CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

Ricardo Coutinho entrega casas e escola nesta sexta em Mamanguape e Baía da Traição


O governador Ricardo Coutinho entrega nesta sexta-feira (1°), às 11h30, o Residencial Nossa Senhora da Penha I e II, na cidade de Mamanguape, que é composto por 597 unidades habitacionais, num investimento de R$ 27,9 milhões. À tarde, às 15h30, ele inaugura as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Matias Freire, na Baía da Traição.
As casas foram construídas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), em parceria com o Governo Federal, por intermédio do programa Minha Casa Minha Vida. Além de estar próximo de um hospital e de uma escola técnica estadual, o residencial possui toda a infraestrutura de calçamento, saneamento básico, energia elétrica e uma adutora que vai garantir o abastecimento do local.
As unidades possuem 36,55 m² e todas têm sala, dois quartos, WC social, espaço de circulação, cozinha e área de serviço externa. Outras 50 unidades são adaptadas para idosos e pessoas com deficiência e possuem 40 m².
Com a entrega das 597 casas em Mamanguape, serão mais de 6 mil casas concluídas em 2 anos e 10 meses de gestão. A Cehap ainda está construindo mais 9.798 unidades e outras 18.327 estão com obras previstas até o próximo ano.
Escola - Às 15h30, o governador Ricardo Coutinho estará no município de Baía da Traição, onde entrega a reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Matias Freire, no Centro da cidade. A escola passou por reforma geral e ampliação, com a construção de cantina, biblioteca, banheiros adaptados para crianças com necessidades especiais e sala multifuncional onde vão funcionar laboratórios de informática, ciências, robótica, e matemática. Foram investidos na obra R$ 747.180,26.
A escola funciona nos três turnos, atendendo a 405 alunos, do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite. Desenvolve programas pedagógicos, como: Primeiros Saberes da Infância, Revisitando os Saberes, o Mais Educação (educação em tempo integral), Plano Estadual de Educação Ler Entender e Fazer, em pareceria com o Brasil Alfabetizado do governo federal e o EJA Médio.

 FONTE: Secom-PB

CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA!!!

Câmara Municipal realiza Sessão Especial debater saúde do homem


Depois do ‘Outubro Rosa’ ser dedicado à campanha de prevenção do câncer de mama, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e saúde masculina. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência entre os homens.
Em decorrência de todos esses dados, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) irá realizar nesta sexta-feira (1º), às 15h30 no plenário da Casa, uma Sessão Especial alusiva às atividades para a promoção da saúde do homem durante o ‘Novembro Azul’. A propositura é do vereador Marmuthe Cavalcanti (SDD).
O parlamentar destacou a importância da realização desta Sessão Especial.
“A Sessão ora pleiteada será de suma importância para alertar a população e o poder público dos riscos que o câncer de próstata oferece à vida dos homens”, relatou Marmuthe que ainda pontuou: “Assim sendo, precisamos de políticas públicas permanentes e eficazes que permitam o tratamento preventivo e de qualidade, evitando que mais vidas sejam ceifadas por essa terrível doença”.
Foram convidados para participar desta sessão, o secretário de saúde da Capital, o do Estado, Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos, Ministério Público da Saúde, entidades filantrópicas e demais autoridades.

POLÍTICA

Cássio é o relator de projeto de Aécio que torna Bolsa Família política de Estado


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), apresentou, nesta quarta-feira (30/10), projeto de lei que inclui o programa Bolsa Família dentro do conjunto de direitos sociais dos brasileiros para combate e erradicação da pobreza. O projeto protocolado na data em que completam 10 anos do Bolsa Família, incorpora o benefício à Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), que hoje garante programas de proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.

MUDANÇA - “Estou apresentando projeto de lei que incorpora o Bolsa Família à Lei Orgânica da Assistência Social. A partir da aprovação desse projeto, o Bolsa Família deixa de ser o projeto de um governo ou um partido político, e passa a ser uma política de Estado. Entendemos que, desta forma, institucionalmente o Bolsa Família mudará de patamar, dando mais tranquilidade aos beneficiários, sem, contudo, perder seu caráter de transitoriedade”, afirmou Aécio Neves.

Com a inclusão à Loas, o Bolsa Família passará a constar no inciso I do artigo 2° da Lei 8.742/93 e terá recursos garantidos pelo Fundo Nacional de Assistência Social, sob controle do Conselho Nacional de Assistência Social. O projeto não propõe qualquer mudança nas regras atuais do programa ou no pagamento dos benefícios pago hoje a 13 milhões de famílias.

TORMENTO - “O maior benefício ou homenagem que podemos fazer às famílias que recebem o Bolsa Família é tirar-lhes o tormento, a angústia de a toda véspera de eleição serem atemorizadas pela irresponsabilidade e leviandade de alguns. Ao transformá-lo em política de Estado, com as mesmas características, com o mesmo financiamento, em torno de 0,5% do PIB, com as mesmas condicionantes, estamos dando uma graduação maior a esse programa”, afirmou o senador.

Já integram a Loas importantes benefícios pagos hoje. Um deles é outro importante marco das políticas sociais no país: o Benefício de Prestação Continuada (BPC), criado em 1996, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. O BPC garante transferência de renda em valores semelhantes ao do Bolsa Família com o pagamento de um salário mínimo a todos os idosos com 65 anos e pessoas portadoras de deficiência que tenham renda per capita de até 1/4 do salário mínimo. O BPC é hoje o programa de transferência de renda com maior volume de recursos federais.

AVANÇOS - Aécio anunciou também que apresentará duas propostas para aperfeiçoar o Bolsa Família. Se aprovadas, o pai ou mãe de família que recebe o Bolsa Família poderá retornar ao mercado de trabalho com a garantia de acesso ao benefício por mais seis meses. Com isso, é estimulado a retornar ao mercado de trabalho sem risco para família e ganha um prazo necessário para estabilidade no emprego. A outra proposta prevê um acompanhamento social da família atendida pelo Bolsa Família. Por meio de visita de uma equipe social, a família tem suas condições de vida avaliadas.
“Queremos que o programa possa efetivamente promover a travessia dando uma atenção maior a essas famílias. Um acompanhamento que permita saber como está a vida dessas pessoas, como melhorou a qualidade da educação das crianças, a saúde delas, o acompanhamento da maternidade e das mães”, explicou o senador mineiro.

APRIMORAMENTO - Afinadíssimo com o presidente nacional do PSDB, o senador Cássio Cunha Lima é o relator do projeto de Aécio (PLS 448/2013) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde a proposta pode receber emendas entre os dias 1 e 7 de novembro. Depois de votada na CCJ, a matéria segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em decisão terminativa.

Para Cássio, “a proposta põe fim ao temor difundido a cada eleição de que o Bolsa Família possa ser descontinuado e ainda o aprimora”. Conforme o senador, dados do próprio governo federal mostram que cerca de 2 milhões de crianças beneficiadas pelo Bolsa Família não recebem qualquer tipo de acompanhamento pelo Ministério de Desenvolvimento Social. Pior: cerca de 1,5 milhão de crianças estão com frequência escolar abaixo da necessária.

FONTE: Blog do Luís Tôrres

POLÍTICA

RC critica obra de terminal da PMJP e diz: 'Estado pode desapropriar terreno do Município'

 
O governador Ricardo Coutinho (PSB) criticou a Prefeitura Municipal de João Pessoa por usar um espaço do Governo e afirmou que o terreno, que pertence a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), na Av. Hilton Souto Maior em Mangabeira sequer serve para a obra que a PMJP pretende fazer.
“Ali não cabe um terminal de integração, é quase um acostamento. Uma faixa estreita”, colocou o governador, além de reafirmar que o terreno é do Estado. “É necessário planejamento. Quer fazer o terminal, faça. Mas eu acho que deveria ir em busca de adquirir uma área para fazer esse terminal. Uma área adequada”, declarou.
Ricardo ainda ressaltou que o Estado tem poder para desapropriar uma área da Prefeitura, mas o contrário não pode existir. “A União pode desapropriar terreno do Estado, o Estado pode desapropriar terreno do município, mas o inverso não pode”, concluiu.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BRASILEIRÃO SÉRIE D!!!

Taça de Campeão da Série D já está em João Pessoa

20131030193019_610x610
O palco da decisão da Final do Campeonato Brasileiro da Série D 2013 recebeu uma ilustre visitante na tarde desta quarta-feira (30). A taça que será entregue ao Campeão já está na cidade e foi levada ao Almeidão para apresentação a toda a imprensa.
Com o apoio da Construtora Fibra, a taça será levada para exibição no Shopping Manaíra, em João Pessoa. De lá, sairá apenas para refazer o caminho ao Almeidão no dia do jogo, quando o Campeão a receberá para erguê-la.
“Já que ela veio de tão longe, eu espero que continue aqui em João Pessoa com a conquista no próximo domingo. O time vai lutar para ficar com ela até o fim”, declarou o Presidente do Botafogo, Nelson Lira.
O Belo precisa vencer de 1 a 0 ou dois gols de diferença para garantir o título da Série D e, assim, marcar a história do futebol paraibano com o primeiro Campeonato Brasileiro conquistado por uma equipe do estado.
A Final entre Botafogo e Juventude/RS acontece no domingo (03), às 16h.

FONTE:tambau247

PARAÍBA

MPPB oferece denúncia contra 23 envolvidos na operação “Pão e Circo”

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) ofereceu denúncia contra 23 investigados na operação “Pão e Circo”, por crime de formação de quadrilha ou bando, além de outras infrações penais. Devido à complexidade do caso – mais de 50 relatórios técnicos foram gerados pelos órgãos de fiscalização pública -, novas denúncias serão feitas em breve, referentes aos crimes específicos cometidos em cada um dos vários municípios onde foram constatadas fraudes na contratação de empresas para realização de eventos festivos.
A denúncia, que tem mais de 200 páginas, foi protocolada, nesta terça-feira (29), pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do MPPB (Gaeco) e pela 5ª Promotoria de Justiça Criminal de João Pessoa perante a 5ª Vara Criminal da Comarca da Capital.
De acordo com o Gaeco, verificou-se que várias empresas “fantasmas” foram criadas com o propósito específico de desviar verbas públicas e fraudar procedimentos de contratação de serviços para a realização de eventos festivos, incluindo contratos com bandas musicais, montagem de palcos, som, iluminação, comercialização de fogos de artifícios, shows pirotécnicos, alugueres de banheiros químicos e serviços de segurança. Tudo isso com o envolvimento e a participação direta de prefeitos da época, de alguns de seus familiares e de servidores públicos.
A investigação apontou também para a montagem de procedimentos licitatórios, onde os envolvidos produziam toda a documentação, no intuito de formalizar os certames. Também foi constatado superfaturamento dos objetos licitados, que os serviços contratados não foram executados e que documentos foram forjados, atestando, dentre outras coisas, a falsa exclusividade de artistas e de bandas para justificar a inexigibilidade de licitações.
A complexidade do caso levou o MPPB a desmembrar a denúncia, inicialmente responsabilizando os envolvidos no esquema pelo crime de quadrilha ou bando e outros ilícitos correlatos. A investigação contou com o apoio do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.
Pão e Circo
A operação “Pão e Circo”, em sua primeira etapa, foi deflagrada, em junho de 2012, pelo Gaeco, pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União para desarticular um esquema criminoso criado por empresários, funcionários públicos e prefeitos para fraudar licitações e desviar recursos municipais, estaduais e federais destinados à realização de eventos festivos, em 13 municípios da Paraíba: Mamanguape, Sapé, Solânea, Santa Rita, Itapororoca, Conde, Jacaraú, Mulungu, Boa Ventura, Capim, Cuité de Mamanguape, Alhandra e Cabedelo.
Na época, foram cumpridos 65 mandados de busca e apreensão, 28 de prisão temporária e 5 de condução coercitiva. Das 28 pessoas presas, 10 eram servidores públicos e, entre eles, estavam os então prefeitos de Alhandra, Sapé e Solânea.
O desdobramento das investigações revelou que muitos outros municípios paraibanos também foram vítimas do esquema criminoso. Estima-se que tenham sido desviados dos cofres públicos mais de R$ 50 milhões de reais.

FONTE: Assessoria do MPPB

PARAÍBA

Gastos indevidos reprovam contas de três ex-prefeitos

Gastos ordenados irregularmente levaram o Tribunal de Contas da Paraíba, nesta quarta-feira (30), à emissão de pareceres contrários à aprovação de contas anuais apresentadas pelos ex-prefeitos de Cabedelo, Uiraúna e Itabaiana, com imposição de débitos que, em conjunto, superam a casa de R$ 587 mil.
De início, o TCE emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2011 da ex-prefeita de Uiraúna Glória Geane de Oliveira Fernandes, a quem impôs o débito de R$ 192.048,10 por despesas irregulares com assessoria jurídica. A decisão, da qual ainda cabe recurso, deu-se conforme voto do conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo, relator do processo.
Também foram desaprovadas as contas de 2010 da ex-prefeita de Itabaiana Eurídice Moreira da Silva, que respondeu pelo não recolhimento de contribuições previdências e concessão indevida de gratificações funcionais, o que lhe valeu a imputação do débito de R$ 6,8 mil a ser devolvido aos cofres públicos, solidariamente, com três servidoras do município. Mas ela ainda pode recorrer dessa decisão tomada conforme proposta do relator Renato Sérgio Santiago Melo.
Aplicações insuficientes em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e pagamento indevido de honorários advocatícios ocasionaram a desaprovação das contas de 2011 do ex-prefeito de Cabedelo José Francisco Régis, de quem o TCE requer a devolução aos cofres públicos de valores da ordem de R$ 388.891,55 pagos, indevidamente, a título de honorários advocatícios, conforme entendimento do relator Oscar Mamede, do qual ainda cabe recurso.
Foram aprovadas as contas de 2010 dos ex-prefeitos de Massaranduba (Paulo Fracinette de Oliveira, em grau de recurso) e Poço de José de Moura (Manoel Alves Neto). Também, as dos atuais prefeitos de São José de Caiana (José Walter Marinho Marsicano Junior, 2011) e Bonito de Santa Fé Alderi de Oliveira Caju, 2011). As do ex-prefeito de Patos Nabor Wanderley (exercício de 2010) tiveram pedido de vista do conselheiro Fernando Catão.
A Casa Militar do Governador teve aprovadas as contas de 2012, conforme propôs o auditor Antonio Gomes Vieira Filho, relator do processo. Houve, aprovação, ainda, às das Câmaras Municipais de Pedra Branca (2012), Carrapateira (2011, com ressalvas), Duas Estradas (2012, com ressalvas) e Salgado de São Félix (2011),
Aos processos constantes da pauta de julgamentos correspondia movimentação de recursos da ordem de R$ 363.579.503,73. Conduzida pelo presidente Fábio Nogueira, a sessão plenária contou com as participações dos conselheiros Umberto Porto, Fernando Catão, Nominando Diniz, Arthur Cunha Lima, André Carlo Torres Pontes e Oscar Mamede Santiago Melo (auditor substituto do conselheiro Arnóbio Viana, em gozo de férias). Também, com as dos auditores Marcos Costa, Antonio Cláudio Silva Santos, Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público esteve representado pela procuradora Elvira Samara Pereira de Oliveira.

FONTE: Assessoria do TCE

ÓTIMA NOTÍCIA!!!

JP e Vila Olímpica ficam entre 18 localidades listadas pela Fifa para Copa 2014; Russia mostra interesse

 
O secretário da Superintendência de  Obras do Estado (Suplan), Ricardo Barbosa, confirmou nesta quarta-feira (30) que a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, o antigo Dede, assim como a cidade de João Pessoa, ficaram entre as 18 localidades listadas para a Copa de 2014. “A FIFA fechou o catálogo com 18 localidades para participação da Copa, entre elas está João Pessoa e o Dede”, comemorou Barbosa.
Segundo o secretário, a Vila Olímpica contará com arquibancada nova, sala de musculação, academia, banheiras para hidromassagem, sala de repouso, entre outros equipamentos para a seleção que desejar se instalar em João Pessoa.
“Tínhamos inclusive no projeto a previsão para a construção de 12 banheiros, mas a própria FIFA disse que bastavam seis e poderíamos investir o montante em outra área da Vila”, explicou.
Agora o Governo do Estado corre contra o relógio para finalizar a Vila Olímpica até o dia 30 de janeiro, prazo máximo dado pela Fifa. “Aceitamos o desafio da FIFA para que tenhamos toda a estrutura pronta”, informou Barbosa.
O secretário revelou ainda que o Estado já está em negociação com a equipe pentacampeão olímpica da Rússia  para as Olimpíadas de 2016. “A seleção quer vir treinar aqui”, finalizou.

BRASIL

Consumidora encontra larvas em barra de chocolate

Uma consumidora carioca ficou assustada quando, nesta terça-feira, encontrou larvas em uma barra de chocolate Talento, da marca Garoto. A ajudante administrativa Thaís Moraes, de 25 anos, comprou o produto nas Lojas Americanas, no Centro do Rio de Janeiro, na hora do almoço, e ficou surpresa quando achou os insetos.
— Como uma barra é grande, resolvi dividir o chocolate com uma amiga. Só dei uma mordida, e percebi que o gosto não estava normal. Deixei o chocolate em cima da mesa, e percebi que tinha uma larva. Fiquei com muito nojo e náuseas — contou.
Consumidora achou larvas em chocolate da Garoto 
Consumidora achou larvas em chocolate da Garoto Foto: Foto do leitor
As fotos, recebidas pelo WhatsApp do EXTRA (2199644-1263), mostram que o chocolate de castanha e passas está com a aparência diferente, com larvas e pequenos furos.
Consumidora achou larvas em chocolate da Garoto 
Consumidora achou larvas em chocolate da Garoto Foto: Foto do leitor
Thaís contou que costuma comer chocolates diariamente, e compra em diversos estabelecimentos.
— Da Garoto eu gosto do Talento, mas acho que não vou mais comer. Ainda vou entrar em contato com a empresa, e também pretendo entrar em contato com um advogado — disse a jovem.
Uma consumidora encontrou larvas ao comer um chocolate Talento 
 Uma consumidora encontrou larvas ao comer um chocolate Talento Foto: Foto do leitor
Em nota, a Chocolates Garoto informou que "não foi contatada pela consumidora e não teve acesso ao produto até o momento. Dessa forma, não possui informações suficientes para se manifestar a respeito". A nota esclarece que, em casos assim, o procedimento é recolher e enviar o produto para análise e, após a conclusão do laudo, retornar ao consumidor e ressarci-lo. "Ressaltamos que a segurança e a qualidade dos produtos são uma prioridade inegociável para a Chocolates Garoto, por isso, a produção segue rigorosos padrões que impossibilitam esse tipo de ocorrência no processo de fabricação", acrescenta a nota.
A Garoto disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Consumidor por telefone (0800 55 95 50), e-mail (sacgaroto@garoto.com.br) e carta (Caixa Postal 11464 - 05422970 - São Paulo - SP).


FONTE: Extra Online

BRASIL

Dilma diz que ação de mascarados é 'barbárie' e pede ação da Justiça





A presidente Dilma Rousseff cobrou nesta quarta-feira (30) que a Justiça e os órgãos responsáveis impeçam a ação violenta de manifestantes mascarados, que tem ocorrido nos últimos meses principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, e considerou esses atos uma barbárie.

ENTENDA O BLACK BLOC

O "black bloc" ("bloco negro") não é um grupo específico de manifestantes, mas sim uma forma violenta de agir adotada por manifestantes que se dizem anarquistas.


A tática "black bloc" consiste em "causar danos materiais às instituições opressivas". Na prática: depredar estabelecimentos privados --agências bancárias entre eles-- e pichar paredes.
"Eu defendo qualquer manifestação democrática, agora, sem sombra de dúvidas, eu acredito que a violência dos mascarados não é democrática, é antidemocrática, uma barbárie, e acho que tem que ser contida", disse Dilma em entrevista por telefone a rádios do Paraná, Estado que visitou na véspera para anunciar investimentos em mobilidade urbana.
"É necessário que tanto a Justiça como os órgãos responsáveis coíbam essa violência, garantindo à população que não haja nem violência física contra pessoas nem ataques ao patrimônio público ou privado", acrescentou.
Dilma já havia criticado no fim de semana a ação de grupos conhecidos como "black blocks", que atuam mascarados e cometem depredações nas ruas e frequentemente entram em confronto com a polícia.
Em sua conta no Twitter, a presidente prestou solidariedade no sábado a um coronel da Polícia Militar que foi agredido em São Paulo, e disse que as forças de segurança têm a "obrigação de assegurar que as manifestações ocorram de forma livre e pacifica".
Os manifestantes mascarados têm atuado em diferentes protestos pelo país desde as enormes manifestações de junho em diversas cidades, que reuniram mais de 1 milhão de pessoas em um único dia de protestos.
Os "black blocks" travaram diversos confrontos com a polícia do Rio de Janeiro nas últimas semanas durante manifestações de professores por aumento de salário, e também estiverem presentes nos protestos contra o leilão da área petrolífera de Libra, realizado na capital fluminense, na última semana.
Em São Paulo, o grupo foi responsabilizado pela polícia por agredir um coronel da PM durante manifestação do Movimento Passe Livre, no centro da cidade, na semana passada.
FONTE: Uol. com 

ESPORTE!!!

Em vídeo, Diego Costa explica decisão pela Espanha: ‘Aqui fiz tudo na minha vida’; assista






Um dia depois de optar por defender a Espanha, e não o Brasil , o atacante Diego Costa se manifestou de forma oficial pela sua escolha. O jogador do Atlético de Madri disse que sente o carinho dos espanhóis e valorizou o País onde vive há cinco anos.

"Foi uma decisão bastante complicada por tudo que envolve esta decisão. É o país onde nasci e que me deu tudo como é a Espanha. Vi, analisei e repensei. O correto é jogar pela Espanha, porque aqui fiz tudo na minha vida, tudo que tenho e foi me dado foi neste país. Tenho um carinho especial e aqui me sinto muito valorizado por tudo que faço diariamente. Sinto o carinho das pessoas", disse o brasileiro, em vídeo publicado na página do Atlético de Madri no Youtube.

O atacante preferiu não polemizar acerca das declarações de Felipão, que afirmou que Diego “deu as costas a milhões” e disse que não renunciou ao Brasil.

"Quero que as pessoas entendam que isso não é uma renúncia ao Brasil. Não vejo assim, não pensei desta forma. Simplesmente aqui me sinto valorizado, fiz toda minha carreira, tive tudo. Tudo que sou devo à Espanha. Foi muito pensado, mas em nenhum momento creio que foi uma renúncia. Tenho familiares no Brasil, foi onde eu nasci e quando largar o futebol, vou lá viver. Foi uma decisão muito pensada. Muito valorizada de minha parte, espero que o pessoal entenda e respeite porque foi uma decisão pensada", completou.


Diego Costa explica preferência pela Espanha. Assista:

Natural da cidade de Lagarto, no interior de Sergipe, Diego Costa chegou ao futebol profissional em 2006, quando atuou pelo Sporting Braga. Na sequência foi emprestado ao Penafiel, onde chamou atenção dos dirigentes do Atlético de Madri e acabou contratado pelo clube espanhol em junho de 2007.
Em seu início de trajetória no futebol espanhol, o atacante não se consolidou na equipe da capital e acabou emprestado ao Celta de Vigo, Albacete e Valladolid nos anos seguintes. Em 2010/2011, defendeu o Atlético de Madri em 28 partidas e marcou seis gols, mas voltou a ser emprestado no final daquela temporada. Entretanto, desde que retornou definitivamente, em janeiro de 2012, se firmou como peça importante do time.


Apesar de ter optado pela Espanha, Diego Costa defendeu o Brasil em amistosos contra Itália e Rússia, em março deste ano. O atacante atingiu o auge de sua carreira no início desta temporada e lidera a lista de artilheiros do Campeonato Espanhol, com 11 gols em dez partidas.

Diego Costa é artilheiro do Campeonato Espanhol e já foi chamado por Felipão em 2013. Foto: Mowa Press
FONTE: IG 

POLÍTICA PARAIBANA!!!

RC propõe pacto com Assembléia onde prevaleça o ‘bom senso e desarmamento de espíritos’






O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) alfinetou a Assembleia Legislativa apontando que em três anos de seu governo ‘já dava para aprender um pouco’ e pediu que houvesse um ‘desarmamento dos espíritos’ na questão do reajuste para a Defensoria Pública.
Em entrevista nesta quarta (30), Coutinho apontou que o orçamento não é impositivo: “Não se pode fazer um orçamento e dizer que vai colocar tanto para tal obra... se fosse assim não teria o presidencialismo no Brasil, teria o parlamentarismo”, alfineta.
O socialista destacou que a Defensoria Pública ganhou autonomia no seu governo, mas que não por isso teria tratamento diferenciado dos demais poderes. Ele falou do reajuste igualitário de 6.7% e destacou que o que precisasse além disso, a Defensoria deveria tratar com o chefe do executivo.
“Não é sinal de uma emenda, mas se os deputados querem tirar o dinheiro da comunicação, o pouco que tem, seria bom que o próprio mercado da comunicação se pronunciasse sobre isso. Porque ficar jogando ‘para a galera’ que a comunicação não vale nada, que precisa ser zero e sair colocando recurso aqui e acolá no final das contas não vai porque o dinheiro do estado está tão pouco e tão dividido que não adianta esse tipo de situação...”, reclama.
Para Coutinho, já são três meses de governo e ‘já deu para a gente aprender um pouco’, ele propôs que os poderes ‘desarmassem os espíritos’ para ter o ‘mínimo de bom senso. O governador destacou que além da defensoria tem outras 900 reivindicações importantes e que não pode achar que ‘um pobre de um orçamento completamente engessado em 11% de dívida pública, 60% para pessoal, R$ 130 milhões para precatórios e mais uma série de coisas vai dar conta de tudo isso’, diz.
“Não é justo! É um debate inglório e não leva a canto nenhum”, reclamou o governador e apontou que ‘se tiver um pouco de maturidade’ pode-se avançar na base do diálogo.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

"RUMO A 2014"

Pesquisa já mostra Eduardo Campos na frente da presidenta Dilma






O governador de Pernambuco e presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, está à frente da presidente Dilma Rousseff (PT) no que diz respeito a intenção de votos por parte do eleitorado pernambucano. Faltando um ano para as eleições, no caso de um embate direto entre Campos e Dilma, o governador venceria a disputa por 33% a 30% e por 33% a 28%, dependendo do cenário, conforme pesquisa elaborada pelo Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau (IPMN) em parceria com o Jornal do Commercio. Campos só perderia o pleito em Pernambuco se a disputa fosse travada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste cenário, Lula teria 44% da preferência do eleitorado estadual contra 25% do governador. Na pesquisa espontânea, Lula também sairia vencedor com 22%, seguido por Dilma (14%) e Campos (14%).

No primeiro cenário da pesquisa IPMN/JC figuram os candidatos Eduardo Campos, Dilma Rousseff e o senador mineiro Aécio Neves (PSDB). Nesta hipótese, Campos teria 33% dos votos válidos, enquanto a presidente Dilma ficaria com 30% e Aécio Neves registraria apenas 2%. Votos brancos e nulos somariam 17% e outros 17% não responderam.

Caso a ex-senadora Marina Silva seja a candidata do PSB no lugar do governador Eduardo Campos, a presidente Dilma teria mais que o dobro de votos registrado pela socialista recém-filiada ao partido. O estudo aponta que Dilma seria eleita pelos pernambucanos com 36%, enquanto Marina e Aécio Neves teriam 15% e 3%, respectivamente. Os eleitores que votariam brancos e nulos somam 26% enquanto outros 19% não respondera, ou não souberam responder aos questionários do estudo.

Considerando-se o cenário em que a eleição fosse disputada entre Campos, Dilma e o ex-governador de São Paulo, o tucano José Serra (PSDB), em substituição a Aécio Neves, O socialista venceria cm 33% das intenções de voto. A presidente Dilma teria 28% enquanto Serra ficaria com apenas 4%. Outros 17% anulariam o voto e um percentual igual de eleitores não souberam ou não responderam.

Já em um embate eleitoral entre o ex-presidente Lula, Campos e Aécio, a vitória petista se daria com folga. Lula possui 44% das intenções de voto dos pernambucanos. Neste cenário, o governador teria 25% da preferência do eleitor, enquanto o senador mineiro Aécio Neves registraria apenas 2%. Brancos e Nulos somam 14% e outros 14% não responderem ou não quiseram responder.

Quando indagados sobre qual político inspira mais medo em vir a ser o presidente do Brasil, os maiores índices ficam com os tucanos José Serra (21%) e Aécio Neves (11%). Aécio aparece empatado com a presidente Dilma (11%), sendo seguido por Eduardo Campos (5%). Apenas 3% dos eleitores teriam medo de um possível retorno do ex-presidente Lula ao Planalto.

A pesquisa IPMN/JC ouviu 2.423 eleitores em todas as regiões do Estado entre os dias 21 e 22 deste mês. A margem de erro do estudo é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança chega a 95%. 

PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

PMJP vê diminuição em visitas aos cemitérios, mas promete Finados ‘diferenciado’ para o público






Os cemitérios de João Pessoa já estão se preparando para receber os visitantes do dia de Finados. A limpeza e pintura já está em fase final e em alguns a expectativa é de até 25 mil pessoas.  De acordo com o chefe da Divisão de Cemitérios, Williams Viana, o prefeito de João Pessoa pediu um dia de Finados Diferenciado.
De acordo com Viana, a fase de limpeza e recuperação dos prédios está em fase final e com a programação ‘praticamente’ pronta para o dia de Finados diferenciado. “Esse ano são três etapas: Segurança, Saúde e Atendimento”, destaca.
Além da recuperação das igrejas e cemitérios por completo e em fase final no Senhor da Boa Sentença. O chefe da Divisão de cemitérios, afirmou que serão colocadas tendas em frente aos cemitério para fazer o atendimento ao público com água, toalhas, teste de glicemia e medição de pressão.
Viana apontou que já foi solicitado ao 1° comando da Polícia Militar, a segurança dos locais além da presença da Guarda Municipal.
A expectativa de público, de acordo com Viana, é de 80 mil pessoas. Ele apontou que o número de visitantes vem diminuindo com o passar dos anos e explicou que no ano passado a expectativa chegou a 100 mil.
No cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, serão realizadas missas em três horários, as 8h, 10h e 16h e de acordo com a administração, são esperadas até 10 mil visitantes.
Já no cemitério Cristo Redentor, no Bairro do Cristo, Milton Cordeiro, o administrador apontou que são esperadas até 25 mil pessoas. “Aqui é o cemitério que mai enterra gente em sistema rotativo, esse ano já foram 1200 pessoas”, justifica os números de visitação. Também acontecerá a programação religiosa com o padre Jurandir da região do cristo.
No parque das Acácias, também no Cristo Redentor, haverá uma extensa programação religiosa com missas as 7h, 8h30, 19h40 e as 17h com o Padre Carlos Maurício. Às 16h haverá uma cerimônia com o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.
Outras vertentes religiosas também serão contempladas com o culto ministrado pelo Pastor Estevam da Primeira Igreja Batista de João Pessoa às 9h e uma palestra espírita com Lourenço Barros, com o tema ‘imortalidade’, às 15h.
De acordo com a auxiliar de administração do cemitério, Margarida Bezerra, são esperadas em média 15 mil pessoas. Ela explicou também que a STTrans foi convocada para organizar o trânsito e a polícia para realizar a segurança.
No Jardim Mangabeira, no bairro de Mangabeira serão realizadas missas às 9h e 16h com o Padre Cícero e culto as 10h30 com o Pastor Carlos e o cantor Roberto.

QUE ABSURDO!!!!

Prova é aplicada com palavrão em tirinha da Turma da Mônica no Acre





Uma questão de prova para o 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Luiza Batista de Souza, em Rio Branco, causou polêmica, na última sexta-feira (25). Uma tirinha da Turma Mônica com um palavrão gerou questionamentos entre os pais das crianças. A escola alega que o erro ocorreu na hora da digitalização da atividade, porém, nega que a expressão tenha sido usada de forma maldosa pela professora.
A tirinha mostra uma conversa entre Cebolinha, Magali e um pipoqueiro.
- Eu quelo um saco de pipoca — pede Cebolinha.
- E a garotinha? — pergunta o pipoqueiro.
- Uma pica! — responde Magali.
A economista Efigênia Ferreira, de 36 anos, foi uma das mães que questionou o uso da palavra no exame. "Eu expliquei que no linguajar popular a expressão é usada como um termo pejorativo do órgão masculino. Porém, ela [a professora] disse que a maldade está na cabeça do adulto e não da criança e que isso não era um palavrão", explica.
De acordo com Efigênia, o fato causou constrangimento durante uma reunião entre pais e professores, após o pai de um aluno questionar o uso daquela palavra. "A professora disse que tinha elaborado as provas, mas que a coordenadora tinha visto e não via nenhum problema na palavra", disse.

Efigênia Ferreira  (Foto: Eliane Sinhasique/Arquivo pessoal)
Efigênia Ferreira diz que vai procurar a coordenação
da escola (Foto: Eliane Sinhasique/Arquivo pessoal)
A economista disse que ao chegar em casa foi analisar a prova e não conseguia entender como positivo o conteúdo da atividade. Ela conta ainda que chegou a conversar com seu filho sobre a questão e o garoto afirmou que os estudantes teriam alertado a professora para uma 'imoralidade na prova', mas a professora negou o termo maldoso.
Efigênia decidiu postar a foto da prova em sua rede social para avaliar a opinião de outras pessoas. Após o ocorrido, a economista pretende voltar à escola e conversar com a coordenadora e também com a professora para saber o que realmente aconteceu.
"Meu procedimento agora é ir até a escola e saber o que aconteceu, se realmente a coordenadora viu essa prova e deu o aval, pois nem na prova de vestibular acontece isso", ressalta.
Tirinha da web
A professora que a economista se refere é Francisca Ermelinda, 50 anos, ela está dentro da sala de aula há 26 e conta que houve um erro na hora da secretária digitalizar a prova. Na tirinha original magali responde 'O que sobrar'. "No rascunho era outra expressão, aí a moça que elabora a prova puxou a tirinha da internet e não percebeu que ela estava com a expressão errada", explica.
Apesar do problema, ela diz que nenhum dos alunos nas quatro turmas em que a prova foi aplicada chegou a comentar algo dentro da sala de aula. "Quando a gente recebeu a prova, vi a expressão e não achei maldade nenhuma. A gente trabalha com as crianças para tirar a maldade, esse mau pensamento, essa coisa ruim do pensamento deles", diz.
A coordenadora pedagógica do colégio, Jorgineide Santos Jacinto, conta que chegou a revisar a versão da prova já com a expressão, antes dela ser aplicada. Porém, diz ter acreditado que como se tratava de uma questão de interpretação o uso da palavra era intencional.

rascunho tirinha acre rio branco prova (Foto: Yuri Marcel/G1)
Professora mostra rascunho original da prova em que aparece a expressão correta (Foto: Yuri Marcel/G1)
"Quando peguei a prova, não tive acesso à expressão original. Eu olhei e vi a palavra como a omissão da sigla pipoca", comenta. A coordenadora diz ainda que gostaria de conversar com os pais que se sentiram ofendidos para explicar a situação.
Na tirinha original, Magali responde "O que sobrar" (Foto: Reprodução)
Na tirinha original, Magali responde "O que sobrar" (Foto: Reprodução)
"Precisamos ter mais cuidado, ver o ponto de vista do pai. A professora não pode ser prejudicada, foi uma modificação feita aqui", conclui.
O caso chamou a atenção da vereadora Eliane Sinhasique (PMDB-AC) que disse que irá levar o caso para a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e ao Conselho Escolar.
'Descuido', diz assessoria de Mauricio de Sousa
Procurada pelo G1, a assessoria de Mauricio de Sousa comentou o uso indevido da tirinha e classificou como 'um descuido tanto com os alunos como com os direitos do autor'.
"Quando uma editora ou entidade ligada à educação quer usar alguma imagem publicada ou inédita dos personagens de autoria de Mauricio de Sousa, entram em contato com a empresa para obter uma autorização oficial. E o desenho é enviado direto dos estúdios, com a qualidade para publicação. Provavelmente essa tira foi tirada de algum site ou blog da internet sem esse cuidado", diz
A assessoria informou ainda que o caso será encaminhado para o departamento responsável e será analisado. "Se a escola diz que tinha a tira correta e acabou publicando uma errada só pode ter sido adulterada por alguém na digitação ou já tinha sido copiada da internet já adulterada", conclui.
FONTE: G1 

POLÍTICA

Eduardo Campos e Aécio Neves podem dividir palanques em até 15 Estados; confira






O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Aécio Neves (PSDB) podem dividir palanques em até 15 estados na campanha presidencial do ano que vem, segundo o presidente do PSB de São Paulo, Márcio França, um dos articuladores da campanha do pernambucano.
A divisão de palanques não é bem vista por integrantes da Rede Sustentabilidade e algumas lideranças do próprio PSB.

França citou rapidamente, de cabeça, dez unidades da federação onde o PSB e PSDB devem caminhar juntos em 2014: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Piaui, Amazonas, Tocantins, Pará e Pernambuco. "Tem mais", garantiu ele.
Em vários destes Estados como Pernambuco e Piaui, os tucanos apoiariam candidatos socialistas a governador. Na maioria, porém, as chapas seriam encabeçadas pelo PSDB.
O deputado Julio Delgado, presidente do PSB em Minas Gerais, levantou a possibilidade de tucanos e socialistas costurarem um pacote de palanques comuns. "Não adianta colocar isso só para Minas Gerais. Essa máxima se repete em vários Estados como Pernambuco, Paraná, São Paulo, Pará e outros. Podemos discutir uma série de palanques em conjunto para Eduardo e Aécio", afirmou.

Além das parcerias com o PSDB, o PSB deve estar ao lado do PT em pelo menos outros quatro Estados: Acre, Amapá, Espírito Santo e Sergipe. Na semana passada, o senador Lindberg Farias (PT-RJ), pré-candidato do PT ao governo do Rio de Janeiro, acenou com a possibilidade de abrigar Campos e Marina em seu palanque.
A adoção de palanques em comum, seja com Aécio seja com a petista Dilma Rousseff, contraria integrantes da rede Sustentabilidade e do próprio PSB. "É muito estranho. Não consigo entender. Isso deseduca e desinforma politicamente", disse a deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

Para Pedro Ivo, organizador da Comissão Nacional Provisória da Rede e responsável por negociar com o PSB as alianças estaduais, a divisão de palanques deveria ser uma exceção e não a regra. "O melhor seria termos representações próprias do projeto nacional nos Estados. Pode haver exceção, mas não pode ser a regra geral", afirmou.
O deputado Walter Feldman, da Rede, levantou outro empecilho. Segundo ele, a adoção de palanques duplos pode prejudicar o discurso de aliança programática já que o programa do PSB/Rede vai contra as políticas adotadas por PT e PSDB. "Em princípio, dividir palanques tem uma condicionante insolúvel que é a questão programática", disse Feldman.
Márcio França lembrou que Campos e Aécio já haviam feito um pré-acordo para a divisão de palanques estaduais antes de Marina de filiar ao PSB. "Eles deram aquele 'ok' lá atrás e o pessoal correu para se arranjar nos Estados", disse o presidente do PSB paulista.
Campos evitou comentar o assunto. Segundo ele, a ideia é primeiro definir as linhas gerais do programa para só então partir para a estratégia eleitoral.
O vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, um dos homens mais próximos do governador pernambucano, defendeu as alianças estaduais com partidos que também tenham candidatos a presidente. "Vamos fazer o que for preciso. Teremos candidatura própria onde for possível. Onde não for vamos fazer acordos e administrar palanques", disse Amaral.
FONTE: IG 

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

RC comemora inauguração de 2ª etapa do Centro de Convenções e quer JP como centro cultural do NE






O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), destacou a inauguração da segunda etapa do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima em João Pessoa e apontou que só falta o teatro para o complexo ficar totalmente pronto.
Durante o programa Fala Governador, Coutinho apontou que o Centro ‘está mudando a história do turismo’. “85% de todo o complexo já está concluído. Já investimos cerca de R$ 150 milhões e deve ficar no total com R$ 243 milhões dos quais 63% de recursos do estado e o restante do governo federal”, destacou.
A segunda etapa que será inaugurada nesta quarta (30) é composta pelo Mirante e o Centro de Congressos. Dotado de balcão para atendimento, hall de acesso a elevadores e escadas, no segundo pavimento do mirantes estarão as salas de administração, segurança e área técnica para manutenção. Ainda na parte superior do Centro haverá um restaurante com 94 mesas de 4 cadeiras, totalizando mais de 360 lugares. “uma varanda belíssima, da para ver João Pessoa, uma das vistas mais belas que existe na capital. O mirante fica a 55 metros do chão e tem vista panorâmica de todo o litoral pessoense e costa do Conde”, apontou o governador. Além disso, no vértice deste pavimento terá uma cascata que já está em fase de conclusão.
Também será inaugurado o Centro de Congressos, cercado por um lago artificial, os 11 mil m² terão divisórias móveis acústicas que não impedem de acontecer dois eventos ao mesmo tempo. O local comporta 2340 pessoas sentadas.
O governador destacou ainda a primeira fase do complexo que já foi entregue e dos eventos que foram realizados como a feira de eventos.
“O Centro de Convenções vai marcar época”, comemora o governador. Ele destacou ainda as feiras de supermercadistas e turismo que aconteceram no local, além de shows internacionais. “Em 2014 vamos realizar a robocup que é o maior evento mundial de robótica e inteligência artificial”, diz.
“Fica faltando apenas o teatro, que é um prédio para 3042 pessoas, um dos maiores do nordeste. Sem dúvidas o Centro de Convenções está entre os maiores, senão o maior. Estamos tratando de desenvolvimento da economia. Quero fazer com que o turismo entre definitivamente na agenda econômica política e social aqui do estado. Isso vai ampliar o número de empregos, favorecer o setor de serviços, o artesanato, expandir os bares, restaurantes e a área de hotelaria e tudo isso significa emprego”, destaca.
Para o governador, “João Pessoa é a bola da vez”. Com isso ele apontou que a Capital paraibana é a porta de entrada para o Vale dos Dinossauros em Sousa, os eventos de Campina Grande e de outras cidades da Paraíba. Ele comentou que quer colocar a Paraíba e João Pessoa como o ‘grande centro do turismo regional e nacional nos próximos anos’. 

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!