CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

terça-feira, 21 de maio de 2013

PARAÍBA


Após investimento de R$ 1,3 mi e 2 anos de obras, Vale dos Dinossauros reaberto em Sousa






Fechado para reformas desde o início de 2011, o Vale dos Dinossauros de Sousa, no Sertão do estado, será reaberto para visitas a partir deste sábado (25). A estrutura, que possui mais de 700 km², recebeu novas passarelas de acesso e teve o museu reestruturado dentro dos padrões científicos.
De acordo com Thiago Silva, biólogo e coordenador de estudos ambientais das unidades de conservação, as obras realizadas no Monumento Natural Vale dos Dinossauros, correspondem a um investimento que deve atrair para cidade mudanças econômicas, ambientais e culturais, vez que abrirá as portas do município para turistas e movimentará a população em torno da preservação do Vale.
As obras, que duraram aproximadamente 2 anos e receberam o investimento de R$1,3 milhões , reestruturaram os equipamentos do museu e as passarelas de acesso aos icnofósseis, que estavam deteriorados pelo tempo e pela pouca manutenção estrutural concedida ao longo dos mais de 20 anos de existência.
Ainda de acordo com o biólogo, além das obras estruturantes que normatizaram o parque dentro dos padrões de acessibilidade, reformaram banheiros e trouxeram melhorias ao museu, todo material informativo foi retificado havendo a preocupação de reformular textos e painéis seguindo os padrões científicos, alinhados com a pesquisa de paleontologia.
Cidadania – Outra preocupação e deficiência sanada com a reestruturação do vale foi a criação de um auditório no qual serão ministrados os cursos para a população do entorno do Monumento.
“O Vale passou pela reestruturação de todo o equipamento de suporte, mas também pensamos na capacitação de gestores e da população local. Além da revitalização física existe a social, que deve ficar para a segunda etapa. Queremos proporcionar a população uma série de cursos, para que possam interagir, seja com artesanato, com a formação de guias, queremos a geração de uma renda associada ao Vale”, explicou Silva.
Silva disse ainda que a diretoria do vale também está preocupada com a criação de um Conselho Gestor, ou seja, uma equipe da população local organizada que deverá se reunir periodicamente para avaliar as medidas de organização e empreendimentos para região.  
Campanhas de preservação da Caatinga e a abordagem da conservação da natureza serão reforçados pelos guias do Vale. Que também deverão ser formados por cursos ministrados no local.
Serviços – O Vale será aberto à visitação a partir do dia 25, contudo o cadastro de guias e o horário de funcionamento só deverão ser fixados depois de ser constatado o fluxo médio de visitas diárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!