Pesquisa mostra queda em torcidas de Fla e SP; Atlético-MG ultrapassa rival
O instituto Ibope divulgou nesta quarta-feira (27), através do diário Lance!, a quinta edição de sua pesquisa para mensurar o tamanho das torcidas dos clubes do futebol brasileiro. O Flamengo se manteve como o time mais popular do país, mas viu sua participação diminuir, assim como o São Paulo. Quem teve uma forte alta foi o Atlético-MG, que ultrapassou o arquirrival Cruzeiro no ranking.
O Flamengo detém 16,2% dos torcedores do país, representando 32,5 milhões de pessoas – uma queda de 1% em relação à pesquisa anterior, realizada em 2010. O Corinthians aparece em segundo lugar, com 13,6% (aumento de 0,2%) e 27,3 milhões de aficionados.
Terceiro colocado, o São Paulo viu sua torcida reduzir em 1,9% e possui 6,8% dos torcedores – 13,6 milhões de pessoas. O Palmeiras, quarto colocado com 5,3% e 10,6 milhões de aficionados, também sofreu queda de 0,7%. Completa a relação dos cinco primeiros o Vasco, com 3,6% e 7,2 milhões de torcedores (redução de 0,5%).
O clube de maior ascensão na última pesquisa foi o Atlético-MG, que teve um aumento de 0,9% e saltou da nona para a sexta colocação, com 3,5% dos torcedores (7 milhões). Com isso, o Cruzeiro caiu para o sétimo lugar com 3,1% e 6,2 milhões de aficionados (queda de 0,4%).
Grêmio e Internacional aparecem em seguida, praticamente empatados. O tricolor gaúcho é o oitavo com 3% da participação e 6 milhões de torcedores (queda de 1%). Já a equipe colorada é a nona com 2,8% e 5,6 milhões de aficionados (crescimento de 0,3%).
O Santos completa a lista dos 10 clubes mais populares do país. Apesar da queda de 0,3%, aparece com 2,4% da participação e 4,8 milhões de torcedores. Fluminense é o 11º, com 1,8% e 3,6 milhões de aficionados (alta de 0,2%). Já Botafogo e Bahia aparecem empatados em 12º com 1,7% (3,4 milhões).
O Ibope ouviu 7.005 entrevistados em todos os estados mais o Distrito Federal. A pesquisa incluiu torcedores entre 10 e 16 anos de idade e possui uma margem de erro de um ponto percentual. UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário