CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ENEM 2015

Postagem de fotos das provas nas redes sociais contribuíram com eliminações do Enem


Nos dois dias do Enem 2015, 740 candidatos foram eliminados, segundo Mercadante. Além disso, houve três casos de postagem de fotos das provas dentro do local de provas.
"Foi um número muito pequeno. Foi um vitória de regras que estão se consolidando", disse Mercadante.
De acordo com o MEC, por uso de equipamentos inadequados, foram 347 participantes eliminados neste domingo (25). Outros 330 participantes foram eliminados no primeiro dia.
A queda no número de candidatos eliminados mostra que "a cultura de respeito às regras" e outras medidas, como formação dos fiscais, uso de detector de metais, estão "surtindo efeito", diz Mercadante. "Acho que estamos avançando, é uma vitória de regras que estão se consolidando".

Mercadante afirmou que foram eliminados 677 candidatos por uso de equipamentos inadequados e 63 no detector de metais.

OCORRÊNCIAS NA PROVA
No segundo dia do Enem, houve quatro emergências médicas e uma gestante que foi encaminhada ao hospital em trabalho de parto.

Mercadante afirmou que três estudantes de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, poderão refazer o Enem, porque a coordenadora encerrou a prova antes do fim. "Foi a única sala de aula com essa ocorrência, a coordenadora encerrou meia hora antes o exame. São três estudantes e eles terão a chance de fazer de novo a prova."

Na Escola em Regime de Convênio Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, no Pará, todos os cerca de 600 participantes terão o direito a fazer o novo exame nos dias 1 e 2. A prova deles foi prejudicada por causa da queda de energia no local.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

Segundo o ministro, 831.315 dos participantes que confirmaram a inscrição no Enem 2015 não chegaram a acessar o cartão do Enem com o local de provas. Isso representa 10,7% do total de 7.746.436 candidatos.

TEMA DA REDAÇÃO
"Nos parece também uma reflexão bastante interessante e estimulante para o Brasil, para a nossa cultura e para as escolas brasileiras", disse o ministro sobre o tema da redação.

"A prova está feita, agora o que vale é a nota de cada um. Quem estudou seguramente terá um bom resultado, quem não teve um bom resultado terá a chance de fazer de novo", disse Mercadante.


FONTE: G1 

RESUMO POLICIAL!!!

Enteado menor de idade mata padrasto a facadas, tenta fugir e é apreendido




b73c7a606520151025084455
Um homem foi morto na tarde deste domingo (25) na cidade de Lucena. Segundo a polícia, o crime foi cometido depois de um desentendimento entre enteado e padrasto. O relato aponta que o adolescente flagrou o seu padrasto discutindo e agredindo sua mãe e não gostou.
“Uma nova briga foi iniciada e padrasto se armou com um facão e entrou em vias de fato com o menor do lado externo da casa, o enteado teria desarmado o padrasto e golpeado ele até a morte”, explicou o capitão Augusto, do 7º Batalhão.
O acusado fugiu do local numa bicicleta, com um amigo. Ao chegar na balsa, ele usou uma embarcação de pequeno porte para chegar até Cabedelo. Lá, a polícia havia montado o cerco. Ele pulou na maré, mas foi capturado e levado para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita.








Dois são mortos a tiros de pistola no bairro Varadouro neste domingo

cats
Dois crimes de homicídios foram registrados na tarde deste domingo (25), no bairro Varadouro, em João Pessoa.
O primeiro homicídio foi de uma jovem de 18 anos, identificada como Raissa Sousa, que foi morta entre a Rodoviária e o Terminal de Integração, no momento que trabalhava vendendo espetinhos no local. O assassino que estava em uma moto preta, teria parado ao lado da jovem e disparado a queima roupa na cabeça dela.
Após poucos minutos, outro assassinato foi praticado nas proximidades do cemitério da Boa Sentença, quando um homem identificado pelo apelido de “Idoso”, foi executado a tiros de pistola, após ser perseguido por uma dupla de moto.
Ainda de acordo com informações, as duas vítimas foram alvejadas por tiros de pistola 380.
A policia deverá investigar se os dois crimes tem alguma ligação.


Jovem é assassinado no bairro Miramar em João Pessoa

12065685_570093436471355_7924530480716813544_n
Na noite deste sábado (24) um jovem conhecido como ‘Uga Uga’ foi executado a tiros em uma comunidade do bairro Miramar.
O Samu ainda foi acionado, mas quando chegou no local a vítima já estava morta. De acordo com informações, a vítima teria sido perseguida e alvejada a tiros no meio da rua.

domingo, 25 de outubro de 2015

ENEM 2015

Segundo dia do Enem é mais longo e tem redação; MEC alerta para o detector de metal no bandeiro

Depois de um primeiro dia considerado "tranquilo" pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 começa na tarde deste domingo (25) com uma maratona de cinco horas e meia de provas: os candidatos precisarão responder a 45 questões de linguagens, 45 de matemática e produzir uma redação. Os portões serão fechados às 13h do horário de Brasília.
Segundo o MEC, 364 pessoas foram eliminadas durante o Enem pelos motivos mais diversos: desde suspeita de fraude e uso de ponto eletrônico até por sair do local de prova antes da hora permitida e ir ao banheiro com a carteira, como aconteceu com um estudante do Rio Grande do Norte.
Houve também candidatos que nem tiveram a chance de entrar na sala de provas, porque chegaram ao local momentos depois de os portões serem fechados. Em São Paulo, pelo menos cinco pessoas tentaram forçar a entrada por entre as grades.
Para evitar ser eliminado no segundo e último dia do Enem, Mercadante deu, na tarde deste sábado (24), recomendações simples aos candidatos:
Horário: Chegar cedo é prevenir potenciais imprevistos. "A imprensa falando, mandamos e-mails para todos os participantes, nos últimos dois dias foram e-mails e SMS, então é importante isso porque amanhã tem prova e não tenha mais essa situação. As pessoas já sabem o endereço, é mais fácil sair com antecedência, chegar com antecedência, para não termos esse tipo de prejuízo aos participantes."
Detectores de metal: Neste ano, o MEC dobrou o número de detectores de metais e decidiu que todos os participantes deverão passar por eles para ir ao banheiro. O resultado foi que, no sábado, muita gente foi eliminada por estar portando no bolso itens não permitidos pelo edital. Por isso, ao entrar na sala de provas, deixe todos os seus pertences que não sejam a caneta de cor preta e tubo transparente, o documento de identidade com foto, o cartão de confirmação do Enem e comidas e bebidas. Carteiras, chaves e outros objetos pessoas devem permanecer lacrados e fora do alcance dos estudantes.
Abstenção e eliminações
No primeiro dia de provas, realizado neste sábado (24), o índice de abstenção foi de 25,31% e 364 candidatos foram eliminados, segundo balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação.
Entre os desclassificados, 34 pessoas foram flagradas pelos detectores de metal com equipamentos eletrônicos e apenas uma pessoa foi eliminada por postar fotos dentro do local de prova em redes sociais. Segundo o ministro, a candidata reconheceu o erro, mas foi eliminada mesmo assim. "Mas qualquer participante pode ser eliminado a qualquer tempo", explicou Mercadante, durante entrevista coletiva em Brasília.
O primeiro dia do Enem 2015 teve cinco emergências médicas e um óbito. Segundo Mercadante, Tatiana Macedo de Carvalho, de 22 anos, era uma das aplicadoras do Enem em Campo Grande. Ele afirmou que a jovem "teve uma crise convulsiva e acabou falecendo em seguida".
Primeiro dia foi conteudista exigiu mais conteúdo e leituras e privilegiou menos as imagens do que nas edições anteriores. Na prova de ciências da natureza, alguns dos temas que foram abordados incluem assuntos sobre genética e DNA, primeiros socorros e o desempenho esportivo de Usain Bolt. Já a prova de ciências humanas, que exigiu bastante leitura dos textos para chegar às alternativas corretas, trouxe como temas muitos pensadores do século XX, como Simone de Beauvoir e Friedrich Nietzsche, e charges de Amarildo e Ziraldo.
Uma pergunta de biologia falava sobre microquimerismo e como mães carregam os células masculinas dos filhos após a gestação. Ela foi apoiada em texto do biólogo Alysson Muotri, do G1.
"Para mim, eu colocaria a opção: 'as nossas células corporais provêm de um único zigoto'", responde o biólogo. Alysson afirma que, de 2010 para 2015, as pesquisas sobre esse fenômeno avançaram para conseguir um nível de análise célula a célula. "Não sabemos ainda exatamente por quê acontece e nem o mecanismo. Mas temos certeza que isso acontece mesmo", contou.
Apesar da pouca prevalência, a prova de ciências humanas também pediu pelo menos dois mapas. Porém, não exigiu muito conteúdo prévio: era possível encontrar as respostas fazendo a leitura das imagens. Outro tópico mencionado no exame foi a crise hídrica em Minas Gerais – a questão relacionava-se à importância das veredas para o equilíbrio ecológico.
G1 

MUNDO

Argentinos vão as urnas neste domingo para escolher novo presidente; é o fim da era Kirchner

Após 12 anos de kirchnerismo, a Argentina vai escolher neste domingo (25) um novo presidente entre o candidato governista Daniel Scioli, favorito nas pesquisas, e os opositores Mauricio Macri e Sergio Massa, em uma eleição marcada pela incógnita sobre a possibilidade de segundo turno.
O tom de confronto da presidente Cristina Kirchner parece dar passagem a um tom mais conciliador na política argentina. Mais de 32 milhões de pessoas devem comparecer às urnas.

Os três principais candidatos, descendentes de italianos, privilegiam mensagens de consenso, mas nenhum se iguala em carisma, paixão e verborragia à atual chefe de Estado.

Cristina Kirchner, impedida por lei de disputar um terceiro mandato consecutivo, está convencida de que ao lado do falecido marido e ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007), liderou uma "renovação patriótica", ao enfrentar os poderosos donos de meios de comunicação, juízes e empresários.

Os seis candidatos à presidência prometem combater a pobreza, que não tem os índices divulgados pelo governo desde 2013. Também pretendem lutar contra a corrupção e o narcotráfico.

No encerramento da campanha, Scioli conseguiu chamar a atenção ap prometer um aumento de salário de fato para 600.000 trabalhadores de classe média com a eliminação de um imposto.

A dois dias das eleições gerais não é possível saber se o país voltará às urnas para o segundo turno, previsto para 22 de novembro.

A lei eleitoral na Argentina estabelece que para conquistar a presidência é necessário obter mais de 45% dos votos ou 40% com uma vantagem de 10 pontos sobre o segundo colocado. As últimas pesquisas não permitem cravar o resultado.

Além do presidente e do vice-presidente, os argentinos devem escolher deputados nacionais e parlamentares para o Mercosul. Onze províncias também definirão governadores e outros cargos, tudo em apenas uma cédula.

"Estamos indefinidos por décimos", concordaram os especialistas em pesquisas Ricardo Rouvier e Mariel Fornoni. Os dois preveem uma "noite de apuração longa e possivelmente complexa, mas não violenta", caso prossiga a dificuldade de Scioli de alcançar 40%, seguido por Macri, com entre seis e oito pontos a menos (29%) e Massa próximo dos 20%.

Voto com o bolsoA inflação, em dois dígitos desde 2008 e que superou 20% nos últimos quatro anos, não foi comentada pelos presidenciáveis e não parece determinante no momento do voto. A Argentina é o país com a segunda maior alta de preços na região, atrás apenas da Venezuela, mas com uma diferença considerável.

"O que mais movimenta o eleitor é o trabalho, o salário. Votam em quem, na essência, cuida do trabalho e do bolso", disse Mariel Fornoni, diretora da empresa de consultoria Management & Fit.

sábado, 24 de outubro de 2015

ENEM 2015

Confira o gabarito extraoficial e correção ao vivo do Enem 2015; estudantes sugerem temas para redação


Os candidatos que quiserem saber quantas questões acertaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão encontrar, no site do GLOBO, um gabarito extraoficial ao final de cada dia de provas, neste fim de semana. Um batalhão de professores do grupo Eleva Educação e QG do Enem, especialistas no exame, estará na sede do jornal para corrigir todas as questões do processo seletivo do MEC.
As primeiras respostas começarão a ser publicadas pouco depois do encerramento de cada dia de exame, às 18h de sábado e às 19h de domingo, acompanhadas de observações por escrito. Em seguida, haverá uma transmissão ao vivo na qual os professores vão avaliar a prova e fazer comentários sobre questões selecionadas por eles. Quem quiser pode enviar suas próprias dúvidas via Twitter para os perfis @JornalOGlobo e @OGlobo_Educacao com a hashtag #OGloboNoEnem.
No primeiro dia, os estudantes fazem as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no domingo, os candidatos resolvem questões de Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e escrevem uma redação com tema proposto pelo exame.
A cobertura jornalística do exame no site do jornal começa desde cedo, mostrando a chegada dos primeiros candidatos. Repórteres em diferentes cidades do país enviarão notícias sobre tudo o que está acontecendo em alguns dos principais locais de prova. Todo este conteúdo será publicado no site do jornal em tempo real.

 Estou apostando nesses dois assuntos. Quando chegar em casa vou tentar descansar um pouco, mas ainda vou ler e assistir jornais para me preparar para as provas de amanhã. Hoje achei bem tranquilo - avaliou. 

A respeito do segundo dia de provas, os estudantes dão palpites sobre os possíveis temas. A estudante Karen Drumond, de 18 anos, que quer fazer filosofia, afirmou que espera novamente o tema da crise hídrica na redação de amanhã, ou algo relacionado à maioridade penal.

Marcio Alan, de 25 anos, está desempregado há um ano. Ele foi um dos primeiros a sair de um dos prédios da UFMG. Marcio trabalhava como bombeiro civil e cursa Engenharia Elétrica em faculdade particular de BH. Ele utiliza o Fies e pretende passar na prova para terminar o curso na federal, mas admite que não se preparou o suficiente
- Vim mais para incentivar meus pais. Meu pai, que é mecânico de máquinas de costura, ainda está fazendo as provas, e minha mãe fez a inscrição, mas desistiu de tentar. Achei as provas mais difíceis que as do ano passado. Espero que o tema da redação de amanhã não tenha nada relacionado a política. Acredito que será sobre água - arriscou.
Em Belo Horizonte, a UFMG é o local mais concorrido, tanto para realização das provas, quanto por quem deseja fazer curso superior. Para 2016, foram disponibilizadas 6.670 vagas para candidatos do Enem.


FONTE: O Globo 

PARAÍBA

Paraíba ocupa posição de vanguarda se destacando no quinto maior saldo de empregos no país

 

Pelo segundo mês consecutivo, a Paraíba foi destaque na geração de empregos com carteira assinada. Em setembro, o saldo de vagas de 1.119 foi o quinto melhor do país, segundo  o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em agosto, a Paraíba havia gerado 4.293 vagas, o maior saldo do país entre  as 27 unidades da federação.
Segundo os dados do Caged,  três setores elevaram os números de postos de trabalho da Paraíba em setembro, com predominância do setor sucroalcooleiro: agropecuária (+ 1.210 postos), indústria de transformação (+409 postos) e serviços (+ 294 postos). As cidades que mais se destacaram na criação de vagas em setembro foram Santa Rita (263) e Campina Grande (232).
A Paraíba contrariou novamente a tendência nacional ao registrar saldo positivo. Pelo sexto mês seguido, o país demitiu mais do que contratou. A economia brasileira fechou 95.602 vagas formais de emprego em setembro. O resultado é o pior para o mês em 23 anos (desde 1992), quando começou a série histórica. Somente a Região Nordeste registrou aumento no nível de emprego entre as cinco regiões do país em setembro, com a criação de 26.118 postos no mês passado.
Dos nove Estados do Nordeste, sete registraram saldo positivo. Pernambuco (15.298) e Alagoas (11.207), que concentram também o setor sucroalcooleiro da Região, lideraram o saldo de empregos do país  no último mês. Além desses dois Estados, Rio Grande do Norte (2.172), Sergipe (1.675) e  Paraíba (1.119) completam a lista dos que mais geraram empregos no último mês.  Já os Estados da Bahia (-4.488) e do Ceará (-1.508) foram os únicos que tiveram baixa no emprego.
Por regiões, a retração das vagas formais concentrou-se no Sudeste em setembro, com o fechamento de 88.204 vagas, seguido do Sul (-21.088), Centro-Oeste (-8.958) e Norte (-3.470). No país, 19 de 27 dos Estados tiveram queda  no emprego. As mais fortes queda foram em São Paulo (-45.869) e Minas Gerais (-32.423).

POLÍTICA

Não há pedaladas fiscais em 2015’, afirma Levy


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou ontem (23) que o governo trabalha para quitar despesas herdadas de anos anteriores e não repetir em 2015 os atrasos de pagamentos para melhorar as contas públicas, conhecidas como "pedaladas fiscais".
Ao deixar um evento no Rio, Levy ignorou os questionamentos de jornalistas sobre a revisão da meta para as contas públicas para este ano, após o Tribunal de Contas da União (TCU) sinalizar ao governo que o pagamento dos atrasados referentes às pedaladas terá de ser quitado de uma só vez.
Na quinta-feira, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, informou que o rombo das contas do governo em 2015 deverá fechar perto de R$ 76 bilhões, se for necessário quitar os débitos atrasados de uma vez. Levy não comentou valores, nem se o pagamento das "pedaladas" será incluído no Orçamento deste ano.


Enfrentar o passado


"Não há pedalada. Estamos preparados para, evidentemente, enfrentar as despesas do passado, que nesse trabalho de reequilibro já temos tratado. Ao longo deste ano, nós temos pago as despesas de anos anteriores. Isso é normal, acontece cada vez que se faz um reequilíbrio", disse Levy, na saída de evento sobre energia organizado pelo Instituto das Américas, no Rio.
Havia a expectativa de que a nova meta fiscal para este ano fosse anunciada ontem, mas, por volta da hora do almoço, o governo desistiu do anúncio. Pelo projeto de lei em análise na Comissão Mista de Orçamento, a meta de superávit primário - o saldo positivo entre receitas e despesas públicas, para pagar juros - para este ano é de 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB), mas, com a piora das contas, o resultado será um déficit e o governo precisa enviar um adendo com a nova meta.
Além disso, o ministro voltou a fazer o diagnóstico de que a recessão derrubou a arrecadação fiscal, atrapalhando as contas do governo. Segundo ele, o efeito se dá tanto por causa da diminuição da atividade econômica quanto por causa do comportamento das empresas, que deixam de pagar seus impostos em função da incerteza em relação à economia.


Volta da Cide


Levy destacou a importância de equilibrar o Orçamento de 2016. "O ponto mais importante é a urgência e a importância de se focar em resolvermos o Orçamento de 2016, com todos os esforços que isso possa significar." Ele defendeu menos despesas e mais receitas, com mais impostos. Sobre uma possível volta da Cide, contribuição que incide sobre os combustíveis, Levy afirmou que o governo "vai examinar todas as possibilidades".
Mais cedo, em São Paulo, o ministro afirmou em discurso que a capacidade da economia se recuperar no ano que vem "não é nada desprezível". Segundo ele, a economia passa por um momento de ajuste, de reequilíbrio, e, nesse contexto, surgem alguns desafios.
"Nossa economia já tem respondido positivamente a algumas medidas tomadas no começo do ano. Tenho absoluta convicção de que, superadas algumas turbulências que a gente está vendo nesses dias, a economia terá uma recuperação importante, e a arrecadação também vai responder de maneira positiva", afirmou Levy, em palestra no X Encontro Nacional de Administradores Tributários (Enat).

ENEM 2015

Paraíba tem mais de 230 mil inscritos para o ENEM 2015: provas serão realizadas hoje e amanhã



As provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) serão realizadas neste sábado (24) e domingo (25) em todo o país e mais de 230 mil candidatos irão prestar o exame na Paraíba.
Dos inscritos a maioria é mulher, 56,6% totalizando 115.277 dos que irão fazer a prova, 81.131 são homens. 
No sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo, será a vez de linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Devido ao horário de verão, os portões no Estado serão fechados às 12h (horário local), mas recomenda-se que o candidato chegue ao menos uma hora antes ao local da prova que se iniciará às 12h30. 
Mais de 65% dos inscritos no exame este ano já concluíram o Ensino Médio. Os que vão concluir este ano são 15,21%, assim como a maioria (35,31%) também é formada por pessoas da faixa etária de 21 a 30 anos. Os maiores de 30 anos são 15,19%.
Em relação a cor e raça, os que se autodeclararam pardos são a maioria: 54,31%. Em seguida, aparecem os brancos, 30,08%, os pretos, 9,73%, os amarelos, 2,95%, e os indígenas, 0,91%. Os que não declararam cor ou raça são 1,51% e 0,51% não dipõem da informação.
Atendimentos específicos
Este ano, a Paraíba vai ter 1.515 atendimentos específicos, entre eles, 1.047 são de sabatistas, ou seja, os guardadores do sábado. Esses vão ter que chegar no local de prova, no sábado, junto com os outros candidatos, até as 12h (horário local). Porém, vão ficar em uma sala esperando até as 18h (horário local), quando vão começar a fazer as provas.

sábado, 17 de outubro de 2015

RESUMO POLICIAL NA PARAÍBA!!!

Discussão entre irmãos termina com um deles morto a facadas na Paraíba

viatura_pm_22
Uma discussão entre irmãos terminou com um deles morto na tarde deste sábado (17) no município de Gurinhém, no Agreste paraibano, a 78 km de João Pessoa. A vítima teria sido morta a facadas e o suspeito do crime fugiu.
Segundo a Polícia Militar em Itabaiana, responsável pelo policiamento na região, a vítima teria sofrido, ao menos, um golpe de faca na região do tórax. Após o crime, o suspeito fugiu.
Ainda segundo a polícia, as motivações para a discussão que terminou no assassinato ainda são desconhecidas. Até as 15h05 o suspeito continuava foragido.

Mulher é baleada por dupla de moto ao se negar a entregar pertences em Magabeira

a6b13a4b1620151017105042
Uma mulher foi baleada no começo da madrugada deste sábado (17) no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Em seu relato à polícia, a vítima disse que estava indo para casa quando foi abordada por dois homens que estavam em uma moto.
Armados, eles anunciaram um assalto e como ela se negou a passar os pertences acabou sendo baleada com um tiro na coxa.
Viaturas da Polícia Militar foram informadas do caso e ao chegar ao local encontraram a mulher ferida e deitada no chão.
Ela foi atendida no local por uma equipe do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Processado por assalto é morto a tiros no Bairro dos Novais

11222007_568106820003350_2900019984361112_n
Um homem foi morto na manhã deste sábado (17) com vários disparos de arma de fogo na Rua Marta da Luz, próximo à principal do Bairro dos Novais. A população informou que ouviram cinco disparos, mas a perícia ainda não havia chegado ao local para dizer quantos atingiram a vítima.
Segundo informações, o morto respondia por assalto, artigo 157 e era bastante conhecido pelas pessoas do bairro. A polícia contou que, até o momento, a única informação levantava é que o criminoso era um homem vestindo uma camisa verde.
Agora as autoridades aguardam a chegada do Instituto de Polícia Científica (IPC) para levar o corpo e levantam as últimas dados para dar início às investigações.

Gari é morto a tiros enquanto trabalhava no bairro do Ipês

IMG-20151016-WA0609
A violência fez mais uma vítima na Capital paraibana na tarde desta sexta-feira (16). De acordo com informações da polícia, um funcionário da Empresa de Limpeza Urbana (Emlur) foi morto a tiros na Avenida Tancredo Neves, no bairro do Ipês.
Testemunhas disseram a polícia que a vítima estava acompanhada de colegas de trabalho quando dois homens passaram atirando.
Ferido, o homem chegou a ser socorrido em uma viatura da Polícia Militar para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Outras unidades da polícia realizaram diligências com o intuito de encontrar e deter os suspeitos, mas ninguém foi preso. A polícia desconhece a motivação do crime.

JUSTIÇA FEDERAL

Decisão da Justiça Federal suspende CNH para pilotar cinquentinhas

a75b94a8fa536b3211000c5526dd9f82
A 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco da Justiça Federal suspendeu a regulamentação nº 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em todo o território nacional, conferindo aos condutores de ciclomotores (cinquentinhas) o direito de transitar sem a Carteira Nacional de Motorista (CNH).
A normativa do conselho iguala o processo de obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) ao da categoria A (para motos). A determinação será válida até que o Contran regule a ACC através de nova resolução.
Entre os motivos destacados no processo para validar a decisão, o principal é de que são desconsideradas as particularidades das cinquentinhas, a exemplo da capacidade de potência limitada e a circulação restrita (não pode andar em rodovias federais e corredores de ônibus), tornando o processo de obtenção de CNH para outros veículos desigual.
A ação pública foi movida pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc) e divulgada na última quinta-feira. De acordo com o presidente da associação, Leomar Toscano, o regulamento atual traz prejuízos financeiros. “Nenhum órgão de trânsito no país disponibiliza a ACC. Então, os donos de cinquentinhas são obrigados a tirar a CNH. O valor deste documento equivale a até 40% do valor do veículo. O justo é que o método fosse mais simples. Por isso, a Anuc encaminhou ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), um projeto de curso mais barato, com carga horária menor – e que inclua o analfabeto – para obter a ACC”, afirma.
Segundo dados do Cômite Estadual de Prevenção aos acidentes de Moto (Cepam), acidentes de moto e ciclomotores custaram R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos. A decisão ainda cabe recurso. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) afirma que não vai se pronunciar, pois não recebeu notificação sobre a decisão.





FONTE: Jornal do Comercio

MUNDO

Naufrágio mata 12 refugiados que tentavam chegar à Grécia; pelo menos 5 são crianças


Istambul- Pelo menos 12 pessoas morreram neste sábado no naufrágio de uma barca com refugiados sírios que tentava chegar à ilha grega de Lesbos após zarpar da costa da Turquia.
A barca tinha partido de um ponto do município turco de Ayvacik, ao norte de Lesbos, mas, durante a madrugada, a embarcação virou e alguns refugiados conseguiram ligar para a Guarda Costeira turca, segundo informa o jornal "Hürriyet".
As equipes de resgate conseguiram salvar 25 pessoas, além de recuperar a 12 corpos, mas a busca continua porque, segundo os testemunhos dos sobreviventes, na embarcação viajavam entre 48 e 52 pessoas.
A ilha grega de Lesbos, junto com as de Quios e Kos mais ao sul, é um dos destinos mais procurados pelos refugiados sírios que tentam chegar a um país da União Europeia para pedir asilo.
A Turquia abriga cerca de dois milhões de refugiados sírios e, embora lhes permita uma estadia indefinida como "hóspedes" e lhes ofereça ajudas materiais, não lhes reconhece o status de refugiados nem facilita a integração de seus filhos no sistema escolar turco. 


FONTE: Terra

POLÍTICA

Grupos anti-Dilma mudam estratégia de ação; protestos agora serão diários



Os grupos que lideram as manifestações de rua pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff desistiram de atuar em conjunto e mudaram suas estratégias de ação.
Com o objetivo de pressionar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a deferir a petição assinada pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal, eles desistiram de convocar mais uma grande manifestação nacional, como as que ocorreram em agosto e março, e optaram por promover ações diárias de rua nos moldes dos atos promovidos em 2013 em São Paulo pelo Movimento Passe Livre (MPL), que defendia a redução das tarifas de transporte público. "Faremos manifestações todos os dias até o dia que o Cunha apresentar o impeachment", diz Carla Zambelli, porta-voz da Aliança dos Movimentos Democráticos.
O primeiro ato, que está marcado para este domingo, na avenida Paulista, será bem mais modesto que os anteriores. "Não teremos carros de som nem os bonecos infláveis, que estão em outras cidades", diz a ativista. Já Vem Pra Rua marcou sua manifestação para segunda-feira (19), no largo da Batata, em Pinheiros. "Será um modelo mais dinâmico. Não vai ter carro de som. E dessa vez não vamos ficar parados. Faremos uma marcha pelo impeachment", diz o porta-voz do VPR, Rogério Chequer.
Ele diz que o grupo deve promover um novo ato nos mesmos moldes na quinta-feira se Eduardo Cunha não der andamento ao pedido.
Apesar de atuarem separadamente, os grupos anti-Dilma adotaram a mesma tática: pressionar o presidente da Câmara, mas sem pedir seu afastamento do comando da Casa ou a cassação de mandato.
Na semana passada, o PSOL e a Rede entraram com uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar.
O pedido está fundamentado no documento enviado na semana passada ao PSOL pela Procuradoria-Geral da República (PGR), após um pedido formal do partido, confirmando que Cunha mantém contas bancárias secretas na Suíça.
"Eduardo Cunha não é nosso aliado é nosso aliado estratégico, mas também não estamos pedindo a cassação de outros acusados (na Operação Lava Jato). Não temos recurso para isso", diz Rogério Chequer.
Em abril, os grupos reuniram 701 mil pessoas, segundo a polícia, ou 1,5 milhão, segundo os organizadores. Os números foram menores do que nos atos de 15 de março, que reuniram 2,4 milhões de pessoas, segundo a polícia, ou 3 milhões, segundo os organizadores. Em agosto foram 375 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".


FONTE: UOL 

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

POLÍTICA

No feriado, Dilma reúne ministros da articulação política no Alvorada

Ministros do núcleo político do governo estiveram na manhã desta segunda-feira (12) – feriado de Nossa Senhora Aparecida – no Palácio da Alvorada para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff. Foram chamados à residência oficial da Presidência os ministros Jaques Wagner (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), além do assessor especial Giles Azevedo.

A reunião não estava prevista na agenda oficial e o tema não foi informado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência. Segundo informações da GloboNews, o encontro foi marcado para discutir a possibilidade de reação a pedidos de impeachment contra a presidente que podem voltar à ser analisados na Câmara nesta semana.

Há uma expectativa que o pedido com o maior apoio da oposição, assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Jr., venha a ser apreciado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ainda nesta terça (13).
O plano inicial dos oposicionistas é apresentar um recurso tão logo Cunha rejeite esse pedido, como fez com vários outros. Assim, bastará maioria dos votos em plenário (257 dos 513 deputados) para que seja instalada uma comissão especial dar um parecer sobre o pedido de impeachment, que, depois, seria novamente submetido a plenário para a efetiva abertura do processo, que depende do voto de 342 deputados.
Segundo o Blog do Camarotti, o Palácio do Planalto, no entanto, já cogita da possibilidade de Cunha – acossado pela recente revelação de que teria contas secretas na Suíça –, aceitar diretamente esse pedido, sem necessidade de aprovação pelo plenário, para iniciar os trabalhos da comissão.

No âmbito jurídicos, parlamentares e juristas ligados ao PT também se articulam para barrar eventuais tentativas de abertura do impeachment. No fim de semana, os deputados Wadih Damous (PT-RJ), Rubens Pereira Júnior (PC do B-MA) e Paulo Teixeira (PT-SP) questionaram no Supremo Tribunal Federal (STF) a forma como foi definido – em setembro, pelo próprio Eduardo Cunha –, o rito de tramitação dos pedidos de impeachment.

Para os parlamentares, o presidente da Câmara não poderia ter estabelecido a forma como devem tramitar os processos. Nas ações, pediram decisão liminar (provisória) que impeça a análise de qualquer novo pedido por parte da presidência da Câmara. A decisão de acolher ou rejeitar o pleito no STF caberá aos ministros Teori Zavascki ou Rosa Weber.
No campo jurídico, advogados que defendem a presidente Dilma Rousseff em ações de cassação no TSE receberam nos últimos dias parecer assinado pelos juristas Celso Antônio Bandeira de Mello e Fabio Konder Comparato que rechaça a possibilidade de impeachment com base em conclusão do Tribunal de Contas da União (TCU) que recomendou a desaprovação das contas do governo no ano passado.

Para eles, mesmo que o Congresso seguisse o parecer do TCU e aprovasse em voto a rejeição das contas, tal decisão não permite a abertura do processo de impeachment. Eles argumentam que a rejeição das contas não exige a mesma quantidade mínima de votos. No primeiro caso, bastam 257 votos; no segundo, 342.

Eles também alegam que a presidente não pode ser responsabilizada por atos do primeiro mandato, como as chamadas "pedaladas fiscais", desembolsos que bancos públicos fizeram no lugar do governo para bancar programas sociais.
FONTE: G1

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!