CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

POLÍTICA


Agra comemora decisão judicial que o libera para participar de guia de Cartaxo; 'trabalho com a verdade'


O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), durante a entrega de 21 residenciais na manhã desta quarta-feira (29), afirmou que ficou satisfeito com a decisão da Justiça Eleitoral que negou ao PSB o direito de resposta ao PT no guia eleitoral.

No guia eleitoral do candidato Luciano Cartaxo (PT), Agra afirmou que foi impedido pelo PSB de se reeleger. O partido socialista contestou e pediu na Justiça o direito de resposta.

“Eu li hoje a decisão e gostei muito da imparcialidade do magistrado. Isso me deixa muito a vontade, porque eu não poderia deixar de explicar isso e esclarecer o que aconteceu. Eu só trabalho com a verdade. Alguns podem ficar chateados, mas meu compromisso é com a verdade”, disse.

POLÍTICA


Guia eleitoral em João Pessoa já rendeu 120 representações

De acordo com o chefe do cartório, a demanda vem sendo intensa desde que iniciou a programação do guia

Propaganda eleitoral
O guia eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão rendeu até ontem 120 representações junto ao cartório da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa, responsável pela coordenação da propaganda de mídia na Capital, como demonstração da judicialização da campanha eleitoral.
De acordo com Fernando Henriques de Menezes Filho, chefe do cartório, a demanda vem sendo intensa desde que iniciou a programação do guia, no último dia 21, chegou a receber 20 representações por dia. “Para se ter uma ideia, do aumento da demanda, antes do início do guia havíamos registrado, desde o início da campanha, em 6 de julho, apenas 15 representações, esse número aumentou muito”, comentou.
A maioria das representações, conforme revelou o chefe do cartório, dizem respeito a pedido de direito de resposta, invasão de espaço no guia do candidato proporcional pelo majoritário e vice-versa, bem como, o cometimento de outros tipos de infrações, dentre elas a veiculação de mensagens que possam denegrir ou ridicularizar a imagem de candidatos adversários.
Segundo Fernando, a preocupação é que há fatos que chegam a gerar dezenas de representações, o que causa, acumulo de trabalho no cartório eleitoral, que é responsável também por outras atividades relativas às eleições deste ano.  
O Inácio Jário Queiroz de Albuquerque, responsável pela propaganda de Mídia na Capital, tem que apreciar as representações que são ajuizadas relativas ao guia eleitoral, com pedido de liminar, no prazo de 24 horas e o prazo máximo para julgamento das representações é de 48 horas. 
Até agora já foram interpostos três recursos contra a decisão do magistrado, que julgou improcedentes mais de 12 representações que questionavam a aparição do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido) na propaganda eleitoral do candidato Luciano Cartaxo (PT). Os recursos foram encaminhados ontem ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e devem entrar em pauta a partir da próxima semana, tendo como relator o juiz Tércio Chaves de Moura, responsável pela relatoria dos processos relativos ao pleito de João Pessoa.

POLÍTICA


Começou a obra de construção da fábrica Brennand Cimentos

Ancorado no aumento do consumo de cimento no Nordeste, que registrou no primeiro semestre deste ano crescimento de 19,6% em relação aos seis primeiros meses de 2011, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, o Grupo Brennand Cimentos deu início à construção de sua primeira fábrica na região. Localizada em Pitimbu, município da Paraíba rico em calcário, a unidade vai receber investimento de R$ 600 milhões e vai iniciar operação em 2014.

Atualmente, a obra possui o serviço de terraplenagem concluído e está fase de licitação de construtoras para a execução das obras civis e montagens eletro-mecânicas. Durante a construção, serão gerados aproximadamente 1,8 mil empregos nas áreas civil, mecânica e eletrônica. Esses profissionais já estão sendo capacitados, selecionados e absorvidos para a edificação da fábrica. Por meio do projeto social Mãos Dadas com o Futuro, os moradores da cidade recebem aulas de Cidadania e de uma das atividades nesta etapa de obra. A iniciativa é fruto de parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Pitimbu, Brennand Cimentos, Federação das Indústrias da Paraíba e da ONG Mais Consultoria Social. Hoje, estão sendo formadas duas turmas de Carpinteiro de Obras, com 30 alunos. Em outubro, mais duas do mesmo curso e outras duas de Armador de Estrutura de Concreto ou Armador de Ferro serão concluídas.

A Brennand Cimentos já atua no Brasil comercializando o Cimento Nacional, que, com fábrica em Minas Gerais, atende o sudeste, centro-oeste e uma faixa territorial da Bahia. “Com a abertura da unidade na Paraíba, ampliaremos nosso alcance no país atendendo a todo o mercado do Nordeste”, afirma o diretor jurídico da empresa, Horácio Mendonça.


Quando iniciar operação, a nova fábrica vai gerar 245 postos de trabalho diretos e 800 indiretos. A expectativa da empresa é que a unidade industrial atinja produção de 1,5 milhão de toneladas anualmente e contribua para que a Brennand Cimentos dobre o número de volume de vendas. Serão fabricados e disponibilizados ao mercado cimentos de alta qualidade e performance superior, sendo entregues como ensacados para revendedores e construtoras e também a granel principalmente para segmentos de industrias e concreteiras.

POLÍTICA


Após anúncio de apoio a Cartaxo, presidente do PSB de JP diz que militantes serão desfiliados

Ronaldo Barbosa afirmou que até o momento não foi comunicado sobre nenhuma desfiliação

Presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa
Enquanto o candidato a prefeito de João Pessoa pela Coligação “Unidos Por João Pessoa”, Luciano Cartaxo (PT) comemora a adesão de 78 filiados do PSB a sua candidatura, o presidente do Diretório Municipal do PSB parece não se importar com a perda de apoio à prefeitável da legenda, Estela Bezerra (PSB).
“O que eu queria deixar claro é que temos mais de 3500 filiados. Quanto é 10% desse total? 350? Quantos saíram 78? 2,5%?”, indagou o dirigente, fazendo entender que o número de ‘infiéis’ é irrelevante em relação à proporção de correligionários que compõe a sigla.
Ronaldo Barbosa afirmou que até o momento não foi comunicado sobre nenhuma desfiliação, mas em tom de ameaça avisou: “Estamos esperando receber o nome deles [dos 78 filiados]. Assim que receber eles estarão automaticamente desfilados”.
Questionado sobre o que teria levado os correligionários a anunciar apoio a Cartaxo, o dirigente atribuiu o desfecho a pressão que eles estão sofrendo do prefeito de Capital, Luciano Agra (sem partido): “A grande maioria deles são servidores da prefeitura e estão sendo pressionado por Agra”.
Filiados 'abandonam' candidatura de Estela
Um grupo de correligionários do PSB decidiu na tarde desta quarta-feira (29) ‘abandonar’ a candidatura do partido, encabeçada por Estelizabel Bezerra, e apoiar o candidato petista Luciano Cartaxo. Estiveram reunidos ontem no Comitê Central da Coligação "Unidos por João Pessoa" 78 socialistas, entre militantes e dirigentes para entregar um manifesto a Cartaxo e ao vice Nonato Bandeira.
Segundo consta na nota, o documento, elaborado pelos membros da secretaria do Movimento Popular Socialista do PSB municipal, trata-se de uma “resposta às direções municipal e estadual do partido, que inviabilizaram completamente a reeleição do prefeito Luciano Agra”.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

POLÍTICA


Pela primeira vez, eleitores podem consultar lista de doadores antes das eleições

Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral disponibiliza aos eleitores a lista com a identificação dos doadores e fornecedores contratados durante o curso da campanha eleitoral. Por determinação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), os dados apresentados pelos candidatos e partidos na primeira prestação de contas parcial já podem ser acessados no site do Tribunal, no seguinte link: eleições/repositório de dados eleitorais/Prestação de contas/2012/primeira parcial.

Até a última eleição geral, ocorrida em 2010, os eleitores só tinham acesso à lista de doadores e fornecedores após a realização do pleito, quando da entrega da prestação de contas final dos candidatos.

A lista dos doadores e fornecedores divulgada na última sexta-feira (24) é a declarada pelos candidatos em 2 de agosto, quando encerrou-se o prazo para entrega da primeira prestação de constas parcial. Em 6 de agosto, o TSE  divulgou os valores recebidos e gastos pelos candidatos e declarados na referida prestação. Os candidatos têm até 2 de setembro para apresentar a segunda prestação de contas parcial.

Os dados declarados pelos candidatos estão no formato Excel, e os interessados podem fazer a pesquisa, entre outros, pelos seguintes comandos: Estado, município, partido, cargo, nome ou CPF do candidato, nome do doador e valor da receita. 

