CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

segunda-feira, 29 de abril de 2013

ESPORTE

Campinense x Flamengo: confiante a raposa vai jogar no ataque: 'não vamos fugir'

 
Nesta quarta-feira (1), Dia do Trabalho, o Campinense recebe as 21h50 no Estádio do Amigão, pela Copa do Brasil, o time do Flamengo. Foram disponibilizados 19.990 ingressos para a partida, sendo 5.000 para a torcida do clube carioca.
A Raposa, que venceu a Copa Nordeste no início do ano, vai confiante para a partida. O diretor de Desportos, Sérgio Murilo, garantiu que o time não vai se retrair por enfrentar um clube da primeira divisão. “A gente prega respeito pelo Flamengo, um time de dimensões internacionais, mas vamos jogar como estamos jogando, lutador”, declarou.
“Não vamos fugir da nossa forma de jogar, vamos jogar no ataque”, afirmou. O Campinense conta com meia Bismarque para tentar desequilibrar o jogo.
Apesar do rubro-negro carioca passar por uma fase ruim, o time paraibano não vê esse fator como um diferencial. “O jogo é atípico e o Flamengo é um time de respeito, mesmo em uma fase ruim”, lembrou.
A Polícia Militar de Campina Grande vai receber reforços de João Pessoa e Guarabira para garantir mais seguranças para os torcedores rubro-negros.

OBRA PARA TODO LITORAL SUL DA PARAÍBA

Estado investe R$ 24 mi na construção de 9 UPAs; no litoral sul vai cobrir 90% dos casos


O coordenador do setor de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde do Estado, Dr. Gutemberg Pequeno, afirmou que a construção para a 1ª Unidade de Pronto Atendimento do litoral sul começa dentro de um mês e deve ficar pronto no final de agosto. O projeto incluiu outras 8 UPAs em todo o estado e conta com um investimento de R$ 24 milhões.

Segundo o Governo, a UPA deve atender 90% dos casos da região, desafogando os hospitais de João Pessoa.

Os prefeitos que assinaram o termo de compromisso com o Governo do Estado, Leonardo Barbalho (PSD), de Pitimbu, Marcelo Rodrigues (PMDB), de Alhandra, e Tatiana Oliveira (PTdoB), do Conde, ressaltaram a importância de trabalhar em conjunto.

Rodrigues ainda apontou outros problemas da região que podem ser solucionados através de parcerias dos municípios, como a poluição das ruas. O prefeito de Alhandra sugeriu a construção de um lixão que possa suprir as necessidades das três cidades.


OPINIÃO DE MANASSÉS FELIX

OBS: CADÊ O PREFEITO DE CAAPORÃ???
GOVERNADOR DA PARAÍBA ANUNCIA OBRA DE UPA PARA ATENDER TODO LITORAL SUL DA PARAÍBA E PREFEITO DE CAAPORà NEM SE FAZ PRESENTE PARA ASSINAR O TERMO DE COMPROMISSO COM O GOVERNO DO ESTADO.
ISSO DEMONSTRA FALTA DE COMPROMISSO COM O POVO DE CAAPORÃ.

ASS: MANASSÉS FELIX

IRREGULARIDADES!!!

TCE bloqueia contas de duas prefeituras e três Câmaras Municipais da Paraíba


O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Túlio Nogueira, determinou o bloqueio das contas bancárias de duas prefeituras e três Câmaras de municípios paraibanos na tarde desta segunda-feira (29). Com a decisão, as prefeituras de São José dos Ramos e Tavares, e também as Câmaras Municipais de Catolé do Rocha, Curral de Cima e Juazerinho, ficarão impedidas de movimentar os recursos dos municípios.
O bloqueio foi determinado porque os prefeitos e os presidentes das Câmaras desses municípios não encaminharam as prestações de contas anuais, referente ao exercício de 2012 ao Tribunal. O prazo legal para a remessa ao TCE-PB era o dia 31 de março último.
Com a medida, as atuais gestões podem apenas realizar depósitos ou transferências para aplicação financeira que preserve o poder aquisitivo dos recursos, e somente podendo ser levantado dito bloqueio por autorização do Tribunal. As prefeituras e as Câmaras de Vereadores ficam impedidas de movimentar suas contas bancárias por meio de cheque ou qualquer outro documento hábil.

