CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 27 de abril de 2016

POLÍTICA

Lula demonstrou 'preocupação' com processo de impeachment, diz Renan

Presidente do Senado recebeu petista na residência oficial, em Brasília.
Renan disse que Lula não especificou quais 'desdobramentos' preocupam.


 

Após encontro com o ex-presidente Lula na residência oficial do Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira (26) que o petista demonstrou preocupação com os desdobramentos do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado. O peemedebista, no entanto, afirmou que Lula não especificou quais possíveis consequências preocupam o ex-presidente.
Nesta terça-feira, a comissão especial que vai analisar as acusações contra Dilma Rousseff no processo de impeachment foi instalada. Para a presidência da comissão, foi eleito o senador Raimundo Lira (PMDB-PB). A relatoria ficou a cargo de Antonio Anastasia (PSDB-MG). Ainda nesta terça, Renan deverá se reunir com a presidente Dilma Rousseff.
“Lula não especificou [quais possíveis desdobramentos causam preocupação], ele demonstrou apenas preocupação com o que ele chamou de desdobramentos desse processo político”, contou Renan.

Renan afirmou ainda que, na reunião, disse a Lula que o Senado não irá julgar apenas o processo político do impeachment, mas também o mérito da denúncia que pede a cassação do mandato da presidente Dilma.
“Eu reforcei para o presidente Lula o papel histórico do Senado [...] e que o Senado, ao final e ao cabo, ia julgar – e seria uma decisão política, claro – mas também seria uma decisão de mérito com relação a sabermos se a presidente teria cometido ou não suposto crime de responsabilidade”, expôs o presidente do Senado.

Renan disse, ainda, que Lula não falou em “golpe parlamentar” que o Congresso estaria colocando em prática e também não fez comentários sobre a movimentação do vice Michel Temer, que tem se reunido com personalidades da política no Palácio do Jaburu. 

Agenda de reuniões de Renan

A agenda de Renan também incluiu reunião com a presidente Dilma depois das 18h. A previsão era que, na conversa, Renan esclarecesse pontos sobre o andamento do processo de impeachment no Senado. O parlamentar, no entanto, saiu do palácio sem falar com a imprensa.

“O papel do presidente do Senado é conversar com todo mundo, inclusive com a presidente da República, que pediu para conversar e toda vez que ela pedir eu vou conversar com ela, porque entendo que meu papel é esse: conversar, trabalhar para construir convergências como todos os atores desta crise política”, disse Renan.
O presidente do Senado disse ainda que vai se reunir, nesta quarta-feira (27), com o vice Michel Temer e com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

Relatório sobre impeachment

Caso o relatório da comissão especial do Senado seja a favor do julgamento de Dilma pelos senadores e seja aprovado pela maioria simples dos senadores em plenário (41 de 81), a presidente será afastada do mandato por 180 dias. Se isso ocorrer, o vice Michel Temer assume a Presidência interinamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!