CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

terça-feira, 4 de setembro de 2012

CURSOS


IFPB inscreve para 3174 vagas em Processo Seletivo de Cursos Técnicos

Na modalidade Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio, são 1.528 vagas presenciais e 400 na Educação a Distância, a novidade desse PSCT 2013

Fachada do IFPB em João Pessoa
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu inscrições para 3.174 vagas nos cursos técnicos em 2013. São 61 cursos entre técnicos integrados ao Ensino Médio e subsequentes. Para o técnico integrado, voltado a quem concluiu o 9º ano do Ensino Fundamental, estão sendo disponibilizadas 1.246 vagas presenciais. Na modalidade Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio, são 1.528 vagas presenciais e 400 na Educação a Distância, a novidade desse PSCT 2013.
A oferta de vagas na EAD será no curso técnico subseqüente de Segurança do Trabalho. São 50 vagas em cada um dos polos distribuídos nos campi Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Sousa, totalizando 400 vagas. Essas mesmas cidades também ofertam os cursos presenciais que estão ainda nos campi de Cabedelo e Princesa Isabel.
Entre os novos cursos estão Secretariado, Contabilidade e Geologia. Há ainda os cursos de Informática, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática, Controle Ambiental, Eletromecânica, Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Instrumento Musical, Agropecuária e Agroindústria. Há um total de 2.774 vagas em cursos presenciais.

Para todos os cursos, as inscrições devem ser feitas através do site do IFPB no link feito pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), organizadora da seleção: http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos. Caso o candidato não tenha acesso a internet, poderá realizar a inscrição em terminais disponibilizados em cada campus do IFPB. São necessários: CPF e cédula de identidade.

As inscrições vão até o dia 19 de outubro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 para o Técnico Integrado e R$40,00 para o Técnico Subsequente. É possível pedir isenção do valor no período de 10 a 21 de setembro, se atender aos critérios descritos no edital, como ser aluno da rede pública ou bolsista integral em escola privada, receber Bolsa Família ou outros requisitos legais.

O IFPB reserva 5% das vagas para candidatos com deficiência e metade das vagas do Ensino Médio Integrado ao Técnico é reservada para concluintes do ensino fundamental na rede pública. No Ensino Subsequente a distância, foi firmado convênio com a Secretaria de Educação do Estado e estão reservadas 70% dos das vagas para alunos vindos da rede estadual paraibana. O curso é em parceria também com a Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).

Para todos os benefícios de cota e de isenção, o prazo para solicitação é de 10 a 21 de setembro. No dia 5 de outubro, é divulgada a relação de quem teve as solicitações aceitas. Ainda é possível interpor recursos no dia 8 de outubro. A lista final é divulgada no dia 15 de outubro, restando quatro dias para inscrição.

A relação dos inscritos é divulgada no dia 7 de novembro e os candidatos têm dois dias para solicitar correção de dados. Os locais de prova serão divulgados a partir de 13 de novembro. As provas serão realizadas em 25 de novembro, a partir das 08h. Para as vagas do Ensino Médio, a prova dura quatro horas e tem questões de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História. Para o subseqüente, são três horas com questões de Matemática e Língua Portuguesa. A divulgação dos resultados deve ser feita até 14 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!