CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

POLÍTICA


Saúde, habitação, Urquiza e corrupção são temas do debate da RCTV

O debate foi mediado pelo jornalista Hermes de Luna, editor do Portal Correio. Este foi o segundo debate realizado pelo Sistema Correio de Comunicação.
Debate da RCTV
Debate da RCTV
O debate da Rede Correio de Televisão (RCTV), canal 27 da NET Digital, foi marcado por ataques entre os candidatos a prefeitura de João Pessoa. Nepotismo, exoneração do secretário de Transparência Pública da Capital, Alexandre Urquiza, Jampa Digital, corrupção, saúde e habitação foram os principais assuntos.

De acordo com sorteio realizado previamente, a candidata do PCO, Lourdes Sarmento, iniciou o debate realizando a pergunta para a candidata do PSB, Estela Bezerra. Em tom de crítica, Lourdes questionou a amizade que Alexandre Urquiza, que pediu exoneração do cargo de secretário de Transparência Pública nesta quinta-feira (27), mantinha com o governador Ricardo Coutinho, na época em que era prefeito da Capital. Estela respondeu que quem deveria responder sobre este assunto era o atual prefeito da Capital, Luciano Agra, e o "comparsa de sua equipe".

Logo após, o candidato Antônio Radical (PSTU) disse que, quando candidato, o governador prometeu criar o 13º do Bolsa Família e, segundo ele, nunca havia cumprido. O que ela iria fazer para cumprir a promessa de campanha que doará casas equipadas com geladeira e fogão. Estela respondeu que contará com a ajuda do Governo Federal e afirmou que "quando diz algo é porque pode cumprir".

Depois, foi a vez do candidato do PSDB, Cícero Lucena, fazer sua pergunta para o candidato do PT, Luciano Cartaxo. Cícero questionou a aliança entre o petista e o atual prefeito e, mais uma vez, a polêmica exoneração de Urquiza foi destaque no debate, além do projeto Jampa Digital. Cartaxo responde que quem deve responder sobre essas denúncias era o prefeito Agra, e não ele, e prometeu transparência caso seja eleito.

O candidato do PMDB, José Maranhão, pergunta ao candidato do PSOL, Renan Palmeira, quais suas propostas em relação a juventude na gestão pública. Renan disse que a cidade precisa diminuir os índices de violência envolvendo a juventude. Na tréplica, Maranhão fala sobre o crescimento do uso de drogas na Capital.

Um dos confrontos marcantes do 1º bloco ocorreu entre os prefeitáveis Estela Bezerra e Cícero Lucena. A socialista questionou o tucano sobre uma notificação da Justiça Federal ocorrida em agosto deste ano relacionada a obras inacabadas em João Pessoa à época administrada por Cícero. O tucano negou a notificação afirmando que foi absolvido de todas as acusações de improbidade administrativa. “Já provei minha inocência”, desabafou o candidato.

2º BLOCO

No segundo bloco do debate da RCTV, a troca de provocações foi deixada de lado e os candidatos apresentaram projetos para o desenvolvimento de João Pessoa. Propostas de cunho social, para saúde e mobilidade urbana foram os temas principais do bloco.

Cícero Lucena começou o segundo bloco questionando Estela Bezerra sobre o fechamento da Maternidade Santa Maria, no bairro de Mangabeira, feito, segundo o candidato, pelos aliados da socialista. Estela comentou sobre investimentos na área da saúde e afirmou que, caso eleita, reabrirá o complexo direcionado a saúde feminina.

Logo após, o candidato Renan Palmeira alfinetou o petista Luciano Cartaxo sobre seus aliados e a ligação com o mensalão. Palmeira defendeu uma auditoria nas contas da Prefeitura de João Pessoa. Em seu comentário, Cartaxo afirmou que é ficha limpa, confirmou aliança com estrelas do partido em âmbito nacional e disse: “Quem tiver ligação com a corrupção vai pagar. Eu sou ficha limpa”, desabafou o candidato.

Respondendo a pergunta do peemedista José Maranhão, o tucano Cícero Lucena comentou sobre propostas envolvendo a mobilidade urbana e os investimentos feitos à época da sua administração. Visando uma satisfação do funcionalismo público da Capital, a candidata do PCO, Lourdes Sarmento, questionou José Maranhão sobre os salários dos servidores públicos. Maranhão garantiu o pagamento do Piso Nacaional Salarial aos professores da rede municipal.

3º BLOCO

No terceiro bloco, o ataque entre os candidatos também foi marcante. Nas considerações finais, a candidata Estela Bezerra agradeceu ao Sistema Correio de Comunicação por ter adiado o debate por causa da morte do seu pai e pediu a população que fique atento as propostas dos candidatos. Estela também destacou que considera a política um "lugar de ética, transparência e verdade" e pediu o voto para uma filha da Capital.
O candidato Luciano Cartaxo também agradeceu a oportunidade da RCTV e ao mediador do debate, jornalista Hermes de Luna. Disse que estava muito feliz porque a campanha não parava de crescer por uma razão muito simples: "ao contrário de outros candidatos, estamos apresentando propostas". Cartaxo também destacou a parceria com a presidente Dilma Rousseff em busca de recursos para João Pessoa.

O candidato Antônio Radical agradeceu ao Sistema Correio e a RCTV e disse que os pessoenses precisam viver em uma cidade melhor, que trabalhadores precisam viver em paz. "Elegendo um trabalhador para a prefeitura, a prefeitura dará mais valor ao trabalhador".

A candidata Lourdes Sarmento também aproveitou a oportunidade para agradecer a população e a RCTV e pediu a ajuda das mulheres, dos jovens e dos negros para promover um governo que beneficia a cidade e o campo. "A prefeitura tem que ficar a serviço da população e não dá mais para acreditar nos que já passaram".

O candidato José Maranhão agradeceu a Deus, que o permitiu chegar onde está com mãos limpas, e aos organizadores porque serviu para mostrar quem é quem. "Aprendi muito na vida pública e devo grande parte a João Pessoa pela oportunidade".

O candidato Renan Palmeira se apresentou como 'o novo' e disse que "a população não aguenta mais opções antigas e administrações recentes que fazem o mesmo". Destacou também que precisa fazer um governo sem corrupção, truculência e repressão ao funcionalismo público.

O candidato Cícero Lucena afirmou que não está fazendo promessas e, sim, compromissos. O tucano ainda disse que precisa fazer uma administração que tenha alma, que se preocupe com a qualidade de vida da população.

REGRAS

O debate foi mediado pelo jornalista Hermes de Luna, editor do Portal Correio. Este foi o segundo debate realizado pelo Sistema Correio de Comunicação. O primeiro foi o debate pioneiro do Portal Correio, realizado no dia 14 deste mês, com a presença dos sete candidatos a prefeito da Capital.

No debate da RCTV, o candidato teve 30 segundos para formular sua pergunta com tema livre. Já o candidato sabatinado disponibilizou de um minuto para resposta. Depois, os postulantes tiveram direito à réplica (30 segundos) e tréplica (45 segundos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!