CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sábado, 28 de fevereiro de 2015

PARAÍBA

Sudema classifica 5 praias do litoral paraibano como impróprias para o banho

paraiba-tem-duas-praias-improprias-para-banho-neste-fim-de-semana.jpg.280x200_q85_crop

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 51 praias do litoral paraibano como apropriadas para o banho. A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória. Segundo o relatório semanal de balneabilidade, apenas trechos das praias do Jacaré, em Cabedelo;  Manaíra, Bessa e Arraial em João Pessoa,  e de  Maceió, em Pitimbu, devem ser evitadas pelos banhistas.
No município de Cabedelo, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba. No município de João Pessoa, devem ser evitadas as áreas localizadas à direita e à esquerda da quadra de Manaíra, à direita e à esquerda da galeria próxima ao Mag Shopping e à direita e à esquerda do maceió da praia do Bessa. Em Pitimbu, a recomendação da Sudema para os banhistas é respeitar a área de 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho.
A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

FONTE: PORTAL LITORAL PB

BRASIL

Belo Monte atrasa entrega de energia e pode ter prejuízo milionário


Maior projeto na área de energia elétrica do país, a usina de Belo Monte, em construção no Pará, está, a partir deste sábado (28), oficialmente atrasada. Nesta data, deveria entrar em operação a primeira turbina da hidrelétrica mas, de acordo o consórcio responsável, a Norte Energia, isso só deve acontecer em novembro de 2015 – ou seja, 9 meses depois do previsto.

Os atrasos atingem o chamado Sítio Pimental, casa de força complementar de Belo Monte, que ao todo terá 6 turbinas com capacidade para gerar 233,1 MW (megawatts), cerca de 3% de toda a eletricidade que será produzida pela hidrelétrica em sua capacidade máxima.
De acordo com a Norte Energia, o Sítio Belo Monte, que responderá por 97% da eletricidade do empreendimento (11 mil MW), não registra atraso e a entrega da energia aos clientes terá início em março de 2016, conforme previsto em contrato.

O contrato de concessão da hidrelétrica prevê que, até novembro, 5 das 6 turbinas de Pimental deveriam entrar em operação, num total, portanto, de 194,25 MW. Como não vai produzir essa energia, a concessionária pode ser obrigada a comprá-la no mercado à vista para entregar aos clientes, o que representaria um prejuízo milionário para seus acionistas.

1ª Turbina Belo Monte Casa de Força Usina Hidrelétrica Pará (Foto: Divulgação/Norte Energia) 
Primeira turbina de Belo Monte deveria entrar em
funcionamento neste sábado (Foto: Divulgação/
Norte Energia)

Pedido de adiamento
Para evitar essa despesa, porém, a Norte Energia apresentou no ano passado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um pedido para adiar o cronograma das obras de Belo Monte.

A empresa alega não ter responsabilidade pelo atraso, que chega a 441 dias, e que, segundo ela, foi provocado por dificuldades em obter licença ambiental, demora na emissão de declarações de utilidade pública de áreas necessárias à implantação do projeto, paralisações dos trabalhos determinadas por decisões judiciais, invasões dos canteiros de obra por ribeirinhos e indígenas da região, além de greve de funcionários.

O pleito ainda está sendo analisado e precisa ser votado pela diretoria da Aneel. Entretanto, o relatório de técnicos da agência que serve de base para a decisão do colegiado, concluído no final de 2014, rejeita todas as alegações da Norte Energia sob a justificativa de que a concessionária, ao assinar o contrato, assumiu todos os riscos de atraso na produção de energia.

Se a posição dos técnicos for mantida pela diretoria da Aneel, a empresa será obrigada a comprar energia no mercado à vista, onde ela é mais cara, para compensar os clientes. Nesse caso, é possível que o consórcio recorra à Justiça para evitar o prejuízo. Mas ao descumprir o contrato, fica sujeito a penalidades que vão de multa até o risco de ter a concessão cassada.

Questionada se vai cumprir os contratos e comprar a energia no mercado à vista, a Norte Energia informou, por meio de sua assessoria, que só vai se pronunciar depois da decisão da Aneel sobre seu pedido.

Distribuidoras
Entre os clientes de Belo Monte estão distribuidoras de 17 estados, ente elas a Bandeirante e a Eletropaulo, de São Paulo, a Light, do Rio de Janeiro, e a Cemig, de Minas Gerais. Se a concessionária descumprir os contratos, obrigará essas distribuidoras a comprar energia no mercado à vista. E o prejuízo será repassado aos seus clientes, via conta de luz.

Questionado sobre o atraso em Belo Monte, o Ministério de Minas e Energia informou, em nota, que a empresa está sujeita a penalidades, caso não cumpra os contratos.

“A entrada em operação das unidades geradoras do sítio Pimental segue regras de contrato. Em caso de atraso, cabe à Norte Energia suprir o sistema com energia comprada. Pelo descumprimento de qualquer obrigação contratual, o concessionário estará sujeito à aplicação das penalidades cabíveis”, informou o MME.

Em construção no Pará, Belo Monte tem a conclusão das obras prevista para janeiro de 2019. Com um investimento estimado em R$ 28,9 bilhões, a usina terá potência de 11.233 MW e deve gerar 4.571 MW médios, instantaneamente.


FONTE: G1

“Campina contra o Aborto!”

Vereador quer campanha publicitária contra a Legalização do Aborto


Tramita na Câmara Municipal de Campina Grande, requerimento de autoria do vereador Rodrigo Ramos (SDD) solicitando ao Governo Municipal a realização de campanha publicitária denominada “Campina contra o Aborto!”
“Estudos realizados demonstram que a legalização do aborto não diminuiu a mortalidade materna, atenta contra um dos mais importantes papéis do médico que é de defender a vida, principalmente a mais frágil, aquela que não pode se defender sozinha” justificou o parlamentar
Ainda segundo Rodrigo Ramos as pesquisas demonstram que a maioria esmagadora da população brasileira é contra o aborto, as justificativas e argumentos em sua defesa não encontram respaldos científicos, sendo em sua maioria superficiais, utilitaristas e baseados em interesses econômicos.
Para Rodrigo as estratégias que buscam confundir a população e evitar o debate dentro dos critérios científicos são inúmeras. Uma delas foi a criação do termo “pré-embrião” em 1986 por Anne McLaren, para designar os embriões que ainda não haviam sido implantados no útero e assim tentar justificar métodos abortivos de interrupção da gravidez. Entretanto, o fato é que para a ciência médica a vida inicia com a fecundação, não existindo dúvidas quanto a isso. Em todos os livros de embriologia médica encontramos que a vida começa com a fecundação não havendo distinção em qualquer de sua fase.
Para o vereador o valor de uma sociedade se mostra pela sua capacidade de amparar os mais fracos e é com o intuito de informar a população do nosso município que solicitamos que por meio de dotações orçamentárias especificas ou suplementadas se necessário se realize campanhas educativas e informativas em nosso município conscientizando a população sobre o CRIME que é a prática do aborto.
Rodrigo Ramos ainda alertou que conforme os artigos 124 a 127 do Código Penal, o aborto é considerado um crime contra a vida, exceto quando existe risco de morte da mãe ou gravidez decorrente de estupro.

ELE ACREDITA, E O POVO???

Wilson Filho diz que acredita na inocência de Dilma no ‘escândalo da Petrobrás’

 
O deputado federal, Wilson Filho (PTB), acredita que a presidente Dilma Rousseff (PT) não está envolvida no escândalo da Petrobrás e afirmou que a base da chefe do executivo no congresso está aguardando o Poder Judiciário que está à frente do processo da investigação.
Questionado a respeito do Impeachment, o deputado afirmou apenas estar ‘esperando’ e destacou que as coisas que o Poder Judiciário, que está a frente do processo da investigação, está pautando pode ser que aconteçam agora após o carnaval.
“Acredito que a presidente não está envolvida. Acredito veementemente nisso. Na minha opinião, tenho certeza que ela provará e os culpados vão ser punidos”, diz.

EMPREGO NA PARAÍBA

Sine Paraíba tem 600 vagas para esta segunda-feira; muitas não exigem experiência

Algumas oportunidades não exigem experiência e estão sendo destinadas a jovens que buscam o primeiro emprego
Sine Paraíba
Sine Paraíba
O Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB) de João Pessoa tem 600 oportunidades de emprego para operador de telemarketing receptivo e ativo para esta segunda-feira (2). Também estão sendo ofertadas mais 78 vagas para diversos cargos.

Algumas oportunidades não exigem experiência e estão sendo destinadas a jovens que buscam o primeiro emprego. Já outras solicitam do candidato experiência na função técnica e nível superior.

Os interessados em concorrer às vagas devem procurar a sede do Sine-PB, que fica na Rua Duque de Caxias, 305, no Centro de João Pessoa, próximo ao Terceirão ou ainda qualquer posto do Sine-PB nas Casas da Cidadania de João Pessoa (Jaguaribe, Tambiá, Mangabeira e Manaíra). Para se cadastrar no Sine, o candidato deve apresentar documentos pessoais, a exemplo de RG, CPF, currículo e carteira de trabalho. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3218-6619, 3218-6618 ou 3218-6624.

Veja as vagas:

01-apontador de obras
03-auxiliar de jardineiro
01-biomédico
01-auxiliar financeiro
02-controlador de pragas
01-copeiro
02-costureira emgeral
02-cumim
01-dedetizador
01-desenhista projetista mecânico
01-encarregado de padaria
01-engenheiro civil
01-inspetor de transporte
01-instalador reparador de redes e cabos telefonico
02-jardineiro
01-manicure
03-motofretista
05-operador de extrusora de borracha e plastico
200-operador de telemarketing ativo
400-operador de telemarketing receptivo
04-promotor de vendas
01-recepcionista de hotel
03-serralheiro
15-supervisor de telemarketing e atendimento
01-pizzaiolo
01-supervisor de vendas comercial
03-técnico de refrigeração
20-vendedor pracista

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

PITIMBU - LITORAL SUL DA PARAÍBA

Prefeitura Municipal de Pitimbu
 Já está pagando a folha salarial do mês de fevereiro
 
 

A Prefeitura Municipal de Pitimbu, já está pagando a folha salarial do mês de fevereiro nesta sexta (27), todos servidores municipais receberam de forma integral seus proventos. Desta forma o prefeito Leonardo Barbalho vem cumprindo sua promessa de campanha que é pagar o funcionalismo municipal dentro do mês trabalhado.
Foi efetuado o pagamento dos efetivos, contratados e cargos de comissão de todas as secretarias.

POLÍTICA

Cássio tira foto de FHC ironizando acusações de Dilma sobre corrupção na Petrobras

FHC
FHC: rebatendo Dilma


Depois de Dilma Rousseff se basear na delação premiada de Pedro Barusco para atribuir o início da corrupção na Petrobras ao governo de FHC, as redes sociais não perdoaram a presidente. A fotografia foi tirada pelo senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB) e o papel "FOI FHC"  foi escrito pelo senador mineiro Aécio Neves (PSDB).
As piadas diziam que a culpa pela extinção dos dinossauros caberia a FHC, assim como os atentados ao World Trade Center, a morte de Ayrton Senna, a derrota na Copa de 1950, a Gripe Espanhola, entre outros.
Além de responder Dilma dizendo que a atitude dela era a de quem “bate a carteira e grita ‘pega ladrão”, FHC resolveu entrar na brincadeira. Com uma cédula de dois reais à mão, o ex-presidente foi fotografado pelo senador Cássio Cunha Lima fazendo referência ao Plano Real e ironizando: “Foi FHC”.

FONTE: Veja

EDUCAÇÃO

Sedes abre 1.290 vagas para 33 cursos de profissionalização

 
O sonho de se qualificar para o mercado de trabalho já é realidade para Maria Fernandes Barbosa, moradora do bairro da Torre. Ela é uma das alunas matriculadas no curso de Pintura em Tecido do Programa de Formação 2015, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Esse ano o programa irá formar 1.290 pessoas em 33 cursos de diversas áreas, desde artes manuais a organização administrativa e produtiva. As matriculas estão abertas e podem ser feitas gratuitamente nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs), localizados em onze bairros da cidade, e no Centro Intergeracional Sinhá Bandeira, no Expedicionários.

O Programa de Formação 2015 foi lançado oficialmente na tarde desta sexta-feira (27), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). Na ocasião, a secretária do Desenvolvimento Social de João Pessoa, Marta Moura, evidenciou a importância dos cursos de formação como uma iniciativa da gestão municipal para viabilizar a inserção de jovens da comunidade no mercado de trabalho. “A iniciativa mostra o compromisso da gestão com todos os públicos e gêneros, sobretudo daqueles que se apresentam em situação de extrema vulnerabilidade social”, destacou.

A solenidade de abertura contou com uma apresentação cultural do grupo de Hip Hop do CRC dos funcionários II e uma lapinha encenada pelo Grupo Folclórico dos Idosos Jesus de Nazaré, do CRC de Mandacaru.

Diversos cursos - O Programa irá ofertar, de início, 33 cursos nas áreas de artes, artesanato, administração, embelezamento, prestação de serviços e organização produtiva. Durante o ano serão abertas 66 turmas nas comunidades com maiores índices de vulnerabilidade social.

“Essa é uma iniciativa que mostra na prática o papel dos CRCs para a cidade de João pessoa. É o diálogo permanente da Prefeitura com as comunidades, numa atitude de cuidar e ter atenção com as pessoas. Estamos atentos também com a cultura e com a importância da formação para inseri-las no mercado de trabalho”, ressaltou o secretário adjunto da Sedes, Joubert Fonseca.

Também estão previstas turmas de corte de cabelo, colorimetria, megahair, manicure e pedicura, organização de um pequeno negócio, artesanato, secretariado, operador de Call Center, serviços domésticos, corte e costura, décopage, violão básico, horticultura e jardinagem, pintura, customização, entre outros.

Documentação – Para realizar as inscrições é necessário apresentar originais e xérox do RG e CPF, além do comprovante de residência. Os candidatos devem ter idade mínima de 15 anos, saber ler e escrever. Os interessados podem fazer mais de um curso, desde que haja disponibilidade de vagas. Para mais informações sobre a programação de cada unidade ligar para o telefone 3218-9245.

Confira os endereços dos locais onde os cursos serão oferecidos:

Centro Integracional Sinhá Bandeira - Rua Capitão João Freire, 218, Expedicionários. Telefone: 3214- 7926 e 3218- 9245;

Centro de Referência da Cidadania (CRCs):
1- Ipês – Rua José Resende, 199. Fone: 8707-6266;
2- Bancários – Rua Esmeralda Gomes Vieira, s/n. Fone: 3235-3943;
3- Costa e Silva – Rua Dr. Arlindo Correa, s/n. Fone: 3233-8228;
4- Cristo – Rua Profª.Luiza Fernandes Vieira, s/n. Fone: 3231-6127;
5- Cruz das Armas – Rua João Gomes Coelho, s/n. Fone: 3241-8975;
6- Jardim Veneza – Rua Antonio Alves de Morais, s/n. Fone: 3233-5647;
7- Mandacaru – Rua João de Brito, s/n. Fone: 3244-6915;
8- Mangabeira – Rua Janduy Dantas, s/n. Fone: 3214-1919;
9- Roger – Rua Conceição Cabral, s/n. Fone: 3214-1709;
10- Valentina – Rua Francisco B. Sobrinho, s/n. Fone: 3237-5166;
11-Funcionários II – Rua Francisco Gomes de Oliveira, s/n. Fone: 3233-5779 ou 3218-2113.


FONTE: Secom-JP

EMPREGO

Canadenses vem a João Pessoa e outras cidades em busca de profissionais para atuarem no país americano

 

Brasileiros vão trabalhar na província de Quebec 
Brasileiros vão trabalhar na província de Quebec


Representantes da província de Quebec, no Canadá, estarão no Brasil no mês de março para divulgar oportunidades de trabalho a brasileiros que desejam imigrar para o país norte-americano. O Canadá tem uma população de cerca de 35 milhões de pessoas e é um dos países que mais investem em divulgação de vagas de emprego para estrangeiros.

Uma das rodadas de palestras acontecerá na cidade de João Pessoa, nos dias 05 e 06 de março, no Auditório da Reitoria da UFPB e no Auditório Tarcísio Burity, da UNIPE.
Além da capital paraibana, mais seis cidades receberão os canadenses que apresentarão oportunidades de trabalho em áreas consideradas prioritárias pelo governo de Quebec, como engenharias, tecnologia da informação, marketing, contabilidade e saúde. Estão na programação as cidades de Recife (PE), Natal (RN), Campinas (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
Segundo Gilles Mascle, representante do setor de imigração de Quebec, o objetivo das palestras é explicar o passo a passo para a obtenção do visto permanente de imigração. “Os profissionais com diploma de ensino superior nas áreas prioritárias terão mais facilidade para obter o documento”, explica.
Mascle afirma também que pessoas vinculadas a todas as áreas podem se inscrever para participar gratuitamente das palestras, mesmo que não sejam das carreiras consideradas prioritárias. Além do diploma de ensino superior, contam pontos a fluência no francês, idioma oficial de Quebec. Confira abaixo informações sobre as palestras:

Palestras sobre imigração para Quebec, Canadá

Recife
dias 02 e 03 de março às 18h45
Aliança Francesa Recife, Rua Amaro Bezerra, 466 - Derby
João Pessoa
dias 5 e 6 de março, às 18h45
Auditório da Reitoria da UFPB e no Auditório Tarcísio Burity, da UNIPE
Natal
10 de março, às 18h45
Aliança Francesa de Natal, Rua Potengi, 459 - Petrópolis
Campinas
16 de março, às 18h45
Local a confirmar
São Paulo
17, 18 e 19 de março, às 18h45
Aliança Francesa de São Paulo. Rua General Jardim, 182 - Centro e SENAC Consolação - Auditorio Nobre, Rua Dr. Vila Nova, 228 - Centro
Belo Horizonte
23 e 24 de março, às 18h45
Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG
Curitiba
25 e 26 de março, às 18h45
Auditório FESP-PR, Rua Doutor Faivre, 141
Da Redação com Veja

POLÍTICA

Pela internet, Veneziano diz que não vai usar passagens para esposa

Deputado alegou respeitar decisão na Câmara, mas deixou claro que esposa não vai utilizar passagens; esta não é a primeira vez que o parlamentar recusa benefícios


Veneziano Veneziano
Através das redes sociais, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), declarou nesta sexta-feira (27), que respeita a decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados que aprovou o direito a passagem aérea para as esposas dos parlamentares, mas que não utilizará desse benefício.

Essa, no entanto, não é a primeira vez que Veneziano prefere não utilizar de verba pública em benefício do seu mandato. Quando prefeito de Campina Grande, não quis o aumento que foi dado ao seu salário, mesmo sendo constitucional.


Veneziano usou redes sociais para comunicar decisãoFoto: Veneziano usou redes sociais para comunicar decisão
Créditos: Reprodução/ Facebook

PRESENTINHO PARA O POVO BRASILEIRO!!!

Energia terá novo aumento e sobe até 5,7% a partir desta segunda-feira na Paraíba

Aumento atinge 58 concessionárias em todo o Brasil e foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira. Na Paraíba, Energia aplica 5,7% para região de Campina e 3,8% para demais localidades
Conta de luz fica mais cara, novamente
Conta de luz fica mais cara, novamente
A conta de energia vai ficar até 5,7% mais cara a partir de segunda-feira (2) para consumidores paraibanos, clientes da Energisa no estado. São 5,7% para clientes da região de Campina Grande e 3,8% para os consumidores das demais localidades do estado. Chamado de 'Revisão Tarifária Extraordinária', esse aumento tem como objetivo repassar para o consumidor os custos com a geração de energia. Os valores das bandeiras tarifárias também sobem a partir de segunda.

O reajuste atinge 58 concessionárias em todo o Brasil e foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (27). Os maiores aumentos serão para as distribuidoras AES Sul (39,5%), Bragantina (38,5%), Uhenpal (36,8%) e Copel (36,4%). Os reajustes mais baixos serão aplicados para as distribuidoras Celpe (2,2%) e Cosern (2,8%).

Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o impacto médio será de 28,7% e para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%. A diferença ocorre principalmente por causa do orçamento da CDE e da compra de energia proveniente de Itaipu.

A revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras, e permite que a Aneel revise as tarifas para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, quando forem registradas alterações significativas nos custos da distribuidora, como, por exemplo, modificações de tarifas de compra de energia, encargos setoriais e de uso das redes elétricas. Na tarde de hoje, a Aneel também aprovou o orçamento da CDE para este ano, que prevê repasse de R$ 22 bilhões para a conta dos consumidores de energia.


Entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, várias empresas solicitaram a revisão extraordinária, por causa da falta de chuvas e a maior necessidade de compra de energia de termelétricas, que é mais cara.


FONTE: PORTAL CORREIO

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

POLÍTICA

PSDB, PPS e PSOL abrem mão de passagem aérea para cônjuge


Um dia após a Câmara liberar passagens aéreas para cônjuges de deputados, as bancadas de PSDB, PPS e PSOL anunciaram nesta quinta-feira (26) que abriram mão do benefício. Os três partidos de oposição criticaram a decisão da mesa diretora da Casa aprovada nesta quarta (25).
Segundo o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), os parlamentares têm condições de bancar as passagens dos cônjuges com o próprio salário. Para o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), a medida aprovada pela Mesa Diretora não é “moralmente aceitável”.
“Não concordamos com isso, com o salário que ganha, o deputado tem condição de bancar isso [passagem aérea para cônjuges]”, criticou o líder do PSOL.
“Os deputados do PPS não aceitam que o dinheiro público seja usado para pagar passagens aéreas para cônjuges de parlamentares. Somos solidários com o momento porque passa a população brasileira”, ressaltou o líder do PPS.
Líder da bancada do PSDB, o deputado Carlos Sampaio (SP) classificou de “inaceitável” a Câmara bancar as passagens aéreas dos cônjuges de parlamentares justamente no momento em que o governo elevou alguns tributos.
“É inaceitável que, num momento em que a sociedade é penalizada com o aumento de impostos e alta nos preços, conceda-se esse privilégio aos parlamentares. É um total desrespeito com os brasileiros, que já estão pagando o preço da incompetência do governo Dilma e agora, terão de arcar com essa mordomia. É um contrassenso. O PSDB não fará parte dessa vergonha, também em respeito aos próprios cônjuges de seus parlamentares”, disse Sampaio por meio de nota.

Reajuste de benefícios

Além de autorizarem os cônjuges de deputados a usarem passagens aéreas com dinheiro da cota parlamentar, a mesa diretora da Câmara aprovou nesta quarta aumento em todas as despesas com parlamentares, incluindo verba de gabinete – usada para pagar funcionários –, auxílio-moradia e cota parlamentar, que inclui gastos com passagens aéreas e conta telefônica
A partir de abril, a cota parlamentar destinada, entre outros gastos, para o custeio de passagens aéreas e transporte, será reajustada em 8,72% (correspondentes à variação do IPCA de dezembro de 2013 a janeiro de 2015, o que representará um impacto adicional de 19,9 milhões por ano).
O valor da cota varia conforme o estado de origem do deputado. O maior valor é pago a deputados de Roraima, hoje em R$ 41 mil por mês. O menor valor é dado a deputados do Distrito Federal, cerca de R$ 27 mil. O dinheiro também é usado para despesas com telefone e correio.
No total, o comando da Câmara aprovou na quarta-feira (25) um pacote de reajuste para os benefícios dos deputados que terá um impacto de cerca de R$ 150 milhões por ano.
Além da cota parlamentar, a verba de gabinete, usada para pagar funcionários, também será reajustada em 18,01% com base no IPCA desde julho de 2012, e passará de R$ 78 mil por mês para R$ 92 mil. Cada parlamentar pode contratar até 25 pessoas. O impacto anual será de R$ 129 milhões. Também sofrerá reajuste o auxílio-moradia, que passará de R$ 3,8 mil para R$ 4.243 por mês. Por ano, o impacto extra será de R$ 885 mil.
Cunha justificou os reajustes alegando a necessidade de fazer a reposição inflacionária. Em contrapartida, ele anunciou que determinou que sejam feitos cortes na mesma proporção para que o impacto seja “zero” nos cofres da Casa.


FONTE: G1

EM FASE DE CONCLUSÃO!!!

Começa escavação da última alça do Trevo de Mangabeira


O Trevo de Mangabeira já começa a tomar forma com a conclusão do viaduto e rebaixamento da Avenida Hilton Souto Maior. Na via, os trabalhos de drenagem estão em fase final. Máquinas, engenheiros e trabalhadores da construção civil se empenham agora para terminar a escavação da última alça de acesso à Avenida Josefa Taveira.
O Governo do Estado está investindo R$ 21,6 milhões na obra, que vai contribuir com a melhoria da mobilidade urbana de João Pessoa, reduzir o tempo de deslocamento diário de mais de 200 mil pessoas e oferecer conforto e segurança aos motoristas.
O engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagens do Estado da Paraíba (DER-PB) e responsável pela fiscalização da obra, Armando Ataíde Ribeiro, falou sobre o andamento dos trabalhos. “O viaduto do trevo, que liga Bancários a Mangabeira, já está pronto. Ele não foi liberado ainda por uma questão operacional, referentes à construção das alças. Essas alças vão da parte superior do viaduto à parte inferior do túnel, equivalente a uma diferença de nível de 7 metros”, explicou.
Ainda de acordo com o engenheiro fiscal, a construção das quatro alças está em andamento. Até agora, três já foram escavadas e esse serviço está sendo executado em uma. “Como as estacas de contenção das alças foram instaladas para a implantação do viaduto, isso possibilitou a escavação das mesmas. Acreditamos que dentro dos próximos três meses as alças estejam prontas”, previu Armando Ataíde.
Próximos passos – Depois da escavação da quarta e última alça, o próximo passo é terraplenagem e a colocação das três camadas de pavimentação das mesmas. “Essas camadas correspondem à sub-base, base e revestimento asfáltico. Só em seguida é que serão feitos os acabamentos da obra, a exemplo da sinalização, proteção, iluminação”, comentou o engenheiro.
Quem visitar o canteiro de obras do trevo de Mangabeira verá que a avenida Hilton Souto Maior, que liga os bairros de José Américo a Penha, já foi rebaixada nas imediações do antigo girador de Mangabeira. Nesse trecho, a via passa por baixo do viaduto do trevo. Os trabalhos de drenagens da avenida também estão em fase de conclusão.



Intervenções preliminares – Para que a obra de construção do Trevo de Mangabeira fosse realizada, foram necessárias várias intervenções preliminares. O Governo do Estado precisou, por exemplo, fazer algumas desapropriações na área, para o escoamento de veículos.  Foram assim asfaltados, recapeados ou implantados 8 km de via, o equivalente a 27 de ruas do entorno para desvios de coletivos, carros e motocicletas. O objetivo foi evitar o estrangulamento do fluxo de automóveis, que é intenso na região.
Na parte estrutural, um dos trabalhos preliminares foi a instalação de dezenas de vigas de concreto, fincadas no solo. Elas são necessárias para fazer a contenção das barreiras do viaduto, das alças e da Avenida Hilton Souto Maior. Só depois disso tudo é que o viaduto de concreto protendido foi construído, no trecho onde antes ficava o girador (ligando Bancários e Mangabeira). Em seguida, na parte inferior do mesmo, foi feita a escavação para o rebaixamento da avenida Hilton Souto Maior (ligando José Américo e Penha).
 

FONTE: Secom-PB

JOÃO PESSOA PB

Procon multa em até R$ 100 mil dez postos de combustível que cometiam irregularidades em JP

Postos passaram por uma fiscalização de diversos órgãos, mas estavam cometendo diversas irregularidades, como a não exposição visual de leis para os consumidores




Imagem ilustrativaTodos os dez postos de combustível que passaram, nesta quinta-feira (26), por fiscalização de diversos órgãos de defesa do consumidor e de saúde sanitária, foram autuados por cometerem irregularidades. Eles não estariam cumprindo leis estaduais que estabelecem o cumprimento de normas e a visibilidade de leis, como a lei do troco, para a população. As multas aplicadas variam em torno de R$ 50 a R$ 100 mil e os donos dos postos vão ter dez dias para apresentarem a defesa.

As irregularidades encontradas nos postos vão desde a falta de exposição visual de leis para os consumidores, como a lei do troco, e a falta da placa informativa sobre a diferença do preço do álcool e da gasolina que mostra qual o combustível mais vantajoso para se abastecer no momento.

O secretário do Procon de João Pessoa, Helton Renê, falou sobre o trabalhado realizado.

“Foi um trabalho que envolveu diversos órgãos. Pudemos verificar de perto que todos os dez postos estavam com irregularidades, estavam faltando informações com relação à norma e recomendações do Ministério Público e do Procon sobre a placa com relação ao preço de 70 % sobre a gasolina e o álcool, que mostra ao consumidor qual o combustível mais vantajoso de se abastecer na comparação de preços. Nenhum dos postos estava cumprindo essa lei”, disse Helton Renê.

Outras irregularidades também foram encontradas nas lojas de conveniência dos postos fiscalizados. De acordo com o secretário do Procon, a água mineral foi um dos produtos que estavam armazenados de maneira ilegal. “Em alguns postos a água mineral estava armazenada de maneira que ficava exposta ao sol, e isso não pode ocorrer”, informou.

Com a autuação, os donos dos estabelecimentos vão ter até dez dias para apresentarem a defesa e tentar se livrar da multa postos com a autuação.

“Agora, eles vão ter dez dias para apresentarem as suas defesas. Nós não podemos esquecer a nossa competência de defesa ao consumidor e da aplicação das autuações e multa. Estamos abertos aos empresários para que eles tirem todas as dúvidas quanto a aplicação das leis, mas não é o que acontece e temos que defender o consumidor das irregularidades”, concluiu Helton Renê.

As equipes de fiscalização foram compostas por profissionais do MP-Procon, Imeq, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Receita Estadual, Vigilâncias Sanitárias do Município de João Pessoa e do Estado e Procon Municipal. Elas estão trabalhando simultaneamente nos dez postos de combustíveis localizados nos bairros de Mangabeira, Bessa, Varadouro, Geisel, Bairro dos Estados, Jardim Cidade Universitária, Cristo, João Paulo II, Valentina Figueiredo e Tambauzinho.

Abaixo, a relação dos postos que foram autuados:

1. Posto Santa Maria (R. Coronel Benevenuto Gonçalves Costa, 20 – Mangabeira)

2. Posto Texaco (Av. Presidente Afonso Pena. 2230 – Bessa)

3. Posto American (R. Des. Trindade, 248 – Varadouro)

4. Posto Estrela do Geisel (R. Valdemar Galdino Naziazeno – Geisel)

5. Petroservice (Av. Pres. Epitácio Pessoa, 1935 – Bairro dos Estados)

6. Posto DPN (R. Walfredo Macedo Brandão, 1187 – Jd. Cidade Universitária)

7. Posto Raniere Mazilli (Av. Raniere Mazilli, 1807 – Cristo)

8. Auto Posto Geisel (R. Valdemar Galdino Nazirazeno, 952 – João Paulo II)

9. Auto Posto Valentina (R. Flodoaldo Peixoto, 2610 – Valentina Figueiredo)

10. A.B Cavalcanti (Av. Epitácio Pessoa, 2690 – Tambauzinho)

PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

JP lança programa que abre 1,2 mil vagas gratuitas em cursos de 33 áreas

Vale ressaltar que os candidatos devem ter idade mínima de 15 anos, saber ler e escrever. Os interessados podem fazer quantos cursos quiser, desde que haja disponibilidade de vagas
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Prefeitura Municipal de João Pessoa
João Pessoa ganha nesta sexta-feira (27) o Programa de Formação 2015 que vai oferecer à população 1.290 vagas em cursos de 33 áreas gratuitamente. O lançamento acontece às 14h, no Centro de Administração Municipal, em Água Fria.

Os cursos serão realizados nos 11 Centros de Referência da Cidadania (CRC’S) e no Centro Intergeracional Sinhá Bandeira, ambos ligados à Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), nas áreas de artes, artesanato, administração, embelezamento, prestação de serviços e organização produtiva. Durante o ano serão abertas 66 turmas nas comunidades com maiores índices de vulnerabilidade social.

Para o primeiro semestre estão previstas turmas de corte de cabelo, colorimetria, megahair, manicure e pedicura, organização de um pequeno negócio, artesanato, secretariado, operador de Call Center, serviços domésticos, corte e costura, décopage, violão básico, horticultura e jardinagem, pintura, customização, entre outros.

Documentação

Os interessados em fazer os cursos deverão escolher um dos 11 Centros de Referência da Cidadania ou o Centro Integracional Sinhá Bandeira. Para realizar as inscrições é necessário apresentar originais e xerox do RG e CPF, além do comprovante de residência.

Vale ressaltar que os candidatos devem ter idade mínima de 15 anos, saber ler e escrever. Os interessados podem fazer quantos cursos quiser, desde que haja disponibilidade de vagas. Para mais informações sobre a programação de cada unidade ligar para o telefone 3218-9245.

Confira os endereços dos locais onde os cursos serão oferecidos:


Centro Integracional Sinhá Bandeira - Rua Capitão João Freire, 218, Expedicionários. Telefone: 3214- 7926 e 3218- 9245;

Centro de Referência da Cidadania (CRCs):

1- Ipês – Rua José Resende, 199. Fone: 8707-6266;

2- Bancários – Rua Esmeralda Gomes Vieira, s/n. Fone: 3235-3943;

3- Costa e Silva – Rua Dr. Arlindo Correa, s/n. Fone: 3233-8228;

4- Cristo – Rua Profª.Luiza Fernandes Vieira, s/n. Fone: 3231-6127;

5- Cruz das Armas – Rua João Gomes Coelho, s/n. Fone: 3241-8975;

6- Jardim Veneza – Rua Antonio Alves de Morais, s/n. Fone: 3233-5647;

7- Mandacaru – Rua João de Brito, s/n. Fone: 3244-6915;

8- Mangabeira – Rua Janduy Dantas, s/n. Fone: 3214-1919;

9- Roger – Rua Conceição Cabral, s/n. Fone: 3214-1709;

10- Valentina – Rua Francisco B. Sobrinho, s/n. Fone: 3237-5166;

11-Funcionários II – Rua Francisco Gomes de Oliveira, s/n. Fone: 3233-5779 ou 3218-2113

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CHUVAS EM SÃO PAULO

Chuva põe regiões de SP em alerta, trava linhas de trem e deixa um morto

Motorista foi eletrocutado após árvore atingir fio em Santa Cecília.
Cidade teve recorde de trânsito no ano: foram 294 km de filas às 19h.


Fiação atingiu homem que descia do carro na Rua Tupi (Foto: Paulo Toledo Piza/G1) 
Fiação atingiu homem que descia do carro na Rua Tupi (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
O temporal que atingiu bairros de São Paulo e cidades da região metropolitana nesta quarta-feira (25) deixou um eletrocutado na Rua Tupi, em Santa Cecília, na região central, travou linhas da CPTM e fez a cidade enfrentar trânsito recorde.
Vias no Centro, na Zona Leste e no ABC ficaram travadas após o transbordamento do Rio Tamanduateí e do Córrego da Mooca. A cidade teve recorde do ano com 294 km de filas às 19h.
Por causa de um raio, a circulação na Linha 7-Rubi foi interrompida no trecho entre Luz e Pirituba. O problema na Linha 7 começou às 17h45 e seguia no começo da noite. Na Estação Palmeiras-Barra Funda, passageiros protestaram depredando um trem.

Também foram afetadas as linhas 10-Turquesa e 8-Diamante, mas a circulação foi retomada ao fim da tarde em ambas. A Linha 10 ficou paralisada entre 15h e 18h30. A Linha 8 deixou de circular entre 17h10 e 17h35.

As linhas 1-Azul, 2-Verde, e 3-Vermelha do Metrô funcionaram com velocidade reduzida.

Morte na Rua Tupi

Houve quedas de árvores em diversos bairros. Na região de Santa Cecília/Pacaembu, uma árvore caiu e derrubou fios sobre um carro estacionado na Rua Tupi. Um motorista foi atingido quando saía do veículo e morreu ainda no local.


Queda de árvore interdita via na região central de SP (Foto: Paulo Toledo Piza/G1) 
 Queda de árvore interdita Rua Tupi. (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

Também houve queda de árvore na Rua Traipu, em Perdizes, na Zona Oeste. Houve registro de queda na Rua Terezinha, na Vila Formosa, Zona Leste de São Paulo, e na Rua Voluntários da Pátria, em Santana, na Zona Norte.
Leitores do G1 registraram quedas de árvores na Mooca, em Higienópolis e na Bela Vista.
Na Rua Almirante Marques Leão, na altura do número 656, na Bela Vista, o leitor Vitor Caires conta que os galhos de uma árvore também bloquearam parte da via. Segundo ele, a árvore ficou pendurara nos fios e houve queda de energia elétrica durante a chuva.
Em Higienópolis, uma árvore caiu sobre a portaria de um prédio residencial na Rua Veiga Filho. Na Mooca, a queda da árvore derrubou um poste.


 

Transbordamentos de rio e córrego

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, colocou todas as regiões em estado de atenção às 16h10. Mas já havia regiões em atenção por causa da chuva desde 13h30. Segundo o CGE, choveu 96 milímetros em uma hora.
Quatro pontos foram afetados por transbodamentos e entraram em estado de alerta:
- Subprefeitura de Vila Prudente, devido ao transbordamento do Córrego da Mooca, perto da Avenida Anhaia Melo;
- Subprefeitura do Ipiranga, por causa do transbordamento do Rio Tamanduateí;
- Subprefeituras da Mooca e da Sé porque o Rio Tamanduateí transbordou na altura do Mercado Municipal e o alagamento alcança as duas regiões.


 

Alagamentos

A cidade chegou a ter nove pontos de alagamento intransitáveis. Por volta das 19h permaneciam intransitáveis cinco pontos.

