Em seis dias, Trauma de JP fez 25% mais atendimentos do que em 5 dias de Carnaval
Na Capital, número de atendimentos chegou a 800, contra 600 realizados em fevereiro; casos de quedas ficam com a maior parte das ocorrências
Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa |
No feriado de 2013, quando foram contabilizados só os números da quinta-feira (28) a segunda-feira (1º), foram realizados cerca de 500 atendimentos no período Pascal.
De acordo com o balanço, foram atendidas 135 vítimas de acidente de moto, 30 de agressão física, 15 de acidente de automóvel, 13 de arma de fogo, 21 de atropelamento, nove de arma branca, 20 de queimaduras, 20 de trauma e dez de acidente de bicicleta. Os demais atendimentos foram de casos clínicos.
Durante o feriado prolongado, o Hospital de Trauma disponibilizou reforço de toda a equipe assistencial, com médicos, equipe de enfermagem e suporte, incluindo UTIs móveis. “Fizemos um esforço para prestar o melhor e mais eficiente atendimento à população, por isso elevamos o número de profissionais para trabalhar nesse feriadão”, disse o diretor técnico da unidade, Edvan Benevides.
Campina Grande
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes realizou mais de 1.100 atendimentos durante o feriado da Páscoa. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora da quinta-feira (17) até as primeiras horas dessa segunda (21).
Os casos envolvendo motocicletas lideraram as entradas nos plantões durante o período. No total, 201 pacientes foram atendidos devido a acidentes com moto. Em relação aos feridos em acidente de automóvel, o hospital teve 16 pacientes. Também foram registrados atendimentos a vítimas de agressão física (12), arma de fogo (12) e arma branca (13). Os demais atendimentos foram de casos clínicos. Nesses dias foram realizadas 78 cirurgias.
Já no mesmo período do ano passado, deram entrada 1.082 pessoas no feriado de Páscoa, entre urgências (casos clínicos: dor de cabeça, febre, hipertensão, etc.) e emergências. Desse total, 145 foram vítimas de acidente de moto, 27 de acidentes de carro, nove de tiro, 14 de facada e 12 por espancamento. Foram realizadas oito cirurgias.
Para garantir a eficiência no atendimento e a assistência a todos, a unidade de saúde conta com 262 médicos, sendo 37 de plantão 24 horas em todas as especialidades de urgência. O hospital dispõe de internação clínica e cirúrgica em seis blocos de enfermaria, com 308 leitos.
O Trauma-CG é referência em traumatologia para 203 municípios da Paraíba, além de algumas cidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco. A unidade chega a atender 300 pacientes, diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário