CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

domingo, 7 de abril de 2013

ESCRAVIDÃO


Operários trabalhavam como escravos em obra de hotel de luxo no RJ





Seis operários que trabalhavam em condições análogas à da escravidão foram resgatados após uma operação do Ministério Público do Trabalho e Emprego (MPT-RJ) no hotel de luxo Santa Tereza, no centro do Rio de Janeiro. A operação ocorreu no início de março passado e levou à responsabilização do hotel e da empreiteira ligada à obra.
Os trabalhadores, oriundos da Bahia, estavam restaurando um salão de festas em um prédio anexo do hotel em uma “situação degradante de trabalho”, segundo o MPT. Eles tiveram sua situação trabalhista regularizada e receberam os salários devidos, a verba rescisória e o dinheiro necessário para retornar ao Estado natal.
O MTE embargou a obra e lavrou atos de infração contra a empresa ALCAP Empreiteira, responsável pela execução da obra e que também assumiu as responsabilidades trabalhistas dos seis operários.
MPT identificou "condições degradantes de trabalho" em obra de hotel de luxo do Rio de Janeiro Foto: MPT-RJ / Divulgação
MPT identificou \"condições degradantes de trabalho\" em obra de hotel de luxo do Rio de Janeiro
Foto: MPT-RJ / Divulgação
O hotel, por sua vez, assinou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com a empreiteira perante o MPT, pelo qual se comprometeu a restabelecer o direito pleno de todos os seus empregados. O descumprimento do termo implicará uma multa diária mínima de R$ 10 mil. O hotel também se comprometeu a destinar uma verba mensal de R$ 30 mil até outubro para a produção de campanhas publicitárias sobre leis trabalhistas.
Terra buscou a assessoria de imprensa do hotel para pedir sua posição oficial sobre o ocorrido, mas os funcionários afirmaram não ter informação do caso e pediram que um novo contato fosse estabelecido na segunda-feira.
Terra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!