CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

terça-feira, 26 de abril de 2011

POLÍTICA

Ricardo lança Orçamento Democrático e diz que programa é um marco na PB


O governador Ricardo Coutinho (PSB) lançou na manhã desta terça-feira (26), em solenidade no Palácio da Redenção, o Orçamento Democrático estadual. Na ocasião ele destacou que o novo programa de governo “é um marco para Paraíba”, pois vai permitir que o povo participe diretamente das decisões da gestão estadual . A primeira audiência do OD acontece no próximo sábado na cidade de Sousa.
O Orçamento Democrático é um instrumento por meio do qual os cidadãos são convidados a participar das decisões do governo estadual, no que se refere à aplicação do dinheiro público em obras e serviços. Pela primeira vez, esse modelo de democracia participativa está sendo implantado na Paraíba, em âmbito estadual. Ele está sob a coordenação da Subsecretaria do Orçamento Democrático, que por sua vez está vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
“Eu acho que é um dos grandes desafios da nossa gestão, talvez o maior, porque no Orçamento Democrático agente não trata apenas de construir obras, tratamos de mentalidades. É o empoderamento da população, estamos dando poder ao povo para que independente de eleições, o povo possa decidir os caminhos”, disse Ricardo.
O governador disse que a implantação do OD é um marco, pois as experiências são mais concentradas nos municípios. “As experiências que existem de democratização do orçamento são mais municipais, em Estados elas são raras, praticamente nós não temos”, disse.
Para facilitar o funcionamento do OD, o Estado foi dividido em 14 regiões geoadministrativas que terão como sede uma cidade-pólo. Na prática, ele funcionará da seguinte forma: a população dos municípios, reunida, em cada cidade-pólo, com o governador Ricardo Coutinho e com secretários de Estado , participará da definição uma carteira de projetos prioritários, a serem desenvolvidos pela administração estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!