CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sexta-feira, 11 de abril de 2014

CHUVAS NA PARAÍBA

Chove mais de 600 mm em cidades do Sertão da Paraíba e três açudes saem da situação crítica

"Chuvas se caracterizaram por ocorrerem de forma isolada principalmente entre os períodos da tarde e noite, quando aconteceram pancadas de intensidade moderada a forte", diz Aesa

Açude Tubarão, em Patos, um dos que recebeu água
Açude Tubarão, em Patos, um dos que recebeu água
Duas cidades do Sertão paraibano já acumularam mais de 600 milímetros de chuva em 2014. Cajazeiras (632.4mm) e Patos (618.5mm), a mais de 300 km de João Pessoa, lideram o ranking elaborado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Com as precipitações, os maiores açudes desses municípios saíram da situação crítica (menos de 5% da capacidade) e voltaram a abastecer a população.

Em Cajazeiras, o reservatório Engenheiro Ávidos comporta 255 milhões de metros cúbicos e está com 11,6% da capacidade. Em Patos, a barragem Farinha pode acumular mais de 25 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 22,9% da capacidade. Outros mananciais da cidade, como o Tubarão também recebeu grande quantidade de água. Ainda foram registradas chuvas significativas na cidade de Teixeira, onde o açude Bastiana está com 259 mil metros cúbicos, ou seja, 20,4% do reservatório.

“As chuvas se caracterizaram por ocorrerem de forma isolada principalmente entre os períodos da tarde e noite, quando aconteceram pancadas de intensidade moderada a forte. Como é normal para esta época do ano, os Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis e a Zona de Convergência Intertropical foram os principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas ocorridas no período”, explicou o gerente do setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.

Previsão
O prognóstico climático para as próximas 24 horas (a partir das 9h desta sexta-feira) é de chuvas isoladas. “Poderão ocorrer precipitações de intensidade moderada a forte em pontos isolados no setor centro/oeste da Paraíba: Cariri, Sertão, e Alto Sertão”, informou a meteorologista Marle Bandeira. Outras informações sobre tempo e clima da Paraíba podem ser acessadas na página da Aesa na internet.

Litoral
Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.
Max.: 30°C
Min.: 25°C
Brejo
Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas a qualquer hora.
Max.: 29°C
Min.: 20°C
Agreste
Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas a qualquer hora.
Max.: 30°C
Min.:21°C
Cariri/Curimataú
Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas localizadas no fim do dia.
Max.: 33°C
Min.: 21°C
Sertão
Nebulosidade variável. Deverão ocorrer pancadas de chuva entre a tarde e noite.
Max.: 36°C
Min.: 23°C
Alto Sertão
Nebulosidade variável. Deverão ocorrer pancadas de chuva entre a tarde e noite.
Max.: 35°C
Min.: 22°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!