Passagens interestaduais ficam 4,79% mais caras a partir desta terça-feira
Reajuste só não vale para ônibus interestaduais e internacionais semi urbanos, assim considerados aqueles que fazem linhas de curta distância, de até 75 quilômetros
Resolução publicada pela agência reguladora no Diário Oficial da União dessa sexta (27) aumenta em 4,792% os coeficientes tarifários máximos usados para calcular o preço das passagens desses ônibus. A medida entra em vigor na próxima terça-feira, dia 1º de julho.
Em outubro do ano passado, já tinha sido autorizado um reajuste de 6,981%. Com a nova elevação, os coeficientes agora variam de R$ 0,133450 a R$ 0,484690 por passageiro/quilômetro, dependendo do tipo de ônibus (se convencional, executivo ou leito; se com ou sem banheiro).
A tarifa é definida ao se multiplicar o coeficiente pela extensão da ligação em quilômetro e acrescentando-se, quando é o caso, o valor rateado de tarifas de embarque de terminais rodoviários, de tributos estaduais e de tarifas de pedágio.
No texto publicado nessa sexta (27), a ANTT justifica que autorizou o aumento das passagens diante da “necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro” das empresas permissionárias e autorizatárias desses serviços de transporte.
O reajuste só não vale para ônibus interestaduais e internacionais semiurbanos, assim considerados aqueles que fazem linhas de curta distância, de até 75 quilômetros. O aumento da tarifa, nesse caso, será objeto de ato específico, esclarece a ANTT na resolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário