí que começa o fim da Aids, começa com cada indivíduo.
    Quem se trata não só cuida da sua saúde como corta a transmissão.
    Além disso, a prevenção tem que ser intensificada. Há dois desafios fundamentais.
    Um é nos grupos mais vulneráveis, como o homossexual masculino.
    A discriminação ainda é o fator mais importante em muitos países, 78 países criminalizam a relação com o mesmo sexo.
    Não tem como pensar que o homossexual vai procurar o serviço de saúde se tem o risco de ser pego.
    A mesma coisa em relação ao usuário de droga.
    A epidemia na Europa Oriental é a que me preocupa mais no panorama mundial.
    A questão fundamental é o seguinte: o usuário de droga é um problema de saúde, não é um problema de polícia.
    RAIO-X
    LUIZ LOURDES
    FORMAÇÃO
    Cursou medicina na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), especializando-se em cuidados intensivos.
    Tem diploma de MPH (equivalente a um mestrado em saúde pública) na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA)
    TRAJETÓRIA
    Ajudou a diagnosticar e tratar as primeiras pessoas com Aids no Brasil nos anos 1980.
    Tornou-se assessor especial do Ministério da Saúde, ajudando a formular a política nacional de combate à doença, inclusive pontos como o acesso universal a drogas antirretrovirais.
    Passou a integrar a Unaids (agência da ONU para a Aids) em 1996
    CARGO ATUAL
    Vice-diretor executivo da Unaids
    IDIOMAS
    É fluente em inglês, espanhol e francês

    PARAÍBA

    PARAÍBA
    PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

    CAAPORÃ-PARAÍBA

    CAAPORÃ-PARAÍBA
    VENHA E VISITE!