Estudo diz que desperdício de água foi de 36,2% na PB e de 40% em JP, em 2013
Informação
é do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento; Cagepa explica
que houve redução e está investindo em automação, para monitorar e
resolver vazamentos, e instalando novos hidrômetros para combater os
'gatos'
Cagepa diz que número está caindo |
Apesar da pesquisa ter levantado dados em 2013, essas são as informações mais recentes sobre desperdício de água. No país, os brasileiros jogaram fora 37% de toda a água tratada, sendo que 13 estados [todos os da região Norte, Mato Grosso (Centro-Oeste) e seis do Nordeste] têm números superiores ao da média nacional. Goiás e o Distrito Federal são os locais onde o desperdício é menor, ficando entre 20% e 30%.
Entre as causas, a pesquisa destaca que há as perdas "aparentes" e "reais" de água. As aparentes ocorrem por meio dos 'gatos' (que são as ligações clandestinas) ou pelas falhas na leitura de hidrômetros. Já as perdas "reais" são as decorrentes de vazamentos.
O resultado da pesquisa descreve que há a “necessidade dos prestadores de serviço atuarem em ações para a melhoria da gestão, da sustentabilidade, da prestação de serviços, a modernização de sistemas e a qualificação de trabalhadores”.
O diretor administrativo da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Jorge Gurgel, informou ao Portal Correio que houve uma redução nos números de desperdício de água no estado, que caíram de 39% para os 36,2% relatados na pesquisa, de 2012 para 2013.
Ele falou que, com relação aos vazamentos, a Companhia está investido na automação informatizada dos sistemas de monitoração para modernizar e agilizar a correção das perdas de água. Essa operação já existe em Campina Grande e está em fase de licitação para implantação na Capital. Já sobre os 'gatos' e situações envolvendo as leituras, a Companhia esclarece que foram instalados 308 mil novos hidrômetros no estado nos últimos três anos outros 120 mil devem ser colocados nos imóveis até o fim de 2015.
FONTE: PORTAL CORREIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário