CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

domingo, 31 de maio de 2015

HOMENAGEM BEM FEITA PELO GOVERNADOR DA PARAÍBA

Governador dá nome de Eduardo Campos a viaduto em João Pessoa

Ato do Poder Executivo foi publicado na edição desse sábado do Diário Oficial do Estado
Viaduto do Geisel agora será Viaduto Eduardo Campos
Viaduto do Geisel agora será Viaduto Eduardo Campos
O governador Ricardo Coutinho (PSB) denominou, através do decreto de nº 35.904, de Viaduto Eduardo Campos o complexo viário construído na entrada do bairro do Geisel, em João Pessoa. O ato do Poder Executivo foi publicado na edição desse sábado (30) do Diário Oficial do Estado.

O viaduto vai interligar uma intersecção da BR-230 e o acesso ao bairro, assim como ao Estádio Almeidão. O decreto com a homenagem ao ex-governador de Pernambuco, morto em 2014 em um acidente aéreo, entrou em vigor com a sua publicação.

A construção do viaduto é considerada a maior obra de mobilidade urbana da Capital. Ela teve início no dia 30 de maio do ano passado. O Governo prevê que mais de 600 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a obra, cujo investimento é superior a R$ 31 milhões.

POLÍTICA

Cássio mostra preocupação com números negatvos divulgados do PIB

 

 


Por meio de nota, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, comentou o resultado do PIB do primeiro trimestre, divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE.
“O encolhimento do PIB confirma que as escolhas equivocadas do governo da presidente Dilma Rousseff, do PT, estão custando muito caro aos brasileiros. O resultado do PIB, divulgado hoje, prova que a crise já ultrapassou o ‘sinal vermelho’.
Os desmantelos estão evidentes por toda parte: a inflação sobe, as empresas estão acuadas, o consumo cai, os juros aumentam, o crédito encolhe, as fábricas desaceleram a produção e a fila do desemprego cresce.
 Não há ajuste fiscal capaz de reverter a falta de credibilidade no governo do PT . E o mais trágico dos cenários se completa com a previsão dos economistas: a de que o pior ainda está por vir”.
Para o presidente Nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), também em nota divulgada nesta sexta. a questão é que o governo petista simplesmente assiste ao mundo avançar, deitado em berço esplêndido. São 12 anos sem ocorrer ao menos uma das reformas importantes para economia e sem qualquer providência para dinamizar a economia, exceto os remendos feitos. Esses sim, com efeitos passageiros.

POLÍTICA

Deputados de seis partidos protocolam pedido de suspensão da reforma política no STF

 

Eduardo Cunha é acuado por opositoress durante votações da reforma política na Câmara

 Um grupo de 61 deputados federais de seis partidos protocolaram neste sábado, 30, um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da votação da Proposta e Emenda Constitucional 182/2007, a PEC da Reforma Política. O documento ainda não foi distribuído para nenhum ministro.
O grupo é liderado por 36 parlamentares do PT, que acusam o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de "ato coator" contra as regras da Casa para conseguir aprovar uma menda aglutinativa no âmbito da PEC para conseguir aprovar o financiamento empresarial a partidos. O documento é assinado por parlamentares de mais cinco partidos: PPS (8 deputados), PSB (6), PCdoB (6), PSOL (4) e PROS (1).
O apoio dessas legendas foi angariada pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ), depois que a bancada rachou e o partido decidiu não subscrever a ação sozinho. "Estamos recorrendo ao STF porque não aceitamos esta violação da Constituição cometida pelo presidente da Câmara para liberar a doação de empresas. Não aceitamos essa manobra. Isso é golpe", disse.

O pedido de suspensão da tramitação da PEC é feito para que o STF decida sobre a aprovação da emenda do PRB, recolocando na pauta da votação o financiamento privado. O tema foi aprovado na última quarta-feira, 27, um dia após as doações de empresas terem jeitadas em plenário.
Segundo os deputados, a Constituição não permite que proposta de emenda rejeitada seja reapresentada na mesma legislatura. "O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, feriu o processo legislativo de forma acintosa", diz a deputada Erika Kokay (PT-DF), uma das signatárias do documento. A iniciativa foi ironizada ontem por Cunha, que chamou o mandado de "choro" dos deputados.
O texto do documento acusa Cunha de promover uma "ruptura com os costumes democráticos da Casa" ao encerrar a comissão especial que discutia a reforma por discordar do relatório em confecção. "O trabalho de meses era preterido pelo que se poderia apresentar, literalmente, da noite para o dia", registra o mandado de segurança.


FONTE: Estadão

EMPREGO NA PARAÍBA

Sine Campina Grande começa o mês com 245 vagas de emprego; veja o quadro

Para o cadastro, o candidato deve levar currículo, RG, CPF e carteira de trabalho


Imagem IlustrativaO Sistema Nacional de Emprego em Campina Grande tem 245 vagas de emprego para esta segunda-feira (1º). auxiliar de linha de produção e operador de telemarketing estão com o maior número de oportunidades.

Os interessados em concorrer às vagas devem ir ao Sine Campina, na rua Vila Nova da Rainha, no Centro da cidade, ou ligar para o telefone 3310-6277 e obter mais informações.

Para o cadastro, o candidato deve levar currículo, RG, CPF e carteira de trabalho.

Veja o quadro abaixo:

Quant. de Vagas
CARGO OFERECIDO
ESCOLARIDADE
EXPERIÊNCIA

1
ALINHADOR DE PNEUS
ENS.FUND.COMP.
6 MESES

1
ATENDT. DE FARMÁC/BALCONISTA
ENS.MED.COMP.
6 MESES

2
AUXILIAR DE COZINHA
ENS.FUND.INCOMP.
6 MESES
100
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
ENS.FUND.INCOMP.
6 MESES
1
CHAPEIRO
ENS.FUND.COMP.
6 MESES
 
1
CHEFE DE COZINHA
ENS.FUND.COMP.
6 MESES

4
COSTUREIRA DE MAQ. INDUSTRIAIS
ENS.FUND.COMP.
6 MESES

1
CUMIM
ENS.MED.COMP.
6 MESES

1
FATURISTA
ENS.MED.COMP.
6 MESES

6
EMPACOTADOR A MÃO
DEFICIENTE FÍSICO
6 MESES

1
EMPREGADO DOMESTICO
ENS.FUND.COMP.
6 MESES

2
GARÇOM
ENS.MED.COMP.
6 MESES
2
MANICURE
ENS.FUND.COMP.
6 MESES
1
MAÎTE (METRE
ENS.MED.COMP.
6 MESES

5
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS
DEFICIENTE FÍSICO
6 MESES

1
OPERADOR DE CAIXA
ENS.MED.COMP.
6 MESES

100
OPERADOR DE TELEMARKETING
ENS.MED.COMP.
CURRICULUM

1
SERRALHEIRO
ENS.FUND.COMP.
6 MESES

1
TÉC.DE MANUT. DE EQP.INFORMATC.
ENS.MED.COMP.
6 MESES

1
VENDEDOR INTERNO
DEFICIENTE FÍSICO
6 MESES

11
VENDEDOR PRACISTA
ENS.MED.COMP.
6 MESES

245

PARAÍBA

Locais com pouca segurança poderão não ter mais acesso a serviços bancários na PB

Municípios pequenos ou grandes são alvos de ataques e Ministério Público da Paraíba está reunindo instituições bancárias, gestores municipais, além das instituições policiais para ação unificada
Ataques a bancos se proliferam
Ataques a bancos se proliferam
A violência contra instituições bancárias poderá fazer com que postos e unidades de atendimento eletrônico passem a funcionar somente em locais que garantam infraestrutura de segurança, como shoppings por exemplo ou prédios que ofereçam esquema de vigilância e deem mais tranquilidade aos usuários.

A cobrança está sendo feita pelo Ministério Público da Paraíba a instituições bancárias por conta do alto número de ataques a bancos que, em pouco mais de três anos, já chega a 429 ocorrências no estado.

Os dados colhidos pelo Ministério Público da Paraíba mostram também que o tamanho do município não importa quando se fala em quantidade de ocorrências. Segundo o MP, tanto grandes cidades do estado como pequenas são alvo dos bandidos.

Entre as cidades com maior incidência de ataque estão João Pessoa, Campina Grande, Livramento e Olivedos.

Na maioria dos pequenos municípios não há estrutura de policiamento. Muitos têm apenas dois policiais para enfrentar grupos de dez e até 20 homens fortemente armados; as agências e caixas eletrônicos por estarem sem segurança acabam sendo alvo fácil para os bandidos.

O promotor público Guilherme Lemos informou que reunirá representantes das instituições bancárias dos municípios onde mais houve incidência de ataques até o fim deste mês de maio para reiterar essa providência que considera necessária. "É preciso que se dê estrutura mínima para tentar diminuir a situação de perigo em que se encontra esse setor de serviços", opinou.

Ele alertou para o perigo de se instalar caixas de atendimento eletrônico em postos de gasolina, farmácias, padarias, supermercados ou qualquer estabelecimento que não tenha um mínimo de infraestrutura de vigilância e segurança para quem vai usar desse serviço.

Além dos representantes das instituições bancárias, os gestores municipais, principalmente daqueles pequenos municípios alvo desse tipo de violência, também serão convocados a participar da reunião que, segundo ele, deve acontecer em Campina Grande.

Nessas cidades, os gestores devem seguir a mesma orientação e só permitir a instalação não só de agências e caixas eletrônicos, mas também de correspondentes bancários em locais com estrutura de segurança para abrigá-los. "A preocupação é grande nessas cidades, por isso queremos discutir como pode-se dar mais segurança aos usuários".

Regulamentação

Em uma reunião realizada na segunda-feira (20) pelo Ministério Público da Paraíba com representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Exército, ficou acertado o prazo de até 60 dias para a regulamentação da Lei estadual 10.228 que traz no artigo primeiro a proibição do funcionamento de caixas eletrônicos ou instituições que movimentem recursos sem um sistema de segurança que tenham um parecer favorável da secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba.

O artigo 4 da mesma Lei obriga as instituições financeiras a instalar dispositivos de segurança nas agências e nos postos de serviço.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

BRASIL

Nono dígito no celular começa a valer domingo para PE, AL, PB, RN, CE e PI


As ligações para celulares de Pernambuco (DDDs 81 e 87), Alagoas (82), Paraíba (83), Rio Grande do Norte (84), Ceará (85 e 88) e Piauí (86 e 89) terão que incluir o nono dígito a partir deste domingo (31). A medida, que já vale para outros estados, consiste em digitar 9 antes dos outros oito números do telefone.
Essa regra vale tanto para chamadas feitas a partir de telefones fixos, públicos ou privados, quanto de outros celulares, independente da operadora e do local de onde a pessoa está ligando. Também será preciso incluir o nono dígito para enviar mensagens de texto.
Já as ligações para telefones fixos nesses estados não mudam.
De acordo com a Anatel, haverá um período de transição, que vai até 9 de junho, em que as chamadas para os celulares daqueles cinco estados serão completadas digitando-se oito ou nove números. Entre 10 de junho e 9 de julho, quem discar apenas os oito dígitos passará a ouvir uma mensagem sobre a mudança. A partir de 10 de julho, apenas as chamadas com nono dígito serão completadas.
No caso das mensagens de texto, o convívio duplo também acontece até 9 de julho. Depois dessa data, a ausência do nono dígito vai impedir que a pessoa receba a mensagem.
O plano da Anatel prevê que até 2016 todos os celulares do país terão o nono dígito. Essa medida foi adotada devido à escassez da oferta de novos números em grandes centros, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas será estendida ao restante do Brasil para padronizar os números e evitar confusão.
O cronograma prevê a implantação do nono dígito em Minas Gerais, Bahia e Sergipe a partir de 11 de outubro. Na última fase de implantação, no ano que vem, serão atingidos os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.
Em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão, o nono dígito já está em vigor.


FONTE: G1 

PARAÍBA

Operação Sete Chaves: MPF resgata R$100 mil das contas bancárias de investigados


Apenas R$ 100 mil reais estavam nas contas bancárias em nome dos investigados na Operação Sete Chaves, que desarticulou, na quarta-feira, 27 de maio de 2015, organização criminosa envolvida na extração e comércio ilegal de turmalinas paraíba. O valor foi sequestrado judicialmente, por determinação da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF), através da Procuradoria da República em Patos (PB).
Para o procurador da República João Raphael Lima, o baixo valor encontrado nas contas brasileiras dos investigados, comparado às cifras astronômicas envolvidas na extração e comércio ilegal internacional, descobertas durante as investigações, é mais um indício de que os acusados mantêm o maior volume de dinheiro em contas bancárias fora do país.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio dos ativos financeiros existentes em nome dos investigados, através do Bacenjud e a inserção, com uso do Renajud, de restrição de transferência de propriedade de veículos automotores em nome dos envolvidos.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

SENADO BRASILEIRO

Senado aprova MP que aumenta tributos sobre produtos importados

 


O Senado aprovou nesta quinta-feira (28) a medida provisória (MP) 668, que aumenta impostos sobre produtos importados, incluindo cerveja, produtos farmacêuticos e cosméticos. Como já foi aprovada pela Câmara, a proposta segue agora para sanção presidencial.
A matéria é a terceira MP do governo para ajustar as contas públicas aprovada pelo Congresso Nacional. Nos últimos dois dias, o Senado aprovou as MPs 665 e 664, ambas consideradas essenciais para o ajuste fiscal.
Para completar as alterações enviadas ao Legislativo, o Congresso ainda tem de avaliar o projeto de lei que sobe a tributação sobre a folha de pagamentos. A Câmara ainda não começou a apreciar o assunto.

O governo argumenta que as medidas também visam corrigir distorções da economia brasileira.
A estimativa do governo é que, com a aprovação da MP 668, a arrecadação anual com importações aumente em R$ 1,19 bilhão a partir de 2016. Só neste ano, o impacto seria de R$ 694 milhões. Pelo texto aprovado, a alíquota do PIS-Pasep para a entrada de bens importados no país passa de 1,65% para 2,1%. No caso da Cofins, vai de 7,6% para 9,65%.
O Executivo diz que, além de aumentar a arrecadação, a medida visa a proteger a indústria nacional.
Alterações
Nesta quinta, os senadores mantiveram no texto um artigo inserido pelos deputados que autoriza a Câmara e o Senado a celebrar parcerias público-privadas (PPPs), prerrogativa que hoje é apenas do Executivo.
A mudança é de interesse especial do atual comando da Câmara porque viabiliza a construção de mais prédios para abrigar gabinetes parlamentares, incluindo um shopping, que está em discussão na Casa. Pelas PPPs, a iniciativa privada arca com a obra e, em contrapartida, pode explorar serviços ou áreas do empreendimento.

O "jabuti" (item alheio ao texto original, no jargão parlamentar) foi criticado por senadores de oposição e de alguns da base aliada. O líder do PSOL, Randolfe Rodrigues (AP) chegou a afirmar que a construção do "Parlashopping" é um "escárnio" com a população. Ele disse confiar que a presidente Dilma Rousseff vetará o trecho que prevê a obra.
Também foi mantida no texto a alteração feita pela Câmara no artigo que desobrigava as igrejas de recolherem a contribuição previdenciária ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre os valores pagos a padres, pastores e membros de ordem religiosa. Assim, a isenção fica restrita a ajudas de custo de moradia, transporte e formação educacional.
A MP 668 também prevê o fim da isenção de PIS e Cofins sobre bebidas prontas frias quando vendidas por empresa estabelecida fora da Zona Franca de Manaus para serem consumidas ou industrializadas dentro da zona.
Indústria nacional
Mais cedo, antes da votação da medida, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que o texto é importante porque ajuda a indústria nacional.
"A gente tem uma indústria que e extremamente importante pela nossa atividade econômica. Então, hoje completa esse pedaço da nossa estratégia de equilíbrio e ai tem a questão do projeto de lei da desoneração [da folha de pagamentos] que logo depois do feriado deve começar a ser discutido na Câmara", disse.



FONTE: G1

A CRISE NO GOVERNO BRASILEIRO

Contas do governo têm pior resultado até abril em 14 anos

 


As contas do governo registraram nos quatro primeiros meses deste ano o pior resultado para o período desde 2001, ou seja, em 14 anos, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (28) pela Secretaria do Tesouro Nacional.
No primeiro quadrimestre de 2015, de acordo com dados oficiais, foi registrado um superávit primário (a economia para pagar juros da dívida pública e tentar manter sua trajetória de queda) de R$ 14,59 bilhões.
SUPERÁVIT PRIMÁRIO
Em primeiros quadrimestres, em R$ bilhões
 

"REFORMA POLÍTICA"

Diante de impasse, Câmara adia votação sobre tempo de mandato

 


Diante de um impasse entre os partidos, a Câmara dos Deputados decidiu nesta quinta-feira (28), em meio à discussão sobre a reforma política, adiar a votação sobre a duração dos mandatos para cargos eletivos.
A questão foi alvo de polêmica porque a emenda em análise, de autoria do PSDB, mudava de quatro para cinco anos a duração do mandato de presidente da República, governador, prefeito e deputados federal e estadual. O texto, porém, não fazia menção à duração do mandato de senador, que hoje é de oito anos, o que provocou polêmica no plenário uma vez que não seria possível ter coincidência de eleições –outro ponto em debate na reforma.

Atualmente, a Constituição estabelece, em um dos seus artigos, que cada legislatura no Legislativo tem duração quatro anos e, em outro artigo, define que o mandato do Senado é de oito anos. A emenda controversa mexia apenas no primeiro artigo e não dizia nada sobre o segundo.

A solução seria diminuir o mandato de senador para cinco anos ou aumentar para dez anos. A discussão esquentou e a sessão precisou ser interrompida para que os deputados se entendessem. Após uma breve reunião, os líderes partidários decidiram, então, adiar a discussão.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ponderou que, como a emenda não citava explicitamente o Senado, ficaria um vácuo, que precisaria ser decidido. “O texto não cita, mas está influenciando [na duração do mandato no Senado], porque está alterando o período da legislatura, porque o senador tem mandato de duas legislaturas”, disse.

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) sugeriu que o Senado poderia votar uma outra proposta de emenda à Constituição à parte para tratar disso. Cunha ponderou, no entanto, que, se o Senado não concordar com o mandato de cinco anos, iria mudar o texto e a proposta teria que voltar novamente para a Câmara.


FONTE: G1

JUSTIÇA

Justiça impõe multa de R$ 10 mil/dia se Prefeitura de Santa Rita não nomear concursados

Na liminar, a juíza destaca existirem cargos públicos vagos e que foram objetos do concurso público que não estão sendo ocupados por concursados, mas por terceiros, de forma precária
Tribunal de Justiça da Paraíba
Tribunal de Justiça da Paraíba
A Justiça aceitou, nesta quinta (28), o processo do Ministério Público e determina que a Prefeitura de Santa Rita convoque os concursados aprovados em 2010, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. O assessoria de imprensa do Município informou que só pode se pronunciar à tarde. O prazo para essa convocação terminou no dia 26 de maio.

A liminar foi expedida na sexta-feira (22), pela juíza da 5ª Vara da Comarca de Santa Rita, Lilian Cananéa, atendendo à ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Anita Bethânia Silva da Rocha. De acordo com informações da Promotoria de Santa Rita, os candidatos ainda não teriam sido convocados.

A liminar determina que sejam chamados os candidatos aprovados e não nomeados para os cargos de auditor de serviço de saúde, cirurgião dentista, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, fisioterapeuta, agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de vigilância sanitária, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, digitador, técnico de contabilidade, motorista, auxiliar de farmácia, auxiliar de serviços gerais e vigia.

Na liminar, a juíza destaca existirem cargos públicos vagos e que foram objetos do concurso público que não estão sendo ocupados por concursados, mas por terceiros, de forma precária.

JOÃO PESSOA - PB

Lombada erra e registra veículos a 136 km/h em JP; Semob orienta sobre multas

Defeito estaria ocorrendo na lombada instalada na ladeira do Cuiá, na Zona Sul de João Pessoa. Veículos passavam pelo local com velocidade inferior a 40 km/h
Lombada estaria com defeito
Lombada estaria com defeito
Internautas denunciaram, na tarde da quarta-feira (27), que uma lombada eletrônica instalada na ladeira do Cuiá, na Zona Sul de João Pessoa, estaria com mau funcionamento e registrando veículos a 136 km/h, quando, na verdade, os veículos estariam circulando com menos de 40 km/h, velocidade estabelecida para o trecho.

Ainda segundo a denúncia, condutores já teriam recebido multas por conta dos problemas na lombada.

Ao Portal Correio, a assessoria do comunicação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) informou que técnicos foram até o local, mas não constataram problemas no equipamento.

“Os técnicos da Semob foram enviados ao local, ainda na tarde da quarta-feira, e não constataram o problema no momento da visita. Pode ter sido um defeito momentâneo e os condutores que tenham recebido ou venham a receber algum tipo de multa, proveniente de velocidade muito acima do normal no local da lombada, devem procurar a Semob para que a multa seja desconsiderada”, afirmou a assessoria.



FONTE: PORTAL CORREIO

PARAÍBA

Bancos são multados em R$ 5,3 milhões por falta de segurança em agências da Paraíba

Instituições bancárias podem recorrer das decisões à turma recursal do próprio MP-Procon
Bancos foram multados
Bancos foram multados
Os bancos Itaú e Santander, na Paraíba, foram condenados por não garantirem segurança eficiente aos clientes em agências e terminais de atendimento. Os dois bancos deverão pagar R$ 5,3 milhões de multa. A decisão judicial ainda cabe recurso.

O Itaú foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 1,6 milhão, em função das 23 infrações penais registradas nos últimos cinco anos em todo o estado e o Santander terá que pagar R$ 3,7 milhões em decorrência das 53 infrações penais ocorridas em terminais de autoatendimento e agências, entre janeiro de 2011 e abril deste ano, incluindo roubos, explosões e arrombamentos.

As duas decisões são o resultado dos procedimentos administrativos instaurados no último mês de abril pela diretoria regional do MP-Procon de Campina Grande, a partir de dados levantados pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

Elas serão publicadas no Diário Oficial Eletrônico do MPPB e os dois bancos devem ser intimados até esta sexta (29) para pagarem as multas no prazo de dez dias. As duas instituições bancárias podem recorrer das decisões à turma recursal do próprio MP-Procon.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

PROTESTO CONTRA O GOVERNO FEDERAL

Manifestantes entregam na Câmara pedido de impeachment de Dilma



Após uma marcha de um mês a pé de São Paulo a Brasília, integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) protocolaram nesta quarta-feira (27) na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Os manifestantes foram recebidos por deputados de partidos da oposição, incluindo PSDB, DEM e PPS, na rampa do Congresso. De lá, seguiram para uma audiência com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Vamos entregar um protocolo com mais de mil páginas com pareceres jurídicos sobre as pedaladas fiscais e acordos de leniências que legitimam o pedido de impeachment", disse o coordenador de unidades do Movimento Brasil Livre, Caique Mafra.
Mais cedo, os manifestantes fecharam três das seis faixas da Esplanda dos Ministérios. Segundo Mafra, representantes do movimento de várias regiões do país participam da marcha. A organização estimou em 500 o número de integrantes da manifestação. A Polícia Militar estimou entre 300 e 400 o número de participantes do ato, que reúne também o Movimento Brasil Limpo e Banda Louca, ambos de São Paulo.
Com carro de som e faixa, os manifestantes entoaram cantos contra a presidente Dilma e soltaram balões verdes e amarelos.
Os parlamentares oposicionistas comemoraram o gesto e cobraram uma posição do presidente da Câmara para que coloque em votação o pedido.
“Esperamos que o presidente Eduardo Cunha se debruce sobre esse pedido, que vem embasado em parecer de jurista de nome nacional, o Ives Gandra Martins, e, portanto, tem respaldo”, disse o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP).
“Ele [Cunha] vai ter que submeter a voto e o Brasil vai querer saber quais os deputados que votaram contra ou a favor do impeachment”, continuou Sampaio.
Integrantes do PSDB chegaram a ensaiar a apresentação de um pedido de impeachment, mas, após análises internas, o partido mudou de estratégia e entrou com uma representação na Procuradoria Geral da República contra a presidente por supostos crimes contra as finanças públicas e de falsidade ideológica
Líder da bancada do DEM no Senado, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), também defendeu que o pedido de abertura de processo seja acolhido pelo comando da Câmara para ser analisado no plenário. “A tramitação determina que a Câmara é que deverá fazer essa votação, com 342 votos favoráveis [para conseguir aprovar o pedido]. Sendo aprovado, irá para o Senado e lá daremos continuidades”, explicou.
Questionado sobre a eventual abertura de pedido de impeachment, Cunha disse que só iria se manifestar após a audiência com o grupo de manifestantes.


FONTE: G1 

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

Ricardo recebe garantia da liberação de recursos do Ministério das Cidades para continuidade de obras


O governador Ricardo Coutinho manteve audiência, na tarde desta quarta-feira (27), com o ministro Gilberto Kassab, que na ocasião disse manter o compromisso com o Governo da Paraíba de acelerar as liberações de verbas para as duas obras que estão sendo realizadas em parceria com o Ministério das Cidades: o Viaduto do Geisel, uma das principais obras de mobilidade urbana de João Pessoa; e a urbanização do Parque Bodocongó, em Campina Grande.
Na reunião, o governador Ricardo Coutinho expôs que as duas obras – estimadas em R$ 70 milhões – precisam de repasses no valor de R$ 36 milhões. O encontro no Ministério das Cidades contou com a participação do secretário nacional de Saneamento, Paulo Ferreira; do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Dário Lopes, além dos secretários de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo; e de Representação Institucional do Governo da Paraíba, Lindolfo Pires.
As duas obras vêm sendo tocadas pelo Estado, que já investiu nelas mais de R$ 5 milhões oriundos dos cofres públicos, a fim de dar continuidade ao ritmo dos trabalhos. “Esperamos agora contar nos próximos dias com mais repasses do Governo Federal, para que as obras continuem sendo realizadas em ritmo acelerado”, disse o secretário João Azevedo.


FONTE: Secom-PB 

PARAÍBA

Com riqueza incalculável sob seu solo, cidade da Paraíba sofre com precariedade e pobreza






O brilho, o luxo e o valor exorbitante da turmalina paraíba contrastam com a vida precária dos habitantes do distrito de São José da Batalha, berço da pedra preciosa. Como a extração é irregular, os exploradores não recolhem tributos pela utilização econômica dos recursos minerais localizados nas minas da região. Paralelamente aos lucros exorbitantes, obtidos com a extração ilegal da gema, a população do pobre município de Salgadinho (PB) convive sem qualquer contrapartida da riqueza que é usurpada de seu solo.
Segundo dados do aplicativo Identificação de Localidades e Famílias em Situação de Vulnerabilidade (IDV), do Programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, 65,7% dos domicílios de Salgadinho estão localizados na zona rural. Dos 3.508 habitantes do município (Censo IBGE 2010), 815 são pessoas, de 15 anos ou mais de idade, que não sabem ler e escrever. Dos domicílios particulares permanentes, 63% têm saneamento inadequado e outros 22,2% possuem saneamento semi-adequado. 
Ainda segundo o IDV, 26,3% das pessoas residentes em domicílios particulares permanentes possuem renda de até 70 reais, e 42,6% dos habitantes permanentes de Salgadinho possuem renda de até 1/4 do salário mínimo.

“As pedras que são exibidas em eventos luxuosos por celebridades e magnatas internacionais, e que são alugadas por atrizes de Hollywood para desfilarem no tapete vermelho do Oscar, deveriam também proporcionar aos habitantes de São José da Batalha e Salgadinho o progresso social, possibilitando melhores condições de vida, direitos fundamentais básicos para o desenvolvimento do ser humano, como proclamado pela Constituição Federal e pelos tratados internacionais”, propõe o procurador da República João Raphael Lima.

"REFORMA POLÍTICA"


Câmara Federal rejeita os sistemas distrital misto e distritão

Com a rejeição das propostas de mudanças do sistema eleitoral, permanecem as regras atuais da proporcionalidade para as eleições de deputados federais, estaduais e vereadores


Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados
Nas votações da noite desta terça-feira (26), da proposta de emenda à Constituição da reforma política, os deputados rejeitaram as proposta do sistema distrital misto e do 'distritão' para as eleições de vereadores, deputados estaduais e federais.

No distrital misto foram 99 votos a favor, 369 votos contrários à adoção do sistema no processo eleitoral brasileiro e duas abstenções.

O plenário da Câmara também rejeitou, por 210 votos a favor, 267 contra e 5 abstenções a adoção do sistema eleitoral chamado distritão, fórmula em que seriam eleitos os candidatos mais votados em cada estado ou município.

Se o distritão tivesse sido aprovado acabaria o atual sistema eleitoral proporcional adotado no Brasil para as eleições de vereadores e de deputados. A proposta do distritão vinha sendo defendida pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e pela bancada do seu partido.

No encaminhamento da votação, o bloco do PMDB recomendou o voto sim e foi seguido pelo DEM, SD e PCdoB. Encaminharam contra o sistema o PT, PR, PSB, PDT, PPS, PV e PSOL. Liberaram as bancadas o PSDB, PSB e PROS.

Com a rejeição do distritão, os deputados iniciaram a discussão da última proposta do sistema eleitoral que prevê que as eleições proporcionais serão realizadas pelo sistema distritão misto. Alguns líderes pediram a retirada da votação do dispositivo, alegando que ele era “natimorto”.

Com isso, o presidente da Câmara retirou o dispositivo de votação e anunciou que, com a rejeição das propostas de mudanças do sistema eleitoral, permanecem as regras atuais da proporcionalidade para as eleições de deputados federais, estaduais e vereadores.

JOÃO PESSOA - PB

Trânsito muda para obras do Trevo de Mangabeira e altera paradas de ônibus, na Capital

Com as modificações, a Semob alerta os usuários de transporte coletivo que as paradas de ônibus instaladas no trecho serão relocadas para a nova rota, atendendo às necessidades de embarque e desembarque
Trânsito passa por nova alteração no local
Trânsito passa por nova alteração no local
Algumas ruas do bairro de Mangabeira vão ter o trânsito modificado a partir desta quinta-feira (28), em João Pessoa, para que sejam continuadas as obras do Trevo de Mangabeira. Veja o mapa abaixo, com orientações repassadas pela Superintendência de Mobilidade Urbana da Capital (Semob).

Para transitar no sentido José Américo/Penha, os condutores deverão seguir pela Avenida Hilton Souto Maior, passar pelas ruas Francisco Augusto Fernandes, Fernando A. Seabra Peixoto até alcançar a Rua Francisco Trajano de Oliveira, seguindo pela Avenida Josefa Taveira até a Rua Ivete de Oliveira Cardoso, retornando novamente à Avenida Hilton Souto Maior. O mesmo desvio será utilizado para os veículos que desejam acessar o bairro de Mangabeira pela Avenida Josefa Taveira.

Por conta da mudança no trânsito, o trecho da avenida Josefa Taveira, entre as ruas Francisco Trajano de Oliveira e Ivete de Oliveira Cardoso, seguirá com sentido único (Mangabeira/Bancários). A rua Ivete de Oliveira Cardoso terá ainda um trecho de acesso local pela av. Josefa Taveira para garantir o acesso as lojas comerciais localizadas nesse trecho.

Com as modificações, a Semob alerta os usuários de transporte coletivo que as paradas de ônibus instaladas no trecho serão relocadas para a nova rota, atendendo às necessidades de embarque e desembarque.
A Semob garante que haverá agentes nos pontos necessários para prestar orientação tanto aos motoristas, quanto aos usuários de transportes coletivos.


Mapa mostra alteraçõesFoto: Mapa mostra alterações
Créditos: Divulgação/Semob

SENADO BRASILEIRO

Senado aprova MP que muda regras de acesso a direitos trabalhistas

Em longa votação, o governo conseguiu o apoio da maior parte de da base para garantir que o texto fosse aprovado sem mudanças; matéria segue agora para sanção da presidente
Congresso Nacional
Congresso Nacional
O plenário do Senado aprovou, sem alterações em relação ao texto da Câmara, a Medida Provisória 665, que altera as regras para acesso do trabalhador ao seguro-desemprego, ao seguro-defeso e ao abono salarial. A matéria segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Em longa e apertada votação, com 39 votos favoráveis e 32 contrários, o governo conseguiu o apoio da maior parte de sua base para garantir que o texto fosse aprovado sem mudanças e não precisasse retornar para última análise dos deputados, o que poderia fazer com que a MP perdesse a validade por decurso de prazo.

