CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ABSURDO!!!

CONTEÚDO FORTE: PM pede para estuprar filhas de 4 e 14 anos de 'amante' como 'prova de amor'


Uma adolescente de 14 anos divulgou através do whatsapp uma conversa entre sua mãe e um policial militar, onde o homem pedia para manter relações sexuais com a jovem e sua irmã, uma criança de quatro anos de idade, como 'prova de amor'.
O policial militar é lotado no 14° Batalhão de Polícia Militar com sede em Sousa e reside no estado do Ceará.  
No diálogo que aconteceu no facebook, o policial pede para uma mulher que dope suas filhas, a adolescente de 14 anos e uma criança de quatro anos de idade, para que ele mantenha relações sexuais com as três (a mãe e as duas filhas), a fim de satisfazer sua 'obsessão', onde a mulher parece rejeitar o pedido do militar. 
A jovem ao flagrar a conversa encaminhou para uma terceira pessoa e o caso se espalhou rapidamente causando a indignação da sociedade que trataram o comportamento de ambos como cruel, repugnante e monstruoso.

De acordo com informações, o Comando do 14º Batalhão de Polícia Militar teve conhecimento do fato e já comunicou ao Comando Geral da Polícia Militar, garantindo que vai apurar com rigor o possível desvio de conduta do militar estadual, o qual inclusive pode ser excluído da corporação, caso seja comprovada a participação do policial militar.

A Polícia Civil também foi informada do ocorrido e deverá instaurar inquérito policial para investigar a conduta da mãe e do policial militar, dependendo do andamento das investigações, ambos podem ser indiciados por favorecimento da prostituição e ou estupro de vulnerável.

Confira trechos do diálogo: (Atenção o conteúdo da conversa é forte)









FONTE: Vale do Piancó notícias 

VIOLÊNCIA EM JOÃO PESSOA - PB

Homem é esfaqueado em frente a sua residência no Valentina


Imagem IlustrativaImagem Ilustrativa
Um homem de 57 anos foi esfaqueado na frente de sua casa no começo da madrugada desta quarta-feira (30), na rua Josefa Wanderlei, comunidade Parque do Sol, no Bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. 

De acordo com uma mulher que estava dentro da casa, a vítima chegou até a sua residência ferida e perdendo muito sangue, ele saiu novamente e caiu na rua onde chegou a ser socorrido por uma unidade do SAMU. 
O homem foi encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e a mulher para a delegacia onde foi apresentada ao delegado plantonista. 

"REFORMA POLÍTICA"

Dilma sanciona reforma política, mas veta doação de empresa a campanha


A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (29) a Lei da Reforma Política aprovada pelo Congresso Nacional, mas vetou sete itens, incluindo o trecho que permitia a doação de empresas a campanhas eleitorais. Os vetos foram publicados em edição extra do "Diário Oficial da União".
No último dia 17, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu declarar inconstitucionais normas que permitem a empresas doar para campanhas eleitorais. Por outro lado, ao analisar itens da reforma política, em setembro, a Câmara havia aprovado projeto que permite a doação empresarial.

O artigo sobre doações de empresas vetado pela presidente tinha a seguinte redação após ter sido aprovado no Congresso: "Doações e contribuições de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais poderão ser feitas para os partidos políticos a partir do registro dos comitês financeiros dos partidos ou coligações".
Ao justificar o veto, a presidente Dilma Rousseff se baseou na decisão Supremo que considerou a doação de campanha por empresas inconstitucional.

"A possibilidade de doações e contribuições por pessoas jurídicas a partidos políticos e campanhas eleitorais, que seriam regulamentadas por esses dispositivos, confrontaria a igualdade política e os princípios republicano e democrático, como decidiu o Supremo Tribunal Federal - STF", diz a justificativa.

Diante do veto de Dilma, caberá ao Congresso Nacional analisá-lo e decidir se o mantém ou o derruba. Para derrubar um veto presidencial , são necessários 257 votos de deputados e outros 41 de senadores. A próxima sessão de votação de vetos presidenciais está marcada para esta quarta-feira (30).

Nesta terça-feira, em uma manobra para permitir o financiamento empresarial de campanha nas eleições de 2016, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), exigiu que eventual veto da presidente Dilma Rousseff a doações empresariais fosse incluído na pauta da sessão desta quarta-feira.

"A posição da maioria dos líderes é não votar nenhum veto se não puder votar também o veto da lei eleitoral. Eu cumpro o que a maioria dos líderes assim decidir", disse Cunha.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, reagiu, dizendo que incluir o veto à doação de empresas na sessão de quarta seria um gesto inútil.
"A apreciação desse veto na sessão de amanhã [quarta], quando o Brasil espera que concluamos apreciação dos outros vetos, seria gesto inútil do Congresso Nacional. Seria um gesto sem nenhuma eficácia", afirmou Renan.

Ele argumentou que a apreciação desse possível veto iria contra a regra do Congresso Nacional que estabelece que os vetos devem ser pautados depois de 30 dias a partir da data de chegada ao Legislativo.

PEC da reforma política
O veto da presidente e a decisão do STF não interferem no andamento de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), em andamento no Congresso, que restabelece a doação de empresas a campanhas. O texto já foi aprovado pela Câmara e agora aguarda votação em dois turnos no Senado. Como se trata de uma PEC, sua aprovação leva à promulgação pelo próprio Congresso, sem necessidade de sanção pela presidente.
A eventual aprovação pode levar a um novo julgamento no Supremo sobre as doações, caso alguma entidade ou partido questione a constitucionalidade da emenda.

Prazo para filiação

Ao sancionar o projeto de lei da reforma eleitoral, Dilma manteve o artigo aprovado no Congresso que determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação partidária deferida pela legenda no mínimo seis meses antes da data da eleição.

Pela legislação atual, qualquer mudança no sistema eleitoral deve ocorrer no prazo de até um ano antes do pleito – ou seja, no caso das eleições de 2016, até a próxima sexta (2).



Troca de partido

Outro ponto do projeto aprovado no Congresso e mantido pela presidente na sanção da lei foi o que trata da perda do mandato do detentor de cargo eletivo que se desfiliar sem justa causa.

Fica permitida somente a mudança de partido que ocorrer dentro dos 30 dias que antecedem o prazo final - de seis meses - estabelecido para a filiação com possibilidade de disputa na eleição, majoritária ou proporcional. O período deve se referir aos meses finais do mandato.

Pela lei, será considerada justa causa para a desfiliação de um partido, o que, portanto, não implica perda de mandato, “mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário” e “grave discriminação política pessoal”.

Voto impresso
Outro ponto aprovado pelo Congresso Nacional e vetado pela presidente era o que previa a impressão, pela urna eletrônica, do registro do voto do eleitor.
Segundo o projeto, esse comprovante seria depositado em um local lacrado após a confirmação pelo eleitor de que a impressão estava correta.
Ao justificar o veto, Dilma argumentou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manifestou-se contrariamente à sanção do item porque isso geria "altos custos", com impacto de R$ 1,8 bilhão.
"Além disso, esse aumento significativo de despesas não veio acompanhado da estimativa do impacto orçamentário-financeiro, nem da comprovação de adequação orçamentária", explicou a presidente.


FONTE: G1 

MUNDO

Parlamento da Rússia autoriza uso de tropas contra o Estado Islâmico na Síria


O Parlamento da Rússia concordou com o pedido do presidente do país, Vladimir Putin, e autorizou nesta quarta-feira (30) o envio de tropas aéreas russas à Síria. O objetivo é ajudar o governo sírio a combater militantes do Estado Islâmico (EI).
A medida deve afetar o equilíbrio de forças na Síria, já que, apesar de terem como alvo comum o Estado Islâmico, Rússia e Estados Unidos apoiam forças diferentes no conflito. Enquanto o governo russo apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, as forças ocidentais dão suporte a grupos de rebeldes locais, que são contrários a Assad. A guerra civil no país já dura quatro anos e fez mais 250 mil vítimas.
Os ataques aéreos russos na Síria começaram horas após a autorização do Parlamento. Segundo o Ministério da Defesa, os alvos são equipamentos militares, comunicações e depósitos de armas, munição e combustível, informou a agência Interfax.
"Estes ataques aéreos foram feitos de acordo com as forças sírias e com a ajuda do centro de coordenação antiterrorista de Bagdá", disse um responsável do Ministério da Defesa russo, Yuri Yakubov, citado pela Interfax. Segundo ele, os aviões russos foram pilotados por militares sírios.

Foto desta quarta-feira (30) mostra ruas desertas e prédios danificados na cidade de Talbisseh, na província de Homs. A Rússia iniciou ataques aéreos em apoio ao regime sírio na região  (Foto: Mahmoud Taha/AFP)
Foto desta quarta-feira (30) mostra ruas desertas e prédios danificados na cidade de Talbisseh, na província de Homs. A Rússia iniciou ataques aéreos em apoio ao regime sírio na região (Foto: Mahmoud Taha/AFP)

Decisão da Rússia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira que a única maneira de combater terroristas é agir preventivamente, dizendo que o envolvimento militar russo no Oriente Médio vai apenas envolver a Força Aérea e será temporário.
Falando durante encontro do governo, Putin disse que ainda era possível e necessário unir esforços internacionais para atacar os militantes islâmicos na Síria.
Segundo o chefe da administração da Presidência russa, Sergei Ivanov, que anunciou mais cedo o envio de tropas, a luta contra o EI é importante para a Rússia.
"Não se trata de conseguir objetivos em política externa, nem de satisfazer ambições, como nos acusam nossos parceiros ocidentais. Trata-se exclusivamente dos interesses da Federação da Rússia", ressaltou o funcionário do Kremlin. A Rússia tem aumentado sua presença militar no país do Oriente Médio.
"A utilização das Forças Armadas no território de um terceiro país só é possível com base em uma resolução da ONU [Organização das Nações Unidas] ou a pedido do governo legítimo desse país. Neste caso, a Rússia será de fato o único país que atuará sobre uma base legítima: a pedido do presidente da Síria", afirmou Ivanov.
"O presidente sírio se dirigiu a nosso país para pedir ajuda militar, portanto podemos dizer que é preciso combater o terrorismo, e que os esforços devem ser combinados, mas que continua sendo necessário respeitar a legislação internacional", disse Ivanov aos jornalistas, após discursar em nome de Putin.
“Se houver uma coalizão unida, o que eu duvido, ou no fim duas coalizões – uma americana e uma russa – elas vão coordenar suas ações”, disse Ivan Konovalov, um especialista militar, à Reuters. “Para as forças russas operarem lá legitimamente era necessária uma lei.”
Há relatos de que a Rússia já está realizando ataques aéreos na Síria, não confirmados pelo Kremlin.
Da última vez que o Parlamento russo concedeu a permissão de tropas no exterior, as forças armadas foram usadas para conquistar a Crimeia da Ucrânia durante o conflito do ano passado.

Apoio na ONU
Putin, que reiterou seu apoio ao regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, defendeu a criação de uma coalizão internacional para lutar contra os jihadistas, ao lado do governo de Damasco e do Irã, durante seu pronunciamento na segunda-feira (28) na Assembleia Geral da ONU em Nova York.
No entanto, após sua reunião com o presidente americano Barack Obama também na segunda, descartou totalmente uma operação terrestre das tropas russas na Síria, mas reconheceu que Moscou estava avaliando o uso da Força Aérea para bombardear posições do Estado Islâmico no país árabe.
Tanto Putin como seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, asseguraram que qualquer intervenção militar, seja na Síria ou em outro país, necessita de uma autorização do Conselho de Segurança da ONU para garantir sua legitimidade.
O principal órgão executivo da ONU se reunirá em Nova York após ser convocado pela Rússia, que apresentará seu projeto de resolução sobre a necessidade de coordenar as ações contra o Estado Islâmico e outros grupos terroristas.
Além disso, o Kremlin convidou mais países a se juntarem ao centro de troca de informações para a luta contra os grupos jihadistas que foi criado recentemente junto com Síria, Irã e Iraque.

Um homem sírio carrega suas filhas sobre escombros após um atentado na Síria  (Foto: AFP Photo/Karam)
Um homem sírio carrega suas filhas sobre escombros após um atentado na Síria (Foto: AFP Photo/Karam)


FONTE: G1 

VIOLÊNCIA!!!

Capitais registram um assassinato a cada meia hora no país, revela estudo



Na última quarta-feira (30), a mídia nacional ressaltou a 9ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, avaliando a violência nas capitais brasileiras e João Pessoa acabou se destacando de maneira negativa nesse ranking. A capital paraibana ficou em 5º lugar entre as cidades com maior número de mortes a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Fortaleza, Maceió, São Luiz e Natal. Confira a matéria da Folha de São Paulo na íntegra:
A cada meia hora, uma pessoa foi assassinada em capitais brasileiras no ano passado. Foram 15.932 vítimas, uma alta de 0,8% em relação ao ano anterior, segundo a 9ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Os casos mais críticos estão no Nordeste: oito das nove capitais da região (com exceção de Recife) estão na lista das dez maiores taxas de homicídio doloso e agressão e roubo seguidos de morte.
Fortaleza é a líder do ranking, com 77,3 mortos por esses crimes a cada 100 mil habitantes, seguida por Maceió, São Luís e Natal. São Paulo tem a taxa mais baixa, de 11,4.
O índice da capital cearense é mais do dobro da média das capitais (33) e três vezes superior à média nacional (25,2) em 2013 –os dados completos do ano passado ainda não foram consolidados.
O estudo reúne pela primeira vez dados das capitais. Eles foram tabulados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com informações obtidas dos Estados por meio da Lei de Acesso à Informação.
Vice-presidente do Fórum Brasileiro, Renato Sérgio de Lima diz que crimes são multifatoriais, mas que teorias recentes apontam que condições urbanas podem favorecer a prática de delitos.
"Capitais têm um problema mais agudo, porque são os maiores municípios do país, têm grande adensamento urbano e ao mesmo tempo oferta de serviços públicos longe do ideal para a qualidade de vida", afirma.
Nos locais em que a questão urbana está mal resolvida, diz o sociólogo, o Estado tem dificuldade de administrar conflitos. "Se vivo num terreno invadido ou com um bar ilegal e tenho um conflito, não vou chamar a polícia porque serei preso."
O estudo também aponta alta de 16,6% no investimento em segurança pública. Estados e União, juntos, gastaram R$ 71,2 bilhões no setor em 2014, contra R$ 61,1 bilhões no ano anterior.
Em relação aos gastos por cidadão com segurança pública, Piauí, Mato Grosso e Paraíba estão entre os Estados cujo investimento caiu ou ficou próximo de zero. As capitais dos três Estados estão entre as dez que mais registraram assassinatos, proporcionalmente, em 2014.

NORDESTE

As altas taxas de violência no Nordeste, para Lima, são explicadas pelo boom econômico, que atraiu maior contingente de pessoas, sem que a oferta de serviços públicos acompanhasse esse ritmo.
Para o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo de Mendonça Neto, o Nordeste se destaca pela forte entrada do crack nas capitais, que potencializa crimes.
"E é uma região pobre, com menos oportunidades para uma população com políticas públicas deficientes", diz.
Maceió é a segunda capital com a maior taxa de mortes violentas (69,5). O governo alagoano diz que, nos últimos nove meses, reduziu em 22% os assassinatos na capital e que chegará ao fim deste ano com taxas entre 48 e 50.
Na Paraíba, a gestão do reeleito Ricardo Coutinho (PSB) afirma ter reduzido em 24% os homicídios nos últimos quatro anos. O governo diz que reajustou salário de policiais e que tem investido em aparatos de segurança, serviço de inteligência e unidades de "polícia solidária".


FONTE: Folha de São Paulo 

VIOLÊNCIA NA PARAÍBA!!!

