Chuvas alagam ruas, invadem casas e PRF registra queda de barreiras
BPTran orienta sobre como dirigir com mais cuidado e atenção durante período chuvoso.
A semana em João Pessoa inicia com fortes e longas chuvas, que começaram no final da manhã do sábado (8) e continuam neste domingo (9). De acordo com os primeiros cálculos da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a capital registrou cerca de 85 milímetros e Campina Grande teve aproximadamente 24 mm de pluviosidade nas últimas horas. “As chuvas no interior foram fortes, mas rápidas; em João Pessoa também há precipitações fortes, porém, elas são mais longas”, diz a meteorologista Marle bandeira.
Segundo ela, o domingo permanece com céu nublado na parte Leste do Estado, com ocorrências de chuvas; já nas regiões do Sertão e do Cariri, o céu pode ficar parcialmente encoberto com precipitações isoladas. “O período de chuvas nas áreas que ficam na parte Oeste da Paraíba já passou, por isso que há poucas chuvas por lá; no Leste, as ocorrências continuam até o final do mês de junho.”O boletim completo e mais detalhado com todo o registro das chuvas deste começo de semana será divulgado pela Aesa nesta segunda-feira (10).
Ocorrências
A Polícia Rodoviária Federal informa que a movimentação na BR 230 está tranqüila, sem acidentes graves. De acordo o agente especial Francisco Oliveira, houve um deslizamento de barreira no Altiplano, deixando uma parte da pista interditada; as autoridades estão no local para orientar os motoristas. “Até a manhã deste domingo não registramos nada grave na Grande João Pessoa, algo bastante atípico para um período tão chuvoso”, diz o agente Oliveira.
O perfil do Twitter da PRF divulga ainda que uma árvore caiu no km 19,5 da BR 230, no bairro do Castelo Branco, sentido João Pessoa/Cabedelo, no começo da manhã deste domingo (9); também um tombamento sem vítimas no km 94 da BR 101 durante a madrugada; e uma colisão sem gravidades no km 55 da BR 101 próximo ao Posto Jacaraúna, também nas primeiras horas desta semana.
A Defesa Civil de João Pessoa recebeu ocorrências na manhã deste domingo (9), vindas de vários bairros considerados com áreas de risco na Capital. Segundo a plantonista Daniele Fernandes, Miramar, Timbó, Cidade Verde e Róger registram problemas como deslizamento de terra, ruas e casas alagadas. “Não recebemos ligações de pessoas feridas ou acidentadas devido a essas situações. Equipes da Defesa Civil, o coordenador Noé Estrela e os bombeiros civis estão indo a essas comunidades para ajudar as pessoas que enfrentam dificuldades com as chuvas”, diz a plantonista.
Quem precisar de algum tipo de orientação ou ajuda em casos de emergência com as chuvas, deve ligar gratuitamente para o número 0800 285 9020, telefone da Defesa Civil. Urgências e acidentes nas rodovias devem ser comunicados através do número da PRF, 191.
Orientações para dirigir com cuidado
O Batalhão de Policiamento e Trânsito da Paraíba (BPTran) organizou 16 tópicos importantes para ajudar o motorista a ter mais cuidado e atenção ao volante durante períodos chuvosos.
1 - Se estiver em movimento, nunca ligue o pisca alerta. Ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado;
2 - Diminua a velocidade e mantenha uma distância mínima de 8 metros do veículo à sua frente;
3 - Não frear bruscamente e nem faça manobras perigosas;
4 - Mantenha a velocidade do limpador de para-brisa no mesmo nível que o volume de água;
5 - As palhetas devem ser trocadas uma vez por ano e o reservatório deve sempre ter água mesclada com detergente neutro ou aditivo;
6 - Quando os vidros começarem a embaçar, passe um pano limpo por dentro do carro. Jamais esfregue as mãos;
7 - Tente deixar os vidros laterais do veículo, uns dois dedos abertos para criar uma circulação de ar. Ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado;
8 - O carro deve esfriar por dentro para desembaçar os vidros. Se os vidros já estiverem embaçados, o processo é inverso, ligue o ar quente;
9 - Não pense duas vezes antes parar o carro no acostamento e esperar a chuva diminuir ou passar;
10 - Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade;
11 - Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores;
12 - Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência;
13 - Não fume para evitar o embaçamento do vidro;
14 - Não use as poças d’água para ‘lavar’ seu veículo. Muitos acidentes começam assim.
15 - Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água;
156- Até a metade da roda, você tem condições de dirigir, acima disso, o veículo fica exposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário