CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SERTÃO DA PARAÍBA

Três adutoras emergenciais serão construídas para evitar colapso no abastecimento de Cajazeiras, Sousa e Nazarezinho

Dois dos principais mananciais que abastecem essas Cajazeiras, Sousa e Nazarezinho estão com volumes de água abaixo dos 15% de suas capacidades de armazenamento

Cajazeiras é uma das cidades que enfrenta falta d'água
Cajazeiras é uma das cidades que enfrenta falta d'água
Duas adutoras emergenciais serão construídas para evitar um colapso no abastecimento de água nos municípios de Cajazeiras e Sousa (no Alto Sertão da Paraíba). Uma terceira será construída para retomar a normalidade no abastecimento do município de Nazarezinho, na mesma região, que já vem sendo abastecida por carros-pipas. Até junho elas devem estar prontas. 
Os dois principais mananciais que abastecem essas três cidades estão com volumes de água abaixo dos 15% de suas capacidades de armazenamento.  O açude de Engenheiro Ávidos tem a capacidade para acumular 255 milhões de metros cúbicos e está apenas com 30 milhões e 319 metros cúbicos, o que representa 11,9% do seu total. Já no açude Lagoa do Arroz, que tem capacidade de 80 milhões, 220 mil e 750 metros cúbicos, seu armazenamento atual só chega atualmente a 10 milhões e 26 mil metros cúbicos (12,5%) do seu total). 
Em Cajazeiras, a adutora será construída no Açude Lagoa do Arroz. Quando falta energia em Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), por exemplo, ou a tubulação rompe, os bairros mais altos ficam vários dias sem água. Recentemente o Governo do Estado trocou 3 km da tubulação de PVC da adutora, por ferro fundido, justamente para evitar os frequentes rompimentos que aconteciam em função da pressão da água.
Segundo o diretor do Escritório Regional da Cagepa em Cajazeiras, Cleudismar Alexandre Maciel, a adutora do açude de Lagoa do Arroz vai levar água para Zona Norte, terá uma extensão de 13,6 km e vai transportar água bruta, já que a estação de tratamento será construída no bairro Casas Populares. Essa adutora terá tubulação de 300 mm e vazão de 80 litros por segundo e 288 metros cúbicos por hora. A obra vai custar R$ 6,5 milhões.
Como é uma obra emergencial, o governo vai dispensar a licitação para definição da empresa que vai executá-la. Também já existe um projeto pronto para construção da quarta adutora em Engenheiro Ávidos, que vai garantir o abastecimento d’água da cidade de Cajazeiras pelos próximos 30 anos, segundo o Governo do Estado.
Com uma área territorial de 565,899 quilômetros quadrados, o município de Cajazeiras fica a 486 quilômetros de João Pessoa e tem uma população estimada em pouco mais de 59 mil habitantes. Desse total, 47 mil vivem na zona rural, onde a situação por conta da falta de água é mais crítica. 
Em Sousa, as áreas mais prejudicadas estão nas comunidades rurais e em bairros periféricos da cidade, como Mutirão, Projeto Mariz, Alto do Cruzeiro e André Gadelha. Eles estão há meses com o abastecimento precário.
A situação mais grave é verificada no Distrito de São Gonçalo. Lá, no final do ano passado, moradores chegaram a ficar 12 dias ininterruptos sem água potável nas torneiras.
A 427 quilômetros de distância da Capital, o município de Sousa ocupa uma área 842,275 quilômetros quadrados e o terceiro maior em extensão territorial. Sua população é estimada em pouco mais de 66 mil habitantes.

Nazarezinho tem população estimada em cerca de 7,5 mil habitantes e está localizado numa área territorial de 2289 quilômetros quadrados. O município fica a 383 quilômetros de Capital paraibana. O abastecimento de água vem sendo feito através de 50 carros-pipa.A situação vem se agravando desde setembro do ano passado.
Nesta segunda-feira (20) à noite, durante entrevista ao Rede Debate, da RCTV (canal 27 da Net Digital), o secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Azevedo, confirmou o início das obras. A previsão é de que elas sejam concluídas em três meses. As adutoras emergenciais são feitas com tubulação sobre a superfície, com um sistema de encaixe, que permite rapidez nas obras.  
João Azevedo disse que no caso de Nazarezinho toda a população será beneficiada. Em Cajazeiras e Sousa o abastecimento emergencial atenderá áreas desses municípios onde a situação do abastecimento de água é mais precária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!