Viaduto do Geisel terá duas alças e investimento de R$ 30,3 mi. Obra irá ‘dialogar’ com BRT da PMJP
O governador Ricardo Coutinho (PSB) irá assina às 15h na
Secretaria de Planejamento e Obras do Estado (Suplan) a licitação para a
construção do projeto do Viaduto do Geisel. O projeto nasce depois de uma longa ‘peleja’.
De autoria da Suplan, do Governo do Estado, o projeto precisou de várias
articulações para vir a ser concretizado a intervenção contou até a ajuda do
ministro Aguinaldo Ribeiro (PP).
“Tivemos uma série de reuniões técnicas com o Dnit, que
tinha um projeto também, que era parte integrante de um projeto maior que o
órgão pretende fazer desde o porto de Cabedelo até a entrada de Oitizeiro. Mas o
Governo Federal não tem verba para fazer isso nesse momento. É uma obra de mais
de R$ 400 milhões”, explicou o secretário Ricardo Barbosa, da Suplan.
Barbosa contou ainda que houve uma longa discussão com o Dnit em Brasília e na Paraiba,
que apesar de ter um projeto arrojado para toda a obra, não tinha verba para realizá-lo agora. “Nós
tínhamos (verba) e ficamos quase um ano em discussão. Por fim, depois que concluímos o
projeto e ficou definido que iríamos fazer a intervenção, tivemos que passar
mais 4 meses para aprová-lo em Brasília e merecer uma portaria de delegação de
execução do projeto, feita pelo Dnit federal”, contou o secretário.
Enfim, a obra será feita numa parceria do Governo do Estado com
o Governo Federal. “A quem tributamos (o esforço para que a obra pudesse ser feita) a participação pessoal do ministro Aguinaldo
Ribeiro (PP). A obra será quase que meio a meio. Custará R$ 30,3 milhões e o governo
federal entrará com cerca de R$ 17 milhões, enquanto o Governo do Estado repassará R$ 13 milhões, que sairão dos
cofres do tesouro estadual. No entanto, se passar desse valor o governo do
estado entrará com novo aporte financeiro”, revelou Barbosa.
Como será a obra –
Segundo Barbosa, “será uma das obras mais importantes e monumentais do cabedal de
de obras empreendidos pela Suplan nos últimos anos”, acredita. O viaduto terá dois trevos de alça, um ligando ao Almeidão e
outro para a área do Geisel, sem alterar o projeto da Central de Polícia.
Barbosa revelou que o Dnit chegou a doar o projeto que tinha
feito para a obra, mas ele fazia uma “grande agressão” na área, praticamente acabando com a Central
de Polícia e ainda entrando no estacionamento do Almeidão.
“Nosso projeto é confiável, o conceito do viaduto é
moderníssimo, diferente daquele feito para acesso ao Aeroporto de
Bayeux. Será uma obra muito bem elaborada. Teremos as alças
compreendidas nesse trevo. O
viaduto será em concreto armado, vai ficar solto. Será uma obra
impactante e marcará a
passagem do governador no Palácio da Redenção. O cronograma será de 15
meses de
execução. A licitação começa no dia 25 de janeiro e a abertura dos
envelopes da licitação no dia 25 de fevereiro. Em março, entre os dias
10 a 20 de março,
estaremos dando ordem de serviço. O viaduto estará pronto em junho de
2015”,
pontuou.
Ajustes com a PMJP
– Questionado sobre as conversações com a Prefeitura Municipal de João
Pessoa
(PMJP) sobre a obra, já que o viaduto mexe numa área delicada da cidade e
precisará de apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Barbosa
lembrou que todo o projeto, inicialmente, tinha
sido feito em conjunto com a Prefeitura Municipal.
“O prefeito de João Pessoa, na época, era Luciano Agra (PEN)
quando foi feito uma reunião com Ricardo Coutinho”, revelou. A obra estava
dentro do projeto de mobilidade urbana que estava sendo pactuado no PAC
para a Capital. A Paraíba foi contemplada no PAC Mobilidade, mas aí
já havia o racha entre a administração municipal e a estadual.
Agora, a Prefeitura vai cuidar do BRT e o viaduto do Geisel, que
era parte integrante do projeto, ficou para o Estado. “Nós conseguimos aprovar
lá (em Brasília) fruto do trabalho nosso. Conseguimos aprovar isoladamente, mas o projeto
tem concepção de integração com o BRT. É o mesmo projeto que seria feito antes
e que estaria na parceria com João Pessoa”, garante Barbosa, deixando claro que
tanto o projeto do BRT, quanto do viaduto do Geisel se comunicam entre si e têm
o mesmo objetivo.
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