Assessoria do TCE-PB

sexta-feira, 26 de abril de 2013

POLÍTICA

Joaquim Barbosa afirma que limitar o poder do STF fragiliza a democracia


A forte reação no Judiciário levou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a anunciar nesta quarta-feira que não vai instalar de imediato a comissão especial prevista para analisar a Proposta de Emenda à Constituição que submete ao Congresso decisões do Supremo Tribunal Federal. Alves definiu a aprovação da proposta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) como "inusitada" e afirmou que só levará adiante a tramitação após uma análise jurídica.
"A decisão da CCJ realmente foi inusitada, surpreendeu a todos. Pedi um levantamento sobre o aspecto jurídico da questão, mas certamente a comissão especial eu não vou instalar enquanto não tiver uma definição muito clara do respeito à harmonia entre os poderes."
No Supremo, a reação continuou. De Nova York, o presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, divulgou nota – antes de voltar a Brasília, na noite desta quarta-feira – afirmando que "essa medida, se aprovada, fragilizará a democracia". E prosseguiu: "Tem quase 80 anos a tradição já consolidada de se permitir que o Supremo declare a invalidade jurídica de uma lei votada pelo Congresso por violação de uma cláusula constitucional. Por que alterar isso agora, em pleno século 21?"
O ministro Gilmar Mendes afirmou que é melhor fechar a Corte se for aprovada a proposta. "Ela é inconstitucional do começo ao fim, de Deus ao último constituinte que assinou a Constituição", disse. "Eles (congressistas) rasgaram a Constituição. Se um dia essa emenda vier a ser aprovada, é melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal."
O ministro Marco Aurélio Mello, que na véspera tinha dito que a aprovação da proposta era uma retaliação, observou nesta quarta-feira que na CCJ existem dois deputados condenados por envolvimento no mensalão, os petistas João Paulo Cunha e José Genoino. "Parece que a matéria se mostrou bastante tranquila, porque não houve discussão a respeito, ninguém levantou o dedo para suscitar uma dúvida quanto ao objeto da proposta. E é sintomático que na comissão tenhamos dois réus da ação penal 470", disse.
O líder do PT, José Guimarães (CE), tentou desvincular o partido da polêmica com a PEC 33, apesar de a proposta ser de autoria de um petista, Nazareno Fonteles (PI) e ter sido pautada por outro, o presidente da CCJ Décio Lima, além de ter o apoio de dois petistas condenados no mensalão, José Genoino (SP) e João Paulo Cunha (SP).
A oposição também reagiu. O PSDB e o novo MD protocolaram mandados de segurança no Supremo pedindo a suspensão da tramitação da PEC.
Abaixo, a íntegra da nota enviada pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa:
Separação de Poderes não é uma noção abstrata. Faz parte do direito de todos os cidadãos. Integra o conjunto de mecanismos constitucionais pelos quais um poder contém ou neutraliza os abusos do outro.
Tem quase 80 anos a tradição já consolidada de se permitir que o Supremo Tribunal Federal declare a invalidade jurídica de uma lei votada pelo Congresso por violação de uma cláusula constitucional. Por que alterar isso agora, em pleno século 21? Essa medida, se aprovada, fragilizará a democracia.

 
Estadão

MUNDO

Dois brasileiros disputam 'melhor emprego do mundo' na Austrália

Campanha criada pelo governo australiano para promover o turismo no país oferece seis vagas de empregos "dos sonhos"; brasileiros estão entre 150 finalistas

 
O publicitário Rodrigo Ramos e o fotógrafo Roberto Seba, ambos de São Paulo, estão entre os 150 candidatos escolhidos de um grupo de mais de 600 mil cadastrados para apenas seis vagas de trabalho na Austrália, durante seis meses. As vagas fazem parte da campanha turística do governo australiano 'Melhores empregos do mundo', lançada em março, e prevê que os vencedores recebam um salário alto para trabalhar em cargos inusitados, como alimentar cangurus, golfinhos, patrulhar praias paradisíacas e degustar a culinária típica. Para tanto, cada escolhido será remunerado em mais de 200 mil reais pelo período.
Os brasileiros estão entre os 25 finalistas para cada uma das seis vagas. Na próxima etapa, cinco candidatos serão eliminados para cada vaga. Os 15 restantes viajarão para a Austrália fazer uma entrevista pessoal. Os seis ganhadores serão anunciados no dia 21 de junho.
Ambos os brasileiros comemoraram o resultado em suas páginas da rede social Facebook. “Notícia fantástica! Consegui passar a primeira etapa! Estou entre os 25 finalistas para Lifestyle Photographer! O negócio agora é conseguir um monte de LIKES na minha fanpage e mostrar p/ o Australian Working Holiday o apoio de vocês!”, disse Roberto Seba, pedindo colaboração para avançar para a próxima etapa.
Ramos, de 26 anos, também compartilhou sua felicidade na rede e pediu que amigos ajudasse em sua campanha. “Não consigo dormir direito desde quando eu soube. Esse emprego é maravilhoso (ele se inscreveu para ser aventureiro do deserto australiano) e é para fazer uma atividade que sempre gostei, me considero um aventureiro-nato”, disse ao site de VEJA.
Ele contou ainda que sempre gostou de explorar ambientes, “mochilar” (viajar apenas com uma mochila) e fazer o que as pessoas acham arriscado em lugares de difícil acesso, como escalar montanhas e fazer trilhas em florestas. “Conheço a Bolívia, Peru, Paraguai, Argentina, Chile, Amazônia, sempre no estilo ‘aventura’. Espero agora conseguir conhecer a Austrália”, conta.
Vagas - Em Queesland, no nordeste do páis, o cargo a ser preenchido é de patrulha em praias; em South Australia, no sul, é de cuidador de cangurus, golfinhos e leões-marinhos; no Northern Territory, ao norte do país, a vaga é de um “Outback adventurer” (aventureiro do Outback), que deverá explorar o famoso deserto australiano, inclusive convivendo com os aborígenes, índios locais; no Western Australia, a vaga será gastronômica, de mestre de degustação de bebidas e comidas típicas.
As duas vagas restantes são para ambientes mais urbanos – uma em Melbourne (no estado de Victoria), uma cidade considerada mais cultural, e outra em Sydney (News South Wales), mais cosmopolita. A pessoa que conquistar a primeira será responsável por fotografar a cidade, seu movimento, bares, festivais, eventos e moradores. Já em Sydney, a função será frequentar eventos, desfiles e festivais da região, sempre como convidado VIP e escrever sobre eles nas redes sociais.
As inscrições se encerraram em 10 de abril. Dentre os outros 148 finalistas, há jovens entre 18 e 30 anos de diversas nacionalidades, inclusive australianos.
 
Veja

SERTÃO BRASILEIRO

Em 2100 parte do Semiárido pode se tornar deserto, revela Inpe




Estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com base em tendências climáticas revelam que, em 2100, parte do Semiárido brasileiro pode se tornar uma região de deserto. De acordo com o pesquisador do Inpe José Marengo, o aumento da temperatura e a falta de chuva podem ser os principais responsáveis pela aridez na região.
“Em 2050, algumas partes do Semiárido já podem passar a ser áridas. Atualmente chove apenas parte do ano e a precipitação é mal distribuída. No caso da aridez, é quando não há chuva”, explica. Para Marengo, a situação atual do Semiárido é preocupante devido à duração da estiagem. A rigorosa escassez de chuvas pelo segundo ano consecutivo impõe à região a pior seca dos últimos 50 anos, que atinge 1.046 municípios.
“O maior problema é que a população ainda não está adaptada à seca. E o fato não é um fenômeno surpresa, já aconteceu antes. Atualmente a população que sofre com os efeitos da estiagem, abandona seus terrenos no campo e migra para as grandes cidades. Isso pode criar um problema social, a pessoa desesperada por comida faz saques. Ela não quer roubar, só quer comer. O impacto da seca já passou a ser um fenômeno social, político, não apenas meteorológico”.
Os efeitos mais agressivos da estiagem estão concentrados na Região Nordeste, onde o Ministério do Meio Ambiente (MMA) já identificou oficialmente quatro núcleos de desertificação: são 1.340 quilômetros quadrados e aproximadamente 1400 municípios em 11 estados. A área abrange 16% do território brasileiro.





Os núcleos estão localizados na região do Seridó, na Paraíba, onde o fenômeno ocorre devido à falta de manejo da caatinga para atender a pecuária extensiva e a demanda energética; na região de Xingó, que compreende municípios nos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia, a ocorrência se dá devido à irrigação sem critérios técnicos, provocando a salinização dos solos; Na região de Gibões (PI), ocorre uma intensa degradação do solo por processo de mineração inadequado; e na região do Irauçuba (CE), por falta de manejo dos recursos naturais.
De acordo com o pesquisador em geoprocessamento da Embrapa Semiárido, Iêdo Sá, o processo de desertificação é consequência de fatores humanos e climáticos. “O Semiárido tem uma série de condicionantes como clima, solo, água e regime de chuvas que é muito favorável a processos de degradação de ambiente. Associados com práticas inadequadas adotadas pelo homem, às vezes por ignorância, por má-fé ou falta de capital, [provocam a desertificação].
Dentre os fatores humanos, ele destaca o desmatamento, a extração excessiva de produtos florestais, as queimadas, a sobrecarga animal, o uso intensivo do solo e seu manejo inadequado e, por último, o emprego de tecnologias não apropriadas para ecossistemas frágeis. “Com respeito às causas climáticas da degradação, é possível mencionar as recorrentes e prolongadas secas que afetam vários países e que [agravam] ainda mais as consequências derivadas da ação humana”
Sá explica que nas áreas em processo de desertificação as proporções de pobreza e de indigência estão acima da média nacional. Segundo ele, no Nordeste brasileiro, uma área maior do que o estado do Ceará já foi atingida pela desertificação de forma grave ou muito grave.
“Do mesmo modo, a pobreza e a indigência, geralmente, afetam a população rural em maior proporção do que a população urbana, mesmo que, em números absolutos, haja mais pobres nas cidades. É comum no meio rural que parte dos membros do grupo familiar migrem, temporária ou permanentemente, em busca de atividades de maior produtividade, seja na própria agricultura seja em outros setores”.
Para combater o processo, o MMA tem destinado em torno de R$ 25 milhões a iniciativas de uso sustentável dos recursos naturais. De acordo com o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do ministério, Francisco Barreto Campello, para viabilizar a aplicação dos recursos, a pasta viabilizou um conjunto de projetos que promovem a convivência com a semiaridez para o combate à desertificação, visando à segurança alimentar, energética, hídrica e da biodiversidade.
O processo de desertificação não se observa apenas no Semiárido brasileiro. Segundo Campello, o fenômeno está presente em 34,7% da superfície do planeta, em uma área onde vivem cerca de 41,3% da população. Na América Latina, dados da Organização das Nações 
Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) revelam que mais de 516 milhões de hectares são afetados no mundo. Como resultante do processo perdem-se cerca de 24 bilhões de toneladas por ano da camada arável e produtiva do solo, o que afeta de forma negativa a produção agrícola e o desenvolvimento sustentável.
Sobre os efeitos da longa estiagem provocada pelo clima semiárido, José Marengo destacou a iniciativa de Israel como uma experiência de sucesso no convívio com a falta de chuva. “Israel também tem seca, como a do Semiárido brasileiro, mas não tem os mesmos problemas. Há produção [agrícola] o ano todo. Os investimentos do setor privado são muito fortes. Lá eles aprenderam a conviver com a seca. Um país pequeno, [com alto grau de tecnologia] – ideal para ser aplicado no Brasil, como já é usado em Petrolina. Na cidade, há um investimento forte com a agricultura”.
Segundo o pesquisador do Inpe, a região de Sahel, na África também tem um clima semelhante ao do Semiárido brasileiro. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que a piora da situação da seca na região do Sahel já afeta 15 milhões de pessoas, incluindo um milhão de crianças, com a escassez de alimentos e o agravamento da desnutrição. De acordo com o Conselho de Segurança da ONU, a presença de grupos terroristas armados, junto com a pobreza crônica e a alta dos preços dos alimentos, torna o problema ainda mais delicado na região africana.
 
Agência Brasil

quinta-feira, 25 de abril de 2013

PARAÍBA


Tribunal de Justiça julga ilegal greve dos professores e servidores da UEPB

O pedido de uma liminar que julgasse o movimento grevista ilegal foi elaborado pelo Ministério Público Estadual. Os professores estão paralisados há 55 dias e o corpo técnico há 60 dias

Greve continua na UEPB
O pleno do Tribunal de Justiça do Estado decretou a ilegalidade da greve dos professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) por unanimidade. A votação foi realizada nesta quarta-feira (28). 
Conforme determinação do desembargador e relator do Tribunal, Leandro dos Santos, os servidores e professores da UEPB devem voltar as atividades no prazo máximo de cinco dias. Caso o movimento persista, os grevistas estarão sujeitos a uma multa no valor de R$ 10 mil por dia. 
Em entrevista ao programa Balanço Geral, da 98FM, o reitor da instituição de ensino superior, Rangel Junior, antecipou que a decisão do Tribunal de Justiça será cumprida com “maturidade e serenidade”. 
O pedido de uma liminar que julgasse o movimento grevista ilegal foi elaborado pelo Ministério Público Estadual, que pretendia o retorno dos professores e servidores da UEPB às atividades em 24 horas após a publicação da decisão.  
Os professores estão paralisados há 56 dias e os servidores há 61.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

POLÍTICA PARAIBANA


O Messi da CMJP: Vereador de JP vira o carrasco de Neymar e ganha repercussão nacional






O vereador Djanilson da Fonseca (PPS) foi autor do requerimento concedendo na Câmara Municipal de João Pessoa Tìtulo de Persona Non Grata ao jogador Neymar, acusado de tratamento preconceituoso contra os jogadores do Flamengo do Piauí no final de semana passada.
Aprovado o Tìtulo por unanimidade, Djanilson correu para comemorar o gol, que foi veiculado em mídia nacional. “Respeitamos o talento de Neymar, mas ele não pode achar que pode tudo”, declarou o vereador, que passou a ser chamado de Messi, jogador argentino que rivaliza com o brasileiro, pelos companheiros da Câmara.

Blog de Luiz Torres

PARAÍBA


Procon-PB apreende cigarros contrabandeados e medicamentos em Cabedelo






O Procon Estadual apreendeu, durante fiscalização realizada nesta terça-feira, cigarros contrabandeados do Paraguai e medicamentos que estavam sendo vendidos irregularmente em um mercadinho no bairro do Poço, na cidade de Cabedelo.
Além da apreensão dos produtos, o estabelecimento foi autuado e deverá apresentar defesa no prazo de dez dias. Passado este prazo e após a análise da consultoria jurídica do Procon-PB, poderá ser aplicada multa que varia de R$ 400 a R$ 6 milhões, conforme estabelece o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).
O secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, ressaltou que os produtos foram apreendidos por oferecerem riscos à saúde da população. “No caso dos medicamentos, é preciso que o estabelecimento possui autorização para venda e profissional capacitado para tanto, e este não foi o quadro que encontramos lá no bairro do Poço”, ressaltou, acrescentando que também não é permitida a venda de produtos contrabandeados como o caso dos cigarros apreendidos.
Relatórios sobre os produtos apreendidos deverão ser encaminhados para a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e para a Polícia Federal, por envolver produtos contrabandeados. Os produtos apreendidos estão sob a tutela do Procon-PB.
Nesta quarta-feira também foram fiscalizados outros mercadinhos realizados no município de Cabedelo. Ao todo, foram seis estabelecimentos visitados, mas apenas um apresentou irregularidades.

Secom-PB

ÓTIMA NOTÍCIA!!!


Aesa prevê chuvas para as próximas 24 horas em quase todas as regiões do Estado






A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) prevê mais chuvas para as próximas 24 horas em quase todas as regiões do Estado. A informação é do meteorologista do órgão Alexandre Magno. Ele  explicou que as chuvas estão vindo da região leste e devem cair com maior intensidade na faixa litorânea e no Agreste.
De acordo com meteorologista na região do Sertão as chuvas deverão acontecer durante a noite desta quarta-feira e madrugada de quinta-feira podendo se entender durante todo o dia. No início da noite desta quarta-feira as regiões de Patos e Picuí estavam registrando chuvas fortes com raios e trovões.

Alexandre Magno afirmou que os agricultores que aproveitaram as últimas chuvas na região do Sertão poderão ter uma safra de grãos. Já nas regiões do Cariri e Curimataú as chuvas ainda não são suficientes para a prática agrícola.
De acordo com o meteorologista as chuvas que estão caindo nos últimos dias em todo o Estado devem-se ao aquecimento das águas do oceano. A previsão da Aesa é de que tempo permaneça nublado em quase todo o Estado nas próximas 24 horas.

PARAÍBA


CONTAS DE 21 PREFEITURAS DA PARAÍBA FORAM BLOQUEADAS PELO 

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Bloqueio aconteceu no dia 23/04/2013, para que seja cumprido pagamento de precatórios.

Débito das prefeituras chegam a cerca de R$ 554 mil, diz TJPB.


As contas bancárias de 21 prefeituras da Paraíba foram bloqueadas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para o pagamento de dívidas públicas com pessoas físicas e jurídicas, chamadas de precatórios. O débito de todas as prefeituras chega a cerca de R$ 554 mil, referentes as gestões de 2010 e 2011, segundo o TJPB.
O juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Carlos Eduardo Leite Lisboa, responsável no Tribunal para conduzir os processos de precatórios junto aos municípios e governo do Estado, afirmou que o bloqueio foi feito diante do descaso dos prefeitos que, ao aderirem em 2010 ao regime especial, não depositaram na conta de precatório nenhuma quantia para pagamento.

Conforme a publicação, os municípios que não depositaram o dinheiro para pagamento dos precatórios são:
 Carrapateira, Serra Grande, Prata, Nova Floresta, Bom Jesus, Coremas, Bananeiras, Lagoa de Roça, Gado Bravo, Caaporã, Malta, Itabaiana, Cacimba de Dentro, Marizópolis, Mamanguape, Bom Sucesso, Condado, Cacimba de Areia, Juru, Poço de José de Moura e Ingá.“Os prefeitos simplesmente ignoraram. Eles tinham o dever de repassar cada mês o valor para pagamento dos precatórios”, disse o magistrado. Ele ainda observou que, a qualquer momento, mais gestões poderão ter suas verbas sequestradas pelo Tribunal de Justiça. “Temos quase 50 processos de prefeituras em tramitação”, concluiu.
Ainda segundo dados do Diário da Justiça, as três prefeituras com os maiores valores são:Bananeiras (R$ 123.857,16), Itabaiana (R$ 77.400,57) e Caaporã (R$ 76.337,66). Já os municípios que possuem menores débitos são: Cacimba de Dentro (R$ 1.039,98),Marizópolis (R$ 1.721,04) e Bom Sucesso (R$ 2.000,00).
No ano passado, o Poder Judiciário estadual já havia encaminhado expediente a todos os municípios que se encontram com pendências em relação ao pagamento de precatórios, advertindo quanto à irregularidade. No entanto, constatou que a maioria encontra-se sem qualquer depósito efetivado, situação considerada muito grave pelos integrantes do Comitê Gestor de Contas Especiais do Estado (Precatórios), representado pelo TJPB, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 13ª Região e Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região
.

SAÚDE


Paraibanos participam da Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata







A Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata tem recebido apoio e participação dos paraibanos, que estão tendo a oportunidade de receber orientações e fazer exames. Promovida pela Assembleia Legislativa do Estado (ALPB), a campanha já passou ontem por quatro cidades e nesta terça-feira (23) por mais quatro. Em cinco cidades (Quixaba, Santa Terezinha, Jacaraú, Tavares e Areia de Baraúnas) mais de 300 homens foram atendidos.

Além disso, durante toda a semana também vão ocorrer ações sobre o assunto nas cidades de Guarabira, Esperança, Patos, Sousa, Cajazeiras, João Pessoa e Campina Grande. Nestas localidades, as pessoas interessadas na realização do exame podem procurar as unidades de Programa de Saúde da Família (PSF), onde inicialmente serão submetidas ao exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) e, em seguida, serem encaminhados pelo médico urologista para realizar o exame de toque retal, caso necessário.
Orientação - Em João Pessoa, já está sendo realizada uma panfletagem com material de orientação para que as pessoas possam realizar os exames sem receio, com informações de que o câncer de próstata é o que mais faz vítimas na Paraíba e no Brasil. Segundo o Sistema de Informações Sobre Mortalidade da SES, de 2001 a 2013 foram 2.479 óbitos, superando qualquer outro tipo da doença, como estômago (2.451) e pulmão (2.442).
Atendimento na rua - Entre os dias 25 e 26 vai haver atendimento médico no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital.
Sinais da doença - Apesar da maioria dos casos de câncer de próstata não haver sintomas aparentes, alguns sinais devem ser motivos de atenção como dificuldade em iniciar e manter um jato contínuo de urina; disfunção erétil ou dor durante a ejaculação; dor ou presença de sangue ao urinar e necessidade de urinar com frequência e com pouca quantidade.
Exames e orientações
22 a 26 de abril – João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Patos, Sousa e Cajazeiras.
24 de abril – Caaporã, Belém, Conceição e Areia de Baraúnas.
25 de abril – Pilar, Pilões, Boa Ventura e Aguiar.
26 de abril – Mogeiro, Casserengue, São José de Espinharas e Condado.
ALPB 

