CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

POLÍTICA

REVEILLON - Dom Aldo critica governo Dilma: ‘A teimosia está vencendo a esperança’


O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, disse que espera muito que o ano de 2015 seja um ano diferente de 2014, mas anda descrente com relação a uma série de situações que tem testemunhado, especialmente na política nacional.
“Este governo vem sendo atropelado por escândalos e escândalos, e parece que há uma teimosia, a começar da chefe da nação de defender uma ideologia, e não de defender a lógica. Pela lógica natural nós teríamos umas mudanças, mas parece que a teimosia está vencendo a esperança”, lamentou o religioso.
Ele ainda lembrou que precisamos, no Brasil, de mais movimentos como as jornadas de julho de 2013 para mudar a realidade do país.
“Precisamos de mais organizações populares, como as jornadas de junho. Não foi por 20 centavos, foi por melhoria substancial de qualidade de vida. Temos um problema com nossos governantes que, uma vez no poder, só vem de quatro em quatro anos pedir votos. Se nós, forças populares não nos organizarmos e reivindicarmos um espírito de fé, trabalho, de amostragem que nós também governamos, pensamos, estruturamos esta sociedade, não serão eles a nos mostrar isso”, afirmou.
Ele ainda chamou as pessoas para irem às ruas. “Mas sem baderna. Precisamos arregaçar as mangas, trabalhar juntos e mostrar que nós somos parte da solução”, concluiu.

PARAÍBA

Quatro praias da PB estão poluídas e 52 são liberadas para banho; veja quais trechos evitar

Nos trechos liberados pela Sudema, qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória
Estado tem 52 praias liberadas para banho
Estado tem 52 praias liberadas para banho
Os banhistas podem ficar tranquilos neste feriado, pois a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 52 praias do litoral paraibano como apropriadas para o banho. A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória. Segundo o relatório semanal de balneabilidade, apenas trechos das praias do Jacaré, em Cabedelo; do Bessa, em João Pessoa, Maceió e  Acaú, em Pitimbu  devem ser evitados.
Em Cabedelo, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba, na praia do Jacaré. Em João Pessoa, os trechos ficam 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Maceió, no Bessa. Já em Pitimbu, devem ser evitadas a praia de Acaú/ Pontinha e a área  de 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho.
A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.

PARAÍBA

Treze motoristas são multados por dia por excesso de velocidade nas rodovias federais da PB

Exceder o limite de velocidade é infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e gera multa de até R$ 574
Velocidade pode ser responsável por acidentes mais graves
Velocidade pode ser responsável por acidentes mais graves
Trafegar acima da velocidade permitida fez com que 4.773 pessoas fossem multadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, este ano (até o último dia 27). São mais de 92 multas semanais, 13 por dia. Exceder o limite de velocidade é infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e gera multa de até R$ 574,62. Quanto mais veloz o carro estiver, mais tempo precisará para frear e mais grave será o acidente em caso de colisão. Um carro a 100 km/h, por exemplo, leva de 50 a 60 metros para conseguir parar depois do freio acionado. Quem for pegar a estrada neste feriadão, deve pensar nisso.

Apesar dos números bastante altos, em 2013 esse dado era mais elevado. Em todo o ano foram 6.008 multas, uma média diária de 16 multas, mais de 115 por semana. O excesso de velocidade pode ser o responsável por acidentes mais graves, com vítimas. “Existe limite de velocidade para adequar os veículos às características de traçado e aderência das vias, considerando, principalmente, os parâmetros de segurança dos veículos. Tudo para salvaguardar e preservar as vidas dos usuários das vias”, garantiu o Eder Rommel, do Núcleo de Comunicação da PRF.


Mais velocidade, mais danos


De acordo com Rommel, quanto mais pesado e mais rápido o veículo estiver, mais tempo demorará para conseguir parar. “Quanto mais rápido o veículo estiver, mais difícil será pará-lo. O espaço de frenagem, isto é, o intervalo em metros que o veículo precisa para parar completamente, será diretamente proporcional à velocidade em que ele se encontra no momento do início da frenagem”, garantiu.
Ele disse também que quanto maior a velocidade em que o veículo estiver, maiores serão os danos aos seus ocupantes. “Isto se deve, principalmente por conta do princípio físico da inércia. Quando o veículo entra em choque com outro ou com um objeto físico, os corpos dos ocupantes continuam com a mesma velocidade detectada antes do impacto. Assim, a projeção destes contra as partes do veículo será muito mais severa, provocando assim um alto risco de ferimentos graves e/ou morte”, explicou.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

JOÃO PESSOA

Definido o esquema de trânsito, ônibus e segurança para o réveillon na Orla da Capital

Sedurb, Semob, Samu, Emlur e Guarda Municipal estão com esquema especial que começa no dia 31 e se estende até o dia 1º
Busto de Tamandaré
Busto de Tamandaré
A Prefeitura de João Pessoa divulgou na tarde desta segunda-feira (29), todo o esquema de saúde, trânsito e segurança que será oferecido à população durante as festas de réveillon na praia, que ocorrem nesta quarta-feira (31), no Busto de Tamandaré, em Tambaú.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano estará com equipes nas avenidas Cabo Branco, Almirante de Tamandaré e demais vias que dão acesso ao local da festa, realizando a troca de garrafas de vidro por vasilhames de plástico. A medida, de acordo com o secretário Hildevânio Macedo, vai oferecer mais tranquilidade e segurança ao público, que poderá se divertir sem se preocupar com incidentes.


Equipes da Sedurb também estarão no Busto de Tamandaré das 8h às 16h do dia 31 de dezembro orientando as famílias que vão montar suas tendas nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco, como também fiscalizando a montagem das barracas dos vendedores ambulantes no local.

Segurança

A Guarda Municipal estará promovendo a segurança preventiva à população e ao patrimônio público. Cerca de 100 homens, em motos e viaturas, estarão circulando pelos principais pontos da festa, entre eles, o Largo da Gameleira, Busto de Tamandaré e final da Avenida Beira Rio, no Cabo Branco.

De acordo com o secretário da Sesmub, Geraldo Amorim, a Guarda Municipal vai atuar em parceria com a Polícia Militar, coibindo incidentes e outros atos que perturbem a diversão do público. Além disso, a Guarda Municipal vai atuar também na preservação do patrimônio público e na segurança dos funcionários da Prefeitura de João Pessoa que estarão trabalhando no dia 31.

Trânsito e ônibus

A Secretaria de Mobilidade Urbana organizou um esquema de ônibus que vai facilitar o acesso da população à festa de Réveillon na orla da Capital para comemorar a chegada de 2015. A Semob determinou às empresas de transporte coletivo o reforço nos ônibus do projeto Tetéu, que circulam pelo Terminal de Integração do Varadouro, e das linhas que passam pela orla marítima.

Além disso, a Secretaria também determinou às empresas concessionárias que disponibilizem, após a meia-noite, 50 ônibus extras durante o Réveillon na orla para o retorno da população às suas casas.

A partir das 16h, a linha 507 vai circular pela Rua Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco. Após 22h passará a trafegar pelas ruas Amaro Bezerra, Cairu, acesso ao Altiplano, João Cirilo – retornando pela Rua da Barreira e Marcionila da Conceição.

Já as linhas que atendem Manaíra vão circular pela Avenida Epitácio Pessoa, entrando na Nossa Senhora dos Navegantes, Ruy carneiro, seguindo itinerário normal. Um esquema especial para táxi será implantado na noite do Réveillon próximo ao Busto de Tamandaré a partir das 18h, facilitando assim o retorno das pessoas para suas casas.

Serão dois pontos de embarque de passageiros para esse tipo de transporte. Um ficará na Avenida Marcionila da Conceição, entre a Avenida Odilon Coutinho e Avenida Cairu, no Cabo Branco; o outro ficará na Avenida N. Srª. dos Navegantes, entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Helena Meira Lima, em Tambaú.

Saúde (para urgências)


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) vai disponibilizar cinco automóveis, entre ambulâncias e veículo de apoio logístico, e ainda dezoito profissionais, sendo dois médicos, seis enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, quatro condutores socorristas, um apoio logístico e um plantão administrativo para atendimento da população.

As ambulâncias estarão em pontos bases específicos da orla, proporcionando uma festa com mais comodidade. Existirá uma Unidade de Suporte Básico de Vida (USB) extra na Avenida Cabo Branco com a Avenida Índio Arabutã, e no cruzamento entre as Avenidas Tamandaré e José Augusto Trindade.

Haverá ainda uma USB, próximo à Sub-Prefeitura de Tambaú, localizada na Avenida Epitácio Pessoa com a Avenida Antônio Lira. Uma Unidade de Suporte Avançado (USA) descentralizada fixa será instalada próximo ao palco, na Avenida Cabo Branco. Além disso, ao lado do palco principal, funcionará o posto médico avançado. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA), do Valentina Figueiredo e do Jardim Oceania, também estarão funcionando normalmente, assim como os hospitais públicos municipais.

FONTE: PORTAL CORREIO

PROCON DE JOÃO PESSOA!!!

Queixas contra lojas e bancos lideram notificações do Procon de JP em 2014

Procon-JP trabalha com denúncias oriundas do consumidor, que podem ocorrer através de ligação telefônica ou através de denúncia formal, na sede do órgão
Bancos receberam muitas notificações em 2014
Bancos receberam muitas notificações em 2014
O setor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) fechou 2014 com 1.458 notificações a estabelecimentos comerciais e empresas prestadoras de serviços na Capital. Dessas, 239 se transformaram em autos de infração, que culminaram em processos que estão tramitando na Consultoria Jurídica da Secretaria.

Lojas em geral foram as que mais receberam a advertência, com 377 documentos. Também foram notificados bancos e financeiras (261); escolas, cursos e universidades (233); clínicas e planos (88); postos de combustíveis (38); supermercados (24); notificações em geral (232); e notificações por AR, enviadas pelos Correios, (205).

O secretário Helton Renê avalia que o aumento no número de notificações em relação a 2013, que registrou 1.223, se deve a diversos fatores. “Para começar, o número de reclamações vem crescendo, o que já é consequência de uma maior conscientização do consumidor, porque aqueles que costumavam deixar as coisas para lá, hoje, estão indo atrás de seus direitos. Das 1.458 notificações, 1.219 foram resolvidas praticamente na hora da ocorrência, o que dá cerca de 83%, um índice de resolutividade muito bom.”

Ele adianta que as operações de advertência também são muito importantes porque ‘educam’ o estabelecimento comercial e o prestador de serviço. “Nós realizamos operações em academias, no comércio da Capital em vários momentos do ano, telefônicas, bancos, bares, hotéis, supermercados, planos de saúde, postos de combustíveis e escolas, além daquelas realizadas em conjunto com o Ministério Público, o Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, cujos resultados são sempre proveitosos para o consumidor”, salientou Helton Renê.

O setor de fiscalização do Procon-JP trabalha diretamente com as denúncias oriundas do consumidor, que podem ocorrer através de ligação telefônica, no momento da compra, por exemplo, ou através de denúncia formal, na sede do órgão.

GOVERNO FEDERAL

Governo muda acesso a seguro-desemprego e outros benefícios

Mudança de regras de acesso ao seguro-desemprego, abono salarial e pensão por morte devem levar a uma economia estimada de R$ 18 bilhões ao ano



O governo federal anunciou nesta segunda-feira a edição duas medidas provisórias com regras mais rígidas para acesso a benefícios previdenciários e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), como seguro-desemprego, pensão por morte e auxílio doença. As medidas, que serão publicadas amanhã no Diário Oficial da União, devem gerar uma economia de R$ 18 bilhões aos cofres públicos ao ano, a partir de 2015.
As novas regras passam a valer amanhã e não atingem os atuais beneficiários. As medidas provisórias poderão, no entanto, ser alteradas pelo Congresso.
Entre as novas regras, está a adoção de uma carência para o acesso ao seguro-desemprego por novos trabalhadores. Pela proposta do governo, quem entrar no mercado de trabalho precisará ficar no emprego mais que os atuais seis meses para receber o auxílio em caso de demissão. No primeiro emprego, só poderá solicitar o benefício após 18 meses. Na segunda solicitação, a carência cai para 12 meses e só vai para 6 meses a partir da terceira solicitação.
As regras da pensão por morte também foram modificadas pelo governo. Além da adoção de dois anos de carência para o recebimento do benefício, a pensão será limitada para cônjuges jovens. O benefício vitalício só será concedido a partir de 44 anos, o que representa 86,7% das pensões concedidas. Em caso de 21 anos ou menos, a duração da pensão será de três anos.
O governo também criou a exigência de tempo mínimo de casamento ou união estável de dois anos para obter o benefício, exceto para casos em que a morte tenha ocorrido em função de acidente de trabalho depois do casamento (mas antes de dois anos) ou para o caso de cônjuge inválido.
O recebimento de abono salarial passa a ter carência de seis meses. Atualmente, quem recebe até dois salários mínimos tem direito ao benefício caso trabalhe mais de 30 dias. O seguro-defeso para pescadores (auxílio na época em que a pesca é proibida) também terá carência de três anos a partir do registro do profissional e terá fiscalização ampliada para evitar fraudes.
publicidade
No auxílio doença, o prazo de afastamento do trabalho pago pelo empregador passa de 15 para 30 dias, de acordo com as novas regras divulgadas.
As mudanças foram anunciadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que negou retrocesso nos direitos trabalhistas. Durante a campanha eleitoral, a presidente Dilma Rousseff disse que não alteraria as conquistas dos trabalhadores "nem que a vaca tussa". 
"Os direitos estão preservados, mas algumas regras de acesso a esses programas sofrerão alteracões. Esses ajustes vão corrigir algumas distorções que já identificamos. Corrigir também alguns excessos, estamos buscando um alinhamento com os padrões internacionais", disse o ministro.

FONTE: TERRA

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

GOVERNADOR DA PARAÍBA FESTEJA À POSSE DO NOVO MANDATO!!!

Posse do governador terá solenidade no Espaço Cultural e no Palácio da Redenção

À tarde, às 16h, começa a solenidade de posse de Ricardo Coutinho no cargo de governador da Paraíba
Governador Ricardo Coutinho
Governador Ricardo Coutinho
As solenidades alusivas à posse do governador reeleito Ricardo Coutinho (PSB) começam a partir das 10h da próxima quinta-feira (1º), com uma celebração ecumênica. A programação continua até o final da tarde, com a recondução do gestor ao cargo, em frente ao Palácio da Redenção. Todas as cerimônias serão abertas ao público.

De acordo com a programação oficial do Governo do Estado, a celebração ecumênica está prevista para começar por volta das 10h, no Teatro Paulo Pontes da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa.

À tarde, às 16h, começa a solenidade de posse de Ricardo Coutinho no cargo de governador da Paraíba. A cerimônia ocorrerá na Praça do Povo, também no Espaço Cultural José Lins do Rego. A programação segue com a recondução do gestor ao cargo, às 17h30, em frente ao Palácio da Redenção.

EMPREGO!!!

Sine-JP tem 500 oportunidades de emprego esta semana; confira vagas

Maior número de vagas é para operador de telemarketing, com 400 oportunidades


Ainda dá tempo de começar 2015 de emprego novo. O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) realizará, nesta segunda (29) e terça-feira (30), seleção para mais de 500 vagas, sendo 400 para telemarketing.

Imagem IlustrativaNa seleção para 400 vagas de telemarketing, que acontece nesta segunda (29) e terça-feira (30), o candidato precisa ser maior de 18 anos e possuir o ensino médio completo. Também é necessário ter conhecimento básico de Informática e residir em João Pessoa. Não é necessário experiência. Quem se interessar deve comparecer ao Sine-JP já preparado para participar da entrevista e com RG, CPF e Carteira de Trabalho em mãos.
Na terça-feira (30), a seleção é para 40 vagas de auxiliar de depósito e 40 de auxiliar de produção. Para concorrer às vagas de auxiliar de depósito é necessário ter o ensino fundamental completo, enquanto as vagas de auxiliar de produção exigem ensino médio completo. Em ambos os casos,  não é necessário experiência. O trabalhador deve comparecer ao Sine JP o quanto antes para pegar o encaminhamento, já que as entrevistas serão realizadas na empresa.
Ainda na terça-feira (30), haverá entrevista, no próprio Sine-JP, para 40 vagas de auxiliar de limpeza. Para concorrer a essas vagas só é necessário saber ler e escrever.
Também há vagas para empregadas domésticas, que não exigem dormir no local do emprego. A trabalhadora deverá comparecer ao Sine JP e deixar o currículo com o setor de intermediação.
O Sine-JP fica na Rua Cardoso Veira, 85, Varadouro, e funciona das 8h às 17h sem intervalo para almoço. O telefone para contato é 3214-1809.

PRESENTE PARA OS PARAIBANOS!!!

Aprovado reajuste que eleva tarifa de água em 9,9%; conta fica mais cara em fevereiro

Consumidor que antes pagava R$ 24,49 por até dez mil litros de água consumida passa a pagar R$ 26,93; aumento não atinge famílias carentes
Os paraibanos vão pagar mais caro pela água consumida a partir de fevereiro de 2015. Isso porque a Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) aprovou a proposta de reajuste na tarifa feita pela Cagepa há duas semanas. A Companhia pediu aumento de 9,9% no valor pago pelo consumo de água.
Cagepa
De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, o aumento é necessário devido aos gastos da companhia com manutenção e operação. Agora, o consumidor que antes pagava R$ 24,49 por até dez mil litros de água consumida passa a pagar R$ 26,93. O valor não inclui a taxa de esgoto.

Apesar de reconhecer que o valor está acima da inflação, o gestor garante que a população não sentirá os efeitos do reajuste. “Levando em consideração que esse reajuste só vai ser implantado a partir do final de janeiro nós teremos praticamente a correção da inflação. São mais de 14 meses de inflação acumulada desde o último reajuste e a tarifa vai continuar mais barata do que as dos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte para as pessoas que consomem até dez metros cúbicos, o que representa a grande maioria dos usuários da companhia”, disse.

As pessoas de baixa renda, que são beneficiadas pela tarifa social, não serão atingidas pelo reajuste e continuam a pagar R$ 10,56 pelo consumo de até 10 mil litros de água.

Energia

A tarifa de energia elétrica também deverá ficar mais cara para o consumidor no primeiro mês de 2015, conforme anunciou nessa quinta-feira (18) o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite. A medida faz parte do sistema de bandeiras tarifárias, que repassa mensalmente os custos das distribuidoras com o uso de termelétricas e que entra em vigor a partir de janeiro próximo.

FONTE: PORTAL CORREIO

sábado, 27 de dezembro de 2014

CONCURSOS!!!

Divulgada a lista com 1,3 mil concursados do Magistério da Capital; confira a relação

Posse coletiva, conforme anunciou o prefeito Luciano Cartaxo, se dará de uma única vez, no próximo dia 26 de janeiro
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Divulgado nesta sexta-feira (26) o edital de convocação com os nomes dos 1.300 aprovados no Concurso do Magistério da Prefeitura Municipal de João Pessoa, realizado no início de 2014. A partir de agora, os concursados têm 30 dias para comparecerem à Junta Médica e apresentarem os exames pré-admissionais. A posse coletiva, conforme anunciou o prefeito Luciano Cartaxo, se dará de uma única vez, no próximo dia 26 de janeiro. Clique aqui e veja a relação com os nomes.

Segundo o cronograma do concurso, a posse coletiva acontecerá em uma segunda-feira (26 de janeiro), mas o horário e local da solenidade ainda serão definidos. Os novos servidores já iniciarão suas atividades uma semana depois, no dia 2 de fevereiro. Os locais de trabalho deverão ser anunciados pela Sedec após a posse e os profissionais já estarão incluídos na folha de pagamento do mesmo mês em que começarão a desempenhar suas funções.

Procedimentos

Os concursados aprovados por ordem de classificação para os cargos de professor da Educação Básica I e professor da Educação Básica II – (disciplinas: Ciências, Dança, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Libras, Matemática, Música, Português e Teatro), assistente social escolar, orientador educacional, psicólogo escolar, supervisor escolar e agente educacional, deverão se apresentar à Junta Médica para realização da inspeção médica após agendamento prévio, das 8h às 17h. O agendamento pode ser realizado através do telefone (83) 3222-6627.

Eles devem comparecer à Junta de posse dos resultados dos exames de hemograma, glicemia, ECG, avaliação cardiológica, raio X de tórax PA, audiometria, exame oftalmológico e sanidade física e mental. Os exames podem ser realizados em serviços públicos ou privados. A Junta Médica fica localizada na Rua Francisca Moura, 395, no Centro da Capital.