- Rua 25 de Março, no Centro, perto da Rua Comendador Afonso Kherlakian.
- Rua Ibitirama, na Vila Prudente, perto da Rua do Orfanato.
- Rua Capitão Pacheco Chaves, perto da Rua José Zappi.
- Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em ambos os sentidos, da Rua Amparo à Rua Ituverava.
- Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em ambos os sentidos, perto da Avenida Salim Farah Maluf.
Às 19h, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) somou 294 km de ruas e avenidas congestionadas, maior índice do ano. O recorde absoluto foi registrado em 23 de maio de 2014, às 19h, quando a cidade alcançou 344 km de filas.

Arvore interdita rua  (Foto: Reprodução/ TV Globo)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Árvore interdita Rua Traipu, em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo (Foto: Reprodução/ TVGLOBO
 
 
Carros sobem no canteiro central da Avenida Anhaia Mello, na região da Mooca, para fugir de alagamento (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Carros sobem no canteiro da Avenida Anhaia Mello para fugir de alagamento (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
 
Carreta Avenida Anhaia Melo (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Carreta ficou parada na Avenida Anhaia Mello. (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
 
Alagamento em estação de trem no ABC (Foto: Reprodução/ TV Globo) 
Alagamento em estação de trem da CPTM no ABC (Foto: Reprodução/ TV Globo)
 
 
Forte chuva atinge a região da avenida Paulista na tarde desta quarta-feira; acompanhada de granizo, tempestade durou poucos minutos e contou com ventos fortes. (Foto: CARLA CARNIEL/FRAME/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO) 
Forte chuva atinge a região da avenida Paulista. (Foto: Carla Carniel/Frame/Estadão Conteúdo)
 
 
Semáforo queimado na Avenida Faria Lima  (Foto: Paulo Toledo Piza)
Semáforo queimado na Avenida Faria Lima. (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
 
 
Rede elétrica rompida na Zona Leste de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Rede elétrica rompida na Zona Leste de São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
 
Carros ficam debaixo d'água na região da Mooca durante temporal na tarde desta quarta-feira (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Carros ficam debaixo d'água na região da Mooca durante temporal. (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
 
 




Alagamento bloqueia Avenida Anhaia Mello, na região da Mooca, na tarde desta quarta-feira (Foto: Reprodução/TV Globo) 

Alagamento bloqueia Av. Anhaia Mello, na Mooca, na tarde desta quarta. (Foto: Reprodução/TV Globo


FONTE: G1

LEGISLATIVO BRASILEIRO

Câmara reajusta benefícios e aprova passagens para mulher de deputado

Reajuste inclui verba de gabinete, auxílio-moradia e gastos com passagens.
Segundo Cunha, impacto é nulo porque haverá cortes em outras áreas.


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou o reajuste e a ampliação dos benefícios dos deputados federais (Foto: Fernanda Calgaro / G1) 
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anuncia o reajuste e a ampliação dos benefícios dos deputados federais (Foto: Fernanda Calgaro / G1)


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autorizou nesta quarta-feira (25) aumento em todas as despesas com parlamentares, incluindo verba de gabinete - usada para pagar funcionários -, auxílio-moradia e cota parlamentar, que inclui gastos com passagens aéreas e conta telefônica. Além do reajuste dos benefícios, esposas de deputados passarão a ter o direito de utilizar a cota de passagens aéreas dos deputados, desde que seja exclusivamente entre Brasília e o estado de origem.

Como o reajuste será a partir de abril, neste ano representará impacto de cerca de R$ 110 milhões. No entanto, a partir de 2015, a despesa extra será da ordem de R$ 146,5 milhões  por ano.
Cunha explicou que se trata de um reajuste inflacionário, mas que serão feitos cortes na mesma proporção para que o impacto seja “zero” nos cofres da Casa. “Aceitamos a correção da inflação mediante o corte de gastos. O efeito será nulo, zero de despesa”, afirmou. Segundo o presidente da Casa, os cortes serão feitos em atividades-meio, como contratos de informática e compra de equipamentos. “Faremos no tamanho da correção”, explicou.

"Não vai haver economia de nada nem aumento de nada. Será o mesmo Orçamento com a mesma despesa total", completou. "Estou fazendo apenas a correção inflacionária. Ninguém está dando aumento. Não estou aumentando verba, mas corrigindo pela inflação a verba, que é o salário dos funcionários dos gabinetes."

A verba de gabinete, usada para pagar funcionários, foi reajustada em 18,01% com base no IPCA desde julho de 2012, e passará de R$ 78 mil por mês para R$ 92 mil. Cada parlamentar pode contratar até 25 pessoas. O impacto anual será de R$ 129 milhões.

A cota parlamentar destinada, entre outros gastos, para o custeio de passagens aéreas e transporte, será reajustada em 8%, o que representará um impacto adicional de 16,6 milhões por ano. O valor da cota varia conforme o estado de origem do deputado. O maior valor é pago a deputados de Roraima, hoje em R$ 41 mil por mês. O menor valor é dado a deputados do Distrito Federal, cerca de R$ 27 mil. O dinheiro também é usado para despesas com telefone e correio.
Será o mesmo Orçamento com a mesma despesa total. [...] Estou fazendo apenas a correção inflacionária. Ninguém está dando aumento. Não estou aumentando verba, mas corrigindo pela inflação a verba, que é o salário dos funcionários dos gabinetes"
Eduardo Cunha,
Presidente da Câmara dos Deputados
Também foi autorizado que a verba seja usada para comprar passagem aérea para cônjuges, atendendo à reivindicação de mulheres de parlamentares. O recurso só poderá ser usado quando o itinerário for entre Brasília e o estado de origem. A Direção-Geral da Câmara informou que o critério para liberar a passagem para o cônjuge será a comprovação do casamento ou de união estável reconhecida em cartório.
“Não é acréscimo da cota. É o valor exato da cota podendo utilizar o cônjuge de cada parlamentar única e exclusivamente no destino estado-Brasília, nada mais do que isso”, afirmou Cunha.

A norma na Câmara determinando que apenas deputados teriam direto a passagens foi implantada em 2009, após virem à tona diversos casos de uso indevido da verba, o que ficou conhecido como o escândalo da farra das passagens. Na época, a regulamentação era superficial e diversos deputados pagaram passagem para parentes e amigos, incluindo viagens de lazer.
Após a restrição, a única exceção era liberada para assessores previamente cadastrados e em viagens justificadas. Durante a campanha à presidência da Câmara, Cunha se reuniu com um grupo de mulheres de parlamentares, em um chá oferecido por uma delas, que fizeram um apelo para a volta da liberação das passagens.

Além disso, a partir de abril, o auxílio-moradia passará de R$ 3.800 para R$ 4.243 por mês. Por ano, o impacto extra será de R$ 885 mil.

Reajustes unificados

Segundo Eduardo Cunha, as despesas da Casa passarão a ser reajustadas pelo IPCA e sempre na mesma época. Até então, eram usados índices diferentes e em datas diversas.

“Vai ter a partir de agora uma única correção. Ou seja, nós fizemos a correção da inflação de todos os itens de despesa para ter uma unificação, porque eles têm períodos de reajuste diferenciados. Trouxemos pelo IPCA todos unificados para janeiro de 2015 e com a contrapartida do corte de gastos para não haver qualquer aumento de despesa”, explicou Cunha.

Secretaria de Comunicação


O reajuste nas despesas foi tratado em uma reunião da Mesa Diretora, que autorizou ainda a criação de uma Secretaria de Comunicação Social, a quem caberá coordenar os veículos de comunicação da Casa, incluindo a TV. Segundo Cunha, a orientação é para que a cobertura fique restrita exclusivamente à divulgação do trabalho dos deputados, inclusive nos estados.