MUNDO


Tensão cresce na França após aprovação da união homossexual





Depois da aprovação pelo Parlamento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e a adoção por casais homossexuais nesta terça-feira (23), os franceses enfrentam um clima de tensão em várias partes do país.
No início da noite, manifestações organizadas por partidários e opositores da lei tomaram as ruas de toda a França. Nas proximidade da prefeitura de Paris, personalidades políticas da esquerda marcharam ao som de 'obrigado, obrigado, obrigado' de manifestantes em êxtase.
Do outro lado, a determinação em lutar contra a lei continua. 'Se alguns pensam que acabou, vamos mostrar que não acabou', lançou a líder de um dos principais movimentos contra o casamento gay, Frigide Barjot, à frente de uma multidão no centro de Paris. Após um minuto de silêncio, os manifestantes retomaram seus slogans, como 'Hollande, o inimigo da família'.
Em Lyon, quinze manifestantes opostos ao casamento homossexual foram detidos após incidentes com a polícia.
O presidente François Hollande deve ainda promulgar o texto que permitirá a realização das primeiras uniões ainda neste verão. O governo espera que a aprovação deste projeto de lei dissipe a crise provocada pelo tema, que foi uma das principais promessas da campanha do presidente.
Mas a oposição de direita, que se alinhou de forma quase unânime contra este projeto, e os detratores do casamento gay, que foram às ruas expressar sua desaprovação, alertaram que não vão parar de protestar. A oposição prometeu apresentar um recurso ante o Conselho Constitucional contra esta lei, que também autoriza a adoção por parte de casais de mesmo sexo.
A tensão que precedeu aos debates parlamentares continuou até o fim. Dois manifestantes tentaram hastear uma bandeira no espaço reservado ao público antes de serem evacuados, enquanto outros opositores protestaram na rua do lado de fora da Assembleia Nacional. Uma manifestação nacional está prevista para 26 de maio.
Polícia tenta conter manifestante em Paris (Foto: Philippe Wojazer/Reuters)Polícia tenta conter manifestante em Paris (Foto: Philippe Wojazer/Reuters)
G1 

terça-feira, 23 de abril de 2013

POLÍTICA


Deputado pedirá retratação de Neymar por chamar jogador nordestino de 'paraíba'; atleta nega

Neymar da Silva Santos Júnior está sendo acusado de chamar o jogador Lúcio Bala, do Flamengo do Piauí, de "paraiba" em tom de menosprezo

Manifestação nas redes sociais
O deputado federal Efraim Filho (DEM) declarou que fará um discurso nesta terça-feira (23) no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília, onde pedirá a retratação pública do jogador de futebol Neymar, acusado de agredir adversários nordestinos ao chamá-los de 'paraíbas mortos de fome' durante partida da Copa do Brasil. 
"Ocuparei a tribuna da Câmara dos Deputados nesta terça-feira para cobrar uma retratação pública do Neymar. Não podemos aceitar este preconceito regional e estes termos pejorativos para com os paraibanos e nordestinos, em geral", revelou.
A declaração foi dada na noite desta segunda-feira (22) aos jornalistas Hermes de Luna, Lena Guimarães, Wellington Farias e José Vieira, no programa Rede Debate, da RCTV (canal 27 da NET).
Neymar da Silva Santos Júnior está sendo acusado de chamar o jogador Lúcio Bala, do Flamengo do Piauí, de "paraiba" em tom de menosprezo. A confusão aconteceu durante a vitória do Santos sobre o Flamengo-PI por 2 a 0, na semana passada, na Vila Belmiro.
Quem também entrou nesta polêmica foi a Câmara de Vereadores de João Pessoa. O vereador Djanilson da Fonseca (PPS) apresentou um requerimento dando o título de 'persona non grata' ao jogador da Seleção Brasileira. O título é apenas simbólico, mas impede qualquer instituição do poder público da Capital paraibana conceda homenagens ao craque santista.
O assunto também foi destaque no programa Correio Debate, na 98 FM, e gerou bastante polêmica entre os ouvintes, inclusive nas redes sociais. No twitter, a suposta declaração de Neymar foi um dos assuntos mais comentados desta segunda-feira. No facebook, diversas artes foram criadas para criticar a atitude do atleta.
Ainda na noite desta segunda-feira (22), Neymar se manifestou sobre o assunto através de uma nota em seu site oficial. Nela, o atacante negou as acusações e disse que nunca usou a palavra 'paraíba' para xingar ninguém.
“Sei lá !! O jogo acabou, fui tomar meu banho, e depois fiquei sabendo dessa história... Você acha que eu seria capaz de xingar alguém desse jeito ?? Não uso essa palavra e nunca usei ela pra xingar ninguém... É mentira isso aí... “Eu nem posso levar isso muito a sério, sabe ?? “Cê” sabe que meu irmão, o Joclécio, é nordestino, pernambucano... Eu não ia admitir que alguém chamasse ele de “paraíba” !! Os caras tão loucos... No Santos tem jogadores nordestinos... Vai lá perguntar pra eles se eu gosto desse tipo de brincadeira !! Para, né ?? Chega !!!! Eles sabem o que aconteceu dentro de campo. Eu não ofendi ninguém, eles sabem disso... Ponho minha cabeça no travesseiro e durmo tranqüilo !! O Lúcio é que tem o que explicar, não eu !!”

BRASIL


Aumento do etanol na gasolina não significa preço mais baixo, diz Dilma





A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira que não pode garantir que o preço do etanol caia na venda direta ao consumidor. Para a presidente, as medidas para estimular a produção da cana-de-açúcar, anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconhece a produção elevada do combustível e também a importância do setor sucroalcooleiro na economia brasileira.
"O que nós queremos com os 25% é reconhecer que este ano a produção de etanol foi maior e, portanto, de 20% podemos ir para 25%. Esse é um mecanismo muito tranquilo de regulação. Quando aumenta a produção você consome mais, quando reduz você reduz. O que não provoca nenhuma alteração como ocorreu no passado de problema de abastecimento", afirmou a presidente.
Mais cedo, Mantega havia anunciado o aumento da mistura do álcool anidro à gasolina. Ele também disse que o governo vai zerar a alíquota de PIS/Cofins incidente sobre o etanol.
Dilma, no entanto, disse não poder garantir que o preço final seja reduzido. "Eu não creio que seja uma decisão que eu posso tomar aqui. Eu chego aqui pra vocês e digo: 'o preço vai ser assim ou assado'. Tem de ver como é que está o mercado. Eu não tenho como adiantar isso pra vocês", disse a presidente.

ANIVERSÁRIO DO MAIOR BAIRRO DE JOÃO PESSOA PB


30 anos: Cartaxo garante Centro Cultural em Mangabeira e ainda 3 creches e campo de futebol






O prefeito Luciano Cartaxo (PT), em homenagem aos 30 anos do bairro de Mangabeira, assinou na manhã desta terça-feira (23), uma ordem de serviço que presenteia o bairro com um Centro Cultural.
De acordo com Cartaxo, as obras que já começam amanhã, deverão ser encerradas até julho de 2014 e fazem parte de um planejamento cultural para João Pessoa que prevê o enfretamento das drogas com a possibilidade de cultura e lazer para a juventude dos bairros da cidade.
O Centro Cultural será localizado na principal avenida do bairro, a Josefa Taveira, e contará com biblioteca, salas multifucionais e políticas esportivas. “Queremos dar a possibilidades a juventude de vir para o lado bom da vida”, justificou o prefeito.
Indagado sobre outros planejamentos para o bairro, Cartxo declarou : “Estamos trabalhando o fortalecimento de geração de emprego e mobilidade urbana. 3 creches, campo de futebol, estão sendo construídos e há o planejamento para o investimento de pavimentação e drenagem, a população está confiante no trabalho que temos para o bairro”. 

MUNDO


Ativistas seminuas do Femen usam água para 'atacar' arcebispo, que não reage





Ativistas seminuas do grupo feminista Femen invadiram uma conferência em uma universidade de Bruxelas. Durante o ato, manifestantes jogaram água no arcebispo de Mechelen-Bruxelas, Andre-Joseph Leonard. O religioso não reagiu e evitou olhar para as ativistas.
O protesto foi contra a homofobia, de acordo com agências internacionais. No fim da manifestação, o arcebispo beijou uma imagem da Virgem Maria ao deixar a sala. 
Nascido na Ucrânia e com filiais em vários países (incluindo o Brasil e nações de maioria islâmica), o Femen costuma fazer campanhas pelos direitos das mulheres e de minorias. Uma de suas bandeiras é a defesa do casamento gay. 

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA


RC anuncia promoção para 229 policiais civis; impacto na folha chega a R$ 150 mil






O governador Ricardo Coutinho anunciou, nesta terça-feira (23), a promoção de 229 policiais civis pelo critério de merecimento e antiguidade. Serão promovidos delegados, peritos criminais, peritos médicos, odonto e químicos legais, escrivães, agentes de investigação, papiloscopistas, agentes de telecomunicações e motoristas policiais. 
O comunicado foi feito aos representantes das categorias da Polícia Civil durante reunião realizada na Granja Santana com as presenças do governador, das secretárias de Finanças, Aracilba Rocha, e de Administração, Livânia Farias, e o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima. O ato de promoção será publicado no Diário Oficial do Estado. 
As promoções vão gerar um impacto na folha de mais de R$ 150 mil por mês e serão pagas por meio de uma folha suplementar referente ao mês de abril.  O governador Ricardo Coutinho ressaltou o esforço da gestão em meio à queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para conceder as promoções dos policiais civis e militares e garantir investimentos como os reajustes concedidos, armamentos e viaturas e, ao mesmo tempo, manter o Estado dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Mais viaturas- O governador Ricardo Coutinho também adiantou aos representantes dos delegados e peritos que a Polícia Civil receberá nos próximos dias mais 75 viaturas que serão destinadas principalmente para as delegacias dos municípios. 
A secretária de Finanças, Aracilba Rocha, informou que o Estado está no limite da LRF e que esse equilíbrio é algo difícil de manter num quadro de queda da receita.  “O governador, quando anunciou no mês de janeiro a data base das categorias, se comprometeu a conceder as promoções da Polícia Militar e Civil. Realizamos os ajustes necessários e estamos concedendo a promoção já a partir de abril para servidores das duas polícias”, comentou. 
O presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Delegados, Claudio Lameirão, disse que o sistema policial age como uma engrenagem e necessita de benefícios para uma maior amplitude das atividades. Essas promoções representam uma justiça que está sendo feita e demonstra a preocupação do governo com as melhorias estruturais das Polícias Civil e Militar e como fortalecimento do sistema de segurança.  “As promoções serão informadas hoje para a categoria e temos a certeza que representarão uma alegria e satisfação muito grande para os que viviam a expectativa de serem promovidos”, avaliou o delegado. 
O delegado Isaías Olegário, presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil, agradeceu a atenção do governador em atender aos pleitos das categorias da Polícia Civil e de expor a atual situação financeira. “As promoções atendem as nossas expectativas e vamos esperar por outras medidas para as melhorias da Polícia Civil”, comemorou.
Secom PB 

domingo, 21 de abril de 2013

SAÚDE


Vacinação contra Influenza segue até o dia 26 em 2.377 postos na Paraíba

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que há no mundo cerca de 1,2 bilhão de pessoas com risco elevado de complicações por gripe

Vacinação prioriza idosos
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada no dia 15 deste mês, seguirá até a sexta-feira (26). Nesse sábado (20), o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, pediu que a população se engajasse nessa mobilização para que a Paraíba atinja a meta de cobertura vacinal.
 
Em solenidade na Praça Rio Branco, Centro de João Pessoa, que serviu para lançar oficialmente a ação no Estado, dar visibilidade à campanha e reforçar a necessidade de comparecimento aos postos de vacinação, também estiveram presentes Adalberto Fulgêncio (secretário de Saúde da Capital) e a gerente executiva de Vigilância da SES, Talita Tavares, além de outros profissionais da área de saúde.
 
A campanha tem como tema “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Este ano chegou à 15ª Edição da campanha.
 
“As pessoas que se classificam dentro dos grupos prioritários devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para atualizar o cartão de vacina”, disse o secretário Waldson Souza. Ele destacou que o Governo do Estado tem se esforçado para oferecer atendimento de qualidade à população com o funcionamento de 33 hospitais, além da organização das redes de assistência em parceria com os municípios.
 
Para o secretário de Saúde de João Pessoa, a campanha é de extrema importância por estar focada nos grupos de risco. Adalberto enfatizou a parceria com o Governo do Estado: “Esse trabalho conjunto é fundamental para elevarmos a qualidade dos serviços”, disse.
 
Meta 

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, neste ano a meta é imunizar 763.841 pessoas na Paraíba. Na campanha do ano passado, 542.363 mil pessoas foram vacinadas na Paraíba, o que representa 85,20% da população-alvo. O índice superou a meta de 80% prevista. Em João Pessoa, a meta é imunizar 80% dos 121 mil habitantes.
 
Para a campanha no Estado foram disponibilizadas mais de 836 mil doses da vacina distribuídas nos 2.377 postos. Em todo o Brasil, a meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos prioritários, o que representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. “O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”, destacou Talita.
 
A vacina da influenza tem imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas as pessoas estarão protegidas a partir dos 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado precisa tomar a dose novamente. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura. A única contra indicação é para pessoas que têm alergia severa a ovo.
 
A ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS).  
 
Grupos prioritários: Idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e portadores de doenças crônicas.
 
Dados 
Crianças também podem ser vacinadas
Foto: Crianças também podem ser vacinadas
Créditos: Secom-PB

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que há no mundo cerca de 1,2 bilhão de pessoas com risco elevado de complicações por gripe. Desse total, 385 milhões são idosos com mais de 65 anos de idade, 140 milhões de crianças, e 700 milhões de crianças e adultos com doença crônica. Além disso, há a necessidade de proteger os profissionais que atuam na assistência aos doentes visando a preservação desta força de trabalho e secundariamente evitar a propagação da doença para a população de alto risco.
 
As campanhas de vacinação contra a influenza são realizadas no país desde 1999. O primeiro ano contemplou somente a população de idosos a partir de 65 anos de idade, estendendo-se, já no ano seguinte (2000), para idosos a partir de 60 anos de idade. Considerando os registros disponíveis desde o ano de 1999 ate 2012, o número de doses aplicadas a cada ano nas campanhas foi crescente, compatível com o aumento dessa população.

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!