De posse do documento do exame médico pré-admissional concedido pela Junta Médica, o Profissional deverá se apresentar para a conclusão do cadastro no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) onde estará funcionando a Divisão de Posse (Dipoc), da Secretaria de Administração (Sead), as 8h às 12h e de 14h às 18h, para investidura no cargo.

Os convocados devem apresentar os seguintes documentos (original e cópia): Registro de Identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição; Documentos militar para o sexo masculino; Carteira do PIS ou Pasep (se já teve emprego anterior); Carteira de Trabalho (CTPS); Comprovante de residência; Diploma; Registro no Conselho de Classe (para o cargo de Assistente Social Escolar); Certidão de Casamento; Registro de nascimento de filhos menor de 14 anos e/ou portador de deficiência; duas fotos 3X4 recentes; Conta Bancária no Banco do Brasil, entre outros documentos. A lista completa está publicada no edital de convocação.

PARAÍBA

Balanço parcial aponta queda de 53% nos acidentes graves durante o Natal na PB

De acordo com a PRF, o índice de mortalidade nas estradas também registrou queda, com diminuição de 6% com relação ao mesmo intervalo de tempo do ano passado
PRF registra queda no número de acidentes
PRF registra queda no número de acidentes
Entre os dias 20 e 25 de dezembro deste ano, a Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta sexta-feira (26) que houve redução de 53% no índice de acidentes graves, aqueles em que há pelo menos um ferido grave ou uma pessoa morta. Os dados são comparados com números do mesmo período de 2013.

De acordo com a PRF, o índice de mortalidade nas estradas também registrou queda, com diminuição de 6% com relação ao mesmo intervalo de tempo do ano passado.

Entre 20 e 25 de dezembro deste ano, a PRF contabilizou 51 acidentes, com 42 feridos e dois mortos. Nesse período, foram 3.041 veículos fiscalizados, 3.500 pessoas fiscalizadas, 826 testes de alcoolemia, 12 autuações por embriaguez ao volante e duas pessoas detidas por essa infração.

A PRF adianta que a operação Festas de Fim de Ano segue até o réveillon. Além dela, ainda ocorre de maneira integrada a operação Rodovida, que se estende até 31 de janeiro, é pausada e depois retomada no feriadão de carnaval.

CONCURSOS!!!

Pernambuco e Paraíba têm 684 vagas em concursos com salários de até R$ 19,3 mil

Certames terão inscrições finalizadas no ano que vem e são para os mais variados cargos como agente de trânsito, professor, psicólogo, enfermeiro hospitalar e juiz 


Foto ilustrativaA Prefeitura de São Mamede, na Paraíba, a Prefeitura de Vitória de Santo Antã, o Tribunal de Justiça de Pernambuco e a UFPE e, estão oferecendo 684 vagas através de concursos públicos, ambos com inscrições que encerram no ano que vem com salários que chegam a R$ 19,3 mil.

Em São Mamede as vagas são para fisioterapeuta, psicólogo, enfermeiro hospitalar, nutricionista e assistente social, todas com jornada de 40 horas por semana. São 14 vagas e as inscrições podem ser realizadas online com taxa de R$ 60; a remuneração varia entre R$ 724 e R$ 1,5 mil. Confira o edital.
O certame será realizado contando com as etapas de prova objetiva e de conhecimentos gerais e específicos, realizada no dia 22 de fevereiro, e provas de títulos.

Pernambuco

Em Vitória de Santo Antão são oferecidas 571 vagas, que devem atender à formação do quadro de servidores efetivos da prefeitura. As inscrições já estão abertas, são online e seguem até 26 de janeiro; a remuneração chega a R$ 2.788.

Os candidatos às vagas de agente de trânsito e transporte e guarda municipal devem fazer o teste físico e também o exame psicotécnico. Candidatos a professor vão passar pela prova de títulos. Além das específicas, todos os candidatos devem primeiro ser avaliados através das provas objetivas marcadas para o dia 29 de março de 2015.

As taxas de inscrição variam de acordo com o cargo. Os valores vão de R$ 45 e R$ 75.

UFPE

Com salários que variam de R$ 2,7 mil a R$ 8,3 mil, a Universidade Federal de Pernambuco está oferecendo 49 vagas para professores através de concurso público, que deve servir para preencher quadro de docentes dos Campi de Recife e Caruaru.

Vagas são para o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Centro de Artes e Comunicação (CAC), Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Informática (CIn), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CE) e Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru.

As inscrições começam no dia 2 de fevereiro e tem 30 dias de duração; podem ser feitas de segunda a sexta na diretoria do centro acadêmico da vaga pretendida, há a possibilidade de realizar a inscrição por meio de procuração ou de maneira postal. A taxa é de R$ 200. Confira o edital.

TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco oferece 50 vagas para juiz substituto através de concurso público, a formação de cadastro de reserva e três vagas estão asseguradas no edital. A remuneração é de R$ 19,3 mil.

A oportunidade é apenas para bacharéis em Direito com experiência jurídica de pelo menos três anos. A inscrição é de 19 de janeiro a 19 de fevereiro às 14h e pode ser feita pelo site da organizadora do certame com taxa de R$ 193,83.

As etapas avaliativas são prova objetiva, discursiva, sentença e oral, todas são eliminatórias e classificatórias. A validade do certame é de dois anos e há chances de prorrogação por igual período.

FONTE: PORTAL CORREIO

PARAÍBA

Bandeiras tarifárias passam a vigorar em janeiro na PB e podem aumentar conta de energia

Acréscimos variam de acordo com a cor da bandeira. Aumento, já em janeiro, vai ser de R$ 3 a casa 100 Kwh consumidos
Subestação de energia elétrica
Subestação de energia elétrica
A partir do dia 1 de janeiro de 2015 vai entrar em vigor a cobrança por “bandeira tarifária” para os mais de 1,3 milhão de consumidores de energia elétrica na Paraíba. As bandeiras são das cores verde, amarela e vermelha, e indicam os possíveis acréscimos que o consumidor vai sofrer na tarifa caso as condições de geração de energia, no subsistema pertencente à região em que o consumidor está localizado, sofram alterações.

Os acréscimos variam de acordo com a cor da bandeira. A bandeira verde significa que as condições para geração de energia estão boas e o consumidor não terá aumento extra na tarifa. Já a bandeira amarela sinaliza condições menos favoráveis, resultando em um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (Kwh) consumidos. A bandeira vermelha sinaliza más condições de geração de energia, tendo um aumento de R$ 3 a cada 100 Kwh consumidos.

Para janeiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), já definiu a cor da bandeira, que vai vigorar em todo o país, como sendo vermelha, com acréscimo na conta. Para os meses seguintes, as tarifas de energia informaram ao consumidor a cor da bandeira. Previamente, a ANEEL divulgou o calendário das bandeiras, mas pode sofrer alterações.

Veja abaixo o calendário completo das bandeiras tarifárias para 2015:

 

VERGONHA!!!


Falta de pagamento do Pasep bloqueia FPM de 12 prefeituras; Bayeux,Bananeiras e Caaporã são as mais prejudicada






FPMfalta de pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ou pagamento em atraso, pelo menos 12 municípios da Paraíba estão com o recurso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueado desde ontem. Pelo menos nove municípios estão com o repasse do FPM bloqueado desde o primeiro decêndio. O montante que deixou de ser utilizado chega a R$ 2,83 milhões. A informação é do Siafi da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que aponta que a Paraíba está em quarto lugar dentre os demais Estados que tiveram as contas bloqueadas no primeiro decêndio de dezembro.
Os municípios de Bayeux, Caaporã, Cruz do Espírito Santo, Curral de Cima, Frei Martinho, Itapororoca, Massaranduba, Nazarezinho, Riacho dos Cavalos, Solânea e Tacima estão sem acesso ao recurso que foi creditado, e precisam encaminhar-se à Delegacia ou Agência da Receita Federal da sua região para regularização e desbloqueio. Com isso, a Paraíba fica atrás apenas dos Estados da Bahia (24), Minas Gerais (20) e Maranhão (16).
A maior prejudicada é Bayeux, que está deixando de receber R$ 816.460,00, seguido de Bananeiras, que tem bloqueado na conta R$ 326.584, e Caaporã, com R$ 326.584,00 em créditos do FPM impedidos de serem usados.
Apesar do agravante de terem os créditos do FPM bloqueados, a situação do Estado ainda é melhor do que no primeiro decêndio de novembro deste ano, quando 19 municípios paraibanos perderam o acesso ao recurso. Quem está nesta situação é possível identificar o crédito pelo extrato, mas o recurso fica bloqueado para saques, transferências e outros.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explicou, através de sua assessoria, que o parágrafo único do artigo 160 da Constituição Federal permite que a União condicione a entrega dos recursos à regularização de débitos do ente federativo junto ao governo federal e suas autarquias – dívidas com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), inscrição na dívida ativa pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) – assim como ao atendimento do gasto mínimo em ações e serviços públicos de saúde.
Para solucionar o problema, a confederação orienta que o gestor deve, primeiramente, identificar qual pendência motivou o bloqueio do repasse. Em seguida, a administração municipal precisa efetuar a regularização e apresentar as guias pagas na delegacia de jurisdição da Receita Federal do Brasil (RFB) e solicitar o desbloqueio no sistema da RFB.


FONTE: Jornal da Paraíba

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

Matrículas para escolas e creches começam no dia 5 de janeiro, em João Pessoa

Capacidade atual do município é de atender a 34 mil alunos; matrículas dos alunos novatos serão efetivadas no período de 5 a 30 de janeiro de 2015
CREI Maria da Penha Macedo de Melo
CREI Maria da Penha Macedo de Melo
Cerca de 8 mil novas vagas estão sendo oferecidas para escolas e creches da rede municipal de ensino de João Pessoa. A capacidade atual do município é de atender a 34 mil alunos. As matrículas dos alunos novatos serão efetivadas no período de 5 a 30 de janeiro de 2015. O cronograma faz parte do calendário letivo de 2015 e as matrículas serão realizadas através do sistema informatizado, nas secretarias das escolas e creches.