A maior polêmica em relação ao texto se deu em torno do artigo que traz as mudanças no abono salarial. Atualmente, o trabalhador que tiver trabalhado no ano anterior pelo menos 30 dias com carteira assinada e tiver recebido até dois salários-mínimos, tem direito ao abono de um salário-mínimo.

As novas regras aprovadas pelo Congresso estabelecem que ele terá que ter trabalhado pelo menos 90 dias no ano anterior e receberá o benefício proporcionalmente ao tempo trabalhado. Assim, ele receberá um doze avos do salário-mínimo por cada mês trabalhado, conforme as regras que valem para o pagamento de 13º salário.

Um requerimento propondo a retirada desse artigo foi apresentado pelos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Paulo Paim (PT-RS), Walter Pinheiro (PT-BA), Otto Alencar (PSD-BA) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), mas foi rejeitado pela maioria do plenário. Os senadores queriam que o governo também se comprometesse a vetar esse trecho do texto, mas só conseguiram a promessa de alguns líderes governistas de alcançar o veto na regra que estabelece os 90 dias de carência. “Nós, como líderes, assumimos o compromisso de que essa noventena é algo que pode ser retirado”, afirmou o líder do PT, senador Humberto Costa (PE).

Apesar disso, o senador Paulo Paim anunciou que a aprovação da MP 665 sem o veto integral sobre o artigo que trata do abono salarial poderá se refletir em prejuízos ao governo na votação da MP 668, que também trata do ajuste fiscal.

“Quanto à terceira medida [MP 668], não há nenhum compromisso nosso de votar favorável. Votaremos contra”, disse o senador. “Nós entendemos que essa outra medida não trata do interesse do trabalhador. Se eles derrubarem a que trata do interesse do trabalhador [emenda que retirava as mudanças sobre o abono salarial], nós vamos debater internamente para votar até mesmo contra essa medida”.

No que se refere ao seguro-desemprego, pelo texto aprovado, o trabalhador terá que comprovar ter trabalhado por pelo menos 12 meses consecutivos para ter acesso ao benefício pela primeira vez. Nos casos em que o trabalhador tiver acessando o seguro pela segunda vez, o prazo de carência será de nove meses. E nos casos em que o acesso se der pela terceira vez, o trabalhador terá que comprovar ter trabalhado por pelo menos seis meses para receber o seguro.

Para acesso ao seguro defeso, o pescador profissional terá que comprovar ter trabalhado por um ano para ter acesso ao benefício. Ele terá direito ao seguro mesmo que já esteja recebendo outros benefícios provenientes de programas sociais do governo.

A votação foi acompanhada por diversos sindicalistas que protestaram nas galerias do plenário do Senado contra a MP. Em alguns momentos o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) precisou suspender a sessão para que as manifestações das galerias fossem controladas. O principal alvo dos sindicalistas eram os senadores do PT, que eram acusados de traição aos trabalhadores.

PARAÍBA SEM SEGURANÇA

População denuncia falta de efetivo policial e interior da Paraíba sofre com violência

TV Correio HD percorreu cidades do Cariri da Paraíba e registrou denúncias de moradores que sofrem com constantes assaltos e tiveram que modificar hábitos para tentar fugir de ações criminosas
Delegacia fechada e grades instaladas em Barra de Santana
Delegacia fechada e grades instaladas em Barra de Santana
Grades para todo lado. Esta foi a forma que a população de Barra de Santana, no Cariri paraibano, a 133 km de João Pessoa, encontrou para se sentir mais protegida dos bandidos. A cidade é alvo frequente de assaltantes. Para ter acesso aos dados da violência no local, uma equipe da TV Correio HD se dirigiu até a delegacia do município, mas encontrou o local fechado. Na porta, um aviso informa a população sobre o funcionamento da unidade, justificando que está fechada durante diligências, pois o número de policiais é reduzido.

A população afirma que a presença da polícia na cidade não é frequente. Pessoas que não quiseram se identificar disseram que a Polícia Militar não fica na cidade e que a delegacia de Polícia Civil tem como funcionários apenas um delegado e um escrivão, que registram as ocorrências e vão embora.

“Barra de Santana está precisando de um policiamento, pelo amor de Deus!”, disse uma senhora, que relatou que ocorrem assaltos constantemente e que a população se vê obrigada a ficar presa dentro de casa. Segundo ela, a PM vai ao município, faz apenas uma ronda, e, em seguida, vai embora.

Na cidade, o pastor de uma igreja evangélica mandou instalar grades de proteção, além das portas que já existiam, para a segurança dos fiéis. Na igreja Católica, o padre alterou o horário das missas. “Sempre era à tarde. Agora é de 9h da manhã”, disse um morador, que explicou que ainda há celebração nas noites de quinta-feira, mas a população fica apreensiva.

A violência alterou o ritmo de vida na cidade de tal modo que, em uma farmácia, os clientes nem sequer podem entrar no estabelecimento para comprar algo. A transação comercial se dá através de uma grade. O local é aberto apenas quando os funcionários conhecem o cliente.

O Conselho Tutelar do município revela que tem dificuldades em realizar trabalhos sem o apoio da polícia. Segundo o coordenador da instituição, sem o auxílio, fica difícil lidar com menores infratores.

Um comerciante local, que foi assaltado há poucos dias e teve um prejuízo de quase R$ 1 mil, relatou que não há condições de se trabalhar depois das 18h, sob o risco de arrastões. Ele disse que se sente humilhado e que pensa em fechar o bar do qual é proprietário e mudar de ramo. Ele informou que, quando sofreu o assalto, passou seis dias para poder prestar queixa, pois não encontrou polícia em Barra de Santana. Ele, então, teve que se dirigir à cidade de Queimadas.

A cerca de 35 km de distância fica a cidade de Caturité, também no Cariri. No local, a situação não é diferente. Uma moradora disse que a PM comparece ao município apenas nos fins de semana.
Comerciantes também relataram assaltos. Um deles ficou impressionado com a demora da PM em comparecer ao local. Outro profissional do comércio disse que só conseguiu registrar uma ocorrência criminosa indo à cidade de Boqueirão, a 15 km de distância. Ele evidenciou a falta de uma viatura policial em Caturité.
A Secretaria de Segurança e Defesa Social emitiu uma nota oficial sobre o problema da violência no Cariri da Paraíba. Leia abaixo o texto na íntegra:

"Os gestores das áreas citadas na reportagem já estão cientes do problema. Eles estão adequando o efetivo para atender a demanda, o que deve acontecer o mais breve possível em decorrência da chegada dos novos delegados e agentes de investigação aprovados no último concurso da Polícia Civil, que já estão sendo designados para ocupar as delegacias no interior do Estado."

 Confira a reportagem da TV Correio HD:





FONTE: PORTAL CORREIO

terça-feira, 26 de maio de 2015

POLÍTICA

PSDB vai ao STF para tentar, no mínimo, afastar Dilma da Presidência por 180 dias 

 


Em entrevista à BBC Brasil, o jurista Miguel Reale Jr., ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), explica a estratégia tucana para tirar Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República. Para Miguel Reale, ao contrário da leitura geral, de que a oposição recuou ao desistir do impeachment, a decisão de entrar com um pedido de ação penal comum seria uma opção mais incisiva, porque o processo não ficaria pendente do apoio político no Congresso.
A lógica de buscar o Supremo Tribunal Federal (STF) seria evitar a barreira política que o impeachment teria para começar a tramitar no Congresso. Em tese, seria um caminho mais técnico. O pedido de ação será apresentado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que se aceitá-lo vai encaminhar a peça ao STF.
Em uma das respostas à reportagem da BBC Brasil, Reale afirma: “Esta ação de crimes comuns tem na verdade o mesmo efeito do impeachment, que é o afastamento da presidente de suas funções enquanto o processo é julgado, caso seja aceito. A acusação será entregue nesta terça-feira ao procurador, e ele tem a possibilidade de arquivá-la ou encaminhá-la ao STF. Ao encaminhá-la ao STF, os ministros da Suprema Corte têm que requerer autorização da Câmara para processar a presidente. Dada a autorização por votação com dois terços dos parlamentares, a presidente fica 180 dias afastada do cargo. Então o efeito é o mesmo, e portanto estão enganados aqueles que dizem que o PSDB voltou atrás. Nós fizemos aquilo que é o mais aconselhável neste momento, até porque o impeachment não fica proibido de ser interposto, mesmo porque novos fatos estão ocorrendo a todo instante, com os novos desdobramentos dos depoimentos da Operação Lava Jato.”


FONTE: Jornal do Comércio

LEGISLATIVO BRASILEIRO

Novo relator da reforma política propõe fim do voto obrigatório

 


O novo relator dos projetos da reforma política, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), apresentou nesta terça-feira (26) as propostas de mudanças no sistema político e eleitoral que deverão ser votadas, a partir desta tarde, no plenário da Câmara. As propostas de Maia – que presidia a comissão especial cancelada nesta segunda-feira (25) por decisão dos líderes partidários – preveem, entre outros pontos, o fim do voto obrigatório, a adoção do "distritão" como sistema eleitoral e a manutenção do financiamento público e privado de campanhas eleitorais.
O deputado do DEM fez diversas alterações em relação ao parecer do relator anterior, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI). O texto do peemedebista acabou não sendo votado na comissão especial depois que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criticou publicamente o texto elaborado pelo colega de partido.
Em vez da duração de cinco anos para os mandatos de todos os cargos eletivos, conforme havia proposto Marcelo Castro, o novo relator manteve os atuais quatro anos. O texto de Rodrigo Maia não menciona o prazo de duração dos mandatos de senador, um dos pontos do projeto anterior que gerou divergência com o presidente da Casa.
Castro defendia que o mandato dos senadores tivesse a mesma duração que ele havia proposto para os demais cargos eletivos: cinco anos. Pressionado pelo PMDB, o antigo relator chegou a elevar em seu texto o prazo para dez anos, mas, menos de 24 horas depois, se arrependeu e voltou a defender que os mandatos no Senado durassem cinco anos.
A alteração no relatório deflagrou uma crise entre Marcelo Castro e Eduardo Cunha. Contrariado, o presidente da Câmara, desde então, passou a defender que a reforma política fosse votada diretamente no plenário da Casa, em vez de ser analisada pela comissão especial.
No relatório apresentado nesta terça, Rodrigo Maia manteve a proposta do antigo relator que sugeria a coincidência das eleições para presidente, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores no mesmo ano a partir de 2022. O parlamentar do DEM, entretanto, propôs em seu parecer que os mandatos de prefeitos e vereadores eleitos em 2020 sejam de apenas dois anos. Castro defendia que os eleitos em 2016 ficassem seis anos nos cargos eletivos.
Cláusula de barreira
Rodrigo Maia também flexibilizou a cláusula de barreira. Se seu relatório for aprovado pela Câmara e pelo Senado, terão direito aos recursos do fundo partidário e à propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV somente os partidos que tenham eleito, pelo menos, um representante para qualquer uma das duas casas legislativas do Congresso Nacional.
Antes, Castro defendia que só teriam acesso aos benefícios as legendas que obtivessem, no mínimo, 2% dos votos para a Câmara dos Deputados, distribuídos em, pelo menos, um terço das unidades da federação, com um mínimo de 1% do total de cada uma delas.


FONTE: G1

DETRAN - PB

Detran alerta sobre acúmulo de pontos na CNH; saiba quais condutas evitar

Condutor que ultrapassar 20 pontos no período de 12 meses tem a carteira suspensa e é notificado por meio de carta
Detran-PB
Detran-PB
O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) faz uma alerta aos motoristas que acumularem 20 pontos ou mais no documento de habilitação. O condutor que ultrapassa essa pontuação no período de 12 meses tem a carteira suspensa e é notificado por meio de carta. Além disso, a carteira será suspensa se o motorista cometer infração gravíssima, praticar racha, dirigir sob efeito de álcool, ultrapassar 50% da velocidade máxima permitida ou pilotar sem capacete.

