Paraíba tem mais de 450 mil fumantes e 354 mortes em decorrência do cigarro
Número
de mortes por câncer de pulmão vem crescendo segundo estimativa feita
com base em dados do 'Pacto pela Saúde' nos últimos três anos e o
consumo de cigarro é responsável pela maioria das casos
Mais de 11% da população é fumante na PB |
De acordo com os dados do MS, baseados no Pacto pela Saúde, o número de mortes por câncer de pulmão provocado na maioria das vezes pelo cigarro vem crescendo nos últimos três anos. Em 2012 foram registradas 333 mortes e em 2011 foram 273. Do total de mortes do ano passado, 158 foram registradas em João Pessoa. Já em 2012, a capital registrou 119, e em 2011, 112 das mortes.
Para quem quer deixar o vício do cigarro e viver com mais saúde, o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo está funcionando oferecendo serviços de apoio em pelo menos 196 municípios da Paraíba. Esse apoio é encontrado nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), entre outros centros de saúde.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em menos de um mês de acompanhamento, pacientes abandonam o cigarro. Para conscientizar a população para a prevenção e o tratamento, o Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, promove neste sábado (14), das 7h30 às 11h, no Busto de Tamandaré, na Orla de João Pessoa, diversas atividades.
Trata-se do 'Dia Estadual de Combate ao Tabagismo' que acontece neste domingo (15). Serão oferecidos testes de espirometria (mede a função pulmonar); fagerstrom (avalia o grau de dependência à nicotina) e monoximetria (avalia a concentração de monóxido de carbono); exposição de peças anatômicas (pulmão); atividades físicas, escultura na areia, panfletagem, etc.
As novidades da programação deste ano são a exposição dos pulmões (saudável e de fumante), com orientações de estudantes universitários, para mostrar como o cigarro provoca malefícios, e a escultura na areia, referente ao tema tabagismo, feita por Alcelino (Shampoo/tatuador).
Ainda será divulgada a Lei Nacional Antifumo, que proíbe fumar em ambientes fechados, de uso coletivo, ou parcialmente fechados. E, como não existem níveis seguros de exposição à fumaça do cigarro, são proibidos até fumódromos.
Como forma de promover práticas para uma vida saudável, será realizado um aulão de alongamento e aeróbica, com educadores físicos, do programa municipal “João Pessoa Vida Saudável!” e um circuito onde serão realizadas várias atividades físicas na areia, orientadas por profissionais.
As atividades serão realizadas por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa; Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa); Associação Médica da Paraíba (AMPB); Conselho Regional de Medicina (CRM); Sociedade Paraibana de Pneumologia; Sociedade Brasileira de Cardiologia/Região Paraíba; Liga Acadêmica de Pneumologia(LAP-PB); Facene/Famene e os planos de saúde: Unimed, Afrafep, Cassi e Geap.
Nenhum comentário:
Postar um comentário