CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

quinta-feira, 30 de abril de 2015

SAÚDE

UPA do Valentina já atendeu mais de 65 mil pessoas em menos de um ano de funcionamento





A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, localizada no bairro Valentina Figueiredo, já atendeu mais de 65 mil pessoas desde sua inauguração em agosto do ano passado. O serviço atua como porta de entrada espontânea de urgência e emergência e tem como objetivo complementar a assistência dos serviços de saúde de média complexidade.

É uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Em conjunto com esses outros serviços, compõe uma rede organizada de atenção às urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu -192), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

José Medeiros, supervisor administrativo da UPA Célio Pires de Sá, explicou que é importante a população saber que tipo de atendimento é realizado numa Unidade de Pronto Atendimento.  “Muitas pessoas chegam aqui à procura de serviços que são desenvolvidos nas unidades de Saúde da Família, como é o caso de atendimento ambulatorial. A UPA atende casos de urgência e emergência de média complexidade”, afirmou.

Além da unidade no Valentina Figueiredo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também disponibiliza para a população a UPA Oceania, localizada no Retão de Manaíra. Atualmente, está em construção uma UPA no bairro de Cruz das Armas, com mais de 50% da obra já construída.

Atendimento - Na UPA, são atendidos casos como febre, dores de cabeça, dores abdominais, dor lombar, dor torácica, desconforto respiratório, sangramentos, intoxicações, desmaios, diarreias, taquicardias, afogamentos, alergias cutâneas, convulsões, descompensação diabética, entre outros.

A aposentada Severina Monteiro foi uma das pacientes atendidas pelo serviço ao se sentir mal. “Estávamos em casa quando minha mãe ficou nervosa, a pressão dela subiu e a trouxemos imediatamente pra UPA. Como ela sofre de hipertensão e estava cansada, recebeu uma nebulização e medicação para a pressão”, contou Rosilene Monteiro, filha da paciente.

“O atendimento foi muito rápido e teve todo o acompanhamento necessário não só da equipe médica, mas de todos os profissionais com os quais tivemos contato”, comentou Rosilene.

Quem também procurou a unidade em busca de atendimento para a filha foi a dona de casa Fabiana Régis, que mora no próprio bairro do  que mora no prde em busca de atendimento para a filha foi a dona de casa Valentina Figueiredo. A paciente foi Darfini Victória, de apenas cinco anos. “A minha filha fez uma cirurgia na cabeça há alguns meses e começou a reclamar de muitas dores. Então, eu a trouxe na UPA e foi logo recebida pelo médico”, afirmou.

Classificação de risco - Para ser atendido no serviço é importante a apresentação do cartão do SUS e um documento de identificação do paciente. Ao chegar à unidade, o usuário é atendido na recepção e em seguida encaminhado para o setor de classificação de risco. Nesta área, enfermeiros e técnicos em enfermagem realizam uma pré-consulta, levando em consideração os sintomas descritos pelo paciente. Daí, o tipo de atendimento é identificado por meio de quatro cores.

A área vermelha corresponde aos atendimentos de emergência, a exemplo de pacientes com parada cardiorrespiratória, infarto agudo do miocárdio, convulsões ou outros casos em que precisa ser estabilizado imediatamente. Na amarela, ficam os pacientes que estão em observação e investigação do quadro clínico. Para a área verde são encaminhados casos de urgência como diabetes descompensada, desidratação ou dores de moderada a intensa. Já os usuários classificados como azul, por não se tratar de urgência e emergência, são encaminhados para as Unidades de Saúde da Família (USF).

Estrutura - A UPA Célio Pires de Sá possui 2,2 mil metros quadrados de área e conta com seis consultórios, duas UTI’s, sala de medicação, serviço de raios-X, laboratório de coletas, farmácia e uma base para o Samu. A unidade ainda possui 14 leitos pediátricos e adultos, sendo nove para observação, três para emergência e dois para isolamento.

Os usuários da UPA contam com uma equipe de 300 servidores, incluindo médicos (clínicos gerais e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos e técnicos de diversas especialidades.

Já a UPA Oceania possui 15 leitos, sendo oito para observação, três para emergência, três pediátricos e um de isolamento. Os principais atendimentos de adultos são: hipertensão, distúrbios metabólicos, febres, dor torácica, síndromes coronarianas agudas, insuficiência cardíaca descompensada e quadros virais. Já os pediátricos são: asma, pneumonia, gastroenterites, amigdalite infecciosa e quadros virais.

Casos atendidos na UPA Valentina:
  • Febre (maior que 37,5°)
  • Hipotermias
  • Pico hipertenso
  • Hipotensão
  • Dores de cabeça
  • Dores abdominais
  • Dor testicular
  • Desconforto respiratório
  • Dor lombar
  • Sangramentos
  • Disúria (dificuldade ou desconforto ao urinar)
  • Confusão Mental
  • Acidentes por quaisquer animais
  • Desidratações
  • Intoxicações de qualquer natureza
  • Desmaios
  • Vômitos
  • Diarreias
  • Cianoses
  • Resfriado (a partir de três dias)
  • Agressões sexuais
  • Palpitações cardíacas
  • Taquicardias
  • Bradicardias
  • Alergias cutâneas disseminadas agudas
  • Convulsões recentes
  • Precordialgia (dor no coração)
  • Dor torácica
  • Alteração na fala
  • Diabetes (hipoglicemia e hiperglicemia)
  • Afogamentos

          

FONTE: Secom-JP

POLÍTICA

Michel Temer diz que país precisa de 'políticos à altura dos desafios'

 

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (30) que o Brasil precisa de 'políticos à altura dos desafios' do país e que respeito institucional é a "essência da atividade política".
O G1 perguntou à assessoria da Vice-Presidência se, na nota, Temer se refere às recentes declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com críticas à presidente Dilma Rousseff e ao papel do PMDB no governo. Temer é presidente do partido e coordenador político do governo. A assessoria de Temer informou que a nota é "autoexplicativa".
"Não usarei meu cargo para agredir autoridades de outros Poderes. Respeito institucional é a essência da atividade política, assim como a ética, a moral e a lisura. Não estimularei um debate que só pode desarmonizar as instituições e os setores sociais. O País precisa, neste momento histórico, de políticos à altura dos desafios que hão de ser enfrentados", diz Michel Temer na nota.

Nesta quinta pela manhã, Renan Calheiros afirmou que o PMDB não pode se comportar como “coordenador de RH, distribuindo cargos e posições”. Em sua declaração, o parlamentar afirmou ainda que o partido não pode utilizar a articulação política para “distribuir boquinhas”. Novo responsável pela articulação política do governo, Temer tem discutido com os partidos que compõem a base aliada ao Planalto no Congresso Nacional o preenchimento de cargos do chamado “segundo escalão" (presidências de autarquias, direções de departamentos vinculados aos ministérios e empresas estatais).
Sobre Dilma Rousseff, Renan Calheiros afirmou que é "uma coisa ridícula" a decisão da presidente de não fazer pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV sobre o Dia do Trabalho. Segundo o presidente do Senado, Dilma "não tem o que dizer" aos trabalhadores. Na quarta, ele cobrou da presidente que manifeste "claramente" uma posição a respeito do projeto sobre terceirização nas empresas, aprovado pela Câmara e que atualmente tramita no Senado.
Ao G1, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que é preciso "respeitar aquilo que é competência de outro poder", ao ser indagado sobre a declaração de Renan Calheiros a respeito da decisão de Dilma sobre o 1º de Maio.
"Acho que ela tem a faculdade de decidir se deve ou não falar. Não tenho que me meter nisso. É decisão e direito dela. A independência de poderes pressupõe respeitar aquilo que é da competência de outro poder", declarou.
Leia abaixo a íntegra da nota assinada por Michel Temer:
Nota à imprensa
Não usarei meu cargo para agredir autoridades de outros Poderes. Respeito institucional é a essência da atividade política, assim como a ética, a moral e a lisura. Não estimularei um debate que só pode desarmonizar as instituições e os setores sociais. O País precisa, neste momento histórico, de políticos à altura dos desafios que hão de ser enfrentados.
Trabalho hoje com o objetivo de construir a estabilidade política e a harmonia ensejadoras da retomada do crescimento econômico em benefício do povo brasileiro. Se outros querem sair desta trilha, aviso que dela não sairei.
Michel Temer
Vice-Presidente da República

          

FONTE: G1

GOVERNO DO ESTADO DA PARAIBA

Ricardo Coutinho vai pedir ajuda ao Exército para perfurar 500 poços na Paraíba  

    

 
Durante a comemoração dos 60 anos do 1° Grupamento de Engenharia do Nordeste, o governador Ricardo Coutinho (PSB) revelou que vai buscar uma parceria com o Exército Brasileiro para a perfuração de poços artesianos no interior da Paraíba com o objetivo de combater os efeitos da seca que já atinge o estado há mais de quatro anos.
“Precisamos perfurar cerca de 500 poços. Temos cinco máquinas perfuratrizes e o Exército tem outras onze. Queremos a parceria das Forças Armadas para a gente poder atingir este número o mais rápido possível, se o Exército puder, claro, colaborar, será muito bom”, disse o governador.
O governador ainda explicou que a situação hídrica na Paraíba inspira cuidados, pois a capacidade de armazenamento está, hoje, abaixo dos 26%.
“Isso se incluirmos os reservatórios que temos na região litorânea. Se formos pensar apenas no interior a situação fica ainda pior”, explicou.
O comandante dg Grupamento, general Daniel Dantas, explicou que convênios podem ser firmados com o governo no sentido de auxiliar o estado no combate aos efeitos da seca.
“Já colaboramos com o governo por meio do projeto dos caminhões pipa. O Exército está sempre aberto a firmar convênios que venham a somar forças para a realização destas grandes obras”, concluiu.

FIM DE GREVE!!!

Após descontos nos salários, greve dos professores é encerrada na Paraíba

Dez regionais de ensino entraram em acordo depois que o Governo do Estado descontou pelos dias não trabalhados, conforme decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba ( TJPB) do dia 24 de abril
Professores estavam em greve desde 31 de março
Professores estavam em greve desde 31 de março
Professores da rede estadual decidiram encerrar a greve da categoria que já durava quase um mês. A decisão do retorno às atividades aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) durante assembleia geral da categoria. As aulas serão normalizadas na segunda (4). Os docentes iniciaram o movimento grevista no dia 31 de março deste ano.

Dez regionais de ensino entraram em acordo depois que o Governo do Estado descontou pelos dias não trabalhados, conforme decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba ( TJPB) do dia 24 de abril que decretou ilegal a greve dos professores e o retorno imediato deles ao trabalho.
“Os descontos entre R$ 400 e R$ 800 nos contra-cheques e a pressão da justiça com uma multa diária de R$ 5 mil motivaram o retorno das atividades. Houve uma pequena confusão de professores das regionais de Sousa e Campina Grande por não concordarem com o fim da greve, mas a maioria vence. Os docentes quebraram alguns equipamentos, mas como dez regionais decidiram pelo retorno ao trabalho, a greve foi encerrada”, falou o José Carlos Belarmino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB).
Belarmino avisou que a reposição das aulas só ocorrerá se o governo fizer o reembolso dos dias descontados. “Queremos ser ressarcidos pelo prejuízo. Caso isso não ocorra, os alunos serão prejudicados porque não vamos fazer a reposição das aulas”, avisou o presidente.
Os professores do Estado estavam em greve desde 31 de março e reivindicavam reajuste do Ministério da Educação de 13,01%, por força de lei federal; reajuste de 9% e regime de trabalho T-30 para funcionários; revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do Magistério e aprovação do PCCR dos funcionários; elevação da gratificação de direto e eleições diretas em todas as escolas; pagamento integral do piso do Magistério.
A Secretaria de Estado da Educação informou à tarde que haverá regularização dos vencimentos descontados dos professores em razão da greve nos casos em que ficar comprovada a realização da aula. Nos demais casos, a Secretaria está orientando que as escolas que suspenderam oficialmente a greve apresentem plano de reposição de aulas para, após análise, terem regularizado os valores descontados.

FONTE: PORTAL CORREIO

quarta-feira, 29 de abril de 2015

LEGISLATIVO BRASILEIRO


Câmara aprova prisão para quem matar cães e gatos

 
Pena, segundo o texto que ainda será votado no Senado, será de 1 a 3 anos de detenção. Texto também criminaliza o abandono dos animais e a realização de rinha de cães
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (29), o Projeto de Lei 2833/11, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que criminaliza condutas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos. A matéria, aprovada na forma de uma emenda substitutiva do deputado Lincoln Portela (PR-MG), será votada ainda pelo Senado.
De acordo com o texto, matar cão ou gato terá pena de detenção de 1 a 3 anos. A exceção será para a eutanásia, se o animal estiver em processo de morte agônico e irreversível, contanto que seja realizada de forma controlada e assistida.
Se o crime for cometido para controle populacional ou com a finalidade de controle zoonótico, a pena será de detenção de 1 a 3 anos. Neste último caso, ela será aplicada quando não houver comprovação de enfermidade infecto-contagiosa que não responda a tratamento.
Essas penas serão aumentadas em 1/3 se o crime for cometido com emprego de veneno, fogo, asfixia, espancamento, arrastadura, tortura ou outro meio cruel.
Assistência e abandono
Para o agente público que tenha a função de preservar a vida de animais e não prestar assistência de socorro a cães e gatos em situações de grave e iminente perigo, ou não pedir o socorro da autoridade pública, a pena será de detenção de 1 a 3 anos.
O abandono de cão ou gato provocará a detenção por 3 meses a 1 ano. O abandono é definido pelo projeto como deixar o animal de sua propriedade, posse ou guarda, desamparado e entregue à própria sorte em locais públicos ou propriedades privadas.

Rinha de cães
 
No caso da rinha de cães, a pena será de reclusão de 3 a 5 anos; e a exposição de cão ou gato a perigo de vida ou a situação contra sua saúde ou integridade física provocará detenção de 3 meses a 1 ano.

Aumento de pena

Todas as penas previstas no projeto serão aumentadas quando, para a execução do crime, se reunirem mais de duas pessoas.

Interesse da sociedade

O autor da proposta disse que o projeto vai ao encontro das expectativas dos eleitores. “Estamos decidindo dentro do que a sociedade nos pede”, disse Tripoli.

“Cada vez cresce a preocupação da sociedade brasileira para corrigir essas práticas de covardia que ainda acontecem”, acrescentou o deputado Daniel Coelho (PSDB-PE). Segundo ele, estatísticas demonstram que quem maltrata animais tende a maltratar mais idosos, crianças e mulheres.

Mesmo com orientação de todos os partidos a favor do texto, houve críticas à medida. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) pediu mais tempo para analisar o projeto. “O mérito é indiscutível, mas há uma confusão para usar o direito penal para mudar comportamento. Tenho dúvidas se o texto está adequado.”

Já o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) considerou uma “loucura” a Câmara votar a proposta, porque, em sua avaliação, ela pode causar superlotação de presídios. “Seria preciso usar o Maracanã para colocar as pessoas que agem contra cães e gatos.”

PROFESSORES X POLICIAIS NO PARANÁ


Professores e polícia entram em confronto durante votação na Alep

Projeto que promove mudanças na Previdência foi aprovado nesta quarta.
Professores estão em greve desde sábado (25) e milhares estão sem aula

 

O projeto de lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais – a ParanaPrevidência –, aprovado nesta quarta-feira (29), causou tumulto nesta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Pelo segundo dia seguido, houve confronto entre a Polícia Militar (PM) e professores, que são contra o projeto e estão em greve desde sábado (25).
Pelo menos 100 pessoas ficaram feridas, segundo a Guarda Municipal. Desses, 42 precisaram de atendimento médico. A Secretaria de Segurança Pública afirma que 20 policiais foram feridos no tumulto desta quarta.
Desde o início da sessão no Plenário, que começou por volta das 15h, o clima foi tenso do lado de fora do prédio da Assembleia.

Às 16h, a polícia recebeu ordem para avançar sobre os manifestantes, que, em meio ao começo de conflito, tentaram ultrapassar a barreira humana feita pelos PMs para poder acompanhar a sessão. A polícia usou bombas de efeito moral, spray de pimenta, balas de borracha e gás lacrimogêneo, de acordo com os manifestantes.

Votação

Na manhã da terça-feira, os servidores tentaram chegar até a Assembleia para participar da segunda votação do projeto, mas foram barrados por um cordão policial e houve confronto. A sessão acabou sendo adiada para esta quarta, quando os deputados aprovaram o projeto.
Agora, o texto segue para redação final, em sessão extraordinária que deve ser realizada ainda nesta quarta-feira. O projeto de lei muda a fonte de pagamento de mais de 30 mil beneficiários para o Fundo Previdenciário.
Com isso, o governo deixa de pagar sozinho essas aposentadorias e divide a conta com os próprios servidores, já que o fundo é composto por recursos do Executivo e do funcionalismo.

Protesto no Paraná (Foto: Giuliano Gomes/ PRPRESS) 
Manifestante ferido com bala de borracha em confronto em Curitiba (Foto: Giuliano Gomes/ PRPRESS)
O governo diz que com a medida faria uma economia de R$ 125 milhões mensais.
Os servidores alegam que a mudança comprometeria a saúde financeira da ParanaPrevidência, ou seja, faria que, com o tempo, a instituição tivesse mais a pagar do que a receber.

'Equilíbrio'

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), disse que o projeto de lei que está em votação na Assembleia Legislativa é viável e que garante solidez e equilíbrio da ParanaPrevidência. Além disso, o governdor garante que não haverá nenhum prejuízo aos servidores estaduais.
Richa afirma que não há motivo para os professores da rede estaudal entrarem em greve. Para ele, as críticas em relação às propostas têm cunho político e são "maldosas".
O governo estadual afirma ainda que o projeto não altera em nada o pagamento dos proventos para aposentados e pensionistas. Argumenta que o estado continuará arcando, mensalmente, com R$ 380 milhões para os benefícios de servidores civis e militares.

FONTE: G1

OBRAS FEDERAIS SERÃO PARALISADAS!!!

Governo federal diz que obras vão parar e gestores da PB estão preocupados


Ricardo e Cartaxo estão preocupados com obrasO ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, disse nesta quarta-feira (29) que as obras do Ministério dos Transportes estão suspensas no país e não têm previsão de serem retomadas. A declaração foi feita audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado.
Ele disse que a decisão ocorre por conta dos ajustes fiscais adotados pelo governo federal e pelos problemas com as empresas investigadas na operação Lava Jato da Polícia Federal.
Em audiência pública na Câmara Federal nesta quarta, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, também foi rigoroso sobre o arrocho na economia e disse que os cortes das despesas são feitos “na carne”, com o objetivo de retomar o crescimento do Brasil.
Segundo a Agência Brasil, ele afirmou que o desequilíbrio nas contas públicas “é igual fazer um castelo na praia: se houver uma onda, vem e destrói tudo”. Apesar disso, Levy explicou que o ajuste econômico e fiscal não irá atrapalhar o crescimento da economia do Brasil, acrescentou Levy. Ele disse que as medidas adotadas orientarão a economia para um rumo melhor.
Diante desse quadro, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) disseram nesta quarta que estão preocupados com a situação.
Durante visita às obras do Centro de Convenções da Capital, Ricardo disse que está perdendo o sono com a possibilidade do governo cortar repasse financeiro de obras, mas acredita no compromisso firmado com a presidente Dilma Rousseff (PT) que o garantiu sobre a continuidade das construções que começaram antes dos ajustes econômicos.
Na entrega de R$ 1,153 milhão em contratos do Banco Cidadão a 275 empreendedores na Capital, o prefeito Luciano Cartaxo falou que o governo já não repassa verbas desde o começo deste ano.
Ele informou que aguarda um repasse de cerca de R$ 80 milhões em maio e não entende porque os recursos estejam prejudicados, já que foi acordado em dezembro de 2014 que o governo federal iria manter as obras que estão em andamento.
De acordo com a Agência Brasil, o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, disse nesta quarta (29) que o superávit primário do Governo Central em março ficou aquém do pretendido, mas é importante porque mostra uma reversão de tendência. No mês passado, houve superávit de R$ 1,463 bilhão. Em fevereiro, houve déficit de R$ 7,4 bilhões. O primeiro trimestre de 2015 registra superávit acumulado de R$ 4,48 bilhões.
Ele confirmou que houve redução de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os gastos com o programa somaram R$ 2,961 bilhões no mês passado, crescendo 8,5% em relação a fevereiro deste ano, mas recuando 32,5% na comparação com igual mês de 2014.


FONTE: Portal do Litoral PB

POLÍTICOS PARAIBANOS PEDEM LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA OBRAS

Bancada pede liberação de R$ 36 milhões para Viaduto do Geisel e Urbanização de Bodocongó

 


A bancada federal paraibana se reuniu nesta quarta-feira (29) com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Brasília. Entre as solicitações feitas, estiveram liberação de recursos para obras que estão em andamento e a realização de novas obras no Estado. Pediram a liberação de R$ 36 milhões para o Viaduto do Geisel e a Urbanização do açude de Bodocongó. “O ministro vai nos encaminhar um relatório de todas as pendencias existentes com as obras em andamento e da possibilidade de execução das novas solicitações”, explicou o coordenador da bancada, deputado Wilson Filho (PTB).

Entre as reivindicações apresentadas estiveram a liberação de recursos para a construção do Viaduto do Geisel em João Pessoa (R$ 17 milhões) e a Urbanização do açude de Bodocongó em Campina Grande (R$ 19 milhões), além dos recursos para conclusão de casas na Rainha da Borborema. “Também cobrei o andamento do BRT (Bus Rapid Transit) e da Lagoa do Parque Sólon de Lucena, pois são muito importantes para a nossa Capital e trarão melhorias para a população quando forem concretizadas”, disse.

De acordo com o parlamentar, também solicitaram ao ministro a execução de obras novas como a do Anel Metropolitano de João Pessoa e a construção da terceira faixa da BR-230 que liga Cabedelo a Bayeux. “Temos obras que estão paradas e que precisam da liberação de recursos. Nós estamos nos colocando à disposição para ajudar. Também pedimos a realização de novas obras, que são importantes que vão melhorar a vida da população paraibana”, explicou.

Presenças - Além de Wilson Filho, a reunião contou com a presença dos deputados Pedro Cunha Lima (PSDB), Damião Feliciano (PDT), Efraim Filho (DEM), Romulo Gouveia (PSD) e do senador Raimundo Lira (PMDB). “Esse foi mais um passo importante da bancada federal paraibana que vem se reunindo com os ministros de acordo com as necessidades e problemas da Paraíba. Essa é uma prova de muita maturidade e que trabalhamos pelo povo paraibano”, destacou o coordenador.

Reuniões nos Ministérios - Os deputados federais e senadores paraibanos já tiveram reunidos com outros ministros na busca de soluções para problemas enfrentados pelo Estado, além de obras que garantam uma melhor qualidade de vida da população. Já estiveram com os ministros da Integração Nacional, dos Transportes, do Turismo, dos Portos, da Pesca, da Aviação Civil e agora, novamente, com o ministro das Cidades. Para a próxima semana está prevista uma reunião no Ministério o Comercio e Industria. Também devem acontecer audiências com as pastas da Fazenda, Planejamento e Casa civil, além da Conab.

POLÍTICA

PSB da Paraíba é contra fusão com o PPS: ‘ isso representa um atraso para a democracia’ diz Edvaldo

 
O presidente estadual do PSB e suplente de deputado estadual, Edvaldo Rosas disse na tarde desta quarta-feira (29) que não simpatiza com a fusão entre o PSB e o PPS.  Uma reunião para discutir sobre o assunto está acontecendo hoje à tarde em Brasília com os presidentes dos dois partidos.
De acordo com ele são duas legendas com pensamentos, planos de governo e ideologia política diferentes e o objetivo dessa fusão é apenas fortalecer a bancada. “Essa fusão representa um atraso na democracia e o mais importante do que isso seria discutir a reforma política”, desabou Rosas ao afirmar em aqui na Paraíba o PPS se encontra dividido.
Mais informações - A ideia dos dois partidos é que até junho as negociações estejam concluídas e o processo finalizado. Os dirigentes dos dois partidos vêm negociando a fusão desde o ano passado, quando o então presidente nacional do PSB Eduardo Campos era vivo. As conversas acabaram paralisadas em decorrência da morte de Eduardo e das eleições presidenciais. Hoje, o PSB tem 32 deputados e o PPS, 11.
— Vamos a partir de agora formar um novo partido, da esquerda brasileira, que têm uma historia em comum e, o mais importante, servir de plataforma para um partido que fale com o século 21, com esse novo mundo, que seja contemporâneo, até porque a democracia brasileira, com toda esta crise, conjuntural, precisa ter instrumentos, atores, como este novo partido, que aponte caminhos para um futuro melhor — disse o presidente nacional do PPS, Roberto Freire.

PESQUISA

Tylenol não inibe apenas a dor, mas também as emoções, aponta estudo


Um estudo recente demonstrou que o paracetamol (Tylenol), popular remédio contra a dor, também pode tornar as pessoas insensíveis a emoções positivas e negativas. Em um experimento randomizado e controlado, 85 pessoas tomaram 1.100 miligramas de Tylenol ou um placebo. Uma hora depois, os pesquisadores apresentaram a eles 40 imagens em ordem aleatória. As imagens eram muito agradáveis (por exemplo, crianças rindo com gatinhos em um parque) neutras (um rolo de macarrão em cima de uma mesa) ou muito desagradáveis (um vaso sanitário cheio de excrementos). O estudo foi publicado online no periódico Psychological Science.
Os participantes que tomaram Tylenol estavam 20 por cento menos propensos a classificar as imagens como sendo muito desagradáveis e dez por cento menos propensos a classificá-las como bastante agradáveis, em comparação com os que tomaram placebo.
Embora os mecanismos permaneçam incertos, pesquisas anteriores sugeriram que o Tylenol reduz a dor agindo na ínsula, parte do cérebro que influencia nas emoções sociais, entre outras funções.
"Não queremos dar conselhos sobre o uso do paracetamol. Essas diferenças são modestas e foram obtidas em um ambiente muito controlado. Recomendamos seguir o conselho de seu médico para o controle da dor com o Tylenol", afirmou Geoffrey R.O. Durso, doutorando de Psicologia da Universidade Estadual de Ohio.


FONTE: Uol

PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

Prefeitura de João Pessoa paga salários de abril nesta quarta e quinta-feira

 

 
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza o pagamento dos servidores referente ao mês de abril nesta quarta (29) e quinta-feira (30). O pagamento ocorre dentro do mês trabalhado, conforme determina o prefeito Luciano Cartaxo como parte da política de valorização do servidor, implementada pela Secretaria de Administração (Sead).

Na tabela, a Sead define que a quarta-feira seja dedicada ao pagamento dos aposentados e pensionistas do Instituto Previdenciário Municipal (IPM). Já na quinta-feira, o pagamento é efetuado para os servidores das demais secretarias da administração direta e indireta, autarquias e órgãos da PMJP. O pagamento é feito por meio das agências do Banco do Brasil.


FONTE: Secom-JP

POLÍTICA

Ao lado de Dilma, Ricardo participa da inauguração da fábrica em Pernambuco

Complexo industrial que fabrica o Jeep Renegade contou com investimentos de mais de R$ 7 bilhões, sendo R$ 3 bilhões na fábrica e outros R$ 2 bilhões no parque de fornecedores
Ricardo esteve ao lado de Dilma
Ricardo esteve ao lado de Dilma
O governador Ricardo Coutinho participou, nesta terça-feira (28), da inauguração do polo automotivo, em Goiana (PE), ao lado da presidente Dilma Rousseff e do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e dos dirigentes do empreendimento, entre eles, o diretor de engenharia e manufatura da fábrica, Danny Monti, e outras autoridades.

Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff afirmou que pretende fazer mais parcerias para o desenvolvimento econômico dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Por sua vez, Ricardo Coutinho destacou que o empreendimento tem reflexos importantes na Paraíba, em função de três fábricas que já se instalaram no estado gerando 300 empregos diretos, adiantando que outras empresas estão previstas para serem instaladas em solo paraibano.

Sobre a inauguração da fábrica Jeep ele disse que o empreendimento tem uma função muito importante, uma vez que está instalada em uma das regiões mais pobres do Nordeste. Para Ricardo, essa foi a grande ação de Eduardo Campos. Ele lembrou que a fábrica estava no Porto de Suape e o então governador pernambucano, com sua visão de nordestinidade, trouxe a fábrica para a divisa de Pernambuco com a Paraíba.

Assista à matéria exibida na TV Correio HD.

 









Estrutura

O complexo industrial que fabrica o Jeep Renegade contou com investimentos de mais de R$ 7 bilhões, sendo R$ 3 bilhões na fábrica e outros R$ 2 bilhões no parque de fornecedores. O Polo tem capacidade para produzir 250.000 carros por ano e deve gerar mais de 9 mil empregos até o final do ano, sendo 3,3 mil só na fábrica da Jeep.

O parque de fornecedores agrega 16 empresas e 17 linhas de produtos em 12 edifícios, empregando 4,9 mil pessoas. Já a fábrica da Jeep dispõe de 700 robôs, sendo 650 na área de funilaria, 40 em pintura e 10 em montagem. Além do Renegade, o Polo Automotivo Jeep deve produzir em breve a nova picape cabine dupla da Fiat, um irmão maior do Jeep.

Das 16 fornecedoras de material para a fabricação de carros que se instalaram na região, três delas estão na Paraíba. A EFG, pertencente ao Grupo GME Brasil, é responsável pela fabricação de robôs e diversos dispositivos e programas utilizados na linha de montagem. É um dos principais fornecedores de engenharia de manufatura da América do Sul e, além da Fiat, tem como clientes diversas montadoras, como a Volkswagen, General Motors, Ford e outras. O investimento é de R$ 8,4 milhões.

Fornecedora da Fiat no Brasil há quase quatro décadas, a LM Came fabrica estruturas metálicas concebidas especialmente para movimentar cada uma das peças dos veículos, evitando danos às peças, tanto no transporte rodoviário quanto na movimentação interna. A empresa, que teve um investimento de R$ 7,7 milhões na unidade paraibana, também atua também na área de automação industrial.

Com sua primeira unidade brasileira instalada na Paraíba, em um investimento na ordem de R$ 4,5 milhões, a Smartpack conta com fábricas na Itália, em Barberinho de Mugello, e é um dos fornecedores de referência para o Grupo Fiat Chrysler. São especializados em embalagens especiais para diversas partes dos veículos, como lanternas, volantes e airbags, com produtos específicos para o setor industrial de modo a evitar danos aos materiais.

FONTE: PORTAL CORREIO

PARAÍBA

Tarifa social da conta de luz pode ser suspensa se não houver atualização cadastral

Famílias inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal, que recebem descontos na conta de energia elétrica, devem sempre ficar atentas para a atualização dos cadastros
Sede do Procon-JP
Sede do Procon-JP
O Procon de João Pessoa alerta para os consumidores de energia elétrica não percam o prazo de recadastramento sob pena de perderem o benefício da tarifa social já a partir de maio. O chamamento vale para quem está com o prazo de 2 anos de recadastramento vencendo em 30 de abril de 2015.

As famílias inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal, que recebem descontos na conta de energia elétrica, devem sempre ficar atentas para a atualização dos cadastros.
“Quem está completando dois anos de recadastramento da tarifa social até 30 de abril de 2015 deve apresentar a documentação até esta data nos Centros de Referência da Assistência Social da Secretária de Desenvolvimento Social de João Pessoa e depois se encaminhar aos postos de atendimento da Energisa em João Pessoa, na avenida Dom Pedro II ou no bairro de Mangabeira, ou ainda pode ligar para o atendimento da Energisa no 0800 0830196”.

Taxa especial

Para atualizar o cadastro é necessário apresentar os documentos de todos os membros do núcleo familiar, como RG, CPF, registro de nascimento ou casamento, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e comprovante escolar (caso a família tenha filhos na escola) e o Número de Inscrição Social (NIS).

A tarifa social de energia elétrica é uma taxa especial que beneficia um grupo específico de usuários, reduzindo o valor da conta de luz. A Tarifa Social de Energia Elétrica, também conhecida como Baixa Renda, é escalonada por faixas de consumo, com valores mais baixos do que os praticados nas residências normais, subsidiada para consumo até 220 kWh. O benefício é válido para unidade residencial monofásica, bifásica ou trifásica. Cada família terá direito ao benefício da Tarifa Social em apenas uma unidade consumidora.

Quem pode ser beneficiado


- Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda mensal por pessoa menor ou igual a ½ salário mínimo;

- Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica (quem se enquadrar nesse critério deve apresentar também um relatório e atestado subscrito por profissional médico, e o atendente deve marcar o "check in box" uso de aparelhos);

- Famílias com Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou seja, idoso com idade de 65 anos ou mais, cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente ou pessoa com deficiência incapacitada para a vida independente e para o trabalho e cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente;

- Família indígena ou quilombola (nesse caso, o CPF e o documento de identificação podem ser substituídos pelo Registro Administrativo de Nascimento Indígena – Rani). Elas terão direito a desconto de 100% para os primeiros 50 kWh/mês consumidos e também será aplicado esse mesmo desconto quando for faturado o custo de disponibilidade.​

Confira o desconto

Menor ou igual a 30 KWh: 65%
Maior que 30 KWh e menor ou igual a 100 KWh: 40%
Maior que 100 KWh e menor ou igual a 220 KWh: 10%
Maior que 220 KWh: 0%

domingo, 26 de abril de 2015

REFLEXÃO BÍBLICA!!!

A boa mão do nosso Deus

"A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que O buscam, para o bem deles, mas a Sua força e a Sua ira contra todos os que O abandonam" (Ed 8:22).

Esdras usou essa frase característica: A BOA MÃO DO NOSSO DEUS, repetindo-a por seis vezes neste livro e no livro de Neemias 2 vezes. Essa figura de linguagem é uma forma de expressar a nossa dependência da direção e intervenção divina.

Todos nós temos experimentado, como Esdras, a operação da BOA MÃO DE DEUS nos abençoando, nos dirigindo, nos socorrendo e nos livrando de perigos, em inúmeras e diferentes situações. Lembremos das palavras do Salmo 124:2-3a "não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, e nos teriam engolido vivos." Esdras 8 a 10 
  
                                        BELO HINO!!!

ELEIÇÕES DOS CONSELHOS TUTELARES DE JOÃO PESSOA


Inscrições para candidatos às Eleições dos Conselhos Tutelares começam nesta segunda-feira

 


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA-JP) inscreve a partir desta segunda-feira (27),  os pré-candidatos aos sete Conselhos Tutelares de João Pessoa.  As inscrições estão sendo feitas na sede da entidade, na Casa dos Conselhos, localizado na Rua Dom Pedro I, 692, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. As eleições serão realizadas no dia 04  de outubro, com 35 vagas em disputa.

Sandro Gomes, presidente da comissão eleitoral, informa que o processo eleitoral sofreu algumas modificações conforme a orientação nacional. Entre estas modificações ele citou que o processo municipal se dará de forma unificada em todo o país. “De acordo com as orientações das entidades que trabalham em defesa dos direitos da criança e do adolescente”, destaca.

Outra orientação é que, ao invés de três anos, o mandato dos conselheiros passará para quatro anos. À exemplo das eleições passadas, os candidatos se submeterão a uma prova escrita, numa data a ser definida, para testar seus conhecimentos acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei Federal 8.069/1990 e Lei Municipal 11.407/2008.

Antes da prova eles passarão, obrigatoriamente, por um curso de capacitação oferecido pelo CMDCA,  com o objetivo de nivelar os seus conhecimentos, além de validar a aprovação na prova escrita. “Além do compromisso com a questão da criança e do adolescente, o candidato tem que mostrar capacidade frente às mudanças ocorridas na rede de assistência nos últimos anos. A prova deve ter no mínimo, a nota seis”, alertou.

Sandro considera as eleições dos conselhos tutelares um momento ímpar, “A população tem a chance de escolher os conselheiros que atuarão nos Conselhos Tutelares, atendendo e dando encaminhamentos a situações que envolvem crianças e adolescentes dos seus municípios”, declarou.

Na opinião do presidente da Comissão Eleitoral, cabe às entidades, representantes da sociedade civil organizada, contribuir com o processo de fiscalização, bem como estar atenta para a qualificação dos candidatos que participarão do pleito. “A qualidade do serviço prestado nos Conselhos Tutelares depende muito da participação e escolhas dos conselheiros, por parte da população”, adverte.

Novos Conselhos – Outra novidade é que desta vez, o número de conselhos tutelares foi ampliado com a introdução de mais dois, abrangendo as Regiões do Valentina de Figueiredo e o Cristo Redentor.

 “O prefeito Luciano Cartaxo tem se empenhado em seguir a orientação nacional e desta vez criou mais dois conselhos, o que irá favorecer a duas importantes áreas da cidade, beneficiando um número considerável da população”, destacou.

Conselho Tutelar - O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os conselheiros são eleitos pela escolha direta da população amparada por lei, para um mandato de 4 anos. Em João Pessoa existem agora sete  conselhos tutelares, subdivididos por Regiões: Norte, Sul, Sudeste, Mangabeira, Praia, Valentina  e Cristo, que devem funcionar diuturnamente à serviço da população, para atender qualquer tipo de violação dos direitos da criança e do adolescente.

Para se inscrever, o candidato precisa:


- Ser maior de 21 anos;
- Possuir reconhecida idoneidade moral.
- Residência de no mínimo dois anos e domicílio eleitoral no município de João Pessoa.
- Estar no gozo de seus direitos políticos.
- Possuir ensino médio completo.
- Não haver exercido o mandato de Conselheiro Tutelar nos últimos três anos em João Pessoa, salvo nos casos de recondução;
- Apresentar certificação de participação em pelo menos uma Conferência Municipal da Criança e do Adolescente;
- Comprovar experiência mínima de dois anos na área de defesa ou atendimento com crianças ou adolescentes, confirmada através de documento fornecido por instituição pública ou privada registrada no CMDCA-JP.
Reunião – Nesta segunda-feira, além do início das inscrições, haverá uma reunião no Tribunal Regional Eleitoral - TRE, às 16h, cuja pauta irá definir uma parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o TRE, com vistas ao processo eleitoral.
A reunião contará  com a presença da secretaria do Desenvolvimento Social, Marta Moura, representante do CMDCA e do Conselho da Comissão Nacional (CONANDA), do Ministério Público e da Comissão Eleitoral. “ Iremos propor uma parceria com o TRE , órgão que tem o real conhecimento do processo eleitoral da cidade,  para  desenvolvermos um trabalho em conjunto, desde a organização, logística e fiscalização”, disse  Sandro Gomes.


FONTE: Secom-JP

CAAPORÃ - LITORAL SUL DA PARAÍBA


 O DISTRITO DE CUPISSURA EM CAAPORÃ PB TERÁ UM OUTRO PSF
 



Requerimento do vereador Oto Mariano Aprovado câmara municipal ainda no seu segundo mandato, que solicita a construção de um outro PFS em Cupissura será atendido pelo poder executivo.
O vereador Oto Mariano após ter buscado entendimentos para a compra de uma área entre a família Coatti e a Prefeitura que mede 1225 M² No distrito de Cupissura, Concluiu o processo que faltava que era de apresentar ao Ministério da Saúde a área para a construção.
O recurso segundo a secretária de saúde já está com boa parte liberado e em breve será iniciada a obra comentou a médica e primeira dama do município Dra. Ivanilda Soares.
É Motivo de muita satisfação ter feito o pedido e mesmo após alguns anos ser atendido, tendo em vista que já percebíamos essa necessidade devido ao alto número de pessoas que procuravam o único PSF do distrito; após a construção do novo PSF que ficará sediado nas mediações próximo a escola do estado, irá proporcionar a população uma melhor comodidade no atendimento, comentou o Vereador.


Segue Cópia do requerimento da obra e maquete do prédio.

 

PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

Prefeito entrega campo no Gervásio Maia e defende esporte como forma de prevenção à violência

 


“Garantir meios para a prática esportiva é uma forma de prevenir a violência e combater o uso de drogas”. Foi o que defendeu o prefeito uciano Cartaxo na manhã deste domingo (26), durante a inauguração do campo de mais um campo de bairro, desta vez no Gérvasio Maia. O equipamento, uma demanda do Orçamento Participativo, leva o nome do desportista Raunir Ferreira, morto no ano passado vítima da violência.

“A população precisa de saúde, educação e infraestrutura, mas também é essencial que tenha acesso ao esporte, cultura e lazer, que são ferramentas essenciais no combate à violência e ao uso de drogas”, declarou Luciano. “Estamos levando equipamentos que cumpram esse papel para os bairros de João Pessoa, para perto das pessoas, com o objetivo de mudar a realidade delas para melhor”, complementou.

A solenidade de entrega contou com a participação de dona Maria das Neves Lima, de 65, mãe do homenageado. “Ele tinha apenas 25 anos e foi tirado da gente de repente, mas hoje fico feliz de poder ver o nome dele no campo, que é um lugar onde ele estaria feliz. Agradeço muito a todos pela consideração”, falou emocionada.

O campo Raunir Ferreira fica localizado na Rua Projetada, S/N e possui dimensão de 100×68 cm. Ele foi totalmente murado e ganhou nova infraestrutura. O espaço agora conta com torres de iluminação, alambrados e vestiários, além de bancos para uso das equipes e da arbitragem. Foram investidos R$ 300 mil.

Investimento – O campo no Gervásio Maia é o terceiro entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo. Já foram inaugurados os campos Professor Evangelista Benedito da Silva, no Portal do Sol, e Manoel Antônio de Santana, na Cidade Verde. No total, cinco equipamentos serão entregues à população, em um investimento de R$ 1,5 milhão.

Para os moradores do bairro, a nova estrutura aumenta o interesse pelo esporte. “A gente já costumava jogar aqui, mas agora vai ficar muito melhor. Está tudo organizado, tem vestiário, então dá mais vontade de vir jogar”, contou o estudante Jeferson Mendes, de 19 anos.

Para o mecânico Valmir Dias, de 47 anos, o campo vai ser muito bom para a juventude. “A gente não tinha um lugar como esse e é bom que os jovens, as crianças possam ter porque antes eles ficavam na rua e não tinha muita opção. Mas com um campo novo todos se interessam”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal do Juventude, Esporte e Recreação, Edmilson Alves, as próximas unidades serão entregues em Paratibe e Gramame. “Um campo como este incentiva a prática do esporte, estimula o esporte amador e traz mais saúde e cidadania para a população. Queremos levar isso para cada vez mais bairros”, declarou.

Sereias da Penha – Mais cedo neste domingo, o prefeito Luciano Cartaxo e a primeira-dama, Maísa Cartaxo, participaram de uma missa de agradecimento pelo sucesso do projeto Sereias da Penha. A celebração aconteceu no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na própria comunidade, e contou também com a presença das artesãs que participam do projeto.

“O crescimento deste projeto e a participação das artesãs no São Paulo Fashion Week superou todas as nossas expectativas e foi a realização de um sonho. Estamos mais uma vez agradecendo a Deus por essa conquista e parabenizando as artesãs pelo seu trabalho”, afirmou o prefeito.

FONTE: Secom-JP

sábado, 25 de abril de 2015

JOÃO PESSOA PB

Cinema de João Pessoa vai transmitir final da UEFA

 

 
Mesmo sem ter os times finalistas definidos, o Cinespaço Mag Shopping de João Pessoa já iniciou as vendas para a sessão especial que vai transmitir a decisão da UEFA Champions League. O jogo será exibido ao vivo, direto do estádio Olympiastadion, em Berlim, no dia 6 de junho, a partir da 15h.

A final da 60ª edição da principal competição de clubes da Europa será transmitida em High Definition e com narração da ESPN exclusiva para o cinema. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Cinespaço ou pelo site do cinema. Os valores são R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).


Serviço:


Final da UEFA Champions League 2014/2015


Data: 06 de junho


Local: Cinespaço Mag Shopping


Hora: a partir das 15h


Ingressos: à venda na bilheteria do Cinespaço Mag Shopping e pelo site do cinema


Valores: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)

POLÍTICA

Senadores defendem novas medidas para reduzir infrações cometidas por menores

Cristovam Buarque ressaltou que, embora entenda o sentimento de vingança por parte de quem sofre uma perda em decorrência de um ato praticado por menor, o Parlamento "não deve cair na tentação" de simplesmente seguir a vontade da maioria na questão da maioridade
Senadores defendem novas medidas
Senadores defendem novas medidas
Senadores presentes à audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) sobre a maioridade penal questionaram a eficácia de uma eventual redução do limite de 18 para 16 anos e enfatizaram a obrigação de o Estado prover a assistência necessária às crianças e aos adolescentes.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que políticas voltadas ao delito estão destinadas ao fracasso. Para ele, o Estado deve voltar sua atenção aos jovens, identificando fatores de risco, como o afastamento da escola.

Lindbergh mencionou experiência da cidade de São Carlos (SP), que, ao mudar o foco para a pessoa do menor infrator, viu a redução do número de homicídios, da taxa de reincidência e do número de internados.

Cristovam Buarque (PDT-DF) ressaltou que, embora entenda o sentimento de vingança por parte de quem sofre uma perda em decorrência de um ato praticado por menor, o Parlamento "não deve cair na tentação" de simplesmente seguir a vontade da maioria na questão da maioridade.

Em sua avaliação, a mudança na maioridade não reduziria a violência e levaria à condenação penal de jovens que não receberam o devido apoio, principalmente educacional.

A senadora Regina Sousa (PT-PI) citou as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para refutar a alegação de que crianças e adolescentes infratores não são punidos. Segundo ela, as entidades contrárias à redução têm de pressionar os parlamentares.

Telmário Mota (PDT-RR), que preside a audiência pública, destacou que a preocupação da CDH é de ouvir especialistas no assunto, independentemente de serem contra ou a favor da redução da maioridade.

PARAÍBA

Diário Oficial traz resolução que garante vale-transporte a detentos da Paraíba

De acordo com a publicação no D.O, o benefício é válido para os reeducandos que recebem o auxílio-reclusão, que é um benefício concedido a dependentes de apenados de regimes aberto e semiaberto
Presídio do Roger
Presídio do Roger
O Diário Oficial deste sábado (25) traz a resolução que garante a detentos do Sistema Penitenciário da Paraíba que recebam vale-transporte. O caso foi decidido durante reunião entre as autoridades penitenciárias do Estado no dia 16 e vale de forma retroativa a 1º de abril. Veja aqui a publicação no D.O, na página 9.


Conforme a publicação, a resolução é aplicada por meio da “inclusão da importância mensal referente ao vale transporte, no pagamento mensal dos reeducandos do Sistema Penitenciário, que trabalham em atividades, de caráter contínuo, em órgãos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap)”.

Ainda de acordo com a publicação no D.O, o benefício é válido para os reeducandos que recebem o auxílio-reclusão, que é um benefício concedido a dependentes de apenados de regimes aberto e semiaberto.

Segundo dados de 2014 da Previdência Social, pouco menos de 700 apenados tinham acesso ao auxílio-reclusão na Paraíba, dentre cerca de 10 mil que estavam cumprindo pena nas penitenciárias.

O Portal Correio tentou entrar em contato com o secretário de Administração Penitenciária do Estado, Wagner Dorta, para dar mais detalhes sobre o assunto, mas os telefones não foram atendidos.

FONTE: PORTAL CORREIO

SAÚDE

Parceria garante fundos para o Laureano; doações serão por meio das contas de luz

Diretores da fundação e da Agência 9Ideia, responsável pela criação da campanha, estiveram no Sistema Correio de Comunicação que já está apoiando mais uma vez essa ação em favor da vida.
Hospital Laureano
Hospital Laureano
O Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa – referência no tratamento do câncer no Estado – precisa mensalmente de R$ 6 milhões para poder manter o atendimento no local. O Sistema Único de Saúde (SUS) repassa R$ 3 milhões e a instituição recebe doações, que segundo os dirigentes são insuficientes para poder fechar o mês com tranquilidade.


O número de leitos precisa ser ampliado de 147 para 220 e assim evitar demanda reprimida. Para poder angariar mais recursos, no próximo mês, será lançada a campanha 'Salve a vida já', que pretende receber contribuições através de débito em conta de energia. Na Paraíba, há 1,5 milhão de contas de luz. Nessa sexta (24), diretores da fundação e da Agência 9Ideia, responsável pela criação da campanha, estiveram no Sistema Correio de Comunicação que já está apoiando mais uma vez essa ação em favor da vida.

“O Sistema Correio tem uma importância muito grande e é este apoio que nós estamos pedindo para que seja divulgada, no Estado todo, a campanha que nós vamos iniciar agora nos primeiros dias de junho”, destacou o diretor-presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antonio Carneiro Arnaud. Ele explicou que quem deseja aderir à campanha deve informar o número do CDC da conta e informar o tempo que pretende ficar doando.

“Toda doação é bem vinda e a pessoa doa de acordo com o seu desejo e com as suas possibilidades”, informou. No ano passado, com essa campanha, foram arrecadados mais de R$ 900 mil. Ainda segundo Antonio Carneiro, o hospital precisa de mais recursos para poder manter as portas abertas. A fundação precisa de pelo menos R$ 2,5 milhões mensais para poder dar maior assistência aos pacientes. “Nós estamos precisamos aumentar o ambulatório e o número de leitos. A campanha é necessária para ampliar o atendimento”.

Causa nobre

A diretora executiva do Sistema Correio de Comunicação e presidente da Fundação Solidariedade, Beatriz Ribeiro, recebeu os diretores da Fundação e da Agência 9Ideia e ressaltou o apoio e o acompanhamento da campanha.

“A gente se sente feliz em estar podendo abraçar essa ação, onde o Hospital Laureano vai estar buscando o apoio de toda a população através das contas de energia. A doação pode significar tão pouco para cada um, mas no final representará muito para o hospital. Tantos paraibanos precisam e buscam vida no Laureano. Portanto, sem dúvidas, o Sistema Correio e a Fundação Solidariedade vai firmar esse apoio. Vamos dar toda a visibilidade nas nossas empresas e também o acompanhamento do que está sendo arrecadado, buscando mais parcerias com o paraibano que, com certeza, é sempre muito solidário”, afirmou.

Adesão

A campanha, que será aberta no dia 3 de junho, será feita em diversos meios de comunicação e foi criada pela Agência 9Ideia. “A campanha ‘Salve a Vida Já’ do Hospital Laureano pertence a todo o povo da Paraíba, a todo cidadão. Todos nós temos uma história com o Laureano, que é o hospital da vida. Por isso, essa campanha é de cada um de nós. É uma campanha de engajamento. Todas as pessoas receberão em suas contas de energia um folheto para colocar o CDC, preencher e dizer quanto pode doar para esta instituição que não pode absolutamente morrer”, comentou o diretor da agência, Lucas Sales.

A campanha abrangerá desde carros de som até VTs. Serão montados pontos de arrecadação dos cupons que também poderão ser entregues na sede da Energisa e nas agências dos Correios.

PARAÍBA

Falta de energia programada na PB pode ser informada por SMS, aplicativo ou site

Segundo a Energisa, o cliente deve manter os seus dados cadastrais atualizados para ter acesso às mensagens por SMS
Energisa faz alerta
Energisa faz alerta
O consumidor paraibano pode saber com antecedência sobre o desligamento programado de energia por meio de mensagem de texto no celular (SMS) ou no aplicativo gratuito, disponível no Google Play.

De acordo com a Energisa, a utilização do SMS para essa comunicação é aplicada na Paraíba desde janeiro deste ano. As mensagens são enviadas, gratuitamente, para os números cadastrados pelo titular da conta. Desta forma, os clientes ficam sabendo, no seu celular pessoal, sobre possíveis interrupções no abastecimento na sua rua.

Além dessas formas, a Energisa lembra ainda que os desligamentos programados podem ser consultados no site da concessionária, www.energisa.com.br. Ao acessar o site, o cliente deve clicar em 'Serviços Online > Desligamento Programado' e pesquisas a cidade e o bairro. O mapa mostra, na localidade desejada, os dias e horários em que ocorrerá este tipo de manutenção naquela semana.

A empresa destaca que as manutenções são necessárias para aprimorar o sistema elétrico da Paraíba e reduzir o número de interrupções no fornecimento do serviço. Sempre que possível, a empresa adota tecnologias que permitem a realização do serviço sem o desligamento da rede, como gerador móvel, subestação móvel, transferência de carga, manutenção em rede energizada e megajumper. O desligamento programado só acontece quando não é possível o emprego dessas tecnologias.

Segundo a Energisa, o cliente deve manter os seus dados cadastrais atualizados para ter acesso às mensagens por SMS.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

POLÍTICA

Renan diz que não vai polemizar com Cunha e não engavetará terceirização

 


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta sexta-feira (24), por meio de nota, que não vai "sonegar" o debate nem "engavetar" o projeto que regulamenta a terceirização. Ele disse também que não entrará em polêmica sobre o tema com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

"O Senado Federal não vai engavetar nenhum projeto porque não pode sonegar o debate de qualquer tema. Quanto ao projeto que ampliou a terceirização da mão de obra, vamos discuti-lo criteriosamente, envolvendo todos os interessados na regulamentação, principalmente os trabalhadores, referências inafastáveis e prioritárias na discussão", afirmou Renan Calheiros na nota.
Na noite de quinta, Cunha disse que, se o projeto da terceirização aprovado pelos deputados demorar para ser votado pelo Senado, propostas aprovadas pelos senadores passarão a ter "o mesmo tratamento" quando chegarem à Câmara. "Pau que dá em Chico dá em Francisco", afirmou Cunha. A declaração do presidente da Câmara foi uma reação a uma fala de Renan Calheiros, que criticou pontos do projeto aprovado pela Câmara e a suposta "pressa" na tramitação da proposta.
Momentos antes da fala de Renan nesta sexta, o presidente da Câmara, que participou de evento em Campo Grande, disse que "felizmente" o Senado apenas irá revisar o projeto de lei que regulamenta a terceirização no país. Se a proposta que muda as regras de terceirização for alterada no Senado, o texto retornará para nova análise dos deputados federais, em razão de o projeto ser de autoria da Câmara.

"Felizmente, nesse projeto da terceirização, o Senado será apenas revisor", ironizou Cunha.

O presidente do Senado reafirmou a crítica a um dos principais pontos do projeto aprovado pelos deputados – o que prevê a terceirização das atividades-fim nas empresas. Atualmente, uma súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST) estabelece que somente podem ser terceirizadas as chamadas atividades-meio, como serviços de limpeza e segurança, por exemplo.
"Terceirizar a atividade-fim, liberar geral, significa revogar a CLT, precarizar as relações de trabalho e importa numa involução para os trabalhadores brasileiros. Um inequívoco retrocesso. É sabido que os servidores terceirizados têm cargas de trabalho superior, recebem salários menores e a maioria não tem oportunidade de se qualificar melhor", disse na nota.
Renan também afirmou que nenhuma proposta aprovada pelos deputados deixou de ser analisada pelos senadores e disse que "inúmeras" proposições do Senado estão paradas na Câmara.
"Não há nenhuma matéria importante oriunda da Câmara dos Deputados que não tenha sido apreciada pelo Senado Federal. Dentre as inúmeras proposições do Senado Federal, paralisadas na Câmara dos Deputados, está o Código do Usuário do Serviço Público. Uma exigência da sociedade que, além das dificuldades econômicas, é obrigada a conviver com  falência dos serviços públicos", afirmou.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo presidente do Senado:

NOTA PÚBLICA

Em face de alguns noticiários no dia de hoje (24), reafirmo que o Senado Federal não vai engavetar nenhum projeto porque não pode sonegar o debate de qualquer tema.

