CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quarta-feira, 30 de julho de 2014

SÃO PAULO

Seca: Recuperação do Cantareira pode levar três anos, admite Sabesp


Vista da represa Jaguari, que faz parte do Sistema Cantareira, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo (Mariana Pekin/VEJA)
Após solicitar aos órgãos reguladores autorização para retirar uma segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) admitiu que a recuperação do manancial pode levar três anos. O Cantareira é o principal manancial paulista e abastece cerca de 8,8 milhões de pessoas na capital e Região Metropolitana de São Paulo.
“Tem que chover no período de verão próximo da média para sobreviver. Em 2003 e 2004, o Cantareira se recuperou em três anos. Portanto, não será uma recuperação anual. Pode ocorrer, mas o homem ainda não controla o clima”, disse o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato.
Os anos citados por Massato marcaram a última estiagem do manancial. À época, o nível do sistema chegou ao que hoje seria aproximadamente 20% da capacidade. Ou seja, cenário melhor do que o atual. Nesta quarta-feira, o manancial conta com somente 15,6%, mas graças à primeira cota de 182,5 bilhões de litros do volume morto - único volume disponível pelo fato de o volume útil do manancial ter acabado em 12 de julho. O pedido para captar mais 116 bilhões da reserva será discutido ainda nesta quarta pelos órgãos reguladores.
Em vista do risco de colapso do Cantareira, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o governo Geraldo Alckmin (PSDB) decrete racionamento de água imediato nas regiões abastecidas pelo Cantareira. “Rodízio hoje seria a pior solução para a população de São Paulo e para a Sabesp”, disse Massato.
Calamidade - Em Itu, na região de Sorocaba, o Ministério Público Estadual (MP) recomendou à prefeitura que decrete estado de calamidade pública em razão da falta de água. Com os reservatórios quase zerados, os 156.000 moradores convivem com o racionamento desde fevereiro. Alguns bairros ficam até três dias sem água.
Com relação a isso, o MP vai apurar a responsabilidade da prefeitura ou da concessionária de saneamento na crise. A prefeitura informou que está buscando alternativas para solucionar os problemas e a concessionária Águas de Itu afirmou que está adotando medidas para manter o abastecimento emergencial.

FONTE: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!