CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

segunda-feira, 28 de julho de 2014

PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

Praça Três Poderes passa por restauração e ganha equipamentos de acessibilidade, em João Pessoa

Revitalização da praça, integra o rol de propostas da Prefeitura de João Pessoa para a requalificação do Centro Histórico

Praça João Pessoa será revitalizada













A praça João Pessoa, conhecida por Praça dos Três Poderes, no Centro da Capital, será restaurada e ganhará equipamentos de acessibilidade. Para o início das obras de requalificação do logradouro, o prefeito Luciano Cartaxo assina nesta terça-feira (29), ordem de serviço. O projeto está orçado em R$ 394 mil e deve ser concluído em 90 dias.



A revitalização da praça, integra o rol de propostas da Prefeitura de João Pessoa para a requalificação do Centro Histórico. “Esse projeto é um compromisso que assumimos com a população e vamos tirá-lo do papel”, ressalta Luciano Cartaxo, ao falar sobre as mudanças previstas para o equipamento público.

Praça João Pessoa será revitalizada

O projeto visa melhorias em quesitos como acessibilidade e iluminação da praça. O pavimento, hoje composto por três tipos de pisos, vai ser padronizado. A Prefeitura Municipal de João Pessoa também vai restaurar os bancos existentes e incluir novos, quando a recuperação deles não for possível.

A requalificação da Praça João Pessoa prevê ainda a reparação de postes e luminárias existentes e uma restauração total do monumento central. Os canteiros também vão ser revitalizados e a arborização, com palmeiras imperiais, completada, para devolver o traçado original. A abrangência do projeto teve como base levantamento feito pela PMJP, que constatou a necessitava de uma intervenção urbanística urgente.

O local é um espaço público livre, inserido no perímetro de tombamento do Centro Histórico, delimitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). Para a elaboração do projeto de requalificação, foram realizadas visitas no local e elaborado um levantamento fotográfico e métrico.

Praça João Pessoa será revitalizada

O traçado atual da praça será mantido, alinhando-se apenas os meios-fios dos canteiros no passeio interno. Também serão substituídos todos os meios-fios, e será feita a manutenção das grades de contorno dos canteiros. Outro traço que será mantido é a marcação em pedra no entorno da calçada externa.

Os bancos existentes serão restaurados ou substituídos, quando a recuperação não for possível devido ao desgaste do tempo. A iluminação será restaurada com a restauração e substituição de postes e lâmpadas.

Piso


Atualmente existem três tipos de ladrilho. Durante a revitalização, será utilizado apenas um deles: o ladrilho hidráulico (20 cm x 20 cm) nas cores cinza claro e cinza escuro. Vão ser aproveitados, em parte, os ladrilhos antigos que puderem ser recuperados. Já as palmeiras imperiais que fazem parte do traçado original serão mantidas e complementadas.

 Praça João Pessoa será revitalizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!