Especialista dá dicas de como se reposicionar no mercado de trabalho
Orientações servem tanto para quem está desempregado quanto para profissionais insatisfeitos com a atual colocação
Candidato não deve se desesperar e aceitar qualquer proposta |
Para o consultor em recursos humanos Celso Bazzola, ansiedade e desespero podem dificultar o raciocínio e apresentação de habilidades ou induzir desempregados a um erro, como aceitar emprego que não agregará em sua carreira, criando um novo ciclo de desmotivação.
Segundo o especialista, quem não está satisfeito com o atual trabalho também deve buscar novas oportunidades. “Aconselho que primeiramente se busque quais os motivos estão o levando à desmotivação, crie mudança no ambiente e torne-o mais atraente. Após isso, concluindo-se que realmente precisa trocar de emprego, recomendo que a pessoa busque oportunidades, mas aguarde o melhor momento e uma boa proposta para deixar a colocação atual”, diz Celso Bazzola.
Abaixo, confira uma série de dicas do consultor em recursos humanos para quem deseja se reposicionar no mercado de trabalho.
Tenha contatos
Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento, isto é trabalhe seu network, lembrando que esse não deve ser utilizado somente nas necessidades. Assim, esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado.
Mostre que é interessante
Crie interesse por parte do entrevistador, através de um Curriculum Vitae bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, apresentando quais seus objetivos e seu potencial.
Trabalhe sua imagem
Defina a estratégia para que possa desenvolver sua auto apresentação, de forma transparente, segura e que demonstre preparo. Cuidar da imagem pessoal é tão importante quantos os demais itens, demonstram autoestima e amor próprio, pois, primeiro temos que gostar de nós mesmos para depois gostar do que fazemos.
Pesquise
Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado. Conheça as empresas que tem interessem em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado.
Seja sincero
Tenha transparência e autenticidade, esses pontos que atraem as empresas, portanto, não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.
FONTE: PORTAL CORREIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário