CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sábado, 8 de agosto de 2015

SAÚDE


Hemocentro lança aplicativo para doações e faz campanha no mês dos pais

Para começar a utilizar o aplicativo, basta baixá-lo e realizar o cadastro, e já terá a acesso a todas as informações referente ao seu tipo sanguíneo e o estoque atual de sangue do Hemocentro, além das campanhas em andamento


O Hemocentro da Paraíba deu início, nessa sexta-feira (7), à campanha do dias dos pais. Com o slogan 'Pai doador, obrigado por compartilhar vidas', a campanha se estende por todo o mês de agosto e busca enfatizar a importância da doação de sangue, agradecendo a participação dos pais e lembrando o quanto é gratificante ser um doador fidelizado.

Além disso, foi oficializada a adesão do Hemocentro da Paraíba ao aplicativo Hemoliga, que tem como objetivo a interação entre doadores e hemocentros, e o aumento no número e frequência de doações. O aplicativo está disponível nas versões Android, IOS e Web. Com ele é possível acompanhar o estoque atual do Hemocentro, saber qual o tipo sanguíneo está com baixo estoque, além de solicitar campanha para doação e visualizar as campanhas em curso. O Hemocentro da Paraíba é agora o terceiro do Nordeste a aderir ao aplicativo.

Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa
Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa
Para começar a utilizar o aplicativo, basta baixá-lo e realizar o cadastro, e já terá a acesso a todas as informações referente ao seu tipo sanguíneo e o estoque atual de sangue do Hemocentro, além das campanhas em andamento.

Mais informações sobre o aplicativo no site http://hemoliga.com.br/ ou pela fanpage oficial do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/projetohemoliga.




Doação

Uma única doação, que equivale a 450 ml de sangue, pode ajudar a salvar pelo menos três vidas. O interessado deve se dirigir ao Hemocentro da Paraíba, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e nos sábados, das 8h às 17h, munido de documento com foto.

Antes de saber se está apto para a doação, o interessado recebe orientações ainda na recepção e é encaminhado para a pré-triagem, em que as enfermeiras do Hemocentro realizam a pesagem e teste de hemoglobina. Em seguida, passa pelo processo de triagem, durante entrevista com médico, para então saber se está em condições de fazer a doação.

Comprovada a aptidão, o doador faz um lanche e só então realiza o gesto que pode salvar vidas e que demora apenas de 10 a 15 minutos.

Um homem saudável e em condições pode doar sangue seis vezes ao ano. Já no caso das mulheres, o intervalo entre as doações tem que ser pelo menos de três meses.

Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal).

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

- Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!