“Ela tem que cobrir a atividade parlamentar, ela não tem que competir com TV aberta, não tem que ter programa de chorinho”, disse. A medida enfrenta resistência de servidores da Casa, receosos de haver interferência na imparcialidade da cobertura. Cunha negou, porém, que o objetivo seja monitorar o conteúdo.

“[A secretaria] Não tem o objetivo de comandar ou monitorar a pauta de quem quer que seja da divulgação da Casa, mas garantir que os veículos de comunicação da Casa divulguem o trabalho da Casa”, afirmou.

Ainda não foi definido o nome do deputado que ficará à frente da secretaria. O presidente da Câmara anunciou ainda que será criado um conselho consultivo, vinculado à Mesa Diretora, para tratar da política de comunicação.

Benefícios

Além da remuneração mensal bruta, hoje fixada em R$ 33.763,00, os deputados federais têm benefícios que vão desde o suporte para a instalação em Brasília no início do mandato até o reembolso para despesas com saúde em atendimentos fora do departamento médico da Casa.

Veja  a lista de direitos e benefícios:
- Duas ajudas de custo por mandato (uma no início do mandato e outra no final), no mesmo valor do salário, para compensar as despesas com mudança e transporte.

- Auxílio-moradia, que passará de R$ 3.800 para R$ 4.243 por mês em abril, ou uso de apartamento funcional.
- Atendimento médico e odontológico (no próprio departamento médico da Câmara). Também há reembolso para despesas com saúde foram do departamento médico da Casa. Os gastos com despesas médicas dos deputados em 2013 somaram R$ 3.483.876,89. Em 2014, representaram R$ 2.940.679,34. O atendimento no departamento médico da Câmara é vitalício. Deputados em exercício e seus familiares que podem ser incluídos como dependentes no Imposto de Renda têm direito de utilizar o departamento médico da Casa.

- Para o exercício das atividades do mandato, os deputados também recebem a cota parlamentar, que varia de 27.977,66 a 41.612,80. Este benefício inclui, entre outras despesas, gastos com escritório fora da Câmara, combustível, serviços postais, fornecimento de alimentação ao deputado, aluguel de aeronave, serviços de segurança, de consultoria e de divulgação das atividades parlamentares.

FONTE: G1

POLÍTICA

Jornal britânico publica artigo enumerando dez motivos pelos quais Dilma Rousseff pode sofrer impeachment


Um artigo publicado no site do jornal britânico "Financial Times" nesta quarta-feira (25) lista dez motivos para acreditar que a presidente Dilma Rousseff pode não terminar seu segundo mandato.

Assinado pelo editor-adjunto de mercado emergentes da publicação, Jonathan Wheatley —que foi correspondente do jornal no país entre 2005 e 2011—, o texto cita entre as razões a perda de apoio no Congresso Nacional.
Até mesmo alguns petistas, segundo o artigo, se voltaram contra a presidente. "Alguns membros [do partido] a veem [Dilma] como uma intrusa oportunista", escreve. Dilma filiou-se ao PT nos anos 1990, após começar a carreira partidária no PDT de Lionel Brizola.
A maioria dos motivos mencionados no texto são de cunho econômico (veja a lista completa no final deste texto). Apenas dois têm apenas relação indireta com a economia: a falta de água e possíveis apagões elétricos.

DEZ MOTIVOS PARA ACREDITAR QUE DILMA PODE SOFRER IMPEACHMENT, SEGUNDO O 'FINANCIAL TIMES'
  1. Perda de apoio no Congresso
  2. Escândalo da Petrobras
  3. Queda na confiança do consumidor
  4. Aumento da inflação
  5. Aumento do desemprego
  6. Queda na confiança do investidor
  7. Déficit orçamentário
  8. Problemas econômicos no geral
  9. Falta d'água
  10. Possíveis apagões elétricos
 

FONTE: Folha de S. Paulo

PARAÍBA

DOU traz autorização e IFPB pode contratar 233 pessoas até o fim do ano; veja áreas

De acordo com o IFPB, as vagas devem preencher os quadros, prioritariamente, dos campi em implantação
IFPB
IFPB
O Diário Oficial da União desta quarta-feira (25) traz a autorização para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) contratar 233 novos servidores por meio de concurso público. A informação sobre as novas vagas foi oficializada nesta quarta depois de já ter sido adiantada em 9 de fevereiro deste ano, quando o ministro da Educação, Cid Gomes, esteve na Paraíba.

Apesar disso, ainda não há datas para publicação de editais e realização de concursos, mas o IFPB adianta que isso deve ser feito ainda este ano.
A Instituição informou que as vagas serão para assistente de aluno, assistente de laboratório, auxiliar de biblioteca, auxiliar em administração, auxiliar em assuntos educacionais, assistente em administração, desenhista-projetista, revisor de textos Braille, técnico de laboratório, técnico de tecnologia da informação, técnico em agropecuária, técnico em edificações, técnico em enfermagem, técnico em mecânica, técnico em segurança no trabalho, tradutor e intérprete de Linguagem de Sinais, analista de tecnologia da informação, arquivista, assistente social, engenheiro, médico, pedagogo, secretário executivo, técnico em assuntos educacionais, tecnólogo-formação e professor.
De acordo com o IFPB, as vagas devem preencher os quadros, prioritariamente, dos campi em implantação em Santa Rita, Itabaiana, Esperança, Itaporanga e Catolé do Rocha, além de promover a recomposição dos quadros dos demais campi em funcionamento no estado.

FONTE: PORTAL CORREIO

CONCURSOS!!!

Marinha abre concurso para 1.860 novos fuzileiros navais com salários de R$ 1,5 mil

Vagas estão distribuídas para o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, no Rio de Janeiro, e o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília
Marinha do Brasil
Marinha do Brasil
A partir do dia 2 de março, a Marinho do Brasil vai abrir inscrições para o Concurso de Admissão às Turmas 1 e 2/2015 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. Vão ser 1.860 vagas, com cota de 20% para pessoas negras. Durante o curso, os aprovados vão receber R$ 642 por mês como ajuda de custo e, após a nomeação como Soldado Fuzileiro Naval, o aprovado vai receber R$ 1.587,00.

As vagas do concurso vão ser destinadas para o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro, com 1.620 vagas, preferencialmente, para candidatos das regiões Sul e Sudeste; e Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), com 240 vagas, preferencialmente, para candidatos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O concurso de admissão tem duração de 17 semanas e vai ser realizado em seis etapas, que são: Exame de Escolaridade, Verificação de Dados Biográficos, Verificação de Documentos, Inspeção de Saúde, Teste de Suficiência Física e Exame Psicológico.

As inscrições devem ser feitas no site da Marinha do Brasil e a taxa de inscrição é de R$ 12. O edital pode ser consultado no endereço eletrônico do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. 

FONTE: PORTAL CORREIO

PARAÍBA

Paraíba tem o menor valor do IPVA por veículo do País, revela estudo do IBPT


Estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que a Paraíba apresentou o menor valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos e Automotores (IPVA) do País em 2014 pelo segundo ano consecutivo. O valor médio pago do IPVA por veículo do Estado ficou em R$ 202,75 no ano passado, o menor entre todas as unidades da Federação. No País, a média atingiu R$ 377,81, enquanto o Estado de São Paulo registrou o maior custo para o contribuinte (R$ 525,87). No estudo divulgado no ano passado pelo IBPT, a Paraíba havia ficado também com o menor valor.
Segundo ainda o levantamento do IBPT, a Paraíba tem o segundo menor valor do País quando relaciona o valor pago do IPVA por habitante (R$ 53,26), enquanto o Maranhão o menor (R$ 47,28). Já o Estado de São Paulo (R$ 307,13) lidera também nesse cruzamento médio de dados da população com o pagamento do IPVA. 
Para o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, o estudo do IBPT comprova que o IPVA do Estado pesa menos no bolso do contribuinte paraibano do que nos demais Estados da federação. “As alíquotas cobradas, por exemplo, para carros de passeios e de motocicletas da Paraíba são uma das menores da Região Nordeste e do País. Além disso, os proprietários têm benefícios como o pagamento escalonado ao longo do ano, de acordo com o final da placa. O Governo da Paraíba concede ainda um desconto de 10% no pagamento da Cota Única à vista, que poucos estados também oferecem como opção”, comentou. 
De acordo com o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, como as alíquotas do IPVA variam por Estado, é possível constatar a migração dos contribuintes proprietários de veículos para os locais que oferecem a menor tributação. Na Região Nordeste, apenas a Paraíba e o de Sergipe concedem alíquota menores do IPVA (2%) para calcular a base do tributo de carros de passeios e motocicletas, enquanto outros Estados cobram, no mínimo, 2,5% de alíquota do IPVA.
O estudo aponta ainda que até Estados com economias menores ou equivalentes à da paraibana têm valor médio do IPVA por veículo bem mais alto. É o caso de Alagoas, que possui valor médio do tributo por veículo de R$ 288,27, o 17º mais alto do país. Na comparação com a Paraíba, o IPVA por veículo em Alagoas apresenta uma diferença de 41% mais alta. O Estado do Rio Grande do Norte (R$ 246,19), que tem uma economia semelhante ao Estado da Paraíba, apresenta também média mais alta por veículo do IPVA.
As alíquotas do IPVA cobradas sobre a frota na Paraíba continuam inalteradas para 2015. Para carros de passeio, comerciais leves e motos, a alíquota do IPVA equivale a 2% sobre o valor do veículo no mercado, enquanto caminhões, ônibus, microônibus, tratores e motocicletas têm alíquota de 1%. Os proprietários de veículos com mais de 15 anos de fabricação têm isenção do tributo.
Segundo ainda o estudo do IBPT, a Paraíba arrecadou R$ 210,053 milhões em IPVA no ano passado com uma frota de 1.036.041 veículos. O IPVA é o segundo tributo estadual em termos de arrecadação, perdendo apenas para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No ano passado, a Paraíba registrou um crescimento nominal de 11,20% no IPVA.  Em termos de valores em arrecadação, a Paraíba é apenas o 6º do Nordeste e 15º do País no IPVA. A maior arrecadação é de São Paulo com a frota de R$ 25,718 milhões de veículos e uma arrecadação de R$ 13,524 bilhões, enquanto a menor arrecadação é de Roraima (R$ 40,581 milhões) e uma frota de 178,817 mil veículos.  
Contudo, o secretário Marialvo Laureano lembra que, apesar de ser um tributo estadual, a arrecadação do IPVA “é partilhado ao meio com os municípios paraibanos e os veículos emplacados nos municípios recebem metade do valor do tributo”, frisou.
QUADRO

Ranking dos menores valores médios do IPVA por veículo da frota em 2014

Estado                        valor médio do IPVA por veículo

PARAÍBA                            R$ 202,75
Piauí                                     R$ 204,25
Sergipe                                 R$ 214,85
Roraima                               R$ 226,94      
Ceará                                   R$ 231,62
Acre                                     R$ 232,54
Maranhão                            R$ 240,73
Mato Grosso                        R$ 240,76
Rio Grande do Norte          R$ 246,19
Tocantins                            R$ 248,41
Espírito Santo                     R$ 251,35
Mato Grosso do Sul            R$ 254,21
Pernambuco                        R$ 268,79
Goiás                                  R$ 270,28
Pará                                    R$ 273,62
Bahia                                  R$ 283,98
Alagoas                              R$ 286,27
Santa Catarina                    R$ 301,99
Paraná                                R$ 315,54
Rondônia                            R$ 317,61
Rio de Janeiro                    R$ 343,17
Amazonas                          R$ 352,55
Rio Grande do Sul             R$ 360,09
Amapá                                R$ 375,12
Minas Gerais                      R$ 404,33
Distrito Federal                  R$ 446,21
São Paulo                           R$ 525,87
Fonte: IBPT


FONTE: Secom-PB

POLÍTICA

Grupo da reforma política quer ouvir entidades e ministros do TSE



Em sua primeira reunião efetiva de trabalho, a comissão da Câmara dos Deputados responsável por analisar o projeto da reforma política aprovou nesta terça-feira (24) requerimentos para ouvir em audiências públicas integrantes do Judiciário e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Entre os nomes que o colegiado pretende ouvir estão os dos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). Toffoli e Mendes acumulam suas funções na Suprema Corte com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O cronograma das audiências públicas será definido nas próximas semanas pela direção do colegiado. Segundo o presidente da comissão da reforma política, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), será necessário consultar previamente a viabilidade de os magistrados do Supremo comparecerem à Câmara.
A maior parte da sessão, que durou cerca de duas horas e meia, foi usada pelos parlamentares para discutir o plano de trabalho das próximas semanas.
Os deputados debateram o roteiro apresentado pelo relator, Marcelo Castro (PMDB-PI), e aprovaram a divisão dos temas em dois blocos. Ficou decidido que, primeiro, serão debatidos e deliberados assuntos considerados pontuais, como o fim da reeleição e mandato de cinco anos.
Temas mais complexos, como o sistema eleitoral e o modelo de financiamento de campanha, comporão outro bloco e ficarão para uma segunda etapa.
O colegiado já havia sido instalado no último dia 10, mas, na ocasião, não houve debates, apenas a definição da presidência e relatoria.
Nesta terça, a discussão girou em torno do cronograma. Castro propôs duas reuniões por semana para dar conta das audiências. Houve, porém, quem sugerisse três sessões semanais e até quatro, como o deputado Silvio Torres (PSDB-SP), mas não houve consenso sobre isso.
Outro tema que ficou pendente de definição é se será constituído um grupo de trabalho dentro da comissão para produzir um projeto de lei com as matérias que não precisarão de alteração na Constituição e que seguem ritmo de tramitação mais simples.
No caso das sugestões que mudam o texto constitucional, elas precisam ser apresentadas em uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que demanda aprovação em dois turnos na Câmara e no Senado e um quórum maior de parlamentares.
O colegiado terá prazo de até 40 sessões ordinárias, aproximadamente até o fim de maio, para apresentar um texto final. Em seguida, a matéria precisará ser apreciada nos plenários da Câmara e do Senado, em dois turnos cada. Para valer para as eleições, novas regras devem ser aprovadas um ano antes do pleito.


FONTE: G1

POLÍTICA

Prestação de Contas de Hugo Motta mostra origem dos recursos de empreiteiras “do Lava Jato”


O deputado federal Hugo Motta (PMDB), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar os desvios de dinheiro da Petrobras através de pagamento de propina por empreiteiras a diretores da empresa, informou desconhecer a origem dos recursos que foram doados para sua campanha por duas empreiteiras investigas pela Operação Lava Jato. Porém, na sua prestação de contas de campanha, a origem dos recursos é apontada e confirma que o deputado recebeu dinheiro da Construtora Andrade Gutierres e da Odebrechet.
Hugo Mota teve cerca de R$ 455 mil (61%) dos R$ 742 mil de sua campanha custeados indiretamente por duas empreiteiras suspeitas. Ele recebeu R$ 255 mil da Andrade Gutierrez via diretórios estadual e nacional do PMDB e por um repasse da campanha do candidato a deputado estadual Nabor Wanderley Nóbrega Filho (PMDB-PB), seu pai. Outros R$ 200 mil vieram da Odebrecht, repassados a Motta pela direção nacional do PMDB. O deputado disse desconhecer as doações.
O deputado disse desconhecer as doações e que elas vieram através da direção nacional do PMDB, mas na prestação de contas de sua campanha, está clara a informação de que os recursos foram repassados pelo Diretório Nacional do PMDB, mas são originários das Construtoras.

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!