Homem é morto a tiros, tem o corpo queimado e fica com espeto encravado na cabeça

 

frgadtrtw

Um homem de cerca de 40 anos, que não havia sido identificado até as 22h10 desta terça-feira (29), foi morto a tiros, teve o corpo queimado e foi encontrado com um espeto encravado na cabeça na Rua da Paz, no bairro Renascer III, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 21h. Na mesma noite, no município de Sapé, na Zona da Mata, a 42 km da Capital, outro homem também foi assassinado com disparos de arma de fogo.
No caso de Cabedelo, de acordo com a tenente Viviane Vieira, da 6ª Companhia Independente da PM, ninguém testemunhou o fato ou ouviu os disparos. As motivações eram desconhecidas. Uma perícia seria feita no local do crime e o corpo seria direcionado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal de João Pessoa, no bairro do Cristo Redentor, na Zona Oeste.
Em Sapé, conforme a PM local, a vítima também não havia sido identificada até as 22h. O caso ocorreu na saída da cidade, na localidade que dá acesso ao município de Cruz do Espírito Santo. Policiais se dirigiram à cena do crime e informaram que também não se sabia o que poderia ter motivado o fato. Após trabalhos de peritos, o corpo também seria conduzido à Gemol de João Pessoa.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

POLÍTICA

Aécio diz que Dilma distribui poder 'como numa feira livre'

 

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG), criticou na tarde desta terça-feira (29) a reforma ministral que está sendo discutida pelo governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele,a presidente distribui poder "como numa feira livre" e o resultado da reforma é uma "desqualificação ainda maior de um governo muito pouco qualificado".
A presidente tem discutido com aliado, nos últimos dias, a redução da quantidade de pastas em seu governo e a mudança de ministros. Para atender às reivindicações do vice-presidente Michel Temer e da bancada do PMDB na Câmara, a presidente Dilma Rousseff deve entregar ao seu principal aliado sete ministérios na reforma administrativa.
Entre as pastas que devem passar para o comando dos peemedebistas está o cobiçado Ministério da Saúde, dono do maior orçamento da Esplanada dos Ministérios.
Além da Saúde – que é chefiada pelo petista Arthur Chioro –, a presidente sinalizou que um deputado peemedebista iria chefiar o Ministério da Infraestrutura, pasta que seria criada com a fusão de Transportes, Portos e Aviação Civil.
“[A reforma] está tendo como resultado a desqualificação ainda maior de um governo muito pouco qualificado", afirmou Aécio. O senador afirmou, ainda, que a presidente está distribuindo "nacos" de poder "como numa feira livre".
"A forma como a presidente da República está distribuindo nacos de poder, como numa feira livre, distribuindo para quem der a melhor oferta áreas de tamanha relevância como o Ministério da Saúde sendo trocado por 20, 30 votos, o Ministério da Infraestrutura por outros 10 votos, é a negação de tudo o que o Brasil precisava estar vivendo. Essa era a oportunidade do retorno à meritocracia.


FONTE: G1

POLÍTICA

Dilma deve dar sete pastas ao PMDB para contemplar Temer e deputados

 

Para atender às reivindicações do vice-presidente Michel Temer e da bancada do PMDB na Câmara, a presidente Dilma Rousseff deve entregar ao seu principal aliado sete ministérios na reforma administrativa que deve ser anunciada nos próximos dias. Entre as pastas que devem passar para o comando dos peemedebistas está o cobiçado Ministério da Saúde, dono do maior orçamento da Esplanada dos Ministérios.
Na tentativa de se reaproximar dos deputados do PMDB, Dilma ofereceu dois ministérios à bancada peemedebista. Além da Saúde, a petista sinalizou que um deputado do partido iria chefiar o Ministério da Infraestrutura, pasta que seria criada com a fusão de Transportes, Portos e Aviação Civil.
No entanto, o vice-presidente Michel Temer pretendia emplacar na vaga o ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil). Para não entrar em atrito com o vice, Dilma desistiu da fusão das pastas de infraestrutura e sinalizou que manteria Padilha na Esplanada dos Ministérios.
Na reestruturação do primeiro escalão, a presidente também prometeu aos senadores do PMDB o comando de dois ministérios. Porém, a petista sofreu pressões para manter no governo os ministros Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Hélder Barbalho (Secretaria da Pesca), filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA).
Apesar de, oficialmente, os principais caciques do PMDB afirmarem que abriam mão de indicar nomes para a reforma ministerial, nos bastidores a queda de braços entre os grupos políticos peemedebistas geraram um impasse que inviabilizou que as mudanças fossem anunciadas na semana passada.
Inicialmente, a presidente da República pretendia dar seis ministérios ao PMDB, mas, para evitar uma nova crise com o aliado, ela concordou em ampliar o espaço da legenda para sete pastas.
Segundo o G1 apurou, foram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ) que aconselharam a presidente a não se ater à promessa anunciada anteriormente de cortar 10 ministérios. Eles disseram que seria melhor cortar, por exemplo, nove ministérios e atender às demandas do PMDB.
A expectativa é de que Dilma escolha dois nomes da bancada do PMDB na Câmara para o Ministério da Saúde e a Secretaria de Portos, que continuará com status de ministério. Ficarão nos cargos, como indicação da bancada do partido no Senado, a ministra Kátia Abreu (Agricultura), e Eduardo Braga (Minas e Energia).
Para atender às reivindicações de Jader Barbalho, o atual ministro da Pesca, Helder Barbalho, iria para a Aviação Civil. Já Eliseu Padilha, que hoje ocupa a Aviação Civil, iria para outro ministério, ainda não definido.Henrique Eduardo Alves continuaria à frente de uma pasta ligada ao Turismo.
Segundo líderes partidários ouvidos pelo G1, o Planalto deixou de “sobreaviso” as pessoas indicadas pelas bancadas das legendas na Câmara e no Senado. Eles poderão ser chamados para uma conversa ainda nesta terça e o anúncio oficial pode sair nesta quarta (30).


FONTE: G1

POLÍTICA

Nova determinação judicial tira Reginaldo e traz Netinho na Prefeitura de Santa Rita

Juiz entendeu que a decisão da Câmara Municipal que revogou processos administrativos de cassação de Reginaldo é nula por não ter ouvido Netinho
Netinho
Netinho
O juiz Gustavo Procópio, de Santa Rita, na Grande João Pessoa, determinou nesta terça-feira (29) o afastamento do prefeito Reginaldo Pereira. Netinho assume, novamente. As informações são do advogado Rinaldo Mouzalas.
De acordo com o advogado, o juiz entendeu que a decisão da Câmara Municipal que revogou processos administrativos de cassação de Reginaldo é nula por não ter ouvido Netinho.
O advogado adiantou que Procópio também estranhou o fato do processo ter tramitado em apenas cinco dias, o que, segundo o juiz, denota quebra do contraditório e da ampla defesa.
A posse de Netinho deve ocorrer na manhã desta quarta-feira (30).
O 'entra e sai' na gestão de Santa Rita ocorre desde o início do ano, entre várias decisões judiciais que estão causando confusão na gestão municipal da cidade.

EMPREGO E EDUCAÇÃO

Abertas 48 vagas para estágios em seis cidades da PB, com bolsas de R$ 656

Oportunidades são para estudantes de 23 cursos superiores e os selecionados ainda terão R$ 140 de auxílio transporte
Sesc Campina Grande
Sesc Campina Grande
Está aberta a seleção para 48 vagas de estágio no Sesc Paraíba, disponíveis em 23 cursos nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras. As inscrições são gratuitas e acontecem de 5 a 16 de outubro. A bolsa é de R$ 656 e o auxílio trasporte de R$ 140. Veja aqui o edital.

Podem se inscrever para a seleção alunos que tenham cursado, no mínimo, metade do curso e não sejam concluintes no período 2016.1, devendo comprovar através do histórico escolar atualizado fornecido pela instituição de ensino, entregue pelo estudante no dia da entrevista.

Inscrições

As inscrições são presenciais, realizadas nas unidades do Sesc Centro João Pessoa (9h às 11h e 14h30 às 17h), Sesc Centro Campina Grande, Sesc Guarabira, Sesc Patos, Sesc Sousa e Sesc Cajazeiras (13h30 às 17h).

O aluno deve apresentar, no momento da inscrição, o RG e CPF originais, uma foto 3x4 e a carteira atualizada do Sesc, caso seja comerciário ou dependente. Candidatos com deficiência também devem comprovar a situação através do laudo médico atestando a espécie, grau ou nível da deficiência com referência ao CID.

Seleção

A seleção acontece em três etapas: a primeira consta de uma prova teórica com questões de português e específicas, que acontecerá no dia 8 de novembro. A segunda etapa é a entrevista com os candidatos aprovados na primeira fase, e acontece entre os dias 1 e 4 de dezembro. A terceira e última etapa é a avaliação do Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), a constar no Histórico Escolar entregue pelo aluno no dia da entrevista.

Resultados

A divulgação com a listagem dos candidatos aprovados acontece no dia 18 de dezembro, e as atividades de estágio têm início no dia 4 de janeiro para os cursos de Enfermagem (Sesc Gravatá) e Licenciatura em Educação Física (Sesc Gravatá e Sesc Cabo Branco), e dia primeiro de março para os demais cursos.

Os estagiários do Sesc Paraíba são regidos de acordo com a Lei 11.788/2008 e a Portaria “N” SESC Nº. 456/98. Os selecionados receberão uma bolsa remuneratória acrescidos de auxílio transporte, além do direito às férias proporcionais e seguro contra acidentes pessoais durante a vigência do estágio.

Informações

Mais informações sobre a Seleção de Estágio podem ser obtidas no site da instituição (www.sescpb.com.br) ou pelo telefone (83) 3208-3100.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA

Aprovado o projeto de lei que facilita a regularização das 'cinquentinhas' na Paraíba

Para o deputado estadual Tovar Corrêa Lima, a aprovação deste projeto contribui com uma parcela da população paraibana que necessita desses veículos para o desempenho de suas atividades

Cinquentinhas apreendidas no pátio do Detran-PB
Cinquentinhas apreendidas no pátio do Detran-PB
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta terça (29) o projeto de lei que facilita a regularização de cinquentinhas junto ao Detran-PB.

Os parlamentares aprovaram por unanimidade a mensagem nº 31/2015 enviada pelo governo do Estado. A matéria dispõe sobre remissão de créditos tributários relacionados ao IPVA, Taxa de Prevenção contra Incêndio e Salvamento, Licenciamento Anual e Taxa de Diária em depósito de veículos apreendidos, para proprietários de motocicletas e de motonetas nacionais com até 150 (cento e cinquenta) cilindradas, vencidos até 31 de dezembro de 2014. Este Projeto de Lei garante aos contribuintes inadimplentes a facilidade de regularização dos veículos.

Para o deputado estadual Tovar Corrêa Lima, a aprovação deste projeto contribui com uma parcela da população paraibana que necessita desses veículos para o desempenho de suas atividades. “É um projeto de muita responsabilidade e nós aprovamos para que, desta forma, possamos anistiar, aqueles que devem multas, e reduzir valores para aqueles que vão realizar pagamentos a partir do ano que vem”, ressaltou o parlamentar.

PARAÍBA

Top of Mind 2015 premia marcas mais lembradas pelos paraibanos; confira lista de finalistas

Premiação é uma iniciativa do Sistema Correio de Comunicação e o resultado é fruto de uma pesquisa de opinião pública que aponta os nomes mais citados pelos paraibanos em 35 setores da economia

Top of Mind premia as marcas mais lembradas
Top of Mind premia as marcas mais lembradas
O prêmio Top of Mind chega nesta terça-feira (29) à 14ª edição, com a entrega do troféu aos finalistas que ficaram em primeiro lugar a partir das 19h30, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. No total, foram 175 finalistas distribuídos em 35 categorias. As cinco marcas de cada categoria foram as mais lembradas pelo público. Confira aqui a lista de finalistas.


Os finalistas que ficaram do 2º ao 5º lugar deverão receber um certificado. Na celebração, deverão participar 500 convidados, entre representantes das marcas finalistas e autoridades paraibanas. O prêmio será apresentado pelos jornalistas Abelardo Jurema e Fernanda Albuquerque e a festa será animada pela banda Jampa Trio. A diretora executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro, vai prestigiar a premiação.

De acordo com o gerente de marketing do Sistema Correio, Ricardo Ramos, 600 pessoas foram ouvidas pela Consult Pesquisa, parceira da premiação. “A importância do prêmio é que ele salienta as marcas mais lembradas pelos paraibanos. Ele mostra a força da marca e significa que, se você está precisando de alguma coisa e lembra imediatamente de determinada marca, ela já sai com vantagem em relação às demais”, afirmou.

Dentre as marcas mais lembradas nesses 14 anos de premiação, Ramos enumerou três. “A Unimed, o Manaíra Shopping e a Prodígio Academia são sempre lembradas. Às vezes, marcas que nem existem mais são citadas pelas pessoas ouvidas. Isso mostra a força dela”, disse.

Top of Mind


O Top Of Mind é uma iniciativa do Sistema Correio de Comunicação. O resultado é fruto de uma pesquisa que identifica por meio da consulta da opinião pública os nomes mais citados pelos paraibanos em 35 setores da economia. A tabulação dos dados é toda executada pela Consult Pesquisa, parceira do Sistema Correio.

Agência de turismo, clínica/policlínica, colégio particular, faculdade, salão de beleza, construtora, empresa de segurança, farmácia, imobiliária, loja de informática, revenda de veículos, água mineral, academia, escola de idiomas, lanchonete, laboratório, pizzaria, entre outras, são categorias utilizadas durante a pesquisa.

POLÍTICA

Ricardo lança 'Paraíba 2040' com estratégias para os próximos 25 anos

Trata-se do planejamento a longo prazo da administração pública estadual, responsável por balizar os demais instrumentos de planejamento
Governador Ricardo Coutinho
Governador Ricardo Coutinho
O governador Ricardo Coutinho lança, nesta terça-feira (29), às 10h, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Paraíba 2040, que traz as diretrizes estratégicas para os próximos 25 anos. Na oportunidade, também serão entregues oficialmente à Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba o Plano Plurianual 2016 – 2019 (PPA) e a Lei Orçamentária Anual 2016 (LOA).

O Paraíba 2040 trata-se do planejamento a longo prazo da administração pública estadual, responsável por balizar os demais instrumentos de planejamento. Dessa forma, sua principal função está na definição da visão de futuro, das diretrizes estratégicas, objetivos estratégicos e indicadores de desenvolvimento econômico e social do Estado, estabelecendo, assim, a estrutura superior à qual devem se vincular todos os programas temáticos estruturantes, projetos, processos estratégicos e ações de governo.

O plano incorpora cinco premissas fundamentais: Educação e Trabalho como indutores do Desenvolvimento; Governança em Rede com Transparência e Participação Cidadã; Interiorização do Desenvolvimento; Qualidade e Eficiência do Gasto Público e; Diversidade Humana e Inclusão Social. As premissas são princípios que norteiam as ações do Estado, pilares que orientam a formulação do planejamento estratégico de longo prazo. Dessa forma, será possível, portanto, imprimir um novo olhar, uma nova abordagem, transformando adversidades em oportunidades e gerando valor público.


FONTE: PORTAL CORREIO

PARAÍBA

Termina greve dos Correios e serviços voltam ao normal nesta terça-feira na Paraíba

Acordo com o TST prevê reajuste de R$ 150 a partir de agosto deste ano e de mais R$ 50 em janeiro de 2016
Categoria volta ao trabalho nesta terça
Categoria volta ao trabalho nesta terça
Os servidores dos Correios encerraram a greve e voltam as atividades normais a partir desta terça-feira (29), na Paraíba. A categoria parou por menos de 15 dias.

Em assembléia realizada na tarde desta segunda (28), o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios na Paraíba (Sintect-PB) informou que os profissionais aceitaram o acordo do Tribunal Superior do Trabalho (TST) formulado na sexta (25) e apresentado nesta segunda em Brasília.