Quanto ao projeto que ampliou a terceirização da mão de obra, vamos discuti-lo criteriosamente, envolvendo todos os interessados na regulamentação, principalmente os trabalhadores, referências inafastáveis e prioritárias na discussão.

Sempre defendi a regulamentação como elemento insubstituível para a segurança jurídica, ampliação da previsibilidade do mercado e resolução do problema do setor que emprega atualmente mais de 12 milhões de trabalhadoras e trabalhadores.
Terceirizar a atividade fim, liberar geral, significa revogar a CLT, precarizar as relações de trabalho e importa numa involução para os trabalhadores brasileiros. Um inequívoco retrocesso. É sabido que os servidores terceirizados têm cargas de trabalho superior, recebem salários menores e a maioria não tem oportunidade de se qualificar melhor.

Não vou polemizar com o Presidente da Câmara dos Deputados. Tal controvérsia só interessa àqueles que não querem o fortalecimento  e a independência do Congresso Nacional, àqueles que têm horror ao ativismo parlamentar.

Não há nenhuma matéria importante oriunda da Câmara dos Deputados que não tenha sido apreciada pelo Senado Federal. Dentre as inúmeras proposições do Senado Federal, paralisadas na Câmara dos Deputados, está o Código do Usuário do Serviço Público. Uma exigência da sociedade que, além das dificuldades econômicas, é obrigada a conviver com  falência dos serviços públicos.
Senador Renan Calheiros
Presidente do Senado Federal

FONTE: G1

SAÚDE

Ricardo sanciona lei que obriga Estado a repassar recursos à saúde

Deputado autor da Lei, Ricardo Barbosa, disse que essas obrigações já eram previstas, mas não vinham sendo cumpridas integralmente e enquadrá-las na legislação obrigará cumprimento delas
Samu
Samu
O governador Ricardo Coutinho sancionou a Lei nº 10.454 de autoria do deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), que assegura a obrigatoriedade da contrapartida estadual para o Programa de Assistência Farmacêutica – Farmácia Básica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).

O incentivo será repassado pelo Fundo Estadual de Saúde da Paraíba aos Fundos Municipais de Saúde onde os serviços encontram-se habilitados e em pleno funcionamento.

Essa forma de incentivo refere-se à obrigação que cabe ao Estado no chamado financiamento tripartite do Sistema Único de Saúde (envolvendo Ministério da Saúde, Secretarias estaduais de Saúde e secretarias municipais).

O incentivo financeiro à Farmácia Básica será repassado onde esse serviço estiver regulamente funcionando e obedecerá a critério populacional, de acordo com as estimativas do IBGE. Já o incentivo ao Samu terá valor correspondente a até 25% do mesmo valor repassado pelo Ministério da Saúde, da mesma forma que os recursos destinados às UPAs.

Barbosa explicou que essas atribuições do Estado já eram previstas, mas não vinham sendo cumpridas integralmente. “Essa nossa lei vem estabelecer o cumprimento pontual dessa obrigação do Estado”, destacou.

“É exatamente este pacto de financiamento tripartite no custeio das ações e serviços de saúde que vem se tentando avançar no Estado da Paraíba. Entendo que é atribuição parlamentar, especialmente no meu caso, como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a observância do cumprimento das pactuações interfederativas, sendo a saúde uma das áreas sociais que mais avançaram na construção de políticas públicas consolidadas para proporcionar o acesso da população brasileira a serviços e ações nesta área”, comentou o deputado.

Segundo Barbosa, esse debate traz a lógica das responsabilidades sanitárias e devem ser explicitadas e adequadas às estruturas demográficas, socioeconômicas e geográficas dos entes federativos que não podem arcar com responsabilidades iguais quanto à garantia da integralidade da atenção à saúde no tocante à prestação de serviços, sob pena de se promover a desigualdade federativa.

CHUVAS NA PARAÍBA

Chove em 87 cidades da PB e Aesa prevê ocorrências para o fim de semana; calor continua

Deve chover em todas as regiões do estado nas próximas 48 horas, segundo a Aesa
Centro de Taperoá com grande volume de água
Centro de Taperoá com grande volume de água
O setor leste da Paraíba, que engloba as regiões do Agreste, Brejo e Litoral, segue com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia, neste fim de semana. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), há ainda previsão de chuvas isoladas para o Alto Sertão, Sertão, Cariri e Curimataú. As precipitações, nessas regiões, devem ocorrer principalmente entre o fim do dia e o início da noite.

A meteorologista Marle Bandeira explicou que as chuvas são irregulares espacial e temporalmente. “Quando prevemos chuvas para o setor leste, por exemplo, pode ocorrer que elas se concentrem mais no Brejo. Nas últimas 24 horas, segundo os dados preliminares, choveu de forma significativa em cidades como Guarabira, Borborema e Araruna”, afirmou. “As chuvas também se concentraram em algumas cidades da faixa litorânea, a exemplo de Caaporã”, destacou.
Segundo a Aesa, as máximas e as mínimas registradas devem ficar próximas das marcas desta sexta-feira (24). A previsão de máxima para o Litoral, neste sábado (25) e domingo (26), é de 31º C e mínima, de 23º C. No Brejo, a máxima deverá chegar aos 30º C e a mínima, aos 20º C.
Para a região do Agreste, a previsão é que a máxima seja de 31º C e a mínima, em torno dos 21º C. No Cariri e Curimataú, a máxima deverá ficar em torno dos 33º C e a mínima, perto dos 20º C. No Alto Sertão a máxima deverá ficar em torno dos 34º C e a mínima, próxima dos 21º C. No Sertão, a máxima deverá ser de 35º C e mínima, em torno dos 21º C.

Precipitações

De acordo com dados preliminares da Aesa, nas últimas 24 horas choveu em 87 cidades e precipitações foram consideradas significativas em cidades do Brejo. Em Serraria, choveu 49,4 mm; em Araruna, 48 mm; em Guarabira, 41,8 mm; na cidade de Borborema, a precipitação registrada foi de 41,6 mm.
Da quarta-feira para quinta-feira, a Aesa também registrou precipitações significativas em cidades como Juru (81 mm), São José do Sabugi (74,4 mm) e Caaporã (75 mm). Ao todo, foram registrados 88,5 mm no estado nesse período. Até quinta-feira (23), as cidades onde mais choveu neste mês foram Patos (261.1 mm), Coxixola (147.3 mm), Taperoá (138.6 mm), Brejo do Cruz (135.8 mm) e São José do Sabugi (129.9 mm).

PARAÍBA

Justiça manda acabar greve dos professores do Estado e dá 48h para retorno das atividades

Em entrevista ao Cidade Alerta Paraíba, da TV Correio HD, o presidente do Sindicato dos Professores do Estado, Carlos Belarmino, disse que vai se reunir com o comando geral da greve neste sábado (25) e encaminhar o caso para a assessoria jurídica da categoria
Professores estão em greve desde 31 de março
Professores estão em greve desde 31 de março
O desembargador João Alves decretou no começo da noite desta sexta-feira (24) a ilegalidade da greve dos professores do Estado. A Justiça determinou o retorno às atividades em 48 horas após a publicação da decisão, sob pena de multa e autorização de corte de ponto dos faltosos.

Em entrevista ao Cidade Alerta Paraíba, da TV Correio HD, o presidente do Sindicato dos Professores do Estado, Carlos Belarmino, disse que vai se reunir com o comando geral da greve neste sábado (25) e encaminhar o caso para a assessoria jurídica da categoria.
Ele disse que até a próxima quarta (29), deverá ter uma posição sobre a continuidade da greve depois de uma assembleia geral com os professores.

Os professores do Estado estão em greve desde 31 de março e reivindicam reajuste do Ministério da Educação de 13,01%, por força de lei federal; reajuste de 9% e regime de trabalho T-30 para funcionários; revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do Magistério e aprovação do PCCR dos funcionários; elevação da gratificação de direto e eleições diretas em todas as escolas; pagamento integral do piso do Magistério.

FONTE: PORTAL CORREIO

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!