CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

MUNDO

Simulação da NASA mostra rios e lagos de Marte há 4 bilhões de anos

 
Um novo vídeo produzido pela NASA tenta ilustrar como Marte evoluiu, de um planeta possivelmente habitável para o deserto sem vida que é hoje. Segundo a agência, há 4 bilhões de anos, Marte possuía uma atmosfera espessa o bastante para torná-lo quente e permitir a existência de água líquida, um ingrediente essencial para a existência de vida.

Marcas na superfície do planeta sugerem a presença de lagos e veios d’água, como rios. “Algumas crateras possuem sinais de erosão provocada pela água há mais de 3,7 bilhões de anos”, afirma Joseph Grebowsky, cientista do Goddard Space Flight Center, da NASA.

Hoje, a baixa pressão atmosférica impede a existência de água líquida na superfície do planeta. Ela existe na forma de gelo ou vapor. Por isso, o vídeo começa sobrevoando um lago marciano.
Não se sabe se esse clima adequado durou o bastante para a vida se desenvolver em Marte. Os primeiros registros de vida na Terra remetem há 3,8 bilhões de anos. A essa altura, o clima de Marte já havia mudado. Para existir, a vida no planeta teria de ter-se desenvolvido em velocidade superior ao que aconteceu na Terra.

Há uma série de teorias que tentam explicar como Marte perdeu sua atmosfera. A queda maciça de meteoros pode ter causado a perda de parte da atmosfera do planeta. Outra teoria sustenta que Marte sofreu danos em seu campo magnético, o que tornou a atmosfera vulnerável à erosão solar.

FONTE: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!