CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

PARAÍBA

Ministro do STF Gilmar Mendes estará na Paraíba nos dias 24 e 25 de novembro



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, estará em João Pessoa nos próximos dias 24 e 25 de novembro. O ministro vem ministrar palestras em aulas para novos juízes da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA).
O curso de formação inicial teve início no dia 10 de novembro, e as aulas ocorrerão até o dia de 1º de fevereiro de 2017, na ESMA, em João Pessoa. O curso está abordando diversos aspectos relacionados à prática da magistratura, com aulas teóricas e práticas, sendo ministrado por magistrados devidamente capacitados para a função, entre professores do Estado e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
A Esma divulgará nos próximos dias a agenda oficial do ministro Gilmar Mendes em solo paraibano.

GREVE!!!

UFPB continua em greve e professores e servidores do IFPB de João Pessoa iniciam paralisação



Os servidores do campus de João Pessoa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) deflagraram uma greve que deve iniciar nesta sexta-feira (11). Com a paralisação, o campus de João Pessoa se junta aos campi de Cajazeiras, que já estavam parados desde o dia 28 de outubro.
Uma Assembleia realizada na noite de ontem (08), aclamou por unanimidade a proposta. A greve é um ato de protesto contra as últimas medidas do governo federal e também foi declarada apoio a ocupação dos alunos que estão protestando contra a PEC 241.
Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os servidores paralisaram as atividades já tem 15 dias. Nesta terça-feira (08), eles voltaram a se reunir em Assembleia e decidiram pela continuidade da greve até que a PEC dos gastos público seja votada e recusada no Senado.
Enquanto a greve durar, apenas os serviços essenciais, que envolvem o trabalho dos servidores da UFPB vão estar mantidos, a exemplo do Hospital Universitário.

TRUMP É O NOVO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA!!!

Donald Trump vence Hillary Clinton e é eleito presidente dos Estados Unidos



Donald Trump será o 45º presidente dos Estados Unidos. Contrariando pesquisas e previsões, ele derrotou Hillary Clinton e teve sua vitória projetada pela agência Associated Press (AP) às 5h32 (hora de Brasília) desta quarta-feira (9).
Quando entrou o número de delegados do estado de Wisconsin na conta da AP, Trump alcançou 276 delegados, ultrapassando o limite de 270 necessários para ser o vencedor no Colégio Eleitoral. A imprensa americana informou minutos depois que Hillary ligou para o rival e admitiu a derrota. "Eu a cumprimentei pela campanha muito disputada", disse Trump em seguida, em seu discurso da vitória.
Ao falar aos seus simpatizantes, Trump defendeu a união do país após a disputa eleitoral, ao afirmar que será presidente para "todos os americanos".
"Todos os americanos terão a oportunidade de perceber seu potencial. Os homens e mulheres esquecidos de nosso país não serão mais esquecidos", discursou. Trump disse ainda que o plano do país deve ser refeito. "Vamos sonhar com coisas para nosso país, coisas bonitas e de sucesso novamente."

eleitores comemoram vitória de Trump (Foto: Joshua Roberts/Reuters)
Eleitores comemoram vitória de Trump (Foto: Joshua Roberts/Reuters)

Disputa
A democrata Hillary, de 69 anos, e o republicano Trump, de 70, protagonizaram uma disputada e agressiva campanha de quase dois anos, marcada por ofensas e ataques pessoais.
Durante a noite, enquanto a apuração avançava, Trump conquistou vitórias surpreendentes sobre Hillary em estados-chave para a definição, abrindo o caminho para a Casa Branca e abalando os mercados globais que contavam com uma vitória da democrata.
A maré começou a virar a favor de Trump após as vitórias na Flórida, Carolina do Norte, Ohio e Iowa. Ele ainda se tornou o primeiro candidato de seu partido a ganhar na Pensilvânia desde que George H. W. Bush o fez em 1988.
A demora na definição de alguns estados, onde os números de Hillary e Trump ficaram muito próximos, fez com que a primeira projeção sobre sua vitória tenha saído apenas às 5h32, muito mais tarde do que nas eleições anteriores. Em 2012, por exemplo, o resultado já era conhecido antes das 2h30 da quarta.
Entre os estados considerados decisivos para o resultado, Trump conquistou a Flórida, onde Hillary chegou a liderar por uma pequena margem durante grande parte da apuração e onde Obama ganhou em suas duas eleições.
Segundo análise do “New York Times”, o número de votos de eleitores brancos e com maior renda foi suficiente para que ele abrisse uma margem capaz de compensar o eleitorado latino do estado, que em sua grande maioria votou em Hillary.
Já antes de sair a projeção da vitória de Trump, o chefe da campanha de Hillary, John Podesta, disse que ela não falará durante a noite. Ele pediu que os simpatizantes da candidata voltassem para casa.
Com discursos centrados nas frustrações e inseguranças dos americanos num mundo em mutação, Donald Trump tornou-se a voz da mudança para milhões deles.

FONTE: Globo.com

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

HISTÓRIA

Homenagem aos mortos: conheça a origem do dia de Finados


Resultado de imagem para dia dos finados
O encontro da cultura cristã com a cultura celta deu origem à comemoração do Dia de Finados. Os celtas – povo que habitava a região da atual Irlanda – tinham no seu calendário a festa conhecida como Samhain. Nesse dia, os celtas acreditavam que os dois mundos – o dos vivos e o dos mortos – ficavam muito próximos, e eles celebravam essa comunhão.
Desde o século I, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para orar pelos que morreram.

No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.

O abade Cluny - santo Odilon -, no ano de 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos. E os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos.

No século XI, o calendário litúrgico cristão incorporou o Dia de Finados, que deveria cair no dia 2 de novembro para não se sobrepor ao Dia de Todos os Santos, comemorado no 1º dia do mesmo mês.

A primeira celebração do dia dos mortos pelos povos católicos foi feita pelos monges beneditinos de Cluny, na França.
31.10: Véspera do Dia de Todas as Almas: em inglês "All Hallows Eve" (reduziu para "Halloween"); celebra todos os que morreram e foram condenados ao inferno (não é reconhecido no calendário cristão ou católico).

01.11: Dia de Todas as Almas ou Todos os Santos: celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.

02.11: Dia de Todos os Mortos ou Finados: celebra todos os que morreram, estão no limbo ou não são mais lembrados.
Universitário.com 

terça-feira, 1 de novembro de 2016

PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

Prefeito visita Hospital Padre Zé e celebra habilitação de 50 novos leitos

 
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), participou, na manhã desta terça-feira (1), de uma celebração no Hospital Padre Zé, em comemoração à habilitação de 50 novos leitos na casa de saúde pelo Ministério da Saúde, para atendimento de pacientes que precisam de cuidados prolongados. Ao lado do vice-prefeito eleito de João Pessoa, Manoel Junior (PMDB), do deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (PP), e do secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, o prefeito destacou a importância do espaço para desafogar a rede hospitalar e realizar um atendimento humanizado para pacientes e familiares.
“O Hospital Padre Zé é referência na cidade de João Pessoa, acolhe bem o paciente, cuida de quem precisa e da família também. É um atendimento extremamente personalizado, o que é muito importante neste processo de tratamento e cura. Com esse investimento mensal de mais de R$ 300 mil, a gente vai poder oferecer um atendimento de maior qualidade na área da saúde e vai ajudar a desafogar nossa rede hospitalar”, destacou o prefeito.
Luciano Cartaxo destacou a importância da parceria com a bancada federal para tornar possível a habilitação dos novos leitos. “A Prefeitura sempre busca parcerias importantes com o Governo Federal e temos aqui dois parlamentares (Manoel Junior e Aguinaldo Ribeiro) que abraçaram a causa, fizeram o acompanhamento com empenho e dedicação para podermos estar hoje aqui”, disse. Ele ainda parabenizou a direção do hospital e garantiu que sua gestão estará sempre atenta e disponível para aprovar iniciativas e celebrar parcerias para garantir a melhoria do atendimento na rede de saúde da Capital.
Os 50 leitos credenciados pelo Ministério da Saúde no Hospital Padre Zé serão de longa permanência e servirão para atender pacientes após serem submetidos a procedimentos nas UPAS e rede hospitalar de João Pessoa. O secretário Adalberto Fulgêncio louvou a iniciativa do diretor presidente do Hospital, Padre Egídio Carvalho, em construir os novos leitos, que foram aprovados pela Prefeitura de João Pessoa e agora habilitados pelo Ministério da Saúde.
O Padre Egídio agradeceu a parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa e destacou a destinação dos novos leitos. “Eles foram credenciados como leitos de cuidados prolongados, destinados para as pessoas que estão em casa ou dentro das UPAs, hospitais, ocupando leitos desnecessariamente. Por exemplo, uma pessoa que foi acometida de um AVC, ela já teve um atendimento que um hospital poderia ter dado e agora pode ser mandada para cá. É um grande benefício para pessoas acometidas de AVC, câncer, de infecções. É um leque imenso que se abre e vai desafogar a rede de hospitais de João Pessoa”, explicou.



FONTE: Secom-JP

LEGISLATIVO BRASILEIRO!!

Reconhecimento da vaquejada como patrimônio cultural é aprovado em Comissão no Congresso

 


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou hoje (1º) o PLC 24/2016, de autoria do deputado Capitão Augusto (PR-SP), que eleva a vaquejada e o rodeio à condição de manifestações da cultura nacional e patrimônio cultural imaterial. A pedido do senador Otto Alencar (PSD-BA), foi aprovado caráter de urgência para sua análise pelo Plenário pelo Senado.
A proposta foi apoiada especialmente por senadores nordestinos, como Raimundo Lira (PMDB-PB) e José Agripino (DEM-RN), que viram a vaquejada como um esporte que vem se aprimorando, procurando poupar os animais de maus-tratos. A questão vem sendo debatida desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu recentemente a prática numa votação apertada, por 6 a 5.
O senador Raimundo Lira defendeu a regulamentação dessa atividade. No seu entendimento, ela já faz parte da cultura nordestina.
- A ideia foi regulamentar a vaquejada para evitar o sofrimento dos animais, criar mais segurança, fazer com que essa atividade fosse a mais regular possível”, lembrou Raimundo Lira, afirmando que a inconstitucionalidade da lei do Ceará foi “mais uma pancada no já sofrido Nordeste brasileiro - , explicou Lira. 
Apoio - Através das redes sociais, pessoas de todo o País estão manifestando apoio ao Projeto de Lei (PLS 377/2016) do Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) que restabelece a Vaquejada, reconhecendo-a como manifestação da cultura nacional. Muitos interagiram junto ao post de Raimundo Lira publicado na Fanpage ABVAQ - Associação Brasileira de Vaquejada, parabenizando o Senador e demais apoiadores da Vaquejada.
A entidade lembrou que as vaquejadas geram emprego e renda para milhares de brasileiros. Com um título “Um viva ao Senador Raimundo Lira. Esse nos representa de verdade”, foi publicado um vídeo que, em pouco tempo, obteve mais de 2.500 visualizações e centenas de curtidas e compartilhamentos.
Vários comentários favoráveis à iniciativa de Lira foram expressos, como o de Tibicuera Menna Barreto de Almeida, do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Cruz do Sul. “Estamos mobilizados em total apoio à Vaquejada e todas as provas equestres. Contem conosco!”, disse.
Para o diretor da Associação de Vaqueiros Amadores de Campina Grande (AVACG) Derlópidas Neves, o esporte tem, em toda a cadeia produtiva, um giro financeiro de R$ 1,2 bilhão por ano, 120 mil empregos diretos, 600 mil indiretos, cerca de 65 milhões de pessoas circulantes por ano e mais de 4 mil vaquejadas realizadas. Ainda é considerado o maior esporte em número de público no Nordeste, perdendo apenas para o futebol.
“Lira nos orgulha” – Derlópidas disse que a atuação do Senador Raimundo Lira orgulha os paraibanos. “Queremos deixar registrado nosso apoio a esse projeto do nosso Senador Raimundo Lira, que nos orgulha muito, não só como brasileiro, mas sobretudo como paraibano, e vamos pedir aos demais senadores que apoiem essa iniciativa de Lira, que defende a regulamentação desse esporte como manifestação cultural”.
Derlópidas lembrou o apoio que a proposta tem recebido em todo o País, como da ABVAQ e da ABQM - Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, além de outras associações que apoiam a causa da Vaquejada no Brasil. “Todas estão sendo estimuladas a lutar junto a Lira pela aprovação desta proposta”, afirmou ele.
Quem também fez questão de agradecer a Lira foi o presidente da ABVAQ, Paulo Fernando Cavancanti de Morais Filho, conhecido como ‘Cuca’. “O senador Lira está nos ajudando muito e quero aqui agradece-lo publicamente”, disse.
O que se precisa é corrigir o que ainda é feito de forma errada, o que aliás jávem sendo feito há tempos. O colchão já é de 50 centímetros, há plantão de veterinários, não existe mais contato dos animais com o metal e é utilizado um rabo artificial afirmou Agripino.
O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) voltou a alertar para a dimensão econômica que a vaquejada possui nas áreas rurais nordestinas, onde sua cadeia colaboraria na geração de centenas de milhares de empregos diretos e indiretos.
A vaquejada é hoje uma questão de sobrevivência pra muita gente que ainda vive na zona rural. O Senado não pode ignorar que essas regiões já vivem um despovoamento, e o fim da vaquejada afeta diretamente essas dezenas de milhares de cidadãos frisou o senador.
Roberto Muniz (PP-BA) também entende que a questão sofreria um "viés de preconceito" que setores urbanos teriam com a visão de mundo própria do campo. Segundo ele, o debate sobre o bem-estar do animal pode ser ampliado em virtude da polêmica provocada pela decisão do STF, afetando já em um futuro próximo outras atividades culturais no Sul e no Sudeste em que também se faz uso abundante de animais.
Já Otto Alencar voltou a reclamar do fato do STF ter proibido a vaquejada sem ouvir o setor, e também acredita que existem outros esportes em que os animais seriam bem mais mal-tratados, além de serem vítimas do ser humano em diversas outras situações em áreas urbanas. Para enfatizar seu ponto de vista o senador baiano, que relatou o projeto, recorreu a uma citação de Ruy Barbosa:
A pátria não é de ninguém, é de todos, e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra e à associação. A pátria não é um sistema, não é uma seita, não é um monopólio de quem quer que seja, nem uma forma de Governo. É o céu, é o solo, é o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos, o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade. Citou para depois complementar:
A vaquejada pede liberdade no Brasil para que seja mantida a tradição do vaqueiro.
Contraponto
O projeto teve o voto contrário dos senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Marta Suplicy (PMDB-SP).
Anastasia, que chegou a apresentar um voto em separado, lembrou que a aprovação do PLC 24/2016 não terá nenhum efeito prático no que tange à liberação da vaquejada, e entende que o mesmo se dará caso também seja aprovada uma proposta de emenda à Constituição apresentada por Otto Alencar.
O que o STF está discutindo são dois valores conflitantes em nossa Carta Magna: as manifestações culturais e a não-crueldade com os animais. A última palavra em relação a esse conflito continuará sendo do STF disse.
O senador avalia ainda que o debate em torno da vaquejada é parte de uma maior consciência das pessoas em relação a suas posturas com os animais, algo que no seu entender tem evoluído gradualmente em todo o planeta.
Ele, assim como Marta, também entende que a proposta aprovada hoje seria inconstitucional, devido ao fato de órgãos técnicos ligados ao Ministério da Cultura não terem sido consultados.
Marta Suplicy, por sua vez, apresentou relatórios do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) contrários à vaquejada.

 

FONTE: Agência Senado

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

Estado garante pagamentos de novembro, dezembro e 13º no mês trabalhado

Ele lembrou que, apesar da crise, o governo da Paraíba continua com estabilidade na sua economia e mantém investimentos



Imagem IlustrativaO secretário de Finanças e Orçamento do Estado, Tárcio Handel Pessoa, assegurou pagamento dentro do mês trabalhado em novembro, dezembro e 13º salário aos servidores estaduais. Ele disse que os recursos do abono estão em caixa e que será pago “até o final do exercício financeiro”. Ele lembrou que 19 estados não pagam os servidores em dia e que, apesar da crise, o governo da Paraíba continua com estabilidade na sua economia e mantém investimentos.

O secretário foi nesta terça-feira (1º) pela manhã à Assembleia Legislativa da Paraíba, onde participou de audiência pública que debateu o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017. Na sua exposição, ele criticou duramente o rebaixamento da nota de risco do Estado pelo Tesouro Nacional.
Segundo Pessoa, a queda de –B para +B se deu exclusivamente por conta da queda de repasses federais. Para o secretário, o governo estadual vem sendo retaliado pelo governo federal e que com o rebaixamento da nota de risco a Paraíba deixou de receber R$ 246 milhões em empréstimos que já estavam aprovados e não foram liberados.
Sobre o remanejamento de verbas entre setores da administração pública, o secretário destacou que a prática é comum em todos os anos. “O orçamento é uma perspectiva de receita que é concretizada ou não. Estamos seguindo uma rigorosa linha de investimentos em setores considerados essenciais”, destacou. 

ENEM - 2016

Mais de 2,4 mil alunos da Paraíba não farão Enem; veja locais afetados

Estão ocupados, no estado, os prédios dos Campi II e IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia e Bananeiras, respectivamente, e o Instituto Federal da Paraíba, em Cabedelo




Imagem IlustrativaEstudantes de quatro instituições da Paraíba, que iriam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana foram afetados pela ocupação de estudantes que protestam contra a reforma na educação proposta pelo Governo Federal. Isso significa que 1,11% dos estudantes inscritos só farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, conforme divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em todo o País, foram afetados 191.494 alunos.

De acordo com o Correio Online, estão ocupados, no estado, os prédios dos Campi II e IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia e Bananeiras, respectivamente, e o Instituto Federal da Paraíba, em Cabedelo. Ao todo, na Paraíba, devem fazer o Enem, 221.945 alunos distribuídos em 478 locais.

Os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail e divulgação no site. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161.

Segundo o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação coloca em risco a segurança do Enem. O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco.

A nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.

Novos locais de prova – O Inep está preparando um plano logístico para garantir a segurança e tranquilidade da aplicação das provas no início de dezembro. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente.



FONTE: PORTAL CORREIO

SAÚDE

Câncer de próstata é o tipo que mais mata homens na Paraíba; Saúde orienta

Incentivo para adoção de hábito de vida saudável e o auto cuidado são essenciais para que os homens possam ter uma vida mais longa e sem problemas relacionados ao câncer
'Novembro Azul' lembra importância da prevenção
'Novembro Azul' lembra importância da prevenção
O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais mata homens na Paraíba, totalizando 322 mortes em 2015. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Saúde do Estado e também mostram que o câncer de pulmões, com 217 óbitos, e o câncer de estômago, com 163 mortes, também são os que mais afetam os homens.

Os outros tipos de câncer que mais matam homens são: câncer das vias biliares intra-hepáticas, com 106 mortes; câncer de pênis, com 10 mortes; e câncer de testículo, com três mortes registradas em 2015.

“A atenção e cuidado com a população masculina deve ser transversal às ações de Atenção Básica em Saúde, que deve potencializar a busca ativa à população masculina e aproximar os homens das Unidades de Saúde da Família, uma vez que, considerando os padrões sociais e culturais do nosso país e Estado, o homem não tem aproximação com o cuidado e auto cuidado”, explicou o coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem na Saúde do Estado, Hélio Soares.

Para o coordenador, a incentivo para adoção de hábito de vida saudável e o auto cuidado são essenciais para que os homens possam ter uma vida mais longa e sem problemas relacionados ao câncer.

“Para que ocorra a diminuição da mortalidade do homem, é primordial o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como o auto cuidado. Neste sentido, a população deve procurar as Unidades de Saúde da Família dos seus municípios para a realização dos exames preventivos”, concluiu Hélio Soares.

Durante a campanha Novembro Azul, os servidores estaduais vão receber ações de divulgação, palestras e cuidados sobre o câncer de próstata.


FONTE: PORTAL CORREIO

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!