O acordo prevê reajuste de R$ 150 a partir de agosto deste ano e de mais R$ 50 em janeiro de 2016. Os servidores dos Correios terão ainda reposição da inflação em 9,56% sobre todos os benefícios, redução do compartilhamento do vale-alimentação e vale-peru para o fim do ano.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

PARAÍBA

Casas da Cidadania arrecadam brinquedos para o Dia das Crianças


As Casas da Cidadania de Tambiá, Manaíra e Jaguaribe (João Pessoa), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), estão arrecadando brinquedos, a partir desta segunda-feira (28) até o dia 9 de outubro, para a campanha “Doe brinquedos e concorra a bolsas para cursos de inglês e informática”.
Todo o material arrecadado vai ser doado às instituições cadastradas na Sedh, para ajudar na realização do Dia das Crianças.
“No encerramento da campanha, no dia 9, às 19h, na Casa de Tambiá, acontecerá o sorteio dos cursos de inglês e informática, oferecidos em parceria com as escolas Dinamic Computer e Sistema Integrado de Empregabilidade”, disse o idealizador da campanha Givanildo Melo, gerente da Casa da Cidadania de Tambiá.  
Doação –As unidades de Manaíra, Tambiá e Jaguaribeestão com uma caixa para receber as doações logo na entrada, em um local fácil de achar. A ideia é tornar a iniciativa prática para quem quer contribuir com a ação.


FONTE: Secom PB

IMPRENSA PARAIBANA

Heron Cid estreia segunda-feira no Sistema Arapuan com pesquisa para prefeito de João Pessoa


O jornalista Heron Cid estreia na próxima segunda-feira (5) no Sistema Arapuan de Comunicação, comandando programas no rádio e na televisão. No primeiro dia de sua chegada às emissoras do grupo, os programas capitaneados pelo comunicador trarão os números da primeira, de uma série de pesquisas encomendadas pela Arapuan dentro do Projeto Especial de Eleições 2016, um ano antes do pleito.
Na rádio, Heron Cid comandará o programa 60 minutos, que irá ao ar nas ondas da 95,3 FM, das 18h às 19h, de segunda a sexta, em rede estadual. Política, serviços, informações sobre o trânsito e o cotidiano da vida do povo paraibano serão os principais assuntos abordados pelo jornalista.
“Teremos um programa ágil e dinâmico, recheado de notícias, opinião e interatividade para deixar o paraibano informado dos principais assuntos do nosso dia a dia e com conteúdo diário que interessa a vida das pessoas”, revelou.
Já na TV, o jornalista estreará o Frente a frente, programa semanal, que trará um novo formato de debate sobre temas polêmicos e análise do cenário político do Estado, com um misto de entrevistas e informações do universo do poder.
“Iniciaremos os dois programas com a divulgação e a análise de uma pesquisa eleitoral a exatamente um ano antes das eleições para prefeito de João Pessoa. Nossa intenção é abrir o leque do cenário atual do quadro político da cidade, após as últimas jogadas dos partidos e líderes que estão no alvo da disputa de 2016”, explicou.       
Projeto – As pesquisas serão realizadas pelo Instituto Opinião, cujo grupo atua há 22 anos no mercado pesquisas de mercado, político e eleitoral, com atuação nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O Sistema Arapuan sai na frente e inicia o Projeto Especial de cobertura e análise das eleições 2016 com a divulgação de uma série de pesquisas de opinião. “O Sistema vai manter sua tradição de acompanhar os bastidores da política, prestando serviços e mantendo a opinião pública da Paraíba antenada com todo o desenrolar do processo eleitoral”, ressaltou o empresário João Gregório, presidente do grupo.

domingo, 27 de setembro de 2015

PARAÍBA

Condenado por estuprar, queimar e matar estudante no Conde é morto ao sair de presidio


pageO apenado Josinaldo Soares, 26 anos foi morto na manhã de sexta-feira (25) após ser atingido por disparos de arma de fogo no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi encontrada com um ferimento na região da cabeça feito pelo impacto do tiro, recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu.
Ele cumpria pena em regime semiaberto no presidio Sílvio Porto, e tinha acabado de sair da unidade prisional quando foi alvejado. Josinaldo Soares foi condenado a 17 anos de prisão, sendo réu confesso da morte da estudante Carla Eugênia, torturada, estuprada, assassinada, queimada e enterrada no quintal de sua, no dia 11 de novembro de 2008, no município de Conde.
A condenação foi por homicídio triplamente qualificado, após vários cancelamentos do julgamento. O assassino confesso só foi julgado após 5 anos do crime, por isso tinha sido beneficiado com o regime semiaberto.


O crime

O corpo da estudante foi encontrado pela polícia, 18 dias após o crime, enterrado nos fundos da casa de Josinaldo. Para despistar a polícia dos restos mortais da estudante, ele enterrou a vítima e depois matou um cachorro e colocou no mesmo buraco.
IMG-20150925-WA0290A mãe da estudante, Analu Pereira da Silva, lembra que nas primeiras buscas, a polícia chegou a parar de procurar, depois que encontrou o cachorro enterrado. Após Josinaldo confessar o crime, o corpo foi retirado do mesmo buraco que tinha aproximadamente dois metros de profundidade.
Analu relembra que a filha saiu de casa até a agência dos correios e telégrafos, no dia 11 de novembro de 2008 e desapareceu. O corpo foi encontrado 18 dias depois, inclusive dia do aniversário da mãe da vítima. Segundo ela, mesmo tendo praticado o crime, o assassino chegou a dar palavras de conforto para a família e dirigia até trabalhos de oração, como se nada tivesse acontecido.

Motivo do crime

A família da vítima acredita que Carla foi assassinada por causa de uma dívida que Josinaldo tinha com ela, de R$ 147,00. De acordo com Analu, Josinaldo fez umas compras na loja que Carla possuía na cidade e não pagou. A estudante chegou a cobrar a dívida a Josinaldo, em praça pública.



FONTE:  Portal do Litoral

PITIMBU - LITORAL SUL DA PARAÍBA

LEONARDO BARBALHO - FAREMOS OS AJUSTES NECESSÁRIOS PARA CONTER DESPESAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E EVITAR DEMISSÕES DE FUNCIONÁRIOS

 


Na tarde desta quinta-feira (24), no Auditório do Polo de Apoio Presencial da UFPB de Pitimbu, o Prefeito Leonardo Barbalho reuniu-se com os servidores contratados e os ocupantes de cargos comissionados para esclarecer o efeito da crise econômica nacional no Município de Pitimbu.

Nesta reunião o prefeito teve uma conversa franca com os que se fizeram presente, deixando-os a par da real situação financeira do município, que por conta da queda drástica no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) por parte do governo federal, em virtude da crise, encontra-se com seus recursos extremamente limitados para honrar seu compromisso com pagamento de fornecedores e prestadores de serviços, manter os salários do funcionalismo em dia, garantir o funcionamento dos serviços de saúde e educação, etc.

O prefeito exibiu ainda os Balancetes e os Balanços Anuais da Prefeitura e apresentou os Demonstrativos dos extratos do último trimestre, garantindo o acesso à informação.

"Estamos passando por uma crise terrível e, está crise não é local, não é uma crise estadual, tampouco regional, o país todo está em crise. Precisamos cortar gastos para equilibrar as contas do município, as obras que de melhorias, que iriamos iniciar agora, vão ter que aguardar mais um pouco, as obras iniciadas serão todas concluídas, também reduziremos gastos com festas e eventos, a palavra de ordem é economizar, por isso, conto com a cooperação de todos no uso racional dos recursos materiais em todos os setores e departamentos, evitem os desperdícios de água, luz, papel, produtos de limpeza, etc. Vamos fazer o controle até dos centavos, devemos zelar pelo dinheiro público, para não termos que recorrer às medidas extremas que tomaram outros municípios brasileiros, que optaram pela demissão do quadro de funcionários contratados e comissionados para equilibrarem suas finanças. Eu, como prefeito, trabalharei dobrado para mantê-los trabalhando, a demissão forçada será minha última alternativa, uma vez que reconheço a importância de vossos trabalhos, tanto para o município, quanto para a garantia de vossos sustentos e sobrevivência.” - Disse o Prefeito Leonardo Barbalho num discursos emocionado.

De fato, várias prefeituras, em diversos municípios, tomaram como medida ou uma das medidas, para a contenção de despesas, o corte na folha de pagamento costuma ser de praxes em momentos de crise, tanto, que o Tribunal de Contas da Paraíba, obrigou a prefeitura de Pombal a demitir mais de 400 (quatrocentos) servidores contratados para garantir o funcionamento dos serviços públicos indispensáveis à população. Já em Princesa Isabel, cidade do Sertão paraibano, o prefeito demite todos os cargos comissionados e suspendeu a concessão de gratificações dos servidores efetivos para honrar os compromissos da administração, o mesmo ocorre com os municípios do Conde e Alhandra que também fizeram cortes na folha de pagamento e, tantos outros municípios.

O prefeito disse ainda que, apesar da decisão, que gera muita especulação na cidade, não pretende demitir os servidores. “Estamos trabalhando com a hipótese de não fazer isso, mas caso seja necessário, teremos que demitir por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal”. Faremos os ajustes necessários para conter despesas na administração pública e evitar demissões de funcionários.

Ao prestar esclarecimento dos fatos, o prefeito Leonardo Barbalho demonstrou que se preocupa com seu povo e que sua gestão tem as pessoas como prioridade.  O povo presente o aplaudiu e foram pra suas casas mais aliviados e confiantes, na esperança de que dias melhores virão.



FONTE: PITIMBU EM FOCO

PARAÍBA

Execução: Corpo é encontrado com mãos e pés amarrados em matagal em Santa Rita

Corpo encontrado em Várzea Nova 
Corpo encontrado em Várzea Nova

O corpo de um homem foi encontrado com os pés e mãos amarrados e encapuzado às margens da BR 101, em Várzea Nova, Santa Rita na saída para Natal no final da manhã deste sábado (26).
A polícia chegou até o local através de uma denúncia. As características do crime levam a crer que foi uma execução, devido às mãos e pés amarrados.
De acordo com a polícia, ainda não se sabe se a vítima foi morta no local ou apenas 'desovado'. O local é desabitado e de difícil acesso e os policiais também ainda não sabem informar a quanto tempo o corpo está no local, apesar de já estar em estado de decomposição.
O corpo apresenta várias perfurações nas costas, mas ainda não se sabe se foram feitas por material cortante ou até mesmo animais silvestres.


PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!