CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

domingo, 10 de fevereiro de 2013

A PARAÍBA RESPIRA POLÍTICA O TEMPO INTEIRO!

Legendas já se articulam para eleições 2014 na PB

A um ano e oito meses das eleições, mapa de intenções aponta seis pré-candidatos a governador

Eleições 2014
Eleições 2014Faltando um ano e oito meses para a eleição de 2014, o mapa das intenções dos partidos aponta que a disputa pelo Palácio da Redenção será acirrada. Os principais partidos do cenário político paraibano já avisaram que entrarão na briga pela administração estadual. A preço de hoje, haveria pelo menos seis pré-candidaturas ao Governo do Estado.

A pré-candidatura à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB) é tida como natural. Outra seria encabeça pelo PMDB, tendo o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo como cabeça de chapa. Outra representaria o bloco formado pelo PT, PP e PSC ainda sem candidato oficial.  Fala-se no nome do deputado federal licenciado e atual ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

A oposição quer lançar pelo menos duas candidaturas para forçar um segundo turno. Por outro lado, o PSB trabalha para vencer o pleito já no primeiro turno. As armas dessa disputa são as mesmas: a busca incessante por aliados. Sairá na frente quem conseguir o maior número de correligionários e pelo visto quem deixar para buscá-los na última hora sairá em desvantagem.

O PCO também pretende entrar na briga, o PSTU quer dividir a chapa com o PSOL, que também tem o mesmo desejo. Se depender da vontade do presidente estadual do PSDB, deputado Ruy Carneiro, o senador Cássio Cunha Lima seria o candidato do ninho tucano. Lembrando que Cássio já repetiu reiteradas vezes que não é candidato e que, a preço de hoje, manterá a aliança com o socialista Ricardo.

PSB já conversa com 16 partidos

Em 2014, o PSB terá o governador Ricardo Coutinho como candidato natural à reeleição. Para não correr risco de perder aliados importantes, o presidente estadual do partido, Edvaldo Rosas, já iniciou a costurar apoios com pelo menos 16 partidos: PSDB, Democratas, PSD, PT do B, PRP, PPS, PRB, PTC, PRTB, PTN, PV, PHS, PTR, PSL, PSC e PHS.

Edvaldo Rosas disse que pretende procurar o PEN, PP e o PT. “Vou procurar a direção do PEN para formalizar o convite para ele vir para o PSB. Vamos procurar o PP também. Agora, a conversa com o PT vai depender da eleição para presidente da República. Se Eduardo Campos for candidato, não tem com pedir apoio ao PT, mas se continuarmos na aliança com Dilma, vamos procurá-lo, sim”, revelou Rosas.

Ele informou que o PSB pretende formar uma aliança ampla que congregue vários partidos. “Queremos repetir a aliança vitoriosa que fizemos em 2010”, informou. Sobre a composição da chapa majoritária, ele disse que ainda é cedo para fazer esse tipo de discussão.

Para manter o PSDB na aliança, Edvaldo Rosas disse que irá mostrar a importância dessa união que saiu vitoriosa em 2010.  “Por isso, não há porque fazer uma divisão agora, até porque o PSDB faz parte do governo”, concluiu.

PT conta com apoio do PP e PSC

Que o PT deve ter candidatura própria para o Governo do Estado em 2014 não é nenhuma novidade. O que se espera é saber quem encabeçará a coligação que enfrentará o governador Ricardo Coutinho (PSB). O PT já deu os primeiros passos em busca de aliados e formou um bloco para abrigar os partidos de oposição. Três legendas já integram grupo.

Além do PT, fazem parte do bloco o PP e o PSC. O PP tem atuação política mais forte em Campina Grande, o segundo maior colégio eleitoral da Paraíba. O PP ganha força em todas as regiões do Estado devido à atuação do ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro. O PSC tem predominância política na região de Sousa, no Sertão paraibano.

O presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, disse que é cedo para discutir a composição da chapa majoritária, mas destacou que Aguinaldo Ribeiro é um bom nome e que sempre será lembrado.  “Aguinaldo será sempre lembrado devido ao excelente trabalho que está realizando à frente do Ministério das Cidades, com aprovação da presidente Dilma”, declarou.

A estratégia do bloco para fortalecer a aliança e tentar derrotar Ricardo Coutinho já foi traçada. De acordo com Rodrigo Soares, depois do Carnaval, o bloco percorrerá todas as regiões do Estado para discutir os problemas que assolam os municípios e elaborar o plano de governo.

“Vamos primeiro discutir os problemas e as soluções para o nosso Estado, para depois lançarmos o candidato. Eu não tenho dúvida que essa fórmula que foi exitosa em João Pessoa se repetirá no Estado”, afirmou.

Progressistas querem ampliar o grupo

O presidente estadual do PP, Enivaldo Ribeiro, disse que o partido trabalhará para ampliar o bloco das oposições que já conta com o PT, PSC. Ele revelou que está conversando com mais três partidos, mas não quis adiantar os nomes para não atrapalhar as costuras políticas. Além disso, Enivaldo disse que percorrerá toda a Paraíba em busca de aliados.

“O segredo é manter as conversas em segredo. Tem muita gente insatisfeita com o governo e nós vamos fazer várias reuniões com esses partidos para que eles venham e se unam a nós. Já contamos com três partidos, mas temos certeza que outros virão integrar o bloco das oposições”, comentou Enivaldo Ribeiro. 

Com relação à composição da chapa majoritária, Enivaldo disse que nenhum partido exigiu espaços. Ele destacou que, após o Carnaval, a união do PP, PT, PSC será formalizada através da assinatura de um documento.

Marcondes diz que PRB e PRTB estão no bloco

Integrante do bloco das oposições, o presidente estadual do PSC, o ex-deputado federal Marcondes Gadelha, revelou que o PRB e PRTB devem ingressar no grupo em breve. Ele afirmou que as conversas estão adiantadas, mas falta  bater o martelo em torno da união. 

“O PSC já se definiu com quem irá seguir em 2014 e não tem volta. O nosso grupo já fechou aliança com o PP, o PT, o PRB e o PRTB”, reforçou o socialista cristão. Além desses partidos, Gadelha informou que o bloco vai tentar atrair o PEN e o PTB.

Marcondes Gadelha destacou que o bloco é muito forte e já conta com um deputado federal (Leonardo Gadelha do PSC) e com sete deputados estaduais (Anísio Maia e Frei Anastácio, ambos do PT, Daniella Ribeiro (PP), Juntay Menezes (PRB), Arnaldo Monteiro, Guilherme Almeida e Vituriano de Abreu do PSC), além do ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro (PP), deputado federal licenciado.

PSDB

Se depender do presidente estadual do PSDB da Paraíba, deputado federal Ruy Carneiro, o partido terá candidatura própria para governador em 2014. Segundo o parlamentar, o melhor nome para entrar na disputa pelo Governo do Estado seria o do senador Cássio Cunha Lima. Caso essa tese seja aprovada pela cúpula tucana e aceita por Cássio, o PSB sofreria um grande abalo, pois perderia um forte aliado que faria muita falta ao projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho, tendo em vista que o Cássio é uma das maiores lideranças políticas da Paraíba.

“Eu vou trabalhar até o último instante pela candidatura própria”, avisou Ruy Carneiro. No entanto, destacou que essa decisão dependerá dos delegados dos partidos que devem ser escolhidos durante a eleição do novo presidente estadual do partido que ocorrerá em abril.

Ruy revelou que Cássio tem sido abordado constantemente por vários correligionários que pedem para que ele seja candidato a governador em 2014. “Ele tem recebido pedidos de muita gente, mas não fez nenhuma sinalização de sim ou não”, declarou o deputado.

Para Ruy Carneiro, o PSDB não deve ficar de fora da disputa de 2014. Segundo ele, isso prejudicaria muito o partido. “Só tem torcida quem joga e nenhum presidente de partido quer ver sua legenda ser ator coadjuvante de qualquer eleição”, contou. Porém, ressaltou que o partido tem que entrar na disputa unido. “Não se vence eleição com o partido dividido”, concluiu o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!