CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PARAÍBA

Paraíba vai regulamentar transporte público complementar intermunicipal

Projeto de lei quer regulamentar o transporte para atuar nas áreas onde os ônibus regulares não circulam ou a frota é deficiente.
Alternativos pasarão a ser complementares
Alternativos pasarão a ser complementares
Já está sendo elaborado um projeto de lei que pretende regulamentar o transporte complementar intermunicipal no Estado. Na terça-feira (19), o governador Ricardo Coutinho se reuniu, na Granja Santana, com representantes do sindicato e da cooperativa dos transportes públicos alternativos da Paraíba e da Federação Nacional do Transporte Alternativo para debater sobre o assunto.
O diretor-superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, também participou do encontro e o avaliou como "proveitoso". Segundo ele, os líderes que fazem transportes alternativos apresentaram propostas para elaboração da lei. Nesta sexta-feira (22), o governador irá receber os empresários de transporte coletivo da Paraíba também para tratar do assunto.
Carlos Pereira explicou que o objetivo do projeto é regulamentar o transporte alternativo para atuar nas áreas onde os ônibus regulares não circulam ou a frota é deficiente. “Esse transporte deverá atuar onde não tem a linha regular de ônibus intermunicipal ou onde não está atendendo bem a população do local”, disse.
Os transportes que devem ser regularizados, caso o projeto seja aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa da Paraíba, fazem parte de uma lista feita cooperativa dos transportes públicos alternativos. Segundo Carlos Pereira, o projeto visa regulamentar vans e micro-ônibus que deem todas as condições de segurança aos passageiros. Carros e camionetas não serão autorizados.
“A regularização será para vans e micro- ônibus que comporte no mínimo 15 passageiros e no máximo 23. Hoje existe uma quantidade imensa desses transportes, mas muitos sem condições de trafegar. A própria cooperativa já fez um cadastro com cerca de 2.500 transportes que estão dentro do padrão necessário e que apresentam os requisitos de segurança”, destacou o direitor-superintendente do DER.
O presidente da Cootranspat-PB, Carlos Lima, afirmou que foi passada ao Governo todas as informações sobre transporte alternativo que existe atualmente no Estado, assim como as necessidades do trabalhadores de transporte alternativo.
O presidente da Federação Nacional de Transporte Alternativo, Expedito Bandeira, está confiante de que a lei seja aprovada na ALPB. Para ele, a regulamentação trará melhorias, como o transporte com veículos mais novos.
Além de receber os empresários de transporte coletivo, o governador também irá se reunir com taxistas para dialogar sobre o projeto. A data para reunião não foi divulgada. Segundo Carlos Pereira, depois de conversar com todas as categorias de transportes da Paraíba, “Ricardo Coutinho irá fazer uma grande reunião no Palácio da Redenção com esses grupos, o Ministério Público, os deputados e o DER para em seguida enviar o projeto a Assembleia Legislativa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!