CAAPORÃ PB NOTÍCIAS

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

 

Ricardo e ministros lançam plano de combate à violência contra jovens

O programa, uma iniciativa do Governo Federal, consiste na prevenção à violência contra a juventude negra do país
 
A solenidade ocorreu no Palácio da Redenção
 
O governador Ricardo Coutinho e os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República; Luiza Bairros, da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e Severine Macedo, da Secretaria Nacional de Juventude, lançaram, na manhã desta segunda-feira (12), o Plano Juventude Viva na Paraíba. A solenidade ocorreu no salão nobre do Palácio da Redenção e contou com a presença de várias autoridades.
O programa, uma iniciativa do Governo Federal, consiste na prevenção à violência contra a juventude negra do país e ainda visa contribuir com oportunidades de atuação dos jovens em ações de transformação da cultura de violência e reconhecimento da importância social do segmento. A Paraíba é o segundo estado brasileiro a aderir ao plano e inicialmente será realizado nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Patos. Serão investidos mais de R$ 70 milhões.
O secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, destacou a importância do plano para a vida dos jovens. “É um programa que oferece lazer, cultura e formação profissional para que o jovem tenha uma opção de auto-subsistência sem depender do crime nem do craque. É bom ressaltar que, junto com o Juventude Viva, é preciso caminhar com um programa do Ministério da Justiça, que tem o intuito de combater o tráfico para tentar diminuir o assédio das drogas em cima dos jovens”, disse.
Para secretária de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o esforço do governador Ricardo apresentando número de violência contra o jovem paraibano serve se estímulo para o início de uma mudança na realidade.
“O governador Ricardo Coutinho tem feito um grande esforço para que a Paraíba pudesse consolidar-se no plano e, assim, diminuir o índice de mortes desses jovens. Ele sempre tem apresentado estatísticas dentro da realidade e é isso que precisamos como estímulo para começar a mudar esses números”, frisou.
O governador Ricardo Coutinho destacou a importância do Juventude Vive e afirmou o papel do Estado no plano, além de ter confirmado que é uma meta expandi-lo para as cidades de médio porte da Paraíba. “O Estado tem o papel de ser um intermediador entre os municípios e a União. E esse programa do Governo Federal que acabamos de selar a parceria tem como meta expandir para as cidades de médio porte porque o crack vem sendo um dos maiores problemas na violência contra a juventude”, afirmou.
Ele ainda demonstrou uma grande preocupação no combate ao crack, droga que é responsável por 80% dos assassinatos contra os jovens no país e na Paraíba. “O Brasil está perdendo uma guerra para o crack, pois cerca de 80% dos assassinatos aos jovens tem uma relação direta com essa droga. Iremos, sim, cada dia mais trabalhar e com programas para diminuir a relação entre o jovem e o crack porque, assim, todos terão uma qualidade de vida melhor”, concluiu.
A solenidade ainda contou com a presença do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira; da secretária executiva da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares, além de representantes dos movimentos negros e raciais da Capital, região metropolitana e dos prefeitos de Cabedelo, José Maria de Lucena, e de Bayeux, Expedito Pereira, além do s representante da Prefeitura de João Pessoa, Sérgio Meira, que é secretário da Juventude, Esporte e Recreação; o vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais; o secretário de Cultura de Santa Rita, Valdir Lima; Rodolfo Cardoso, representando a Prefeitura de Campina Grande.
Cejup – Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho deu posse aos 26 membros, entre eles titulares e suplentes, do Conselho Estadual de Juventude da Paraíba (Cejup), biênio 2013-2015, que tinham sido eleitos no mês de junho.
Conferência –A Conferência Estadual da Promoção da Igualdade Racial está confirmada para o dia 22 deste mês de agosto, na Capital, em local ainda a ser definido. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), irá realizar uma grande conferência para discutir políticas de igualdade social e contará com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA
PARAÍBA, ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO

CAAPORÃ-PARAÍBA

CAAPORÃ-PARAÍBA
VENHA E VISITE!