CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

BRASIL

Programa Bolsa Família completa 10 anos com 13 milhões de famílias beneficiadas

 






Liberdade, autonomia e dignidade. É assim que muitas das 13 milhões de famílias brasileiras e beneficiárias do Bolsa Família se sentem após os 10 anos do programa. Criado em 2003, com o objetivo de diminuir a desigualdade social e reforçar o acesso à educação, saúde e assistência social, o projeto hoje é considerado pela ONU um exemplo de erradicação da pobreza. Durante a década de vida, o Bolsa Família mudou o perfil da pobreza no Brasil.

Casas foram reformadas e ampliadas, eletrodomésticos comprados e computadores com conexão de banda larga na internet, foram algumas das mudanças conquistadas por essas famílias. Para o secretário Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Luiz Henrique Paiva, o programa atendeu às expectativas ao longo dos 10 anos de existência, mas ainda precisa ser melhorado.

"Ele se aperfeiçoou ao longo desse tempo, ele continua chegando às famílias mais pobres. Foi criado um novo benefício, que é um benefício de superação da extrema pobreza, já em 2012. Em 2013, ele passou a alcançar todas as famílias extremamente pobres do Bolsa Família, e é um benefício que faz com que as famílias mais pobres passem a ter uma renda superior a renda da linha da extrema pobreza.", informou Luiz Henrique Paiva, secretário Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social.




Em meio às melhorias destacadas pelo secretário, há quem diga que o programa é uma forma de tirar proveito da miséria da população em troca de votos. De acordo com o cientista político, Rodrigo Giacomet, não há como negar que o Bolsa Família é um dos sucessos que levaram o ex-presidente Lula à reeleição. O bolsa Família, também, ajudou a eleger a presidenta Dilma Rousseff.


"É comprovado através de estatísticas que o governo efetivamente obtém melhores resultados eleitorais nos estados onde ele aplica com mais vigor recursos para o programa do bolsa família. É muito pouco provável que, inclusive, por causa da efetividade  desses resultados que um próximo governante, mesmo que critique o programa Bolsa Família, venha a terminar com ele.", Rodrigo Giacomet – Cientista Político

As críticas não desanimaram a mãe de duas filhas e beneficiária do programa, Elisa Ferreira, a procurar a ajuda do Bolsa Família. Segundo ela, o benefício trouxe para a família mais segurança financeira.


"Ele ajuda justamente em casa. Ele ajuda na conta de luz, na conta de água. Então é importante porque ele não é um salário, mas, ele é um dinheiro que complementa a renda. Então, ele não deixa que fique faltando pagar alguma coisa ou faltando comprar algo que é necessário pro filho, essas coisas.", Elisa Ferreira – Beneficiária do Programa.

O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar por pessoa inferior a R$ 70 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. Para mais informações sobre o Bolsa Família ligue 0800 707 2003 ou acesse o www.mds.gov.br/bolsafamilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!