CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

PARAÍBA

Treze motoristas são multados por dia por excesso de velocidade nas rodovias federais da PB

Exceder o limite de velocidade é infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e gera multa de até R$ 574
Velocidade pode ser responsável por acidentes mais graves
Velocidade pode ser responsável por acidentes mais graves
Trafegar acima da velocidade permitida fez com que 4.773 pessoas fossem multadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, este ano (até o último dia 27). São mais de 92 multas semanais, 13 por dia. Exceder o limite de velocidade é infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e gera multa de até R$ 574,62. Quanto mais veloz o carro estiver, mais tempo precisará para frear e mais grave será o acidente em caso de colisão. Um carro a 100 km/h, por exemplo, leva de 50 a 60 metros para conseguir parar depois do freio acionado. Quem for pegar a estrada neste feriadão, deve pensar nisso.

Apesar dos números bastante altos, em 2013 esse dado era mais elevado. Em todo o ano foram 6.008 multas, uma média diária de 16 multas, mais de 115 por semana. O excesso de velocidade pode ser o responsável por acidentes mais graves, com vítimas. “Existe limite de velocidade para adequar os veículos às características de traçado e aderência das vias, considerando, principalmente, os parâmetros de segurança dos veículos. Tudo para salvaguardar e preservar as vidas dos usuários das vias”, garantiu o Eder Rommel, do Núcleo de Comunicação da PRF.


Mais velocidade, mais danos


De acordo com Rommel, quanto mais pesado e mais rápido o veículo estiver, mais tempo demorará para conseguir parar. “Quanto mais rápido o veículo estiver, mais difícil será pará-lo. O espaço de frenagem, isto é, o intervalo em metros que o veículo precisa para parar completamente, será diretamente proporcional à velocidade em que ele se encontra no momento do início da frenagem”, garantiu.
Ele disse também que quanto maior a velocidade em que o veículo estiver, maiores serão os danos aos seus ocupantes. “Isto se deve, principalmente por conta do princípio físico da inércia. Quando o veículo entra em choque com outro ou com um objeto físico, os corpos dos ocupantes continuam com a mesma velocidade detectada antes do impacto. Assim, a projeção destes contra as partes do veículo será muito mais severa, provocando assim um alto risco de ferimentos graves e/ou morte”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!