CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

JOÃO PESSOA PB

Inventário identifica mais de 730 árvores plantadas no Parque Solon de Lucena em João Pessoa

Trabalho foi elaborado dentro dos projetos de urbanização e paisagismo do local que fica no coração da Capital


Inventário vai ajudar na reorganização da Lagoa












A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) elaborou o Inventário Arbóreo do Parque Solon de Lucena, a Lagoa. Segundo o inventário, a região da Lagoa possui 738 árvores e palmeiras cadastradas. O trabalho foi elaborado pelos técnicos da Diretoria de Estudos e Pesquisas Ambientais (Diep) e da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar), ambos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

As informações deverão subsidiar o projeto paisagístico de revitalização da Lagoa, coordenado pela Secretaria de Planejamento (Seplan).

O Parque Solon de Lucena tem 738 indivíduos, sendo 527 árvores e 211 palmeiras. Foram catalogadas 47 espécies, sendo 39 de árvores e oito de palmeiras. Em relação às árvores, as três espécies com maior incidência são os Ipês (Handroanthus SP.), com 144 indivíduos, seguidos de Cássia ferruginha (Senna siamea), com 63. e Oitis (Licania tomentosa), com 52 indivíduos. Já em relação às palmeiras, a maior incidência é de Palmeira Imperial (Roystonea oleracea), com 116 indivíduos, seguida de 44 Palmeiras Macaíba (Acromia intumescens), 22 indivíduos palmeira sp. (não identificadas) e outras em quantidades menos significativas.

Inventário Arbóreo foi realizado por profissinais de diversas áreas





Foi feito um levantamento dendométrico preliminar, com cálculo da circunferência do tronco à altura do peito (CAP), diâmetro do tronco à altura do peito (DAP) e ainda a medição do diâmetro da maior projeção da copa e altura estimada de porte das plantas. Ainda será feito uma investigação das condições fitossanitárias das árvores, que indicarão se estão infectadas por fungos, cupins, entre outros problemas. Os dados deverão determinar a intervenção mais adequada no Parque Solon de Lucena, considerando o patrimônio ambiental da área.

Do total de 738 indivíduos, quatro espécies (Ipês, Palmeira Imperial, Cássia Ferruginha e Oiti) representam praticamente a metade do total de plantas catalogadas, somando 367, indicando a necessidade de investimento na diversidade, ou seja, os técnicos observaram que é preciso plantar novas espécies de árvores na área do Parque. Das 47 espécies catalogadas, 27 são exóticas e 20 nativas.

 PMJP cadastrou 738 árvores na região da Lagoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!