CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

domingo, 15 de setembro de 2013

PARAÍBA

Trinta apenados LGBTs são beneficiados com espaços específicos dentro dos presídios da PB

 

Pelos menos trinta apenados LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) assumidos e que cumprem pena em três unidades prisionais foram beneficiados com a nova medida da Secretaria da Administração Penitenciar que criou celas específicas para esse público. De acordo com o presidente do Movimento Espírita Lilás e que integra o Conselho Estadual dos Direitos Humanos Renan Palmeiras, a conquista desses espaços representa uma vitória dos LGBTs. Ele lembrou que no início desse ano visitou cerca de dez unidades prisionais no Estado e viu “In Loco”  a situação em que vive a população carcerária LGBT. De acordo com Renan Palmeira, essas pessoas sofrem todo tipo de violência, principalmente sexual e são vitimas da homofobia pelos próprios servidores do sistema prisional do Estado.
Diante da situação, Renan  Palmeiras contou que em audiência com o secretário da Administração Penitenciária Wallber Virgolino solicitou que fosse publicada uma portaria criando espaços específicos para esse público e agora o pleito foi atendido.
O presidente do Movimento Espírita Lilás disse que agora o próximo passo será lutar por melhorias de infra-estrutura nessas celas para que esse público possa desfrutar de um local adequado e que atenda as suas necessidades. De acordo com Renan Palmeira o ideal seria que fosse destinado uma pavilhão em cada unidade prisional para esse público  “ e essa será a nossa bandeira de luta a partir de agora”, completou.

Por enquanto três presídios da Paraíba já contam com espaços específicos para apenados do grupo LGBT. As alas foram implantadas nos presídios do Roger e PB-I, em João Pessoa e no Serrotão, em Campina Grande.  A medida, que é pioneira no Brasil, foi tomada para garantir a integridade física desses presidiários, após relatos de que alguns deles eram submetidos a abusos sexuais, seguidos de agressões físicas.
O secretário de Administração Penitenciária do Estado (Seap), Wallber Virgolino, informou que há mais de um mês os presídios de segurança média do Róger e o PB1, que é de segurança máxima e também está instalado em João Pessoa, já contam com alas voltadas para apenados homossexuais. “A pessoa tem que escolher o seu parceiro e não ser forçado a se relacionar sexualmente com dezenas. Com a instalação desses espaços estamos mantendo a integridade física do apenado”, disse.
O secretário acrescentou que está estudando a instalação de novos espaços LGBT em cadeias públicas pelo interior da Paraíba. Inseridos nesses locais, os detentos também são matriculados em cursos ressocialização.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!