Polícia promove homenagem no Dia Estadual da Mulher Militar nesta segunda-feira
A Polícia Militar comemora nesta segunda-feira (26) o Dia Estadual da Mulher Militar. Um amistoso de futebol está sendo organizado entre as mulheres que compõem a força policial e, em seguida, uma homenagem a todas as militares vai acontecer no Centro de Educação da Polícia Militar em Mangabeira. O evento começa às 7h, no ginásio do local.
Atualmente, 700 mulheres fazem parte da Polícia Militar da Paraíba, sendo 152 oficiais e 548 praças. As primeiras policiais ingressaram na instituição em 26 de janeiro de 1987, ocupando atualmente os postos de coronel e de tenente-coronel. Em março do mesmo ano, entraram policiais para a qualificação de praças, na graduação de sargento. Em 1990, começaram a chegar as primeiras soldados, com um efetivo de 70 mulheres.
Primeiro passos – Como não havia definido um emprego específico para o grupo inicial de oficiais e sargentos, elas passaram a desempenhar atividades no setor de relações públicas da PM. Com a entrada das soldados, elas começaram a ser distribuídas em atividades diversas, inclusive com a criação de uma companhia feminina na Polícia Militar da Paraíba, com sede na Capital.
A tenente-coronel Íris Oliveira, uma das pioneiras, destacou que foram vários desafios superados ao longo dos anos pela mulher na corporação. “Rompemos várias fronteiras da divisão do trabalho na instituição policial e hoje ocupamos espaços em todas as atividades administrativas e operacionais, unindo forças em prol da segurança pública em nosso Estado”, ressaltou a tenente-coronel.
Data – O Dia Estadual da Mulher Militar foi instituído pela Lei 9.186/2010, que estabeleceu no calendário oficial do Estado da Paraíba a data comemorativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário