CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quinta-feira, 14 de abril de 2016

POLÍTICA

Grupo de Temer pressiona Renan a adotar 'padrão Collor' e agilizar afastamento de Dilma

                 


Padrão Collor Pressionado pela oposição a imprimir na tramitação do impeachment de Dilma Rousseff o ritmo do processo contra Fernando Collor — quando o Senado demorou três dias para abrir a ação desde a votação na Câmara — Renan Calheiros (PMDB-AL) disse a líderes que “não manchará sua biografia” com o caso. O PSDB indicará o senador Antonio Anastasia (MG) para presidir a comissão. Eunício Oliveira, nome do PMDB para a relatoria, esteve na terça por duas horas com o vice Michel Temer.
Favas contadas Já circula no Senado um calendário do impeachment produzido pela consultoria da Casa — ainda não subscrito por Renan. A decisão sobre a saída de Dilma seria em 11 de maio.
Desapego Um lulista graúdo traduz o “pacto” sugerido por Dilma nesta quarta: se escapar do impeachment, ela poderia propor eleição direta para presidente e vice em outubro, além de reformas para o país. A ideia ganha mais e mais adeptos no governo.
Vem na minha Aos deputados que o visitam Temer promete interlocução direta com a Câmara. Repete que já foi presidente da Casa três vezes e que tem autoridade para circular no Congresso.
Agente duplo Ciro Nogueira, presidente do PP, começou a frequentar o Palácio do Jaburu já na segunda, quando o partido ainda não havia desembarcado.
O caos Ministros do Planalto estão batendo cabeça. Deputados reclamam de negociar com um emissário de Dilma de manhã e serem chamados para tratar do mesmo assunto por outro à tarde.
Olhar triste Auxiliares próximos da presidente notam nela um sinal que não é de raiva, mas de profunda decepção. Ainda assim, Dilma está “firme e serena”, disse Carlos Araújo, ex-marido. “Ela cresce na adversidade.”
Parabéns Eduardo Cunha e seus seguidores adotaram uma nova forma de se despedir ao término das reuniões, quase todas elas para tratar da deposição: “Feliz impeachment para você”.
Ponta do lápis Aliados de Cunha fazem as contas: quando a decisão chegar ao Norte e Nordeste, os favoráveis ao impeachment já terão ultrapassado os 342 votos. Tucanos calculavam até de quem seria o “sim” decisivo.
Muda mais Valdemar Costa Neto, chefe do PR, admite que não contará com 2 dos 16 votos que pretendia entregar ao governo. Até deputados que ele elegeu diretamente pedem a liberação da bancada.
Na marra Presidentes estaduais do partido relatam que Costa Neto ameaça dissolver os diretórios caso votem contra a sua orientação.
Foco no clima Apesar de já cantar vitória, os operadores do impeachment ainda se empenham em produzir fatos novos que deem a aparência de “já ganhou”. Já os emissários de Dilma avisam: “Deixem pensar que estamos mortos”.
Efeito colateral Para um ministro do TCU, o voto sobre fraudes em obras de Angra 3, que pode levar à declaração de inidoneidade de empreiteiras, coloca pressão sobre a CGU.
Quanto? Os indícios de irregularidade irão para o MP. Até que o caso volte ao tribunal, a CGU deve ter fechado os acordos de leniência. Mas, se não forem “ambiciosos”, já estará tudo encaminhado para punir as empresas.
Dia seguinte Autoridades de Brasília já começaram a desmarcar compromissos agendados para a segunda-feira (18) nos Estados. Temem represálias nas ruas.
‌Disfarce De um palaciano sobre o acirramento dos ânimos: “Do jeito que a coisa vai, teremos de nos fantasiar de Fofão para andar pela Esplanada sem ser reconhecidos por manifestantes!”.

 

 
FONTE: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!