JUSTIÇA ELEITORAL


TRE indefere 4 candidaturas a prefeito nesta segunda (27)

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou, nesta segunda-feira (27), 24 recursos de registro de candidatura (RRC's). Do total 18 foram deferidos, todos de candidatos a vereadores, na mesma sessão foram indeferidos os recursos  de Glória Geane de Oliveira Fernandes (prefeita/Uiraúna), Maria Luiza do Nascimento Silva (prefeita/Sapé) Arlinda Augusto Monteiro (vereadora/Sobrado) Aldegício Balduíno da Nóbrega (prefeito/Areia de Baraúnas) Ivan Fernandes carneiro (vereador/Logradouro). A Corte Eleitoral não conheceu do recurso nº168-57, de Maria Leonice Lopes Vital (prefeita/Boa Ventura). 
O juiz suplente do TRE, Breno Wanderley César Segundo, foi convocado pelo presidente, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, para assumir a posição do juiz Márcio Accioly de Andrade, na complementação do coro, para julgamento de processo procedente de Cajazeiras, de relatoria de Miguel de Britto Lyra Filho.
O chamamento se deu pelo fato de três, dos sete membros da corte, averbarem-se suspeitos. Foram eles: Márcio Accioly de Andrade, Sylvio Pelico Porto Filho  e Tércio Chaves de Moura.
Após a modificação na composição, os integrantes da Corte seguiram o voto do relator e o entendimento do Ministério Público para indeferir o registro de Carlos Antônio. 


Da Redação 
comTRE/PB 

POLÍTICA


Mídia nacional destaca atuação do deputado Ruy Carneiro na Câmara

O deputado federal e presidente estadual do PSDB da Paraíba, Ruy Carneiro, apareceu na pauta positiva do Correio Braziliense como um dos principais defensores da ética e da moralidade na política do Brasil.

O Correio Braziliense aponta Ruy Carneiro como o único deputado federal da Paraíba e um dos poucos do Brasil que abriu mão do pagamento dos 14º e 15º salários da Câmara Federal. O Correio Braziliense cita os casos das Assembleias Legislativas da Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas e Bahia que resistem em acabar com o benefício.

-Trabalho muito para honrar a confiança do povo da Paraíba. Trabalho para honrar o nome do nosso estado. Existe no Brasil um clamor social por ética e moralidade na política. A extinção dos 14º e 15º salários já foram votados no Senado. Na Câmara fiz questão de abrir mão oficialmente e espero que os deputados federais votem a proposta o mais rápido possível, esclareceu Ruy.


FONTE: PolíticaPB

NA VOLTA AO TRABALHO!


Após voltar de greve, HU quer atender 15 mil esta semana

Os serviços que dependem de professores ainda estão prejudicados, já que os docentes não retomaram suas atividades.



Servidores do HU passaram quase 80 dias em greve


Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (27) depois de quase 80 dias em greve (movimento iniciou em 11 de junho). No Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), os serviços suspensos começaram a ser retomados e, segundo a direção médica do ambulatório, mais de 15 mil consultas agendadas não foram realizadas e o atendimento deve ser feito até o final desta semana. Cerca de 160 mil procedimentos deixaram de ser realizados por causa da paralisação, segundo a Direção Médica do HU.  Ontem, pacientes voltaram sem atendimento.

Os serviços que dependem de professores ainda estão prejudicados, já que os docentes não retomaram suas atividades. Na Biblioteca Central, estudantes têm até 27 de setembro para devolver livros sem multas. 

Inicialmente, a direção do HULW estabeleceu esta semana para atendimento das consultas atrasadas e a próxima para os retornos não realizados devido à greve. A demanda no primeiro dia, entretanto, ficou abaixo do esperado e alguns retornos começaram a ser agendados. “No ambulatório, são feitos cerca de mil atendimentos por dia. Mas, como a demanda foi baixa, a partir desta terça, vamos atender tudo”, explica Valério Vascocelos, diretor médico do hospital.

Espera de 3 meses

Rosileide Maria de Oliveira foi uma das pacientes que conseguiu ser atendida. “Meu caso era de retorno, mas o médico disse que quem fosse caso de cirurgia poderia ser atendido hoje”, conta a paciente, que aguarda há mais de três meses para fazer uma cirurgia na garganta e ainda não conseguiu agendar. “O médico mandou voltar dentro de 30 dias, porque um dos meus exames vai precisar ser refeito”, explica.

“Primeiro, me disseram que eu precisaria vir na semana que vem, porque meu caso é de retorno. Depois me disseram pra vir quarta, para marcar, e não sei se já é pra ser atendida. Mas eu só venho segunda mesmo, porque não sou daqui e não posso vir novamente essa semana”, afirma Sandra Teixeira, que é de Sapé e fez a primeira consulta há cerca de três meses.

Prejuízos


De acordo com dados do serviço de faturamento do HULW, em junho e julho - dois primeiros meses da greve - apenas 5.082 consultas foram realizadas. Em abril e maio - dois últimos meses antes da paralisação - foram 31.290. Para Mariane de Oliveira, coordenadora técnica de enfermagem do ambulatório, apesar da reposição do que foi agendado antes da greve, parte do prejuízo é irreparável. “Os atendimentos que nos foram encaminhados e não puderam ser recebidos foram perdidos. Esse prejuízo não tem como ressarcir”, afirma.

A parte de cirurgias foi outra que ficou prejudicada. Em abril e maio, foram feitos 1.147 procedimentos. Em junho e julho, foram apenas 329.

Sem serviços

Apesar do retorno dos servidores, alguns setores do HULW ainda ficarão prejudicados, porque dependem de professores, que continuam em greve. Isso não deve prejudicar o cronograma de atendimentos. Apenas o atendimento odontológico, que depende totalmente de professores, continua parado. 

Biblioteca


As atividades na Biblioteca Central da UFPB também foram retomadas ontem. De acordo com Sônia Suely Araújo, diretora do sistema de bibliotecas, os estudantes que deveriam ter devolvido livros em uma data que caiu no período de greve têm até 27 de setembro para fazer a devolução sem multa. Quem deveria ter entregue antes da paralisação e não o fez, pagará a multa referente apenas aos dias atrasados durante o expediente normal, antes da greve.

No Restaurante Universitário, os residentes continuam tendo acesso às refeições, serviço que não parou durante a greve. O atendimento amplo, entretanto, só será retomado com o reinício das aulas.

CG: 111 ainda em greve 

Campina Grande - Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) retomaram ontem as funções. Entretanto, no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), os 42 médicos que voltaram a trabalhar, estão marcando consultas apenas para setembro. Cento e onze médicos que atuam no HU permanecem em greve, por tempo indeterminado. As aulas na universidade continuam suspensas, já que os professores continuam a paralisação. Segundo a Associação dos Docentes da UFCG (AdufCG), o comando de greve local vai manter o movimento mesmo após o dia 31. Amanhã, representantes do movimento estarão na Comissão de Educação do Senado em Brasília, para mais uma rodada de negociações. 

De acordo com a coordenadora do Centro de Assistência Especial de Saúde e Ensino (Caese), do HUAC, Magda Ramos, dos 111 médicos que continuam em greve, 58 são docentes do MEC e 53 são médicos assistenciais do Ministério da Saúde (MS). “Os profissionais que estão retornando às atividades são os servidores técnico-administrativos do MEC. É para este contingente de médicos que estamos marcando os retornos e consultas para a próxima semana. Como nesta última semana de agosto houve a suspensão da agenda por conta da greve, não houve agendamento para esta semana, por isso, só a partir da semana que vem”, explicou. 

Com o retorno às atividades, o atendimento ambulatorial, (marcação de exames, consultas e retorno médico), voltou a funcionar em 21 especialidades. As cirurgias dependem de anestesistas, mas só dois dos oito profissionais retomaram as funções, os demais estão cumprindo apenas 30% da carga horária. “As consultas e retornos com estes médicos estão sendo marcados na parte da manhã esta semana. Mas é importante que os pacientes liguem para o hospital para ver se os médicos que os atendiam estão na relação dos que voltaram”, esclareceu Magda. Os telefones de contato do HUAC são 2101 5570 e 2101 5538.

Outros setores voltaram a funcionar ontem, como a Biblioteca Central.

Professores parados


Os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) realizaram assembleia na manhã de ontem, onde ficou decidido manter a greve. Funcionários também não deverão assinar o acordo proposto pelo MEC enquanto as negociações com os docentes não forem reabertas. As deliberações serão encaminhadas à plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais (Sinasefe) que ocorre amanhã, às 08h, em Brasília. 

Os docentes da UFPB também realizarão assembleia amanhã, às 09h no Centro de Vivência, onde será discutida a proposta de reabertura de negociações protocolada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) no último dia 23 junto ao MEC e Ministério do Planejamento.

BRASIL


Paraíba tem o 2º pior salário para servidores públicos; saiba mais
De acordo com a pesquisa o salário médio no Estado é de R$ 1.304, esse valor é quase 50% a menos do que a média nacional dos servidores públicos que é de R$ 2.458

Servidores Públicos
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constataram que a Paraíba tem o segundo pior salário para os servidores públicos.
De acordo com a pesquisa o salário médio no Estado é de R$ 1.304, esse valor é quase 50% a menos do que a média nacional dos servidores públicos que é de R$ 2.458. A Paraíba só perde para o Estado de Alagoas que tem salário de R$ 1.285.
Entre as unidades da Federação, o Distrito Federal registra o salário médio mais alto, R$ 3.713, alavancado pela quantidade de servidores públicos, segundo a Rais.
Entre as categorias de ocupação, de acordo com o IBGE, os funcionários públicos foram os que tiveram o rendimento médio real mais alto em maio de 2012, R$ 2.993. Trabalhadores do setor privado, com e sem Carteira de Trabalho, ganharam entre R$ 1,5 mil e R$ 1,2 mil, respectivamente. Os autônomos tiveram rendimento de R$ 1,5 mil no mesmo período. Essa diferença salarial segue o mesmo padrão desde maio de 2011.
Nos grupamentos de atividades, conforme o IBGE, os serviços tradicionalmente prestados pela administração pública aparecem como os mais bem remunerados. Funcionários das áreas da saúde, da educação, de serviços sociais, da defesa e seguridade social tiveram rendimento médio de R$ 2.391 em maio deste ano. Os serviços domésticos e o comércio, por outro lado, são os setores que registraram os rendimentos mais baixos, R$ 701 e R$ 1,3 mil, respectivamente.
Desde 2004, houve 133% de aumento na folha de pagamento dos servidores federais, de acordo com o Boletim Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog). De R$ 64,7 bilhões em 2003, os gastos com salários subiram para R$ 151 bilhões no final de 2011.
Há quase três meses cerca de 30 setores do funcionalismo público federal estão em greve, reivindicando aumento de salários. Os setores paralisados ainda estão em processo de negociação com o governo. Segundo argumentou o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, todas as carreiras do serviço público federal nos últimos dois anos tiveram ganho real nos salários acima da inflação do período.
“Algumas [carreiras] chegaram a ter ganho real de mais de 100% acima da inflação nos últimos dez anos. É o que diz a presidenta Dilma Rousseff, que neste momento de crise financeira internacional  em que o Estado brasileiro busca medidas para amenizar os efeitos, a preocupação principal é a manutenção dos postos de trabalho daqueles que não têm estabilidade”, disse o ministro. Ele informou que apesar disso, o governo reconhece a natureza e a legitimidade dos movimentos reivindicatórios e irá tratar as propostas caso a caso.
Para o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Consef), Josemilton Costa, apesar de os salários serem mais altos, os servidores têm menos garantias caso sejam exonerados. Daí a necessidade de revindicar os aumentos.
“Nós não temos negociação coletiva, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pagamento de hora extra,  data-base (renegociação de contrato) ou participação nos lucros. Se o PIB [Produto Interno Bruto] aumenta, não temos participação. Se amanhã for exonerado, vou com uma mão na frente e a outra atrás”, explicou Costa.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

POLÍTICA


O SENADOR CÁSSIO DA CUNHA LIMA PARTICIPOU DA INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES DO CABO BRANCO .

O senador da República, Cássio Cunha Lima, em nome da família, transmitiu os agradecimentos ao governador Ricardo Coutinho pela homenagem a seu pai. “Essa homenagem toca muito fundo em nossos corações. Tenha certeza que esse gesto ficará guardado para sempre como um gesto de carinho, de amizade, não apenas à memória do poeta, mas a todos nós”, enfatizou Cássio, que esteve no palco acompanhado de sua mãe Dona Glória Cunha Lima. Diversos membros da família também participaram da solenidade. O senador ainda agradeceu à Assembleia Legislativa e aos operários da obra. “Agora, é a hora do turismo ir mais longe” ressaltou.
A presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Elízia Lopes, representando o trade turístico paraibano, declarou que o novo equipamento em breve será um forte fomentador de turismo de eventos no Estado. “O empresariado do turismo agradece, senhor governador. E com essa infraestrutura já pronta temos um crescimento de 30% dos eventos”, disse.

POLÍTICA


GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA INAUGURA PRIMEIRA FASE DO CENTRO DE CONVENÇÕES DO CABO BRANCO.
Foi inaugurada na noite do domingo (26) a primeira etapa do Centro de Convenções do Cabo Branco Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. Nesta primeira fase do equipamento turístico foi inaugurado o Salão de Feira de Exposições e Eventos, um espaço com mais de 19 mil metros quadrados, para a relização de grandes eventos.


O cantor e compositor paraibano Zé Ramalho fez o show de inauguração. A Polícia Militar calculou que 5 mil pessoas compareceram à inauguração do Salão. A obra durou mais de dois anos e servirá como produto turístico da Paraíba. A criação do Centro de Convenções homenageia o poeta e ex-governador Ronaldo Cunha Lima, que dá nome à obra, e o Cabo Branco.
O governador Ricardo Coutinho avaliou como positiva a criação do espaço para o turismo no Estado. "Hoje aqui nasce mais um símbolo da nossa Paraíba”, disse. O assessor especial Mauro Formiga, que representou o ministro do Turismo, Gastão Vieira, elogiou a moderna estrutura do Salão de Feiras e Eventos.

A presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Elízia Lopes, representando o trade turístico paraibano, declarou que o novo equipamento em breve será um forte fomentador de turismo de eventos no Estado. "Com essa infraestrutura já pronta teremos um crescimento de 30% dos eventos internacionais”, disse. A segunda etapa do empreendimento continua com mais de 900 homens para finalizar o projeto total do Centro.

SERVIDORES DA UFPB E UFCG VOLTAM AO TRABALHO NESTA SEGUNDA 27/08/2012




Os servidores técnico-administrativos das universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG) voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (27) após 75 dias em greve. Eles decidiram na semana passada aceitar uma proposta do governo federal e encerraram o movimento. Apesar do término da greve dos servidores, os alunos continuam sem aulas porque os professores também estão em greve.
A proposta para os servidores foi de um reajuste gradual de 15% até 2015 a partir do ano que vem. Os servidores queriam 22% de aumento. Com o retorno dos profissionais às atividades, toda a parte administrativa volta a funcionar, como a reitoria e a prefeitura, a bibliotecas, ambulatório do Hospital Universitário, o restaurante universitário e os laboratórios.
Os quase 25 mil alunos da UFCG e os cerca de 42 mil da UFPB continuam sem aulas porque os servidores docentes, os professores, também realizam uma greve, que já passa dos 100 dias. Na semana passada, os comandos de greve das duas universidades se reuniram com os professores e decidiram em assembleia pela manutenção da paralisação.
A reitoria da UFCG informou que vai esperar o término da greve para estudar mudanças no calendário letivo, mas adiantou que o período 2012.2 deve se estender pelos primeiros meses de 2013. Já na UFPB, as atividades de pós-graduação, pesquisa e ensino à distância, que aconteciam normalmente, foram paralisadas e haverá uma redefinição do calendário quando a greve for encerrada. Os vestibulares serão realizados dentro do previsto anteriormente.

POLÍTICA



Vice não quer ser apenas figura decorativa

Candidatos em João Pessoa e Campina Grande defendem administração compartilhada com os prefeitos




Urna



Há quem diga que vice é figura decorativa da administração estadual, federal ou municipal. Existem ainda aqueles que afirmam que eles participam de uma eleição apenas para cumprir formalidade. Porém, os candidatos à vaga de vice-prefeito de João Pessoa e Campina Grande estão dispostos a mudar essa história. Eles afirmaram que a função é tão importante quanto à do candidato a prefeito. 

Os postulantes da Capital e da Rainha da Borborema declaram que o vice-prefeito deve ser tão atuante quanto o prefeito e que a administração municipal deve ser compartilhada em todos os momentos do mandato. Segundo eles, a premissa de que a função do vice é de unicamente substituir o titular quando este necessitar se ausentar de suas funções, está totalmente ultrapassada. 

Dessa forma, os candidatos dos maiores colégios eleitorais do Estado pretendem atuar como protagonistas e não como meros coadjuvantes da história política das eleições de outubro próximo.   

Para o cientista político e professor da Universidade Federal da Paraíba, Ítalo Fittipaldi, o vice só terá participação ativa na campanha e na administração se tiver densidade eleitoral ou agregar valores à chapa de alguma forma. Fora isso, garantiu que o postulante ou ocupante do cargo continuará sendo mera figurativa. 

“O vice tem que ter votos, tem que fazer a diferença em uma eleição, pois só assim influenciará na escolha do secretariado e dos ocupantes de cargos comissionados. Ai é que está o peso do vice, que por meios das indicações poderá desenvolver políticas públicas para a população. Afora isso vice é vice”, assegurou o estudioso. 

Ítalo Fittipaldi ressaltou que quem fizer algum investimento na eleição vai querer receber o bônus e dessa forma terá uma participação mais ativa na administração. “No momento em que ele dá sua contribuição terá o direito de cobrar alguma coisa e isso é feito por meio dos cargos. Quem não tiver o oferecer também não terá porque cobrar e ficará sempre como mero expectador”, explicou o professor.

Bandeira sugere papel mais ativo

Para o candidato a vice pela coligação ‘Unidos por João Pessoa’, o jornalista Nonato Bandeira (PPS), o cargo foi ganhando um papel mais ativo do que decorativo, ao longo do tempo. Essa mudança não ocorre apenas no exercício do cargo, mas desde o início da campanha. A chapa é encabeçada pelo deputado Luciano Cartaxo, do PT.

Nonato declarou que, nas décadas passadas, o vice esperava apenas por uma oportunidade para substituir o titular em uma eventualidade ou definitivamente. “Ele [o vice] compunha a chapa na condição de financiador das campanhas ou apenas para suprir uma demanda partidária. Hoje, exige-se que o vice seja bem articulado, que conheça a cidade, que tenha ideias também e que estas estejam em consonância com o que prega o programa de Governo da coligação”, ressaltou o ex-secretário de Comunicação do Estado.

Na atualidade, ressaltou Nonato, a população quer saber se o vice está realmente preparado para ajudar na administração ou mesmo para assumir o posto caso seja necessário. “Entendo que o vice deve ajudar ao prefeito a administrar a cidade, não apenas o representando em eventos e na administração, mas também dando sua contribuição administrativa”, declarou.

Kumamoto: elo com a comunidade

Candidato a vice na chapa do senador Cícero Lucena (PSDB) - da coligação “Por amor a João Pessoa sempre”- Ítalo Kumamoto (PSC), fez questão de dizer que exercerá papel determinante na gestão. Para ele, o ocupante do cargo deve atuar como uma espécie de elo entre as comunidades e o chefe do Executivo.  

“O meu papel será o de estar próximo à população, facilitando a comunicação entre as pessoas e o prefeito. Vou estar perto do povo, levantando suas reivindicações, elencando as prioridades e levando-as para o prefeito. Serei o elo de cobrança entre o povo o gestor”, adiantou Ítalo Kumamoto.  

Para o socialista cristão, o vice deve participar ativamente da resolução dos problemas e do planejamento dos projetos de desenvolvimento da cidade. “O vice tem que ter essa disposição. Tem que se articular e se envolver em todo o processo administrativo. Ele tem que estar preparado para assumir o cargo a qualquer momento e isso só ocorrerá se ele for conhecedor da administração”, disse Kumamoto. 

Tavinho: entre o povo e o prefeito

Candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-governador José Maranhão (coligação ‘João Pessoa mais feliz’), o vereador Tavinho Santos (PTB) afirmou que terá uma participação ativa na administração de João Pessoa. Deixou claro que o vice não será apenas uma figura decorativa.

“Eu vim complementar essa chapa e estou tendo uma participação importante na campanha e seguiremos a mesma lógica para administração. Nosso trabalho é pautado na união das nossas forças e eu vou ajudar Maranhão a administrar e a executar o nosso plano de governo”, disse.

Lembrou que administrar tem como requisito principal a participação direta do gestor junto às comunidades. “Isso não é um dever apenas do prefeito e, por isso, eu quero atuar diretamente nas comunidades. Quero ser o elo entre o povo e o prefeito. Esse será o meu papel, porque conheço a cidade devido à atuação dos meus cinco mandatos de vereador da Capital”, disse Tavinho.

Marcelino: participação efetiva


“A gente tem a compreensão de que o vice não é uma figura meramente decorativa de uma eleição e de uma administração”. A afirmação é do candidato a vice-prefeito de João Pessoa pelo PSTU, Marcelino Rodrigues, que tem o professor Antônio Radical encabeçando a chapa. Ele afirmou que o partido trabalha de forma coletiva no desenvolvimento do plano de governo para a Capital e que na administração não seria diferente. 

“Dentro das propostas que nós elaboramos para a cidade, o vice tem a participação efetiva. Ele não pode assumir o papel de ator coadjuvante, mas sim de intensa participação na elaboração do programa de governo, assim como execução do mesmo”, explicou Marcelino.

Segundo o postulante, o vice deve assumir compromissos administrativos concomitantemente com o prefeito. 

Efraim: contribuir com a gestão

O deputado Efraim Filho (Democratas) - candidato a vice-prefeito de João Pessoa ao lado da ex-secretária de Planejamento de João Pessoa Estelizabel Bezerra, da coligação ‘Pra seguir em frente’, declarou que o papel dele, em uma eventual vitória, será o de contribuir com a gestão socialista e de cumprir os compromissos assumidos durante a campanha. 

“Quatro mãos, duas cabeças e dois corações trabalham melhor pelo desenvolvimento de João Pessoa. Um trabalho em conjunto é muito mais produtivo e rende muito mais frutos e é dessa forma que vamos trabalhar”, declarou o democrata. 

O democrata disse que pretende usar a experiência que teve na Câmara Federal como presidente da subcomissão permanente para estudar Políticas Públicas, Orçamento e Financiamento da Segurança Pública para a Capital. “Vamos trazer para João Pessoa a experiência do policiamento preventivo que deu certo em todo o Brasil e que pode ser desempenhado pela Guarda Municipal”, disse.

Michel Costa


Para Michel Costa, que disputa o cargo pelo PCO, o vice tem a função de assumir a administração municipal, quando necessário. Segundo ele, também deve ajudar o chefe do executivo nas demandas administrativas. A candidata a prefeita da Capital, pelo PCO, é Lourdes Sarmento.

O professor disse que, se eleito, dará sua contribuição na administração municipal através da implantação de projetos voltados para educação e cultura. 

“O fato de ser educador e trabalhar com música me ajudaria a desenvolver esses projetos”. O integrante do Partido da Causa Operária contou que também iria buscar, juntamente como o prefeito, a desburocratização dos projetos culturais.

“Desburocratizando o processo de contratação da arte existente atualmente em João Pessoa, conseguiríamos avançar no desenvolvimento cultural de nossa cidade”, considerou Costa. 

Padilha

O novo companheiro de chapa de Renan Palmeira (Psol), na condição de candidato a vice-prefeito de João Pessoa, Leonardo Padilha, disse que, segundo a legislação, o papel do vice é o de substituir o prefeito na ausência do mesmo. Do ponto de vista político, afirmou que o vice deve contribuir para que o gestor faça uma boa administração. 

Para Leonardo Padilha, o vice deixou de ser figura irrelevante, tanto na disputa eleitoral como na administração pública. “O vice tem uma função institucional e, além disso, quando há um engajamento e quando não é uma coligação de interesse, mas uma chapa com ideologia, o vice tem um papel muito importante na campanha e na administração, contribuindo com ideias e participando do conselho municipal da cidade”, contou o candidato.

POLÍTICA


Juiz verifica fotos e dos dados de candidatos de JP que constarão na urna

Evento acontecerá hoje, das 10h às 19h, na sede do Cartório Eleitoral da 64ª Zona, localizado na rua Odon Bezerra, 309, Tambiá

Fabiano Moura de Moura juiz eleitoral de João Pessoa

O juiz eleitoral da 64ª Zona Eleitoral, Fabiano Moura de Moura, responsável pelo registro de candidatos e prestações de contas nas eleições em João Pessoa, fará audiência de verificação das fotos e dos dados que constarão na urna eletrônica, para os candidatos nas eleições municipais de João Pessoa-PB.
O evento acontecerá hoje, das 10h às 19h, na sede do Cartório Eleitoral da 64ª Zona, localizado na rua Odon Bezerra, 309, Tambiá. Neste ato, serão verificados dados do candidato para Urna Eletrônica: o nome, o cargo ao qual esta concorrendo, o nmero do candidato, o partido, o sexo e a fotografia.
Caso seja rejeitado algum dos dados, o candidato será intimado para no prazo de dois dias apresentar os dados corretos que pretende alterar. Devem comparecer os candidatos e os representantes das coligações ou partidos políticos.
O não comparecimento dos interessados acarretará o aceite tácito, não podendo ser reclamado mais nada em relação aos dados constantes da urna eletrônica, inclusive, problemas de exibição em virtude da má qualidade da fotografia apresentada, com base na Resolução nº 23.373/2011, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!