Caaporã recebe pesquisadores de arqueologia contratados pela Votorantim Cimentos
Caaporã já conta com a presença da equipe da Mendes Arqueologia que irá conduzir as pesquisas arqueológicas na região. A consultoria foi contratada pela Votorantim Cimentos como parte dos trabalhos do projeto da futura instalação da fábrica de cimento da empresa, localizada no município.
O objetivo do estudo arqueológico na área do futuro empreendimento é atender a legislação brasileira, as diretrizes do órgão regulamentador do Patrimônio Nacional – IPHAN – além de promover à população a reafirmação da sua identidade cultural e a preservação do patrimônio local. Essas ações de proteção aos bens culturais é o que chamamos de “Responsabilidade Socioambiental”
Durante o mês de junho, a equipe de Mendes Archeologia, com a missão “Vamos conhecer o Passado?”, percorrerá Caaporã e região buscando conhecer os costumes, as crenças e a história dos moradores e seus antepassados. Como também, dividindo conhecimento com os moradores sobre Arqueologia. A interação entre as partes, produzirá grande parceria em prol da manutenção da cultura local. Esse trabalho é intitulado de “Educação Patrimonial. ”
A Educação Patrimonial visitará escolas, públicas e privadas, para conversar com alunos e professores sobre o patrimônio cultural (material e imaterial) e a sua importância para a sociedade. Como parte dos estudos, os pesquisadores visitarão, também, feiras, referências culturais, e alguns moradores contribuíram com a história de Caaporã.
De acordo com dados oficiais, no ano de 2013 no Brasil já existiam quase 20 mil sítios arqueológicos cadastrados e o estado da Paraíba contribui ricamente para essa estatística. Com os estudos arqueológicos e às leis brasileiras, a tendência é que cada vez mais sítios arqueológicos sejam descobertos em todo o território Nacional, por isso a relevância do envolvimento social na proteção desses bens culturais.
FONTE: PORTAL DO LITORAL PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário