Paraíba inicia vacinação de emergência devido a surto de sarampo em estados no Nordeste
Iniciativa
do Estado e da Prefeitura de João Pessoa visa interromper a cadeia de
transmissão do sarampo na região Nordeste, já que está havendo um surto
da doença nos estados do Ceará e Pernambuco
Crianças devem ser vacinadas |
A iniciativa visa interromper a cadeia de transmissão do sarampo na região Nordeste, já que está havendo um surto da doença nos estados do Ceará e Pernambuco.
“O Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização – PNI, solicitou o início da campanha nestes municípios antes do Carnaval e com data de término para o dia 14 de março”, explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde do Estado, Talita Tavares.
Segundo ela, a partir desta quarta-feira (26), todas as Unidades de Saúde da Família (USF) destes municípios devem oferecer a vacina de forma indiscriminada às crianças de 6 meses a menores de 5 anos, independentemente do número de doses já tomadas da vacina em datas anteriores.
O dia D de vacinação será no sábado, dia 8 de março, e a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 48 mil crianças na Capital. Além de estar disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), durante a campanha, a vacinação poderá ser feita em qualquer um dos dez postos móveis no dia D.
A responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chiara Dantas, ressaltou que todas as crianças devem ser vacinadas, independentemente da dose anteriormente recebida. “As crianças serão vacinadas com a tríplice viral e a tetraviral, conforme cartão de vacinação”, explicou.
Para vacinar as crianças, os pais devem levá-las às Unidade de Saúde (postos de saúde) mais próximas de suas residências, entre 8h e 17h, até 14 de março.
Para facilitar a adesão e cobertura da vacina, as Unidades de Saúde destes municípios trabalharão com um dia D para a Campanha no dia 8 de março, das 8h às 17h. Nas cinco cidades espera-se vacinar 95% de 70.747 crianças nessa faixa etária.
O Estado está repassando para esses cinco municípios 70 mil doses extras da vacina tríplice viral, para intensificar a imunização contra o sarampo, além de rubéola e caxumba.
“Estamos tentando evitar a reintrodução do vírus no Estado. No ano passado, tivemos a confirmação de casos, já para esse ano nenhum caso foi confirmado. Mas, para impedir que o vírus possa atingir as crianças, é preciso tomar a vacina, uma vez que a imunização é a forma mais segura para interromper a cadeia de transmissão da doença”, esclareceu a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização do Estado, Isiane Queiroga.
Importância da Vacinação
O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode atingir crianças e adultos. A transmissão acontece diretamente de pessoa para pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Em 2013, o Ministério da Saúde registrou 200 casos da doença, sendo 190 na região Nordeste.
Contraindicações
A vacina contra o sarampo não deve ser administrada em crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; câncer ou que estejam em tratamento utilizando corticosteroides em esquemas imunodepressores.
As crianças submetidas a quimioterapia, radioterapia, entre outros, também devem ser imunizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário