CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sábado, 22 de novembro de 2014

FUTEBOL

Seleção Brasileira de Futebol de Cegos goleia a Alemanha e está na semifinal


A Seleção Brasileira de futebol de cegos (futebol de 5) está na semifinal do Mundial da modalidade. Único tricampeão do torneio, o Brasil enfrentou nesta sexta-feira, 21, a Alemanha pelas quartas de final e goleou por 4x0.
Com quatro gols ainda no primeiro tempo, dois de Jefinho e dois de Ricardinho, os brasileiros garantiram a presença na penúltima fase da competição. Agora, enfrentarão novamente a China no domingo, às 6h30 (horário de Brasília), em busca da vaga na grande final. A sexta edição do Mundial está sendo disputada em Tóquio, Japão.
Depois de empatar os três jogos da primeira fase (contra Coreia, Espanha e Argentina) e terminar em segundo lugar no Grupo C, a Alemanha, assim como na Copa do Mundo FIFA, entrou no caminho do Brasil, que terminou em primeiro do Grupo B, com duas vitórias e um empate (Brasil 1x0 Turquia, Brasil 3x1 Colômbia e Brasil 0x0 China).
Sem tradição no futebol de 5, no entanto, os germânicos foram uma presa relativamente fácil para os brasileiros nas quartas de final. Atacando com dois, a Alemanha deixava espaço livre na defesa para o Brasil mostrar todo o talento que tem na modalidade. Apostando em um time ofensivo, o treinador Fábio Luiz Vasconcelos começou a partida com os dois pivôs em campo: Ricardinho e Jefinho.
Considerados os melhores do mundo em 2006 e em 2010, respectivamente (a eleição é feita em ano de Mundial), a dupla mostrou, em campo, porque recebeu os títulos. Inspirados, eles deram trabalho à defesa alemã. Já aos cinco minutos de partida, Ricardinho fez fila na entrada da área e marcou o primeiro.
Três minutos depois, foi a vez de Jefinho deixar o seu. O baiano ainda faria mais um, quatro minutos adiante. O quarto e último gol do Brasil na partida veio ainda no primeiro tempo. Faltando 30 segundos para acabar o período, Ricardinho saiu da marca do escanteio com a bola, entrou na área e fez mais um.
A vantagem de quatro gols no placar levou o treinador Fábio a colocar os reservas em campo no segundo tempo. Até o goleiro reserva Vinícius entrou no lugar de Luan, titular.
As chances da Alemanha na partida vieram todas de bola parada. Os germânicos tiveram dois tiros livres à favor no segundo período, mas não converteram. Um foi para fora e, o outro, Vinícius defendeu. O Brasil também teve um tiro livre no fim do jogo. Marquinhos cobrou forte, mas o goleiro alemão defendeu bem.  
“Tivemos a felicidade de fazer um gol cedo e depois fechamos em quatro a zero ainda no primeiro tempo. Isso foi bom porque eu pude revezar os jogadores e dar ritmo aos que ficam no banco. Teremos uma semifinal muito dura pela frente e, quiçá, uma final. Então, todo mundo tem de estar pronto”, comentou o técnico Fábio.
“O Brasil se portou muito bem. Entramos querendo vencer. Podia ter sido um a zero que já estava bom. Estamos muito felizes com a vaga nas semifinais”, completou Ricardinho, artilheiro da equipe até agora com quatro gols.
Próximo adversário do Brasil, a China garantiu a vaga nas semifinais após vencer os donos da casa nos pênaltis (2x1), também nesta sexta-feira. Na outra semifinal, a Espanha enfrenta a Argentina.

A modalidade

O futebol de 5 é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Apenas o arqueiro tem visão total e não usa venda.
As partidas são em um campo pequeno (40mx20m), com barreiras ao longo das laterais, e possuem dois tempos de 25 minutos, com 10 de intervalo. A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la.
Os jogos são realizados em locais sem eco e a torcida precisa ficar em total silencio. A comemoração do gol, no entanto, é livre.
Três guias direcionam os atletas: o goleiro, o treinador e o chamador, que fica atrás do gol. Eles dizem onde os jogadores devem se posicionar em campo e para onde devem chutar. Os atletas também podem se comunicar um com o outro em quadra.

Quartas de final

21/11

-- Japão 0 x 0 China (pênaltis Japão 1 x 2 China)
-- Paraguai 0 x 0 Espanha (Paraguai 0 x 2 Espanha)
-- Brasil 4 x 0 Alemanha
-- Argentina 1 x 0 Colômbia

23/11

Semifinais

-- Espanha x Argentina – 0h
-- Brasil x China – 6h30


FONTE: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!