CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

terça-feira, 25 de junho de 2013

POLÍTICA


Luciano Cartaxo destaca diálogo de Dilma com a sociedade

Durante a reunião no Palácio do Planalto, a presidenta propôs aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais a adoção de cinco pactos nacionais

Dilma reuniu governadores e prefeitos


 
Dilma reuniu governadores e prefeitosO prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, destacou a unidade de ação por parte dos governos federal, estaduais e municipais para implantação dos cinco pactos apresentados nesta segunda-feira (24) pela presidenta Dilma Rousseff, durante reunião entre governadores e prefeitos das capitais brasileiras. O prefeito ainda defendeu um maior diálogo e a união de todos os entes federados na busca de solucionar as questões apresentadas atualmente pela sociedade.
 
 “É importante respondermos ao chamamento da presidenta Dilma no sentido de que possamos juntos implantarmos esses cinco pactos. Daí a importância da unidade de ação do diálogo frente as questões colocadas atualmente pela sociedade”, destacou o prefeito.
 
 Luciano Cartaxo ressaltou ainda a importância do envolvimento de outros setores da sociedade nesse processo. Durante a reunião no Palácio do Planalto, a presidenta propôs aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais a adoção de cinco pactos nacionais (por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação).
 
 O primeiro pacto anunciado durante a reunião foi pela responsabilidade fiscal para garantir a estabilidade da economia e o controle da inflação. O segundo trata da construção de uma ampla e, segundo a presidenta, profunda reforma política com a convocação de um plebiscito popular. Também uma nova legislação que classifique a corrupção dolosa como equivalente a crime hediondo com penas mais severas.
 
 O terceiro pacto relacionado a saúde terá uma aceleração de investimentos de contratação, incentivando a ida de médicos para as cidades que mais precisam. Na ocasião, a presidenta sugeriu ainda a contratação de médicos estrangeiros. “Não se trata nem de longe de uma medida hostil ou desrespeitosa a nossos profissionais. Trata-se apenas de uma ação emergencial tendo em vista a dificuldade de encontrarmos médicos. Sempre ofereceremos primeiro as vagas a médicos brasileiros”, disse a presidenta em seu discurso.
 
 O quarto pacto se propõe a dar um salto de qualidade no transporte público nas grandes cidades, mudando a matriz dos transportes com mais metrôs, VLTs e corredores de ônibus. A presidenta anunciou que vai destinar R$ 50 bilhões para novos investimentos em obras de Mobilidade Urbana. Dilma criou ainda o Conselho Nacional de Transportes Públicos que terá a participação da sociedade civil e dos usuários.
 
 Já o quinto pacto é na área da educação. A presidenta defendeu a valorização dos professores, educação em tempo integral, universidades de excelência e mais creches e escolas em tempo integral. Para isso, 100% dos royalties do Petróleo e 50% dos recursos do pré-sal a serem recebidos pelas prefeituras, governos estaduais e União serão investidos na educação.

Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!