Cisão do PSDB e PSB indica 2º turno na PB
Para cientista político cenário indica certeza de um segundo turno no estado.
O fim da aliança entre tucanos e socialistas e a iminente candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo do Estado começam a provocar mudanças no quadro político do Estado e, por conseguinte, a recomposição das alianças partidárias com vistas às eleições de outubro.
Além de Cássio, a disputa pelo Palácio da Redenção terá pelo menos mais dois postulantes com expressão eleitoral: o governador Ricardo Coutinho (PSB), que concorrerá à reeleição, e o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). Ainda poderá surgir um nome do `blocão´, além dos tradicionais candidatos dos partidos de esquerda. Mantido o quadro, é certeza de segundo turno, projetam cientista político e historiadores.
Para o cientista político e professor da UFCG Fábio Machado, as postulações de Ricardo e Cássio, se confirmadas, vão obrigar Veneziano a se aliar ao PT, abrindo espaços na chapa majoritária para nomes ligados ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Por sua vez, interessa aos petistas armar um palanque forte para a presidente Dilma Rousseff (PT) na Paraíba, uma vez que os presidenciáveis Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves já têm suas tribunas e cabos eleitorais no Estado, respectivamente Ricardo e Cássio.
“Se forem confirmadas as candidaturas de Ricardo, Cássio e Veneziano, a campanha será emocionante. Caso não ocorra nenhuma surpresa, haverá segundo turno. Ao mesmo tempo, a disputa será objeto de estudo dos cientistas políticos e de reportagens dos jornalistas”, declarou Fábio.
O historiador e analista político Josué Sylvestre também prevê uma campanha acirrada e marcada por grandes debates.
“Cássio, Ricardo e Veneziano são três homens inteligentes e vão proporcionar bons debates. Não tenho dúvida de que as eleições serão disputadas no segundo turno, a exemplo do que ocorreu nos três últimos pleitos estaduais”, projetou Josué.
FONTE: RESUMO PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário