CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

BRASIL

Jovens gastam mais e poupam menos, aponta pesquisa

A estudante Camilla Morais diz que não consegue fazer reservas

O brasileiro manteve o mesmo nível de educação financeira em 2014 na comparação com o ano passado, mas a medição piorou entre os jovens, informou a Serasa Experian em pesquisa conjunta com o Ibope Inteligência, divulgada ontem. O Indicador de Educação Financeira (IndEF) continuou em 6,0, mas os componentes de Conhecimento e Comportamento mostraram piora de 0,1 ponto, para 7,4 e 5,1, respectivamente. A medida de Atitude se manteve em 6,3. O indicador possui escala de 0 a 10.


Os jovens apresentaram o pior desempenho: o grupo de 16 a 17 anos registrou queda na pontuação para 5,5, de 5,9. No grupo de 18 a 24 anos, a piora foi menor, para 5,8, de 5,9. A estudante Camila Morais, de 22 anos, afirma que faz parte do grupo que registrou piora na educação financeira. Trabalhando como estagiária de engenharia de produção civil, ela afirma que gasta a maior parte do salário com baladas, roupas e outras despesas que poderiam ser evitadas. “Não tenho nenhuma reserva. Não consigo me planejar para poupar dinheiro, quando vi, já gastei tudo o que tinha”, afirma.


Apesar de o número geral permanecer estável, na passagem de 2013 para 2014 houve uma queda no número de pessoas que disseram registrar despesas superiores a receitas nos últimos 12 meses. O percentual de renda mensal comprometida com dívidas maior que 50% também declinou. O índice 2014 mostra ainda que o número de pessoas que poupam caiu em todas as classes sociais. O engenheiro Ranan de Oliveira Rochester, de 27, afirma que divide o salário em três partes, uma para as despesas de casa, outra parte é investida em estudos de pós-graduação e a terceira ele gasta com roupas e baladas. “Não consigo guardar dinheiro, fazer aplicação na poupança. Sempre gasto todo o salário que ganho”, disse. Ainda de acordo com Ranan, ele nunca se preparou para um emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!