O serviço terá acompanhamento do sistema online da Secretaria de Educação do município, e as unidades de ensino não poderão negar as vagas sem justificativa ou comprovação. As unidades escolares devem respeitar a capacidade até o preenchimento das vagas disponíveis para as turmas da Educação Infantil e o ciclo solicitado do Ensino Fundamental. No ato da matrícula, os responsáveis ou os próprios estudantes adultos, no caso da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, deverão apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento ou casamento; atestado ou Carteira de Vacinação atualizada; duas fotos 3x4; cópia do comprovante de Guarda ou Tutela (se for o caso); cópia do comprovante de residência; transferência ou declaração (válida por 30 dias) da escola de origem; Cartão do SUS; Cartão Bolsa Família; Número do NIS da criança (de 0 a 48 meses); CPF e identidade do aluno.
Segundo a secretaria de Educação, a falta de documentação não pode impedir a matrícula, e a escola deve orientar os pais para que a documentação seja oficializada no prazo máximo de 30 dias para a consolidação do processo. Caso o aluno não possua documentação que comprove a escolaridade, a escola deve fazer o encaminhamento junto à Inspetoria de Ensino (ITE), para avaliar o grau de ensino do aluno e encaminhá-lo ao ciclo adequado. Já a pré-escola atende a crianças de quatro a cinco anos.
O ensino fundamental é obrigatório a partir dos 6 anos de idade, ou a crianças que completem até 31 de março.

ÓTIMA AÇÃO!!!

Vestido de Papai Noel, político de JP distribui donativos a famílias carentes na noite de Natal

Parlamentar visitou comunidades carentes para distribuir centenas de brinquedos, presentes e cestas básicas
Marmuthe Cavalcanti visitou família carentes
Marmuthe Cavalcanti visitou família carentes
O vereador de João Pessoa Marmuthe Cavalcanti fez a alegria da noite de Natal de várias família da Capital nessa quarta-feira (24). Vestido de Papai Noel, pelo terceiro ano consecutivo, o parlamentar visitou comunidades carentes para distribuir centenas de brinquedos, presentes e cestas básicas.

Em cada casa, a cada encontro, uma alegria contagiante e uma forte emoção eram compartilhadas. “Minha noite de Natal foi assim, iluminada, pois fazer o bem, distribuir amor em forma de cestas básicas e brinquedos a quem mais precisa é super gratificante! Fazer gente simples e crianças sorrirem, alimentar a fantasia do Natal, solidarizar-se com o próximo, e estar ao lado das pessoas é o verdadeiro espírito natalino”, disse Marmuthe.

As crianças eram as mais felizes, ao receber os presentes das mãos do vereador. “Vesti-me de Papai Noel para fazer a alegria de quem dificilmente teve um Natal feliz, ou talvez nunca teve. É muito gratificante distribuir amor e fazer o bem. Estou realizado e mais que presenteado por Papai do Céu por me oportunizar mais uma vez este importante momento. Agradeço ao EJC Santíssima Trindade, aos amigos Echweiler e Jandílson Arantes, pelas contribuições nos donativos”, afirmou o parlamentar.

 Famílias receberam cestas básicas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

POLÍTICA

Aumento no salário de deputados e de senadores pode prejudicar municípios


A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) está preocupada com o efeito cascata que o aumento no salário de deputados federais e senadores poderá causar nas contas de estados e municípios. De acordo com a entidade, os salários dos 57.441 vereadores são vinculados aos dos 1.060 deputados estaduais que, por sua vez, estão fixados em, no máximo, 75% do subsídio fixado para deputados federais.
A remuneração dos vereadores corresponde a 75% do valor recebido pelos deputados estaduais, mas, em algumas situações, esses salários podem ser reajustados em função da receita de impostos e transferências do ano anterior. Como os deputados federais reajustaram, dia 18, seus vencimentos em 26%, elevando sua remuneração mensal para mais de R$ 33,7 mil a partir de 2015, o teto remuneratório dos deputados estaduais passará, dos atuais R$ 20 mil para R$ 25,3 mil.
Caso o aumento de 26% seja aplicado também aos salários dos vereadores, a consequência será, segundo a CNM, um aumento de R$ 666 milhões para os 5.568 municípios do país. Atualmente, o gasto com salários de vereadores está em R$ 2,56 bilhões. Segundo a CNM, essas despesas poderão aumentar para mais de R$3,2 bilhões.
Ao analisar todos as 27 câmaras de vereadores do país, a CNM verificou que “o subsídio dos deputados estaduais está no teto e que as novas leis que fixam o subsídio da próxima legislatura, ou já foram aprovadas, ou estão em processo de aprovação, e todas mantém a remuneração no limite do teto fixado pela Constituição Federal”, informou, por meio de nota, a entidade.


FONTE: 180 Graus

PITIMBU - LITORAL SUL DA PARAÍBA

População prestigia comemorações em homenagem aos 53 anos de Pitimbu

EMANCIPAÇÃO POLITICA E PITIMBU_Fotos-JosivaldoAlv's (16)     

Pitimbu na língua indígena significa “Olho D’Água do fumo”. Pitimbú já se chamou de Porto dos Franceses, porque os franceses aportavam seus navios em suas praias realizando o comércio de pau-brasil com os índios Tabajaras. Nas divisões do Brasil, correspondentes a 1933 até 1953, Pitimbú figurou como distrito de João Pessoa.
A cidade de Pitimbu, litoral sul do estado, com uma população estimada em 18.000 mil habitantes, comemora nesta segunda-feira, 22 de dezembro, 53 anos de sua Emancipação Política.
Ao todo e apenas em 2014, inúmeras ações e obras foram alocados junto ao Governo Federal, afora as ações realizadas com recursos próprios e outras obras em andamento conseguidas em 2013.

 EMANCIPAÇÃO POLITICA E PITIMBU_Fotos-JosivaldoAlv's (21)

Há dois anos a frente da Prefeitura de Pitimbu, Leonardo Barbalho deu outra cara ao município e desenvolveu todas as áreas da gestão municipal. Pitimbu se tornou ainda conhecida a nível estadual  pela realização das Festas Tradicionais, sua rica culinária de crustáceos, sua longa orla de belezas naturais e quase intactas, seu acervo em culturas, sua gente hospitaleira e muito mais.
Analisando os resultados de sua gestão nos últimos anos, Leonardo Barbalho lembrou que as escolas municipais passaram a ser climatizadas, ganharam nova mobília e os alunos matérias fundamentais para ajudar no processo de ensino aprendizagem. Graças a sua interseção junto ao Governo Federal, o maior sonho da população está se transformando em realidade: a entrega recente de uma Ambulância UTI Móvel, uma nova frota totalmente nova, PSF’s sendo abastecidos com medicamentos rotineiramente,instalação do CRAS regional em Acaú e várias outras ações estruturantes.
Várias obras, no entanto, ainda estão a caminho, futura construção de casas populares, conclusão da Ponte que liga á comunidade Pontinha em Acaú. Construção e conclusão de calçamentos em ruas de todo município.

EMANCIPAÇÃO POLITICA E PITIMBU_Fotos-JosivaldoAlv's (17)

Para o prefeito Leonardo Barbalho, muito está sendo feito, mas sua meta é fazer com que nesses dois últimos anos de mandato, o município dê um salto ainda maior que o primeiro e por isso está impondo um forte ritmo de trabalho. “Nesses primeiros dois anos de mandato arrumamos a casa e mesmo com algumas ações e obras, fizemos a base para desenvolvermos mais e melhor num possível segundo mandato. Por isso, que estou disposto e empolgado para fazer desse meu mandato o melhor que Pitimbu já viu”, destacou.
Para comemorar o aniversário da cidade, o prefeito Leonardo Barbalho e a primeira dama Geilce Azevedo foram a Praça José João, no centro, participaram de um café da manhã junto a população e todos os secretariados marcando assim essa data tão importante para a cidade, com a participação da Banda Marcial Léa Mota de Acaú, qual abrilhantou ainda mais esse momento, onde tivemos a entrega do Alistamento Militar à jovens do município e durante toda a tarde acontece ações culturais na Praça Senhor do Bonfim, com inicio previsto ás 16h, finalizando assim um dia de muitas comemorações aos merecidos 53 anos de Emancipação Politica de Pitimbu.

 EMANCIPAÇÃO POLITICA E PITIMBU_Fotos-JosivaldoAlv's (24)

 EMANCIPAÇÃO POLITICA E PITIMBU_Fotos-JosivaldoAlv's (22)

 EMANCIPAÇÃO POLITICA E PITIMBU_Fotos-JosivaldoAlv's (15)

FONTE: PORTAL DO LITORAL

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

IMPRENSA

Sistema Correio conquista cinco troféus no Prêmio Criança.PB de Jornalismo

Premiações foram nas categorias fotojornalismo, radiojornalismo, jornalismo impresso e telejornalismo. Primeiros lugares ganharam R$ 3 mil e os segundos e terceiros receberam R$ 1.500 e R$ 1 mil, respectivamente
Jornalista Wendell Rodrigues, da TV Correio HD, foi um dos premiados
Jornalista Wendell Rodrigues, da TV Correio HD, foi um dos premiados
O Sistema Correio de Comunicação conquistou cinco premiações nas categorias fotojornalismo, radiojornalismo, jornalismo impresso e telejornalismo no Prêmio Criança.PB de Jornalismo, promovido pelo Governo do Estado

A 4ª Edição do Criança.PB de Jornalismo contou com mais de 80 trabalhos inscritos e a divulgação dos vencedores ocorreu na noite da última segunda-feira (22), em uma casa de recepções da Capital.

Na categoria fotojornalismo, o Sistema Correio conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Doadores de Vida”, do fotografo Mano de Carvalho, e o terceiro lugar com “Pais contra o tabu”, do fotografo Diego Nóbrega, ambos do Jornal Correio da Paraíba.

Na categoria radiojornalismo, a jornalista Mislene Santos, da Rádio 98 FM, conquistou o primeiro lugar com a reportagem Marcas da Violência.

No telejornalismo, o primeiro lugar ficou com o jornalista Wendell Rodrigues, da TV Correio HD, com a reportagem Sem brincadeira.

Os primeiros lugares ganharam R$ 3 mil e os segundos e terceiros receberam R$ 1.500 e R$ 1 mil, respectivamente. Já a categoria universitária deu ao primeiro lugar R$ 1 mil, e o segundo e terceiro lugares com R$ 500 e R$ 300, respectivamente.

A solenidade de premiação foi encerrada pelo governador Ricardo Coutinho, que parabenizou os participantes e ressaltando a importância da iniciativa. “Este prêmio é importante porque trata, na essência, de um assunto que o País está perdendo: uma geração. O País tem um grande desafio e precisa de empenho e resistência. Quando se produz matérias como essas, podemos incomodar alguns, mas principalmente trazer a verdade e mostrar o que a Paraíba tem feito por essa geração”, discursou o governador.

FONTE: PORTAL CORREIO

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!