CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

CHUVAS NO SERTÃO PARAIBANO

Cidade seca da PB registra a maior média de chuvas dos últimos 21 anos em um dia

Taperoá 138,5 milímetros em menos de 24 horas; vários municípios do Sertão e do Cariri registraram chuvas entre quarta e quinta-feira e Aesa faz levatmaneto para checar recargas em açudes
Principal avenida de Taperoá alagou
Principal avenida de Taperoá alagou
A cidade de Taperoá, a 216 km de João Pessoa, no Cariri da Paraíba, registrou a maior quantidade de chuva já vista no município nos últimos 21 anos. A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) informou nesta quinta-feira (5) que choveu 138,5 milímetros entre quarta (4) e quinta (5), quando a média histórica da cidade é de 83 milímetros.


A meteorologista da Aesa disse que somente nos cinco primeiros dias de fevereiro foram registrados 152,5 milímetros. “A chuva este ano chegou mais cedo e com mais força em Taperoá. Ainda estamos no começo da estação chuvosa no Cariri e, para alegria da população, as precipitações não devem parar por aí”, pontuou.

A Aesa explica o que está provocando chuvas na região. “A combinação entre a alta concentração de umidade presente no ar e o calor deverá favorecer a ocorrência de novas chuvas isoladas, principalmente no período da noite, no Cariri, Curimataú, Alto Sertão e Sertão. Nas demais regiões poderão ocorrer chuvas esparsas”, informou a meteorologista Marle Bandeira.

Segundo o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, entre a tarde de quarta-feira (4) e a manhã desta quinta-feira (5) também foram registradas fortes chuvas em São José dos Cordeiros (156.1mm) e Sousa (108mm).

“Ainda estamos avaliando qual foi a quantidade de chuva que chegou aos açudes. A medição não é imediata porque há o chamado Período de Retardo. No caso do açude Boqueirão, por exemplo, acreditamos que a água que corre pela calha do rio chegue no reservatório por volta das nove horas da noite desta quinta-feira. Na sexta-feira, teremos números mais precisos para informar a população”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!