CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sexta-feira, 22 de março de 2013

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA


Bancadas do NE podem obstruir pauta no Congresso para cobrar socorro de Dilma à estiagem

O açude de Boqueirão, responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 17 municípios paraibanos, está com metade do seu volume de água

Sessão na Fiep

Sessão na FiepA bancada do Nordeste no Congresso Nacional pode obstruir a votação de matérias de interesse do governo Dilma Rousseff, caso a presidente da República, ao retornar da Europa, não anuncie medidas efetivas de ajuda aos estados e municípios que sofrem com a estiagem. Na Câmara Federal, a proposta será encabeçada pelo deputado federal Ruy Carneiro (PSDB). No Senado Federal, Cássio Cunha Lima (PSDB) se comprometeu a liderar esse movimento.

O açude de Boqueirão, responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 17 municípios paraibanos, está com metade do seu volume de água. Segundo o deputado estadual Francisco de Assis Quintans (DEM), presidente da Frente Parlamentar da Seca da Assembleia Legislativa da Paraíba, as perspectivas para os próximos três anos é de que o manancial fique abaixo de 20% da média história.

O senador Cássio Cunha Lima criticou o Governo Federal pela falta de ações. “A falta de investimentos leva a calamidade. Faltam projetos executivos para o Nordeste, para a transposição. Não tem recursos para socorrer o povo sertanejo e nosso rebanho, que está sendo dizimado, mas tem para atender as vítimas de enchentes do Sul e Sudeste. O pior é que quando faço cobranças no Senado, o governo responde que tem o Bolsa Família. Daí pergunto aos estudantes: vocês estão estudando para receber o Bolsa Família?”, ironizou.

Cássio e Ruy participaram de uma sessão especial que a Assembleia Legislativa da Paraíba realizou na sede da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), no Dia Mundial da Água. "Eu defendo um movimento da bancada do Nordeste no sentido de obstruir as votações na Câmara e no Senado”, antecipou.

Ruy adiantou que o protesto deve ser seguido no Senado Federal. “Cássio se propôs a liderar esse tema no Senado e eu vou conversar com os líderes dos partidos na Câmara. Se o Governo Federal não apresentar um plano concreto de auxílio aos municípios afetados com a estiagem, vamos obstruir as votações no Congresso”, alertou.

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) informou que, dos 121 reservatórios de águas monitorados em toda a Paraíba, oito estão sangrando e três estão em situação crítica (com volume menor que 5% da sua capacidade).

Ainda segundo a Aesa, mais um reservatório entrou em observação por apresentar volume menor que 20% da capacidade, o Novo II, no município de Tavares. Ao todo são 11 nesta situação. Os outros 98 reservatórios estão com capacidade armazenada superior a 20% do volume total.
Sessão na Fiep Créditos: Ascom/ALPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!