Os motoristas que têm interesse em saber a sua pontuação no prontuário da CNH, pode acessar o site do Departamento de Trânsito com o registro da carteira ou do veículo infrator para saber a situação.
Quem atingir ou ultrapassar os 20 pontos pode ficar impedido de renovar ou transferir a CNH, entre outras penalidades previstas pela legislação federal. No entanto, esses motoristas podem apresentar defesa e não têm a habilitação suspensa imediatamente, alerta o superintendente do Detran-PB, Aristeu Chaves.
“Nossa intenção é alertar o condutor de que ele deve redobrar a atenção para não ter suspenso o direito de dirigir, pois isso pode causar transtornos na rotina dele. Por outro lado, é uma oportunidade de reforçar a necessidade de respeitar as leis de trânsito, pois a busca por mais segurança e cidadania nas vias é responsabilidade de todos”, ressaltou Aristeu.
De acordo com o assessoria jurídica do Detran-PB, o condutor notificado por suspensão tem até 30 dias para apresentar sua defesa, se não apresentar ou tiver o recurso negado, deve entregar a carteira suspensa no órgão de trânsito.
No caso do condutor que foi autuado por infração gravíssima, em que automaticamente há suspensão do direito de conduzir, a exemplo dirigir alcoolizado, a habilitação será apreendida e remetida para o Detran. Em um prazo máximo de cinco dias, o motorista terá a CNH devolvida e será informado sobre o direito de ampla defesa e do contraditório assegurado, mediante o recebimento das notificações de autuação e penalidade de multa.
Durante o período de suspensão, que varia entre um mês e um ano, o motorista deve passar por um curso de reciclagem de 30 horas, que pode ser feito nos Centros de Formação de Condutores ou empresas credenciadas. Com o certificado de conclusão, e cumprido o período determinado, o motorista poderá ter a CNH de volta.
Os condutores que não entregarem a carteira e os que entregarem, mas forem flagrados conduzindo veículos, terão a habilitação cassada por dois anos. A suspensão impõe que, além de ficar por dois anos sem dirigir, o motorista reinicie o processo de habilitação, precisando cursar novamente as aulas teóricas, práticas e provas para conseguir uma nova carteira.

POLÍTICA

Cássio garante legenda do PSDB para Cícero disputar prefeitura da Capital em 2016

Senador tucano afirmou que a prioridade é o nome do ex-senador, mas admitiu que o partido pode buscar alianças para se fortalecer nessa disputa
Senador Cássio Cunha Lima
Senador Cássio Cunha Lima
O senador Cássio Cunha Lima garantiu que o PSDB apoiará uma possível candidatura do ex-senador Cícero Lucena à Prefeitura de João Pessoa, caso o tucano demonstre interesse no cargo. Cássio afirmou, em entrevista ao Correio Debate da 98 FM, que a legenda dará prioridade ao ex-prefeito da Capital, em caso de uma candidatura própria, e não descartou fazer alianças.

 O senador revelou ter conversado com Cícero recentemente sobre o tema, mas disse que ainda não há decisão tomada pelo partido. "Todos sabem que tivemos dificuldades nas eleições estaduais, em decorrência da necessidade das alianças, e não foi possível ele disputar o Senado. Então se ele pretender disputar a Prefeitura de João Pessoa não tem o que discutir. Ele tem a legenda, tem o apoio incondicional e a solidariedade irrestrita, completa e absoluta do partido. Se Cícero tiver o projeto ele terá nosso apoio incondicional", afirmou.

Sobre a possibilidade de compor com PMDB nessa disputa, Cássio afirmou que a primeira intenção é a de lançar candidatura própria. "Primeiro teremos que definir a candidatura própria, então precisamos ter a posição de Cícero ou de outros postulantes. Mas sem descartar eventuais alianças", disse.


FONTE: PORTAL CORREIO

PARAÍBA

Promotor e presidente da Abrasel divergem sobre fechamento de bares na PB

Discussão começou após médico ser atropelado em ciclovia e ficar em estado grave em JP; motociclista estaria embriagado 




O Secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, defendeu, nessa segunda-feira (25), em entrevista ao programa Rede Debate, da RCTV (canal 27 da Net Digital), que seja estabelecido um horário para fechamento de bares no estado. Nesta terça-feira (26), o Portal Correio ouviu entidades para saber quais impactos o comércio paraibano sofreria caso a medida fosse adotada e qual o reflexo disso para a população.

Imagem IlustrativaPara o promotor Glauberto Bezerra, da Promotoria de Justiça do Consumidor do Ministério Público da Paraíba, a regulamentação de um horário para funcionamento de bares iria ser muito boa para a população.
“Essa medida de segurança pública já foi adotada em vários países. Nesses lugares, foi verificada a redução no número de acidentes. Então acredito que aplicada à realidade paraibana isso traria muitos benefícios. Somos testemunhas constantemente uma violência silenciosa. Os veículos são armas tão perigosas quanto às de fogo e muitas pessoas são vítimas da imprudência e irresponsabilidade alheia”, opinou.

Já o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Paraíba, Paulo Amaral, não acredita que a medida contribuiria para a redução de acidentes.
“A partir do momento em que proibimos a venda depois de um determinado horário e estamos dizendo que antes disso as pessoas não se embriagam. O problema das mortes no trânsito é uma questão de educação. As pessoas precisam entender que não devem dirigir após beber. Diminuir o tempo de comercialização de álcool não vai adiantar de nada se não houver uma conscientização por parte dos consumidores”, argumentou.
O debate sobre um horário para fechamento de bares foi levantado após o acidente que envolveu um médico em uma bicicleta e um motociclista, que, segundo testemunhas, teria apresentado indícios de embriaguez. A batida ocorreu nesse sábado (23), no bairro do Bessa, Zona Leste de João Pessoa.
O presidente da Abrasel-PB também culpou a falta de fiscalização pelo número de acidentes de trânsito registrados no estado. “Se esse motociclista tivesse sido parado por uma blitz ele não teria machucado o ciclista. Isso é óbvio. O problema é que as pessoas fecham os olhos para um problema claro, que é a falta de conscientização e de fiscalização”, completou.
Paulo Amaral também defendeu que a regulamentação de um horário limite para o comércio de bebidas alcoólicas influenciaria negativamente o turismo.
“Já recebi reclamações de que os restaurantes e bares de João Pessoa param de funcionar depois das 2h. Muita gente chega à Capital de madrugada e não tem onde comer. Isso já pesa negativamente para a gente. Agora imagina se tivermos que parar de vender bebidas mais cedo? É óbvio que diminuiria o faturamento dos negócios daqui”, concluiu.
O presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, concorda que reduzir o tempo de funcionamento dos bares pode prejudicar o turismo do estado, mas disse que a entidade também se preocupa com a segurança no trânsito paraibano.
"Bares e restaurantes são importantes atrativos e nesse momento em que João Pessoa e a Paraíba em geral se coloca como grande destino turístico limitar o funcionamento desses estabelecimentos pode prejudicar nosso turismo. E se há prejuízo, há redução na geração de renda e emprego. No entanto, compartilhamos da preocupação do secretário com a segurança e achamos ela legítima", ponderou.

FONTE: PORTAL CORREIO

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!